This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • bobramber Jefferson Da Silva Prado
    2022-04-25 10:56:37 -0300 Thumb picture
    bobramber checked-in:
    Post by bobramber: <p>Após ler o post do @anduzerandu, resolvi conhec

    Após ler o post do @anduzerandu, resolvi conhecer e o finalizei em três ou quatro jogatinas de uma hora.

    É um puzzle lançado para diversas plataformas em 2017. A jogabilidade baseia-se em manipular imagens de forma a encaixá-las lado a lado ou sobrepor-las. Parece simples, mas não é tanto.

    Desenvolvido por uma única pessoa

    Tem duração aproximada de duas a três horas e a história acompanha o encontro de um garoto com um monstro. Confesso que mal consegui entender, tanto que tive uma interpretação diferente ao do colega que postou antes.

    Fui totalmente blind e é claro que demorei um pouco para entender as mecânicas, e mesmo após ter entendido, ainda sofri bastante.

    O desenvolvimento começou como uma tentativa (falha) de um romance gráfico interativo

    Quase desisti em determinado momento, mas resolvi ver um vídeo guia, tamanha era minha curiosidade para resolver o puzzle em que empaquei (essa parte acima no deserto). Fiquei surpreso ao perceber que estava praticamente resolvido, faltava apenas um pequeno detalhe (exatamente como na imagem). Nessa consulta, o jogador foi falando o porquê que se resolvia de tal maneira, isso me abriu os olhos e consegui enxergar o game de uma maneira mais simples e objetiva, pois até então estava muito apoiado na estratégia de tentativa e erro.

    Depois disso ficou bem tranqüilo e evolui rápido, tanto que a última parte foi facílima.

    Gorogoa levou seis anos para ser finalizado

    O visual é muito bonito e a jogabilidade casa bem com o celular, mas jogá-lo numa tela grande deve proporcionar um melhor aproveitamento de sua beleza.

    Curti bastante.

    15
    • Micro picture
      jcelove · 2 months ago · 2 pontos

      Esse é o tipo de game que vc olha e nao entende nada. Tem no gamepass mas acho q nao é pra mim.

      2 replies
    • Micro picture
      anduzerandu · 2 months ago · 1 ponto

      Que massa que curtiu! Essa parte aí foi a primeira que empaquei e demorei um bocado também. Depois dessa teve mais outra mas porque meio que vacilei de não perceber o encaixe das cenas e porque a jogabilidade ficou bem mais profunda e cheia de possibilidades. Mas gostei bastante também!

      1 reply
  • anduzerandu Anderson Alves
    2022-04-19 23:50:59 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: Gorogoa

    Zerado dia 19/04/22

    Cara, que loucura! Eu nunca tinha ouvido falar desse jogo até uns dois dias atrás, mas fiquei sabendo de sua existência graças às minhas buscas relacionadas à Annapurna Interactive. Pois é, mais um!

    Fui verificando os jogos conforme eles foram lançados e vi alguns que não conhecia. Resolvi ir atrás deles por ter alguma noção de suas qualidades e até já ter a maioria na minha biblioteca, mas o que diabos era esse tal de Gorogoa? Vi as imagens e vídeos dele na Google Play e já fui baixando!

    Mas também vale dizer que vi alguns outros jogos que nunca ouvi falar na lista e não tenho planos para jogá-los, a não ser que seja convencido que valham a pena em algum momento futuro.

    E que jogo interessantíssimo! Eu acho que nunca vi nada igual! É até difícil dizer como ele funciona, até porque mesmo jogá-lo é meio estranho (sobretudo no início).

    Sem nenhum tutorial e totalmente contado por imagens, fica ao seu critério experimentar, aprender e interpretar a experiência.

    Mas seria algo mais ou menos assim: você tem painéis, como numa história em quadrinhos (no máximo 4 por vez na tela). Você pode rearranjar esses painéis na ordem que desejar e alguns deles permitem certas interações, como dar zoom, mover a câmera horizontalmente ou verticalmente e coisinhas assim.

    Seu objetivo é navegar e interagir com esses painéis de forma que eles se conectem e permitam que algo aconteça, como o desbloqueio de mais lugares ou painéis na tela.

    As vezes basta ver como eles se completam e colocar 2 lado a lado ou um em cima do outro. As vezes um painel pode ser colocado sobre o outro e juntos criam um mecanismo funcional ou coisa do tipo.

    Parece simples, mas como esses painéis geralmente parecem estar em contextos completamente diferentes e cheios de cores, é muitas vezes difícil perceber que uma cena específica se encaixa perfeitamente com a outra. Muitas vezes você tem um painel com um círculo vazado no meio, por exemplo, e sabe que precisa o sobrepor sobre algo que se encaixe perfeitamente ali, mas para conseguir um painel com essa forma, você tem que fazer outras combinações antes.

