Joguei um tempinho ontem e um tempão hoje, vou mandar um textão, o resumo é: inspiraram bastante no Dark Souls, umas coisas são melhores, mas um monte achei pior. Ainda assim é um jogo muito bom, não é porque é pior que é ruim. O print abaixo resume o que passei no começo do jogo... Dificuldade. xD

Achei difícil de me acostumar e saber quanto dano eu dava (os textos são muito transparentes, quase não vê), se estou forte ou fraco. As armas ficam aumentando de nível, nem tenho certeza, mas acho que cada arma tem um tipo, e o tipo tem um nível mesmo. E a primeira arma que achei era uma que ficava piscando freneticamente, bem chato isso, jogando de noite aqui a sala piscava toda.

Tem uma mecânica interessante de mirar em partes do inimigo (tipo Fallout) e você pode cortar partes do corpo pra ganhar itens. Demorei a entender isso também. Pra cortar os pedaços que dão itens tem que ver se tem armadura, se a mira ficar azul é porque está sem armadura (só o braço por exemplo) se ficar amarelo é porque o braço tem armadura (e ai pode ganhar item).

Uma coisa chata pra caramba é que quando morre você perde suas "souls" (são scraps nesse jogo, mas a inspiração é clara) e elas desaparecem depois de um tempinho. Então resolveram deixar mais difícil que no Dark Souls, você perde elas se morrer a segunda vez sem pegá-las ou se demorar muito. Percebi isso tarde demais e perdi muitas. O bom disso é que você aprende rápido a passar correndo nas partes, o ruim é que aumenta a chance de perdê-las e ai pode ser que no futuro tem que fazer um grind pra recuperar. Tem outras coisinhas também que eles quiseram sacanear mais do que no Dark Souls, provavelmente pensaram que fariam algo mais difícil e ficariam famosos, mas não foi o caso, a maioria só ficou mais chato mesmo.

Sofri pra ganhar do primeiro chefe. Ou eles quiseram fazer algo bem mais difícil que DS no primeiro chefe, ou eu estava muito underlevel. Estava no 17 e meus ataques davam pouquíssimo dano. Fora que demorei pra descobrir como dar dano, você tem que bater até ele chegar no limite (até ai não dá dano), ai depois acontece algo que ele fica vulnerável. Como eu dava pouquíssimo dano eu demorava pra deixar ele vulnerável.

Achei melhor ir com a arma leve (ataca rápido), mas dava muito pouco dano. Ai jogando com ela e morrendo muito pelo menos aprendi o padrão dele, depois troquei pra minha arma principal, que é bem lenta, mas dava mais dano (e também já tinha evoluído ela uma vez). Ainda dava pouco dano, mas matei ele em uns 7 ciclos (demorou uns 20 minutos, kkkk).

Minha cabeça ainda estava no modo Dark Souls, ai eu ficava apertando o (B) pra desviar, mas nesse jogo ele cura. Gastei um monte à toa. E foi ai que resolvi ver se dava pra remapear o controle, e dá, mas nem precisou. Nas opções tem um layout exatamente igual o de Dark Souls (cura, mudar itens, correr etc). Fiquei perplecto com isso, os caras se inspiram totalmente em Dark Souls e resolvem deixar o mapeamento padrão diferente dele só pra confundir o povo (what where they thinking!).

O legal é que pode mudar o controle pro layout do xbox ou playstation, e até a cor do HUD muda dependendo do botão também. Tem um bug que se mudar pra playstation, fechar e abrir o jogo ele mostra os de xbox. Ai tem que ir no menu e tirar do playstation e voltar pra ele.

Voltando pra jogabilidade, aumentaram a complexidade na esquiva também. Enquanto está defendendo pode mover o analógico direito pra pular ou abaixar enquanto o inimigo ataca. A primeira vista parece ser legal, mas não é muito útil, só aumenta a complexidade do jogo mesmo.
A variedade de inimigos e cenário é muito pior que DS. O design deles também, o legal do DS é que você sabe se um inimigo é muito perigoso só pela aparência dele. Aqui é um bando de soldados que são bem legais por causa do exoesqueleto, mas muito parecidos. Já uma coisa boa é que na "bonfire" dá par guardar suas almas. O triste é que nem faz tanta diferença assim pois quando entra na área da bonfire dá respawn nos inimigos. Então serve mais pra guardar as almas que não gastou pra uppar. Outra coisa boa é que pra se curar é praticamente instantâneo, então não dá aquele cagaço do Dark Souls de vir o chefe vindo na sua direção enquanto está bebendo o suquinho de laranja. xD


No começo achei mais difícil que Dark Souls, mas fui me acostumando e já a partir do segundo chefe já comecei a achar mais fácil. Ganhei dele de primeira, mas no finalzinho comecei a vacilar e matei só com um fiapo de HP, hehe.
Ainda não entendi como funciona o autosave, tem checkpoint se der quit e reload, mas teve hora que parece que só volta pra um checkpoint bem atrás e tem hora que parece que volta em um lugar inesperado. Nem sei explicar direito.
Parabéns ! Gostei bastante dele mas não cheguei a terminar tbm, pendencia antiga