gicba

Fire Emblem, Etrian Odyssey, uns jogos velhos e JRPG. Com uma pitada de uns indie coreano xarope.

You aren't following gicba.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • 2023-01-30 03:08:05 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in to:
    Post by gicba: <p>Check-in de midgame já que cheguei no capítulo 2
    Fire Emblem Engage

    Platform: Nintendo Switch
    7 Players
    5 Check-ins

    Check-in de midgame já que cheguei no capítulo 20, de aparentemente, 26.

    Continuo na maior dificuldade disponível do jogo, que teve uns spikes, mas continua bem satisfatória e justa. O jogo espera que você use bem todas as mecânicas e recursos disponíveis, e apesar de não gostar particularmente da ideia dos níveis na primeira vez que você joga nela serem sempre os mesmos, eu entendo por que a Intsys fez isso.

    Pra galerinha que não curte os níveis aleatórios em FE, fica essa dica. A primeira jogada no Maddening, ele te força a jogar num modo que você tem níveis pré-determinados de acordo com as stats médias dos personagens. Depois de zerar, pode jogar com essa configuração em qualquer dificuldade, ou níveis completamente aleatórios no Maddening (definitivamente farei isso num futuro não distante).

    Estou curtindo o jogo bastante. As mecânicas dos anéis não são tão desbalanceadas como eu esperava, e ao menos nessa dificuldade, o jogo quer estritamente que você use elas pra vencer as lutas. Quero ver se tem algum maluco que zera sem usar eles. Deve ter eventualmente, mas o cara vai sofrer.

    Eles mal aparecem na história também, então não atrapalham muito. Aprecio o fanservice, porém. Essa cena do capítulo 18 dos protagonistas discutindo entre si, por mais boba que seja, aqueceu o coração desse fanboy de fire emblem aqui.

    Sobre a história, eu tinha expectativa nenhuma pra ela, e acho que por isso até agora estou até surpreso positivamente. Ela é meio boba e apresentada de uma forma terrível 90% do tempo (aquelas animações dos modelos enquanto eles ficam parados e falam é...algo), mas a história em si, não é uma merda completa igual a do Fates, como eu esperava.

    Os suportes aqui estão típicos de FE, apesar que eu diria que tem até uma certa variação em alguns, comparado de novo, com sei lá, do Fates (que tem uns que eu gosto mas num geral é bem repetitivo). Tem uns suportes bem legais que explicam um pouco mais backstory dos personagens ao invés de ser só uma cena slice of life, ou até alguns com uns tons mais sério. Estou realmente curtindo os personagens desse jogo, apesar dos designs malucões.

    Shoutouts pra Panette que eu absolutamente ODIEI quando vi a primeira vez, mas virou um dos meus personagens favoritos e provavelmente a minha unidade mais eficiente. Gosto muito da Citrinne, do Diamant, Kagetsu e até mesmo a Ivy, que achei que ia odiar, acabei pegando gosto.

    Os mapas estão bem sólidos até agora, também. A maioria tem layouts bons, objetivos opcionais, ou alguma pegada extra. Não diria que é algo quase imaculado como o do Conquest, ou dos meus mapas favoritos da série, mas o que tem aqui ainda é muito bom. E as sacudidas nas mecânicas de Fire Emblem que o Engage deu, tornam as batalhas muito divertidas (Break, o sistema dos anéis, o fato de que todo chefe se move e tem mais de uma barra de HP, etc).

    Até mesmo os mapas antigos ficam com cara de novos pelas mecânicas novas, e algumas vezes, umas pegadinhas que tenho que certeza que fizeram só pra pegar fãs de longa data com a guarda baixa (funcionou em mim! kkkk). É uma pena que 90% dos fãs de FE não vão pegar todas as referências e coisinhas que tem nesse jogo. Sério, os caras referenciam coisas super obscuras da fanbase, tipo, "parte infamosa do jogo que menos fez sucesso da série" obscura.

    Também fico chateado que o jogo parece tá levando reviewbomb por fãs do Three Houses, realmente cada FE que faz mais sucesso a fanbase dessa merda de série só fica pior. Mas enfim.

