This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • seufi Marcio Garcia Seufitele Pinto
    2022-06-28 20:36:00 -0300 Thumb picture

    Desafio 30 dias de games - Dia 21: Protagonista favorito

    Não curto protagonistas, no geral. Normalmente meus personagens favoritos são os companheiros no protagonista. Mas sem considerar os jogos que já citei, e os que ainda vou citar, este sobra como meu protagonista favorito.

    Esta arte ilustra bem o que é o char e no que ele se transforma. Além da arte de Amano, que dispensa comentários, a imagem retrata uma sombra, e à frente dela, um paladino, uma agente da luz, um defensor, um protetor, um herói. Cecil começa sua história seguindo as ordens assassinas do Rei de Baron, seu pai adotivo. Percebe o que fez, o que continuaria fazendo e passa a se recusar a seguir as ordens bárbaras do Rei. Sua relação de admiração pelo pai adotivo, sua relação com Kain, seu melhor amigo, com Rosa, seu amor e sua futura esposa. Tudo isso é retratado e evolui ao longo da história.

    Simbolicamente, ele abandona as trevas (até então ele era um Dark Knight), lutando, já como paladino, contra sua forma sombria. Aqui, outro simbolismo. Para superar o teste, Cecil precisa aceitar sem violência (não pode atacar) sua forma sombria.

    Curiosamente, muito anos depois viria a travar contato com as ideias de C. G. Jung sobre sombra, pelo psicólogo entendida como a parte que negamos da psiquê. Acena, claro, ganhou uma nova simbologia, na medida em que só se alcança a plenitude ao aceitar sua sombra. "O que tu negas, te submete. O que aceitas, te transforma."

    Ademais, até então nunca tinha jogado nenhum RPG em que o protagonistas mudasse, crescesse, amadurecesse. E tem o After Years, a continuação que muita gente não gosta, mas que eu adoro e quero revisitar em breve.

    17
    • Micro picture
      manoelnsn · about 1 month ago · 2 pontos

      Por que não gostar do After Years, eu não consigo entender... OK, o Kain com Jump instantâneo é uma merda, mas é só um detalhe XD

      5 replies
  • thecriticgames Matheus Pontes
    2022-06-14 00:36:45 -0300 Thumb picture

    Desafio 30 Dias de Games - Dia 21 Protagonista Favorito

    O @desafio do @goraku ta chegano ao fim e continua ficando dificil de escolher, principalmente depois de quase 600 críticas. Confesso que fiquei dividido entre este e Red de Transistor já que não to com muito tempo pra fazer a postagem, mas escolhi Cecil Harvey.

    O primeiro protagonista bem desenvolvido da saga Final Fantasy invoca alguns conceitos e elementos centrais como caráter, estoicismo ainda que dono de duvidas sobre si mesmo e as coisas em sua volta que vai render sua transformação e redenção de um cavaleiro negro para um paladino ainda nos atos iniciais de sua jornada.

    Talvez o que eu mais goste dele é justamente a seriedade melancólica que acompanha ele por toda a jornada devido a responsabilidade por ter ajudado no inicio de uma caçada a cristais mágicos que vitimou muitas vidas inocentes. A ausência quase que total de elementos cômicos (sim eu sei que tem o secret ridiculo da revista adulta) com o mesmo pra mim o coloca muito no padrão de herois mais ocidentais do que orientais como a galera de FF VII pra cima.

    23
    • Micro picture
      jcelove · about 2 months ago · 3 pontos

      Putz tbm gosto muito do Cecil. Foi o primeiro protagonista de rpg a sair um pouco do cliche de heroi escolhido, começando de cata com o conflito entre fazer o q achava certo e obedecer ordens, questionando seu papel e tals, depois o lance de ter que se redimir e literalmente transformar...alem de ser o unico protagonista de ff a nao ficar enrolando o jogo todo pra se declarar pra mocinha, ja começa enamorado.um marco! Hehe

      10 replies
    • Micro picture
      mateusfv · about 2 months ago · 3 pontos

      Grande Cecil, toda a parte inicial do começo do FF IV, até a parte que o Cecil tem a sua redenção e vira paladino, pra mim é perfeita, pena que a história do jogo, conforme ela passa, tropeça a escada, e começa a despencar rapidamente kk

      Falando nessa parte da redenção do Cecil, lembro que quando joguei FF IV pela primeira vez, ainda n manjava do ingrish, e não consegui entender que não era pra atacar a "sombra" dele, morri várias vezes tentando matar o Cecil Dark Knight XD

      4 replies
    • Micro picture
      santz · about 2 months ago · 2 pontos

      Acho tão engraçado essas artes mostrando o Cecil boladão. Chega no jogo, ele é um bonequinho de pixel cabeçudo todo fofo.

