Zerado dia 13/12/18

Eita que depois de anos eu finalmente volto a jogar outro jogo da Telltale Games, mais especificamente a continuação do The Walking Dead, que lembro que joguei no meu celular anterior (e terminei no notebook)
Fim de semestre na escola e quaaaase de férias, o povo já tá recomendando levar coisas pra fazer e passar o tempo por lá até terça-feira, nosso último dia antes do recesso. Como ainda rola de fazer uma coisinha aqui e outra ali durante o expediente, eu optei por não levar o 3DS e jogar no celular, algo mais discreto, e foi aí que veio a ideia de continuar os jogos dessa produtora que vem passando por tanto drama para fechar a série de zumbis.
Não vou mentir que jogos da TTG são meio cansativos e que depois de jogar dois (Wolf Among US e o TWD anterior) eu já tinha me saturado um pouco, mas ter dado um tempo valeu super a pena, tanto que fechei esse agora em 3 dias. Já os vários outros jogos deles (Minecraft Story, Borderlands, Batman, Game of Thrones etc, só deus sabe quando jogarei).

TWD:S2 é como os outros jogos desses devs: uma aventura/filme/estória interativa. Você assiste e lê mais do que propriamente joga, mas dá mais certo do que com muitos outros até certo ponto, principalmente pelo fato de que suas ações e escolhas tem resultados, podendo mudar um pouco a narrativa e até salvando ou matando personagens.
As duas coisas que você vai perceber de cara no início dessa segunda temporada são: os visuais cativantes da série, em que nada é robótico, os cenários são bem detalhados e os personagens tem muitas expressões e ótima dublagem, e como a estória é bem contada, te prendendo aos acontecimentos, te deixando curioso e com escolhas super difíceis de fazer.
Definitivamente é uma aventura muito imersiva.
Pra quem conhece a série ou as HQs, vai encontrar situações e personagens parecidos aqui e ali, mas de uma forma muito positiva e, na minha opinião, muito mais interessante (não que seja difícil ser mais interessante que o seriado, larguei na 6ª temporada).

Vi gente dizendo que o primeiro jogo foi melhor e vi gente preferindo a esse, então acho que pode variar um pouco de gosto a gosto, mas vou dizer que a Season 2 foi bem mais interessante.
Tudo bem que a primeira foi mais novidades e você pode chegar um pouco cansado aqui, sobretudo se jogar um seguido do outro. Além disso, a falta de personagens importantes do jogo anterior pode fazer algumas pessoas torcer o nariz.
Por outro lado, esses personagens não estão mais aqui por um bom motivo e como a estória continuou de lá e depois dessas pessoas, deixa a coisa mais interessante. Além disso, a S1 mantém muitos dos clichês não só da série e da HQ, quanto da cultura zumbi como um todo, enquanto a S2 chega à um nível de interesse que sempre quis que a TV chegasse. Os dramas, escolhas e problemas encontrados são mais realistas e te deixam mais dividido.

A minha jogatina deve ter durado menos de 10 horas, mas calculei umas 2 horas ou quase isso para cada um dos 5 episódios do jogo. Pra quem não sabe, o jogo é lançado por partes até ser completado depois de um tempo, te dando tempo pra absorver as coisas e ansioso/curioso para o próximo sair, inclusive, é comum os jogos da TTG terem o primeiro episódio de graça pra você entender como funciona e te atiçar por mais.
A estória começa bem bacana e logo caiu numa rápida chatisse que me fez lembrar o porquê de eu enjoar desses jogos, mas logo ele voltou a ser interessante (ainda no capítulo 1) e logo eu estava devorando o jogo.
Basicamente a solitária Clementine encontra um novo grupo e tenta ganhar sua confiança. Mais tarde vamos conhecendo os personagens que acabam sendo bem mais interessantes do que podem parecer de cara e seus problemas. O grupo tem um grande problema em comum que estão tentando evitar e acabam indo para outros lugares, onde inclusive você encontrará personagens do jogo anterior. Gente morre, um ou outro entram pro time etc.
Eu nunca tinha gostado tanto de um grupo de personagens como aqui. Senti muito a morte dos que se foram e fiquei legitimamente abalado com o final da aventura.

A progressão de TWD:S2 é muito boa, mantendo tudo bem claro na sua cabeça, sem confusões, e surpreendendo a todo tempo.
Algumas escolhas que fiz tiveram resultados bem piores do que eu imaginava, e acabei checkando no Youtube como as coisas poderiam ter sido diferentes. Foi aí que me decepcionei um pouco.
Com exceção de algumas escolhas do tipo "salve um dos dois", o resultado acabava sendo o mesmo, apesar de seguir caminhos levemente diferentes. Um exemplo disso foi um personagem que estava sobre um lago congelado com uma perna dentro d'água com zumbis o seguindo. Eu tinha duas opções: ir até ele e ajudá-lo a sair de lá ou ficar de longe atirando nos zumbis. Embora ele não quisesse que eu chegasse perto, eu preferi ir até lá.
O que aconteceu: o gelo quebrou pra mim e ambos ficamos submersos. Um zumbi veio e o puxou pro fundo.
Na outra versão, eu fico mas outra pessoa vai lá e quebra o gelo e o personagem morre congelado.

Resumindo: The Walking Dead - Season 2 é uma ótima aventura interativa. É definitivamente a pedida perfeita pra jogar no celular, inclusive pra quem não é bom com videogames. Você joga um bocado, tanto fazendo escolhas quanto fazendo Quick Time Events e interagindo com os personagens e cenários em determinadas partes. Não há a sensação de estar assistindo um vídeo, mas de estar jogando mesmo.
De bom: a estória é excelente, como foram todas as minhas experiências com a Telltale até o momento. Visual muito bonito, com cenários detalhados e cheios de coisas para interagir. Progressão muito boa de tudo. Imersão incrível (o jogo até recomenda jogar de fones para aumentar isso, mas infelizmente não deu pra mim). Dramas interessantes e sem lengas lengas e enrolações que tive perto do final da S1.
De ruim: pensando no conto como um todo, qual o objetivo de tudo? Pra onde estamos indo? O grupo constantemente fala em chegar numa cidade (que nem na série) onde terá de tudo, inclusive segurança, mas a sensação é que o problema sempre está no momento e eles não progridem ou não planejaram o futuro. Pois é, esse lance de eles serem azarados de sempre acontecer algo me incomoda um pouco. Achei que o jogo poderia ter mais puzzles. Algumas mortes são forçadas. Várias escolhas e resultados são a mais pura ilusão, então melhor acreditar que teve sim uma grande consequência.
No geral, amei o jogo, embora ele não tenha lá o melhor desfecho (que espero que exista no final do último jogo), pois parece que joguei, joguei e joguei pra chegar em lugar nenhum, só ver gente morrendo (mais uma vez, como na série). Infelizmente a S3 não roda no meu celular, pois trocaram de engine, mas fiquei tão contente que vou tentar zerar mais um Telltale nos últimos dias de serviço. Dicas?

Parei nesse aí. Até que foi legalzinho, mas não sei se tenho mais paciência pra continuar. Talvez se derem em algum serviço, eu termine a história da Clementine.
@steamtadores