    Jogo é bom, como o maior fanboy de fire emblem residente daqui, estou quase que 100% satisfeito. Valeu cada centavo que paguei melhorando meu computador, pois sim, o estopim pra isso foi essa merda de jogo. Me julguem.

    13
    • Micro picture
      vante · 2 days ago · 1 ponto

      "Valeu cada centavo que paguei melhorando meu computador, pois sim, o estopim pra isso foi essa merda de jogo. Me julguem."
      Eu não posso julgar ninguém kkkkkkkkkkkkkk

    • Micro picture
      emphighwind · 2 days ago · 1 ponto

      Em história, pior que o Fates não fica.

      Mas é zoado demais este role do 3H Vs Engage...

  • 2023-01-19 02:42:56 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in to:
    Post by gicba: <p>Passando só pra falar dos capítulos 10 e 11, que
    Fire Emblem Engage

    Platform: Nintendo Switch
    7 Players
    5 Check-ins

    Passando só pra falar dos capítulos 10 e 11, que foram um difficulty spike do caralho.

    Não vou dar spoilers, mas eu fiquei surpreso que a Intsys teve as absolutas BOLAS de fazer o que fez no  capítulo 11 (ao menos no maddening).

    O mapa em si é meio fodido, dificil pra CARALHO (não sei se pelos motivos errados, ou se me pegou despercebido), fiquei preso nele por 5 horas...

    Mas foi satisfatório vencer ele.

    10
  • 2023-01-17 01:19:55 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in to:
    Post by gicba: <p>Joguei por umas 6 horas, rom tá vazada.</p><p>Ch
    Fire Emblem Engage

    Platform: Nintendo Switch
    7 Players
    5 Check-ins

    Joguei por umas 6 horas, rom tá vazada.

    Cheguei no capítulo 4, na dificuldade mais alta, está meio dificil mas não exagerado, tô satisfeito por enquanto.

    A história tá ok, mas eu não jogo FE pela história, o gameplay até agora está me satisfazendo, o jogo é bem bonitinho também apesar dos designs espalhafatosos (com os quais já estou engolindo e me acostumando com), gostei das mecânicas novas e os chefes terem mais de uma barra de HP é ótima também. Gostei e odiei que eles se movem agora, pois geralmente quando eles vem pra cima, todos os inimigos vem de uma vez, o que leva a situações tipo essa:

    Vamos ver como o jogo prossegue, mas estou satisfeito e tenho expectativas altinhas por hora.

    12
    • Micro picture
      gigahertz · 15 days ago · 1 ponto

      Bacana! Tá jogando no Switch desbloqueado ou no PC? Se for no PC, a performance do jogo no emulador tá satisfatória? Yuzu ou Ryujinx?

      3 replies
    • Micro picture
      noyluiz · 15 days ago · 1 ponto

      E tem mesmo os sistema de gacha? são memes?

      1 reply
  • 2023-01-14 23:07:46 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in to:
    Post by gicba: <p>Zerado, primeiro do ano e na setup nova, só teve
    Devil may Cry 5

    Platform: PC
    199 Players
    92 Check-ins

    Zerado, primeiro do ano e na setup nova, só teve um framedrop em 2 partes perto do final (não entendi por que, a área parecia bem normal?), fora isso rodou bem liso então tô satisfeito com a performance da GPU por enquanto. Eventualmente troco o processador e boto mais ram.

    Curti o jogo bastante, achei que ia odiar o V mas ele é bem legal de se jogar, o Nero deu uma melhorada apesar de odiar que pra usar os braços mecânicos dele tu tem que tirar o lock-on, o Dante é uma das melhores encarnações em questão de gameplay, foi o primeiro DMC onde eu curti todas as armas (tirando o 1, I guess, que tinha armas bem simples e básicas).

    Senti um pouco de falta de DMC fingindo que tinha puzzle porém, adicionava porra nenhuma e provável que tiraram pois atrapalhava a ação, mas achei que teve umas fases que parecia que eu tava jogando o Bloody Palace, era só inimigo atrás de inimigo, deu um pouco de preguiça perto do final.

    Um dia rejogo numa dificuldade mais alta, vale a pena.

