Crítica escrita por disotelo · over 7 years ago
Exploração (Muito Ruim)
A exploração da cidade não empolga, por isso recomendo que os impacientes se foquem na missão principal, sem vasculhar a cidade. No começo é muito bom, mas depois vira um marasmo, o mapa é um pouco confuso, as ruas acabam ficando meio sem graça, a locomoção é lenta, isso fez com que eu saísse da cidade deixando muitas coisas inacabadas. Isso é frustrante, o primeiro Silent Hill não tinha nem um décimo dos recursos técnicos que esse jogo possui, mesmo assim a exploração no primeiro juogo ainda consegue ser bem mais interessante, nesse aspecto o Downpour foi na contramão da história, é só você ver, durante esse mesmo período, a evolução imensa da exploração em franquias como The Elder Srolls ou GTA, eu sei que esses jogos são mais voltados pra exploração, só que a diferença entre Downpour e Skyrim é tão esmagadora que não tem como não se frustrar com a exploração nesse jogo. Aconselho a todos que escolham a opção “destacar objetos”, pois ela agiliza muito a exploração e uma vez que o enredo é muito superior a exploração, é muito comum que o jogador queira agilizar a exploração dos cenários.
Side Quests (Ruim)
Tem umas duas ou três missões boas, mas num geral elas são meio chatinhas e não fazem muito diferença no jogo.
Combate(Fraco)
Muita gente reclama disso, da falta de capricho nos combates, uma vez que eles ocorrem sempre no jogo, o sistema é meio fraquinho mesmo. Os monstros não são nada criativos, eles até assustam no começo, mas depois eles vão decepcionando, o jogo repete muito os mesmos monstros e eles possuem um sistema de esquivas que não combina com o jogo. O legal é a abundância de armas brancas improvisadas, embora eu não tenha notado nenhum diferença de efeito entre elas, parece que efetivamente só existiam armas longas e curtas. As lutas corporais acabam se tornando repetitivas e não funcionam tão bem.
Save Sistem (Irritante)
É bem ruim, tem diversas situações onde aparece aviso de save na tela mas o save não ocorreu, é preciso sempre olhar no último jogo salvo pra saber quando realmente os dados foram gravados pela última vez. Geralmente o intervalo entre os saves é curto, mas existem umas poucas ocasiões onde eles se tornam bastante espaçados, isso irrita.
Puzzles(Razoáveis)
Variam muito, alguns são bons, outros são irritantes, pois dependem de detalhes bobos, como uma maneira específica de manusear o controle, fiquei quase uma hora preso na mesma ação por causa disso. Os fans dizem que os puzzles doas antigos eram melhores, ahhh, eu não concordo, mas eu também não gosto muito de puzzles...
Esmagação de Botão (Muito Ruim)
Acho inaceitável que jogos adultos de sétima geração utilizem desse recurso, se eu quisesse esmagar botão eu jogava God of War(e eu detesto God of War) e não um jogo de terror... Tem uns 3 momentos do jogo onde você precisa ficar apertando o A loucamente, num deles eu realmente fiquei com a mão um pouco dolorida e temi pela conservação do controle.
Personagens(Bons)
O jogo não aprofunda tanto nos personagens, mas também não peca neles, eles funcionam muito bem dentro da história.
Cenários (Oscilantes)
Existem alguns cenários no jogo que são ótimos, mas a cidade como um todo é um cenário cansativo, as ruas são meio parecidas umas com as outras, existem poucas opções de interação, quase nada no cenário pode ser quebrado. Os cenários aonde as cenas principais se desenrolam são bons, isso ajuda na quest principal.
Gráficos(Muito Bons)
Os gráficos do jogo são muito bons, não lembro nenhum momento onde eles comprometam, pelo menos nisso o jogo é superior às versões antigas.
Sons (Regulares)
O som do jogo é bom, em especial nas cenas mais importantes, mas perde um pouco a força durante a exploração. O som dos jogos antigos era capaz de gerar um clima tenso contínuo durante o jogo, esse não, a tensão é limitada a algumas cenas, se perdendo totalmente durante a exploração, é mais um critério aonde a franquia andou pra trás.
Cut Scenes(Ótimas)
As Cut Scenes em geral são muito boas, acabam sendo um ponto alto do jogo.
Partes Especiais (Muito Boas)
É onde o jogo se salva, nas partes especiais, em momentos cruciais da quest principal, existem alguns momentos muito tensos e fortes, onde o jogador experimenta uma boa dose de adrenalina.
Porcentagem(Interessante)
Achei legal o recurso de % de jogo concluído, te dá uma noção do tempo de jogo que você ainda tem pela frente.
Enredo (Muito Bom)
O enredo principal é muito bom, mesmo sendo um pouco confuso, ajuda a salvar o jogo, pode ser inferior ao do 2, por exemplo, mas ainda é bom, os fans clássicos subestimam o enredo de Downpour por este ser menos diabólico do que o enredo dos outros jogos, mas eu que comecei jogando esse gostei.
Final(Bom)
Os finais são bons, mas poderiam ser muito melhores, tem um elemento bobo e inconclusivo neles, mas são coerentes e não chegaram a me frustrar não, muitos fans da série ficaram frustrados pelo final ser mais suave do que o das outras versões, não acho que isso seja tão ruim assim.
Veredito: 7.0 Razoável
Só conheço o primeiro Silent Hill, mas li sobre os outros. Esse é inferior, mas não pela ausência de qualidade e sim pela extrema irregularidade, nota-se que a desenvolvedora não teve o tempo, o dinheiro ou a vontade necessária, se focou demais em alguns aspectos e negligenciou outros, fica a impressão de que a Konami está negligenciando a franquia, isso é lamentável, visto que Silent Hill tem muitos fans fieis e muito potencial pra aumentar o número desses admiradores, talevz fosse bom que a franquia fosse vendida para algum outro estúdio mais bem disposto. Como é o jogo mais novo, ele apresenta os melhores gráficos da série. A quest principal é boa, merece ser jogada, tem alguns momentos ruins, mas é cheia de momentos tensos, artisticamente bem feitos, com um enredo legal, momentos aonde a esfera de medo surge e a jogabilidade se torna boa, contrastando com todo o marasmo das ruas dessa Silent Hill. O jogo teria sido muito melhor se o editassem e cortassem certas coisas dele, mas mesmo assim, é um jogo legal, se você perdoar certas coisas e deixar de lado as altas expectativas que os primeiros jogos da série geraram.
7.0
7.0
10
Overall
|
|
|
© Alvanista 2023