Com o recente fechamento da Japan Studio, um dos mais antigos e criativos estúdios da Sony, resolvi escrever esse artigo para refletir sobre as decisões do CEO Jim Ryan nos últimos anos. Jim Ryan é um dos funcionários mais antigos da empresa, desde 1994, mas foi em 2019 onde ele assumiu o comando da divisão de games da Sony.
Ele nunca foi bem visto pelos jogadores, primeiro por causa de declarações polêmicas, como dizer que ninguém gosta de jogo velho, para tentar explicar a ausência da retrocompatibilidade do PS4 com outros consoles da Sony, e também quando ele disse que os exclusivos da Sony iriam sair para PC e que fez isso para ajudar as vendas do PS5( Uma péssima explicação).

A polêmica mais recente foi o fechamento da Japan Studio, e sabem qual foi o motivo? A Japan não queria fazer jogos populares como outros estúdios da própria Sony, então nosso querido CEO decidiu passar por cima do estúdio mais criativo da Sony, deixando vários desenvolvedores de peso sair da empresa e deixaram apenas a Team A.S.O.B.I no lugar. Vocês devem estar se perguntando: "Se as declarações e decisões dele são ruins, por que ele continua na empresa?" O motivo é simples: Dinheiro. Jim Ryan é apenas um empresário e não um gamer, diferente de nomes como Shuhei Yoshida e Mark Cerny que mesmo tendo um lado "empresarial", eles adoram vídeo-games e jogam até hoje. O que eu quero dizer é que a visão dele do mercado é extremamente limitada, mesmo ele fazendo a Sony ganhar muito dinheiro, ele toma decisões que não agradam os jogadores, pois como ele não é um jogador, ele ignora completamente a opinião deles.
Para Jim Ryan, a decisão correta é aquela que dá lucro, mesmo que a decisão não agrade os usuários do Playstation, um tipo de pensamento parecido com o presidente da Konami, que faz a empresa ganhar toneladas de dinheiro, mas para isso, eles tomam atitudes ruins para os jogadores. Como se isso já não fosse o suficiente, Jim Ryan vai lançar um jogo produzido pela Sony (MLB The Show) diretamente no gamepass no dia do lançamento, ou seja, os usuários do Playstation terão que pagar preço cheio no jogo para poder jogar, enquanto os usuários do Xbox irão jogar praticamente de graça no lançamento.
Será que esse é o começo do fim? Sabemos que a divisão de games da Sony rende bastante dinheiro, principalmente por conta do Jim Ryan, mas será que isso continuará nos próximos anos? Muitos jogadores não estão contentes com as atitudes dele, e alguns estão até pensando em investir em outras plataformas ao invés do Playstation. Está faltando aparecer algum nome de peso de dentro da empresa para bater de frente com ele, pois Jim Ryan, que atualmente é considerado o pior CEO da história da Sony, está simplesmente destruindo a marca Playstation, não do ponto de vista financeiro, mas com atitudes ruins para os usuários da plataforma.
Sempre esqueço da existência desse jogo, demorou tanto pra sair, que até esqueço que saiu XD
Tenho que pegar ele pra jogar ainda, mas acho que primeiro teria que terminar o ICO, que acho CHAAATO.