    8
  • 2023-01-11 21:38:37 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in to:
    Post by gicba: <p>Bom, joguei por umas 3-4 horas, botei tudo no mé
    Devil may Cry 5

    Platform: PC
    199 Players
    92 Check-ins

    Bom, joguei por umas 3-4 horas, botei tudo no médio, rodou perfeito pros meus padrões, estou satisfeito.

    Monitorei a temperatura e uso da GPU/CPU, parece tá tudo certo, não notei nada de errado no jogo, nem um drop.

    DMC5 eu ouvi falar que é super bem otimizado, fico besta que meu processador merda não faz o jogo gargalar no meio da ação com o tanto de coisa e detalhe, mas não tenho muito interesse em jogo AAA e não me importo de jogar as coisas no low se necessário, então acho que vai realmente me servir pro que preciso.

    Testei o Fire Emblem Three Houses também, ficou tudo de boa, só não sei por que ele não compila os shaders antes de abrir o jogo logo, tentou compilar quando entrou no primeiro combate e eu tive um susto kkk

    Bem, parece que vai realmente servir pra tudo que eu preciso e pros meus padrões, agradeço as dicas que deram e por terem tirado todas minhas dúvidas aquela vez.

    12
    • Micro picture
      noyluiz · 21 days ago · 1 ponto

      ai sim, gostou do jogo?

      1 reply
    • Micro picture
      vante · 21 days ago · 1 ponto

      Eu tava querendo ver se o 4 roda no meu PC, só que como tem a Special Editon (que eu tenho certeza que não vai rodar no meu PC) o 4 normal eu não acho em lugar nenhum. Até compraria na Steam pra pelo menos testar, e se der errado, pedir reembolso, mas por algum motivo o 4 normal não entra em promoção de jeito nenhum kkkkkkk.

      2 replies
    • Micro picture
      tiagotrigger · 20 days ago · 1 ponto

      Emulador do Switch é assim mesmo, ele não sabe quais shaders vai usar, então calcula em tempo real na medida que vai aparecendo. Tem uns esquemas de baixar o cache e colar em uma pasta, mas pra mim nunca funcionou de forma aceitável. Acho melhor deixar calcular que na próxima vez já não calcula. Tem jogo que é muito pouco, tipo o Kirby então nem atrapalha e tem jogo que é bem mais, tipo Zelda, mas também não me atrapalhou muito (seria o que mais poderia atrapalhar na hora da ação).

      2 replies
  • 2023-01-10 20:06:56 -0200 Thumb picture
    Post by gicba: <p>Chegou minha GPU, depois de muito estresse e dor

    Chegou minha GPU, depois de muito estresse e dor de cabeça, eu consegui arrumar tudo aqui.

    Acabei por pegar umas daquelas RX580 2048 SP mesmo que eu sei, é uma 570, mas ao meu ver, saí no lucro ainda assim, paguei quase o mesmo que ia pagar na 550, aqui. Demorou de chegar e fui taxado mas pagaram a taxa pra mim como presente de aniversário, lmao.

    Enfim, a dor de cabeça, foi pois meu monitor misteriosamente, não recebe sinal da GPU. Estou usando o PC ligado numa  TV no momento, provisoriamente, até resolver esse perrengue. Estranhamente, antes de atualizar o driver, ela funciona normal, mas durante a atualização, o sinal simplesmente some e não volta mais a menos que eu restaurasse o sistema pra antes da instalação dos drivers. Eu de início achei que era alguma mutreta com driver já que é um modelo ~diferenciado~ e quase tive um ataque, mas depois de uma noite toda de dor de cabeça e de foder meu windows tentando arrumar (sintam-se livres pra rir de mim, eu mereço), eu tenho a ideia brilhante de ligar o PC na TV, e...foi.

    Comecei a pensar então que poderia ser sei lá, ela forçando uma resolução maior que meu monitor humilde (900p), e eu tentei com toda resolução e refresh rate possível, mas o treco simplesmente não pega sinal. E funciona normal nas 2 tvs aqui de casa.

    Alguém sinceramente tem a menor ideia do que pode ser? Umas pessoas sugeriram tentar outro tipo de cabo, e eu até tentaria, mas a esse ponto eu tô com tanta raiva que tô tentado a comprar outro monitor mesmo.