      1 reply
  • rafaelbarbosa Rafael Barbosa
    2022-03-04 20:12:04 -0300 Thumb picture
    rafaelbarbosa checked-in:
    Post by rafaelbarbosa: <p>Bora continuar a live da saga?<br>Chega mais!<br

    Bora continuar a live da saga?
    Chega mais!

    https://twitch.tv/heresachallenger 

    4
  • rafaelbarbosa Rafael Barbosa
    2022-02-25 21:49:06 -0300 Thumb picture
    rafaelbarbosa checked-in:
    Post by rafaelbarbosa: <p>Vamos de Final Fantasy IV! Direto do PlayStation

    Vamos de Final Fantasy IV! Direto do PlayStation TV!

    https://twitch.tv/heresachallenger 

    5
  • mastershadow mastershadow
    2022-01-18 14:52:00 -0200 Thumb picture
    mastershadow checked-in:
    Post by mastershadow: <p>7 anos de save:Esse é o verdadeiro save "After Y

    7 anos de save:Esse é o verdadeiro save "After Years", fazendo jus ao nome da sequência do FFIV  hauuuaauhaa.

    Comecei o save em 2015, mas eu só  jogo no próprio PSP,e  praticamente só quando falta energia no bairro kkkkk.

    Além de que essa sequência é puro filler e totalmente desestimulante..Deve ser por isso a demora.

    Agora estou me arrastando pra terminar o cenário do  Edward e do Fusoya. Quero só ver quando chegar a famosa ultima dungeon onde todos se reúnem. Vou levar mais 7 anos kkkkkk.

    32
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · 7 months ago · 3 pontos

      Esse é um dos meus FF preferidos. ainda quero jogar esse remake/sequências.

      1 reply
    • Micro picture
      jcelove · 7 months ago · 2 pontos

      A ultima dungeon é infinita man, se ta se arrastando nos caps (que não duram mais que 2 horas) vai odiar ela.
      Ah, quando for ignore todo mundo e use a familia do Cecil na main party. Eu não usava o filho dele e me ferrei...

      1 reply
    • Micro picture
      santz · 7 months ago · 2 pontos

      Eu nunca peguei esse After Years para jogar, mas curto demais a campanha do original.

      3 replies
  • mateusfv Mateus Vailate
    2020-06-28 01:50:19 -0300 Thumb picture

    Os batalhas finais esquecidas da franquia

    Ultimamente eu ando escutando bastante bastante OST de jogo, que era algo que eu não fazia a muito tempo kkk, ai esses dias eu me peguei ouvindo um compilado com todos os temas de batalha final de Final Fantasy e é incrível ver como apesar do IV ser bem famoso o tema final dele não é tão mencionado assim, apesar de ser muito bom, claro que tá longe de ser um dancing mad ou one winged angel, tanto em questão de composição quanto de fama, já que esses dois são os mais lembrados e mais elaborados temas de boss battle finais da franquia (dancing mad certeza, o tema do zé talvez kk), até o the extreme do VIII e o decisive battle do X são mais lembrados kkk

    Ainda sim tem outro tema que é bom também, mas ai é de um jogo que quase nunca é falado (apesar de fazer parte da melhor trilogia da franquia) que o tema da batalha final contra a ARVORE DU MAU do V.

    E outra coisa, eu não consigo ouvir a trilha do IV sem me dar vontade de jogar ele de volta kkk, toda vez que eu ouço essa trilha eu jogo nem que seja o começo do jogo kkk, inclusive baixei a versão do PSP pra testar por causa de ter ouvido a trilha esses dias kk

    26
    • Micro picture
      thecriticgames · about 2 years ago · 2 pontos

      KKKKK tu falou no IV bateu tambem a vontade de jogar ele (o que não rola no momento devido minhas desventuras em Dark Souls), mas POR SORTE conseguir pegar correndo o remake de PSP e vou dar inicio a ele logo.

      1 reply
    • Micro picture
      thiones · about 2 years ago · 2 pontos

      Esse FF tem um dos melhores temas de batalha ds franquia. Tenho até na minha playlist de Spotify hehe

      1 reply
    • Micro picture
      manoelnsn · about 2 years ago · 2 pontos

      Eu gosto do IV, mas como ele defasou por causa do VI, a minha vontade de rejogá-lo é quase nula, ahuahua

      2 replies
  • jcelove José Carlos
    2020-04-29 20:28:13 -0300 Thumb picture

    Comentando FF IV complete (PSP)

    Queria regravar o vídeo sobre o ranking de rpgs do ps1, cheguei a gravar 1h e 10 minutos hoje (sim, tava maior) e ainda faltavam uns 10 jogos mas tive de parar e perdi, fica aquela tosqueira mesmo por enquanto U_U

    Dai agora a noite tive um tempinho e aproveitando o hype em torno do remake de FF VII deu vontade de falar da série mas como não tive tempo pra fazer um vídeo comentando o remake (e nem tenho ff vii em midia física U_U) resolvi falar de outro remake bem awesome que ficou exclusivo em midia física no saudoso PSP e trazia uns brindes surpresa bem legais.

