Terminei.
A reta final foi realmente muito boa, a dungeon é boa e aquela parte em que voce ta la pro fim dela e tem um boss importante que nao da pra falar porque alguem pode se incomodar com spoiler é incrível, torna o Ryu desse jogo sem dúvida um dos protagonistas mudos de RPG mais bem construídos que ja vi, fico em duvida porque tem tambem o Lucas em Mother 3. Além de todo o foco nos brood e na vilã do jogo, e nas motivações de outros personagens. E isso continua quando voce ta quase chegando no final boss e qiando chega, dos dialogos dessa parte pra mim só não sao melhores porque o jogo nao explora quase nada dos dois BOF anteriores, se fosse assim poderia ser ainda melhor. Eu ainda gosto mais da história do 2, mas com exceção do Peco,todos os personagens foram muito bem usados nesse jogo, e a vilã é sem duvida a melhor da série até então, desses vilões cinzas de RPG é uma das mais próximas de ta fazendo o "certo", dos que joguei. É pena que não é mais explorado isso do que foi. O começo da história ser lento ainda nao acho muito bom, mas são momentos que acabam tendo mais impacto futuramente, isso foi algo que gostei.
O gameplay gostei bastante na maioria dos aspectos, o sistema de dragão do Ryu nao é perfeito, pro começo da segunda parte do jogo voce nao tem muito motivo pra usar outras transformações além da de warrior quando pega a gene, a considerada mais poderosa mesmo eu nem usei, porque a de warrior é muito mais econômica. Mas também teve uns bosses específicos em que usei as de elementos nessa segunda parte, e dois que usei a de fusion, porque elas tambem sao bem viaveis se o Rei ou a Momo tiver na party, apesar do jogo cair nisso de nao ter motivo direito pra usar as transformações fora dos bosses, esse ainda é sem duvida o melhor sistema do Ryu como dragão da série até então.
O sistema de mestres eu odeio uns aspectos e gosto muito de outros, eu gosto bastante de como serve pra melhorar os status, e que ensina skills. Mas nao gosto de como uns tiram status de forma horrível, você ter que ir ate o mestre no mapa pra poder colocar em algum personagem e até pra aprender as skills(que alias foi por isso que eu disse que achei que era bug, mas nao, a porra do jogo que quer que voce vá falar com ele depois que ganha os levels necessarios pras skills), e nao gosto dos requisitos que tem pra pegar uns deles, um problema alias do sistema de shamans do 2. Mas no 2 geralmente é pelo menos coisa que com guia voce faz rápido, no 3 uns sao coisas que mesmo com guia pode ser ruim de fazer. Como eu disse, é um sistema que gosto porque da uma variada boa nas possibilidades que voce tem em como construir os stats dos personagens e pelas skills, mas esses negativos realmente tiram parte da graça, mas ainda achei legal o suficiente pelo menos.
A party em si fora isso eu elogio em maior parte como funcionam, o Ryu é bem forte e muito bom de se usar, o Rei tem speed e força nao muito alta na forma normal dele, mas é bom de usar ainda assim e tem a forma berserk, Garr é um tanker muito útil se voce colocar o Fahl de mestre dele, Momo acaba virando uma healer boa mesmo só quando voce ta no final, mas é uma personagem versatil ainda assim. Meu problema com a party é como a Nina se tornou praticamente inútil pro final e o Peco nem quis usar porque veio level 1. Talvez um dia eu rejogue e faça melhor uso deles, mas por enquanto foi isso.
Em maior parte nao me incomodei com a progressão, mas tem dungeons que achei meio ruins e o jogo assim como o 1 e o 2 tem momentos filler horríveis, com os principais pra mim sendo voce ter que treinar aquele maluco la pro fim da primeira parte, e voce procurar ingredientes pra comida. Tem alguns outros também, isso, e uns puzzle que realmente acho um saco nas dungeons pra mim foram os maiores problemas da progressão pra mim. Mas nao sao todas as dungeons que são assim, o desert of death é bem criativo e diferente, a ultima é muito boa, e outras nao atrapalham. Eu acabaria nao tankando o jogo sem fast forward, mas nao vou criticar isso porque acho que esse é um negocio que vou sentir com qualquer RPG antigo.
Eu aliás senti falta de como o mapa do 2 é cheio de ponto diferente pra explorar, no 3 é bem mais linear, o que faz sentido com a história do jogo, mas ainda assim acabei sentindo falta. Mas ainda assim a cada area você geralmente pode procurar por coisas fora dos pontos principais, e as vezes até ir em pontos que ainda nao fazem parte da historia mas vao fazer futuramente, um negocio presente em BOF 1 e 2 também. E por um lado nessa lineariedade maior nao acontece de voce se perder em geral, o que acontece direto no 1 e de vez em quando no 2.
A trilha sonora acho um tanto quanto mais fraca em comparação ao 2, ainda assim isso acaba nao sendo bem um problema eu acho, ele tem umas 3 ou 4 músicas principais de dungeon, e a maioria é muito boa com exceção de uma eu acho, a segunda musica de boss acho excelente, a que toca em um dos bosses da reta final é incrível, e a segunda de mapa é 10/10, e umas musicas de cidade sao bem divertidas. O que nao gosto dela é como só tem uma de batalha e ela fica meh depois de um tempo, e BOF2 e 1 trocavam a musica de batalha, e algumas outras musicas mais específicas sao meio meh.
O gráfico do jogo é ótimo, nao tenho bem o que criticar nisso.
No geral acho que o gameplay tornou esse o mehor BOF da série até então, como eu disse gosto mais da história do 2, mas ele tem mais problemas no gameplay, mesmo eu tambem gostando. Eu dessa vez gostei mais da história desde o começo, e o que acontece na segunda parte tornou ela bem única pra mim, e o gameplay tem batalhas que funcionam bem em maior parte e eu sem nem precisar grindar em geral fui usando todo mundo da party com exceção do peco e a nina pro fim do jogo, gostei de administrar os equipamentos e de progredir nas dungeons que não são ruins, é uma pena que uns aspectos atrapalharam e nao deixaram ele ser melhor ainda.
O 4 eu ja vi coisa positiva e negativa. De qualquer jeito to curioso pra ver como vai ser
Peco é o personagem mais roubado do jogo, se tu treinar ele bem. O bicho cura, dá um dano alto, aguenta porrada...
Tá ai uma série que tenho que jogar ainda
Esse check-in me fez lembrar que parei exatamente na entrada da Plant.