    16
    • Micro picture
      _gustavo · 22 days ago · 2 pontos

      Acredito que seja sim de driver as AMD já tem problemas bizarros com driver em placas originais, nessas frankestein então.....

      Essas RX580 que na verdade é 570 mas pode até ser outra bios completamente diferente são complicadas pode ter até uma bios de 470 totalmente diferente já que as 400 e 500 são basicamente as mesmas placas com um clock levemente diferente. Pessoal do Adrenaline fez um video sobre elas
      https://www.youtube.com/watch?v=FJPICyPbOic

      3 replies
    • Micro picture
      tiagotrigger · 22 days ago · 2 pontos

      Se tudo estiver ok então deve ser driver mesmo. O jeito é testar o monitor em outro lugar (notebook ou outro PC) pra ver se ele tá ok. E se a placa tiver mais de uma saída é bom testar em todas (HDMI, DVI, VGA).

      2 replies
  • 2022-12-26 21:11:49 -0200 Thumb picture
    Post by gicba: <p>#img#[854289]</p><p>Boa parte do que joguei foi

    Boa parte do que joguei foi pirata ou emulado então mal tem o que mostrar, kk.

    Nem lembrava de ter jogado master duel tanto.

    10
    • Micro picture
      vante · about 1 month ago · 1 ponto

      Eu te entendo kkkkkkk. Se fosse pegar o meu, teria só Blazblue, Bleach Brave Souls, e... Blazblue? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 2022-12-24 23:07:00 -0200 Thumb picture

    Feliz natal procês

    Um dos meus jogos mais antecipados ia sair hoje mas levou delay pra fevereiro do ano que vem ):<

    13
    • Micro picture
      noyluiz · about 1 month ago · 3 pontos

      F pelo eroge ai

      1 reply
    • Micro picture
      msvalle · about 1 month ago · 1 ponto

      Feliz Natal!

    • Micro picture
      herics · about 1 month ago · 1 ponto

      Feliz Natal 🎉

  • 2022-12-23 18:56:49 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in to:
    Post by gicba: <p>Zerado o maingame, terminei acho que no literal
    Etrian Odyssey II: Heroes of Lagaard

    Platform: Nintendo DS
    105 Players
    5 Check-ins

    Zerado o maingame, terminei acho que no literal dia que o Alva caiu dessa vez, então tava esperando um tempo pra postar.

    Foi uma experiência agradável porém estranha. Muitas vezes me via com uma enorme preguiça de sequer abrir o jogo e por isso passava semanas, até mesmo meses, sem jogar. Mas sempre que abria, mesmo que com os inúmeros defeitos, e problemas, ainda era um Etrian Odyssey, então eu acabava encarando um stratum inteiro (5 andares), sem pausas quase, e me divertindo bastante.

    Etrian Odyssey 2 possui inúmeros problemas, que vão desde coisas de praxe pra série, como péssimo balanceamento de classes (algumas são incrívelmente quebradas e outras beiram a injogabilidade), a problemas de otimização (o jogo ficava a literal 5fps na última dungeon, pois aparentemente ele fica checando a condição pra uma sidequest a cada passo, e isso puxa demais o processador do DS. Isso rola até no console).

    Tem também bastante ideias questionáveis, como o fato dos FOE não te darem mais EXP, e pra compensar, os chefes te darem quantidades massivas de experiência. No final de contas não adianta nada por que ao invés de powerlevelar em FOE, tu grinda em chefe, que pra piorar, nas segundas tentativas ficam bem mais fáceis de vencer, por que você pode ter um preemptive strike garantido simplesmente por engajar eles pelas costas, lmao.

    Com tudo isso dito, é meio difícil culpar os devs. Foi a primeira vez que o Shigeo Komori dirigiu um EO, então imagino que não tenha sido um trabalho fácil, depois do lendário (entre eu e meus conhecidos ao menos) Kazuya Niinou ter largado a série que ele criou (a segunda que ele faz isso, fez o mesmo com Trauma Center). Até por que no próximo jogo, o Komori já melhorou MUITO e colocou a série nos trilhos que me fizeram amar ela.

    Mesmo com um time cookie cutter/meta, foi uma experiência enfurecedora as vezes, entre o earlygame com mobs que são irritantes e tem 100% de chance de dar blindside, geralmente matando um personagem squishy garantido, e algumas seções ultra longas das dungeons sem corta caminhos, que, apesar de frustrante, foi algo que eu senti falta nos EO modernos.

