2021-03-14 14:13:05 -0300 2021-03-14 14:13:05 -0300
gigahertz gigahertz

Ter grana pros jogos ou ter tempo pra jogar? Emprego, lazer e tempo

Atualmente, o simples fato de estar empregado é motivo de muita, mas muita comemoração mesmo. A crise mundial por conta da pandemia, impulsionada pela mais absoluta incompetência e imbecilidade do Governo Bolsonaro (e claro, de quem o elegeu), tem feito com que mais de 13 milhões de brasileiros estejam amargurando o desemprego. A situação do nosso país está péssima e a tendência é que ainda piore mais, antes de começar a melhorar. Agradeço muito por estar empregado e torço para que todos vocês também estejam.

Tendo isso em vista, voltemos nossos olhares para um problema muito menor, quase insignificante perto do aqui já citado: conciliar vida profissional e lazer. Nos últimos 2 meses, por exemplo, praticamente não consegui encostar a mão em um joystick, por conta da rotina extremamente carregada do trabalho. Se antes havia tempo de sobra pra jogar mas zero recursos pra comprar jogos e investir no PC, agora sobra grana e falta tempo pra jogar. E esse paradoxo poderia valer pra qualquer tipo de lazer: a pessoa que pode comprar livros mas não tem tempo pra ler, ou que consegue assinar vários serviços de streaming mas não para pra assistir filmes e séries, etc. No meu caso (e provavelmente no de muitos daqui), a principal forma de lazer são os jogos.

E até mesmo para quem está empregado atualmente, vivemos tempos de total incerteza, e amanhã você pode não estar mais. Essa instabilidade não só deteriora nossa saúde mental, como nos priva de aliviarmos nosso estresse com o lazer de nossos tão amados joguinhos, nos acorrentando nessa lógica de viver exclusivamente pra trabalhar. Como lidar com essa questão?

Pessoalmente, o que eu tenho feito é seguir a "Filosofia do Noé": se em algum momento a maré do desemprego vai inevitavelmente subir e me pegar, o que eu posso fazer é ir construindo a minha "arca" enquanto posso pra sobreviver quando ela chegar.  Minha arca é o meu PC e os meus jogos, é nisso que eu venho investindo nos últimos meses. E se não tá dando pra jogar agora, paciência: uma hora vai dar. Enquanto isso, vou comprando uma peça melhor pro PC ali e um jogo na Steam aqui. Além disso, o futuro do mercado de trabalho é o home office, então investir em seu PC atualmente é investir não apenas em entretenimento, mas também em recursos profissionais pro futuro.

Como vocês equilibram essa complicada equação de trabalho e lazer? Conseguem arranjar tempo pra desfrutar dos seus jogos de maneira satisfatória?

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Platform: N64
15341 Players
348 Check-ins

43
  • Micro picture
    natnitro · about 2 months ago · 3 pontos

    Sempre fui do time dos workaholics e teve uma época que peguei tão pesado nisso que acabei com sindrome de burnout, que me ferrou geral, e ai tive que parar a força mesmo porque a saúde já estava pedindo ajuda... E a lição que ficou ai é saber a hora de parar e equilibrar a balança porque trabalho obviamente é importante, mas se não respeitarmos o limite, ai toda a economia que fazemos vai parar é na conta do médico... :-)

    1 reply
  • Micro picture
    jorgegt · about 2 months ago · 3 pontos

    No meu caso até que a pandemia teve um lado bom (se é que dá pra considerar isso). O tempo que eu gastava no trânsito (casa > trabalho > casa) eu tenho usado pra jogar, agora que estou trabalhando de casa e não preciso mais me deslocar.

    3 replies
  • Micro picture
    lendariorandom · about 2 months ago · 3 pontos

    E pra quem gosta de gravar pro YouTube então? Hahaha realmente é difícil adquirir a estrutura pra rodar certos jogos, o dinheiro, o tempo e mais coisas. Nossa muita gente se identifica com essa matéria (inclusive eu)

    2 replies
  • Micro picture
    pathicakes · about 2 months ago · 3 pontos

    Estou trabalhando pela internet por causa da pandemia só pra ganhar uns trocados,sem condicões de comprar jogos no momento

    2 replies
  • Micro picture
    msvalle · about 2 months ago · 2 pontos

    Esse é o eterno dilema. Coloque esposa e filhos na equação para ficar ainda mais complicado... Mas a gente vai levando e jogando quando dá hehe

    1 reply
  • Micro picture
    supernova · about 2 months ago · 2 pontos

    Que post que bate com a realidade, eu desbloquei meu switch ai jogos wue da para baixar nele vou jogando por la de resto vou vivendo do que ja tenho , querendo jogar cyberpunk e ghost of tsushima faz tempo mas como tem uns 40 jogos para jogar , realmente a época e saber adm os recursos tambem tenho medo de um dja o desemprego chegar , mas to mais puto e com valor da moeda cada dia poder de compra cai mais e mais.

    2 replies
  • Micro picture
    luis_f · about 2 months ago · 2 pontos

    Esse é um eterno dilema, como resolver esta equação com trabalho, lazer e mulher. Também sigo tua proposta de ir montando "minha arca de Noé digital", catando games baratos, cavocando isos raras e etc., mas algo que adotei de uns tempos pra cá, é ir dando mais atenção aos preferidos, se o game se torna chato no meio de uma jogatina, passo ele e sigo adiante na minha infinita lista de games e quadrinhos. Minha sorte é que fujo dos outros "vícios atuais" como séries, filmes, animações,etc......

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 2 months ago · 2 pontos

    Podia jurar que tinha respondido.
    Mas vamos lá.

    Eu tento não me estressar com a vida, e sempre me esforço em tentar jogar. Infelizmente o tempo livre não colabora. Às vezes não temos tempo nem pra sexo...😩

Keep reading → Collapse ←
Loading...