    Ignorem os 10 minutos de luta contra um saco plástico, esqueci o tripé XD

    29
    • Micro picture
      vinicios_santana · over 2 years ago · 2 pontos

      Eu cheguei a ter o Duodecim no PSP, o meu era a versão de colecionador, que vinha com uma box de papel e cards dos personagens. Gostava demais dela e vendi por uma fração do preço. :/
      O meu FF4 era pipipitchu, não joguei por não ser ligado em RPGs na época e acabei vendendo sem nem terminar a parte do navio aéreo inicial.
      Graficamente ele era lindo.
      O 4 hoje me chama a atenção justamente pelo tom, e com certeza deve ser o próximo FF que jogarei. Tenho de acabar o GTA, mas comprei um Kindle e o foco ta diferente agora kkk.
      Sobre a versão chibi, já na época eu achava estranho, tanto que também dropei a versão de DS.
      Eu devo pegar o 4 de snes mesmo, apesar de achar o de GBA mais bonito, mas infelizmente não há tradução ptbr.
      Uma dica para você como colecionador.
      Invista em um rolo de fita mágica, ela cola muito bem e é fácil de ser retirada e não perde a cola. Por isso o nome mágica kkk
      O preço é um pouco salgado, mas depois que passei a usar, nunca mais tive embalagens rasgadas por fitas coladas ali há anos.
      Eu dobro a ponta pra sempre ter uma superfície pra puxar e facilitar para abrir.
      https://img.kalunga.com.br/FotosdeProdutos/301807d.jpg

      6 replies
  • 2020-01-28 10:01:01 -0200 Thumb picture
    _fernando checked-in:
    Post by _fernando: <p>Final Fantasy IV finalizado na madrugada, e não

    Final Fantasy IV finalizado na madrugada, e não tem nada melhor do que lutar contra um alienigena do passado pra terminar o dia kkkkkkk. 

    A ultima Dungeon não é tao grande e complicada Quanto eu me lembrava, e até que deu pra ir tankando is monstros, o que foi dificil é um dos bosses extras, o Dark Bahamut, eu tive que grindar um bocado pra vencer ele, mas vale a pena, porque com isso o Cecil ganha uma espada muito boa. 

    E bem, o Zeromus foi complicado, mas só teve uma ou duas partes que eu quase perdi. O que mais fiz no geral foi usar Flare e de vez em quando Asura com a Rydia, Curaja e haste e berseker no Edge, trow com a Rosa, Jump com Kain, e ataque normal com o Cecil, e teve umas horas que eles usaram itens. 

    A historia do IV é cliche e tal, mas eu gosto bastante do final do Cecil e do Golbez nesse jogo, e bem, eu gosto da historia desse jogo, apesar de tudo. 

    E chapa, eu gosto do Edge, mas ele é muito idiota com a Rydia kkkkkk. 

    Bem, dessa vez não vou Fazer a Dungeon extra, já que isso vai levar um tempo do caramba e já fiz Na versão de GBA, então fiquei com 21 horas e 9 minutos pra terminar esse bagulho. 

    Bem, eu já falei muito bem desse jogo e desse remake, é incrível, e se você não jogou Final Fantasy IV mas quer jogar, jogue essa versão, e se já terminou em outra, tenta jogar de novo nessa, e that's all. 

    Agora vem o Interlude e o After Years, tomara que sejam bons, já que por algum motivo to com mais vontade de jogar outra coisa kkkkk

    29
    • Micro picture
      juninhonash · over 2 years ago · 1 ponto

      Essa é a melhor versão do jogo e nem acho o jogo em si grande coisa. Haha

      1 reply
    • Micro picture
      santz · over 2 years ago · 1 ponto

      O After Years eu sou bem curioso para jogar, já que o FFIV é um dos mais marcantes para mim. A batalha final desse jogo não é tão difícil. Só o FFV mesmo que é a exceção.

      2 replies
  • 2020-01-27 21:14:14 -0200 Thumb picture
    _fernando checked-in:
    Post by _fernando: <p>Achei que eu ia ter que grindar muito e comprar

    Achei que eu ia ter que grindar muito e comprar muito ether e Fuma Shuriken pra passar pela ultima dungeon, mas o pessoal ta level 50 e eu só to com uns 45 ethers e mesmo assim to la pro final dela. Acho que depois que eu fizer um grind por ali, já é suficiente pro Zeromus.

    E man, o Cecil é muito idiota, ele queria fazer com que a Rosa e a Rydia não fossem lá ajudar ele a lutar contra o alienigena do passado, sendo que uma salva todo mundo curando e rescusitando, e uma tem o fucking Bahamut pra Summonar

    20
    • Micro picture
      kalini · over 2 years ago · 2 pontos

      Nem lembrava dessa "macheza" do Cecil. E nem da incoerencia.
      Haha, implicando que alguem capaz de invocar BAHAMUT necessite de segurança :D

      ...Ainda assim gosto dele.

      1 reply
  • 2020-01-27 00:18:42 -0200 Thumb picture
    _fernando checked-in:
    Post by _fernando: <p>O Leviathan e a Asura sao alguns dos melhores bo

    O Leviathan e a Asura sao alguns dos melhores bosses desse jogo, as lutas contra eles sao muito memoraveis, mesmo sendo só de sidequest. 

    Agora to na parte da lua. Esse jogo ter uma nave em formato de baleia que foi levantada da agua por causa de oraçoes de uma profecia e é usada pra ir pra lua é uma das coisas que faz com que esse jogo seja incrível kkkkkk

    17

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...