    Lá pelo meio do jogo o time saiu do chão então a dificuldade deu uma amenizada, mas alguns FOEs e uns chefes deram trabalho, basicamente se eu não matasse eles antes eu morria, pois o time não tem muita mitigação/defesa, era quase que 100% feito de glass cannon. A unica forma de ter turnos livres era usando os Force Skills, que é uma bagunça aqui que nem vale a pena explicar.

    Vale citar também que eu ignorei todas as sidequests, só delas não darem EXP dava 0 vontade de fazer elas.

    Um dia quem sabe não faço o postgame. Deixei meu save aqui e fiz um backup caso crie coragem e me sinta maluco o suficiente.

    Agora só falta o 1 original.

    14
    • Micro picture
      bobramber · about 1 month ago · 2 pontos

      Parabéns, zerar EO na raça não é pra qualquer um, logo devo encarar esse. Zerei o 1 este ano, mas com cheats de recuperação de Hp após cada batalha, pois não aguentava mais vai e volta de cidade.

      2 replies
    • Micro picture
      tiagotrigger · about 1 month ago · 1 ponto

      Vixe, tem preemptive strike contra chefe? hehe

      1 reply
    • Micro picture
      vante · about 1 month ago · 1 ponto

      Parabéns pela zerada! E...
      Loli samurai? Kkkkkkkkkkkk

      1 reply
  • 2022-12-15 19:54:47 -0200 Thumb picture

    Dúvidas sobre GPU e outras coisas referentes a PC

    Bom, visto que a situação aqui em casa tá um pouco melhor, e eu tô confiante sobre ser contratado pra um emprego novo no começo do ano que vem, eu resolvi me dar um upgradezinho de presente/pra comemorar a ocasião.

    Montei meu PC em 2021, desesperado, quando meu notebook quebrou do nada e eu precisava continuar com um PC na mão pra estudar e continuar meu estágio na época. Tava tudo uma facada, então a prioridade foi arrumar algo funcional, e que não fosse um downgrade do notebook. Assim então, meu computador é hiper humilde, só um i5 de quarta geração com 8gb de RAM, mas ele dá pro gasto pra mim. Deu pra jogar umas coisas que eu queria até (em condições meio precárias, mas deu!)

    Desde o início optei por um desktop tanto pelo preço, quanto pela possibilidade de eventualmente fazer upgrades com facilidade. Recentemente troquei meu monitor por um melhor, e agora planejo trocar a fonte e colocar uma GPU nele.

    Bom, chegou a hora, mas como eu não tenho experiência nenhuma a fundo com computador e suas peças, eu venho aqui pedir ajuda da galerinha que eu sei que tem mais experiência que eu.

    Pesquisando sobre várias coisas, o modelo que parece melhor pelo custo-benefício pra mim, é a RX550, mas eu ouvi umas histórias que a AMD tem problemas de driver. Foda é que cada um num canto fala uma coisa, então não consigo ter certeza, então eu gostaria que se desse, alguém pudesse me desmistificar isso. Também tenho uma dúvida referente a instalação, conferi e minha placa mãe tem o slot de PCI-E de boa, mas não tem segredo além disso e a voltagem da fonte, certo?

    Sei que é uma GPU de entrada, mas pesquisando por benchmarks, parece que ela atenderia minhas necessidades. Roda os jogos que eu planejo jogar, e eu não tenho interesse quase algum em jogos AAA, que devem ser os que geralmente pedem algo mais parrudo. Também não faço questão de rodar as coisas no máximo: pra mim só poder jogar meus JRPGs recentes e afins já estaria mais que de bom tamanho. Muito menos faço questão de resoluções altas, pra mim 720p tá de bom tamanho.

    Tirando isso, eu queria saber, se essa GPU seria o suficiente pra emular o Switch tranquilo? Eu vi que meu processador tá nos mínimos do Yuzu e mesma coisa pra RAM, então imagino que dê pra jogar algumas coisas de leve.

