Gamer, cinéfilo, seriador e louco pelo Palmeiras! Amo a natureza e a tecnologia... vivo entre elas!
5 months ago 2023-05-12
Crítica escrita por wellintonsouza89 · 5 months ago
Resident Evil 4 Remake é daqueles jogos que marcam, assim como foi o seu original! Mas até quando isso será o suficiente? Não tem como negar a qualidade, a nostalgia e como é agradável jogar clássicos da indústria dos games com todas as novas tecnologias de hoje em dia, mas até quando... O jogo tem muitos pontos positivos do qual falarei aqui, mas isso também traz uma reflexão dos rumos da própria indústria de games.
HISTÓRIA:
Leon está de volta, o agente da U.S. Government, está em uma missão para resgatar, Ashley, a filha do presidente que foi sequestrada. Sua busca o leva a uma vila na Europa rural, onde encontra uma horda de habitantes violentos e hostis com a chegada de um estranho. Com a ajuda de um misterioso agente, Leon deve lutar para descobrir quem ou o que está por trás do sequestro de Ashley. Enquanto mergulha mais fundo em uma trama sombria, Leon terá que enfrentar horrores inimagináveis e lutar pela sobrevivência.
Não tem segredo na história, é a mesma do original, mas atualizada de uma forma muito boa. Eles não inventaram, e retiraram coisas bobas no enredo. Quem gostou do original, vai continuar amando esse quesito do remake.
Os personagens marcantes estão de volta e os inimigos também. Melhores do que nunca.
GRAFICOS:
No quesito gráfico, Resident Evil 4 Remake é um dos jogos mais bonitos já lançados. Usa muito bem a RE Engine, que já é utilizada em todos os games atuais da franquia e traz uma enorme gama de melhorias pra cada título novo lançado.
Tudo é muito bem feito, desde a modelagem dos personagens até os cenários. Cenários que são muito imersivos, independentemente do local onde estejam. Seja na vila, no lago, no castelo e etc.
O ray tracing aqui só se faz perceber na água, de resto ele é quase irrelevante. Mais uma vez provando que ele hoje é uma muleta pra muito desenvolvedor que tem preguiça de usar outras técnicas nos ambientes.
JOGABILIDADE:
A jogabilidade também foi muito melhorada, inclusive em relação aos próprios remakes do 2 e o 3! Foram retiradas coisas bobas da jogabilidade do original e ficou muito fluida e mais realista. Mesmo ainda tendo uns momentos de ninja do Leon, foi uma grande evolução.
Os inimigos estão mais agressivos, mas não é nada difícil de matar. Alguns mais poderosos ou quando se está lutando contra uma grande quantidade, pode ser um pouco mais complicado, mas no geral é um jogo relativamente tranquilo.
Uma coisa que me agrada bastante, é que RE4 é um jogo que vai muito mais pra frente do que aquele sistema de leva e traz de itens pra lá e pra cá. Claro que ainda tem, mas é muito menos do que no RE2, por exemplo.
AUDIO:
Os sons do jogo são muito bons e também muito imersivos. Os tiros, os sons do ambiente e principalmente as dublagens, estão show de bola. A dublagem brasileira está muito bem feita, combinando a todo momento e não fica nada pra trás da dublagem em inglês.
Os sons clássicos dos inimigos estão todos no jogo. As falas quando Leon é percebido, os múrmuros e gemidos de agonia. Muito bem inseridos nos momentos certos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Resident Evil 4 Remake é um dos melhores jogos do ano até o momento e um dos melhores Resident Evil já feitos.
Mas vamos falar uma grande verdade aqui, até quando esse apelo pra nostalgia e pra franquias que já marcaram a história na indústria vai dar certo? Até quando o consumidor vai aceitar? Nada de original tem surgido, em todos os estúdios. Os consoles novos não são utilizados em seu limite e mesmo assim os jogos não conseguem ter uma performance e gráficos esperado e prometido quando os consoles foram lançados.
A indústria de games e hardwares tem caminhado para um rumo meio sombrio e que não me parece ter perspectiva de melhorar, inclusive, a tendencia é só piorar. Jogos cada vez mais quebrados, mais caros e mais demorados de serem lançados. Cada vez menos criativos e decepcionantes. Qual destino final vai ter a indústria nesse caminho? Fica a reflexão.
Para além disso, Resident Evil 4 Remake é um jogo maravilhoso, imersivo e uma aula da Capcom em como se atualizar jogos clássicos e que marcaram época!
9.5
9.5
10
Overall
|
|
|
© Alvanista 2023