    Vou marcar o @manoelnsn e o @tiagotrigger aqui pra pedir uma ajuda, já que ambos sei que jogam pelo PC e também já emularam coisas do switch neles. Tiveram problemas? E se possível, qual a setup de vocês?

    Agradeço a ajuda desde já.

    PC Building Simulator

    Platform: PC
    44 Players
    5 Check-ins

    12
    • Micro picture
      _gustavo · about 2 months ago · 3 pontos

      Primeiro obrigado ao grande hater evil adult do alva @manoelnsn pela marcação kkkkkkkkkkkk.

      Indo por partes.

      O esquema dos drivers da AMD tem seu fundo de verdade, mas muito do que o pessoal fala na internet é exagero, eu uso AMD no meu PC desde 1999, sério, SEMPRE usei AMD, e somente por um curtíssimo período de tempo tive um setup NVIDIA. Atualmente eu tenho uma guerreirissima RX 480 Strix de 8GB, comprei ela em 2017 e me supre bem para jogar coisas similares ao que vc planeja jogar, foco muito em indies e JRPG, P5 Royal por exemplo voa no máximo aqui 1080p tranquilamente, e até mesmo coisas com o Witcher 3 roda 1080p alto 60fps tranquilo.

      A questão é que os drivers da AMD passaram por um período turbulento do final de 2021 até metade dese ano, alguns drivers davam mesmo problemas estranhos principalmente TDR Delay que é um travamento onde o driver não se recuperava, isso fez com que muita gente precisasse usar drivers mais antigos pra poder jogar, mas isso não acontece mais, essa semana mesmo eu atualizei o driver da minha placa e nunca mais tive esse tipo de problema.

      Sobre a 550, para 720p vai aguentar numa boa, ela não usa conector auxiliar da fonte, apenas puxa energia da própria placa mãe, não sei qual sua fonte, só recomendaria talvez trocar ela mais por questão de segurança, porém se vc já tiver uma fonte de potencia real bacana, com selo 80plus então ta safe e não precisa se preocupar com isso.

      Emulação é muito processador porém pro basico vc deve conseguir sim, só não tem como colocar filtros mais altos, se vc for renderizar 720p mesmo é tranquilo.

      2 replies
    • Micro picture
      manoelnsn · about 2 months ago · 2 pontos

      Teu setup é bem parecido com o meu, só que eu tenho um i7 de 4ª geração ao invés de um i5. Tava vendo a RX 550 aqui e ela é boa pra 720p mesmo, e acredito que até um 1080p maroto... Quanto ao lance dos drivers, não tenho conhecimento desse lance de problemas (até invoco o mestre yoda de PC do alva, o homem sancto o @_gustavo que talvez saiba), mas tenho minhas dúvidas, ainda mais hoje em dia, com o Windows 10 rodando tudo.

      Quanto ao PCI Express, tava vendo aqui e a RX 550 não tem conector extra de energia, então ela só vai funcionar com a voltagem da PCI mesmo. Porém ainda assim é importante tu comprar uma fonte boa, se já não tiver uma. E uma fonte boa seria uma que não tem aquela chavinha de 110/220 e que tenha uma marca boa, como uma Corsair, EVGA ou Sharkoon. E que provavelmente fique na parte de baixo do gabinete.

      Quanto ao Switch, o Yuzu em si é bem leve, porém o quanto de hardware ele vai exigir pra rodar o jogo vai depender do jogo em si e da compatibilidade dele. Os exclusivos da Nintendo costumam ter uma compatibilidade alta e consomem poucos recursos, já tem relato na net de caboclo rodando super mario odissey com GPU integrada do processador (aquelas intel graphics lá). E quanto mais novo o jogo for, mais bugado ele vai ser, por exemplo eu rejoguei o Xenoblade 1 recentemente e ele rodou liso no Yuzu, enquanto o Xenoblade 3 (que tinha acabado de ser lançado) teve alguns bugs, mas deu pra terminar de boas também.

      2 replies
    • Micro picture
      tsutomu · about 2 months ago · 2 pontos

      tenho usado amd desde que taquei fogo no meu notebook com nvidia em 2014, e nunca tive problema, maior problema de drive que tive foi eu ficar muito tempo sem atualizar, e o drive não baixar mais automático, ma ai só ir no site e baixar na mão

      2 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...