    Uma coisa muito bacana sobre Gorogoa é que ele tem um enredo: um monstro ataca a sua cidade e você deve ir atrás de 5 esferas para fazer uma oferenda e cessar os ataques. Então é como se você pudesse separar o jogo me diferentes capítulos, cada um focado numa esfera. Raciocínio bacana inclusive para saber quando dar uma parada quando cansar.

    Apesar disso, saber para onde você está indo ou como alcançar cada objetivo é sempre algo impossível de prever. Ou seja, você entende a história, mas o que acontece entre cada aquisição das esferas, a parte do gameplay, fica totalmente à sua interpretação própria visto que Gorogoa é bem artístico e lúdico, e isso constitui os pontos altos da experiência.

    O site howlongtobeat.com menciona que a aventura dura 2 horas, mas esse é um daqueles casos difíceis de acreditar, principalmente por não se tratar de um título muito popular. Isso quer dizer que um único usuário do site pode tê-lo terminado, calculado a sua duração mentalmente e publicado esse tempo.

    Digo isso porque sinto que devo ter jogado pelo menos umas 3 horas. Pelo menos! Como a ação é simples e rápida, muita coisa acontece dentro desse tempo!

    O início mesmo você está tentando entender como funcionam as coisas e no final os puzzles ficam mais complexos, com painéis cheios de possibilidades, múltiplos encaixes entre eles e maior necessidade de lógica para poder prosseguir sem se frustrar.

    Não posso deixar de mencionar o quão genial esse jogo é. Se você gosta de puzzles e até procura algo bom para celular, esse é o canal!

    Quer dizer, ele é um puzzle do início ao fim, de uma forma muito boa!

    Além disso, a aventura nunca me cansou, apesar de eu ter ficado sem saber como prosseguir uma vez ou outra nesses dois dias que joguei.

    A qualidade dos puzzles se manteve muito alta e o jogo me surpreendeu do inicio ao fim. E que final gostoso!

    Infelizmente o valor replay fica por conta de dar um tempo e experimentá-lo novamente depois de longos intervalos. Mas é algo tão bem feito que vale a pena!

    Descobri ainda que o danado está disponível em todas as plataformas atuais. Como assim? Talvez seja o nome bizarro ou falta de marketing, mas fica a dica mesmo eu achando que talvez seja outro título melhor no mobile!

    Resumindo: Gorogoa é um dos jogos mais originais que já joguei e um puzzle muito gostoso. Apesar de limitar bastante as possibilidades, chega a ser bem desafiador em alguns momentos e é o tipo de coisa que me agrada. A simplicidade na jogabilidade e como a trama se desenrola no próprio gameplay é muito interessante!

    De bom: visuais lindos. Boa trilha sonora. Puzzles muito criativos. Enredo que dá boa motivação ao jogo existir. 

    De ruim: as vezes requer um pouco de experimentação pois alguns painéis acabam tendo interações inesperadas.

    No geral, eu gostei demais da curta experiência e vou recomendar para todos aqueles que gostem de puzzles e belas artes. Um tanto difícil de explicar, então vale a pena ver um trailer, caso você esteja interessado! Forte candidato à um dos 10 melhores do ano. Jogão!

    13
  • majimbuu Paulo Victor
    2020-02-16 21:45:05 -0300 Thumb picture
    majimbuu checked-in:
    Post by majimbuu: <p>Ouvi falar desse jogo numa lista de melhores da

    Ouvi falar desse jogo numa lista de melhores da década do Overloadr por acaso, e quando vi que era para Android, me interesse. Há algum tempo, venho querendo catar o que tem de bom de verdade para a plataforma mobile.

    Para quem nunca viu ou ouviu falar desse jogo, é muito difícil de explicar, mas vamos lá....

    Gorogoa é um puzzle que consiste em sobreposição de imagens que estão sempre dispostas em quatro quadros da tela. É uma parada meio surrealista, que envolve perspectiva, e você tem que combinar padrões para passar do desafio.

    O nível de dificuldade, para mim, foi bem de boa. Não foi fácil a ponto de ficar desinteressante, nem foi difícil a ponto de frustrar. Alguns puzzles deram trabalho, mas a sensação de resolvê-los compensou a frustração.

    O enredo é tão abstrato e desconexo quanto o gameplay. A interação entre esses dois elementos, aliás, torna o game uma experiência realmente memorável. 

    Enfim, o jogo é curtinho mas também é barato e está em todas as plataformas possíveis. Aconselho jogar no celular pq parece que o jogo foi feito para funcionar apenas pelo toque.

    0
  • thejosephkorso Helton Carvalho
    2019-08-28 23:55:08 -0300 Thumb picture
    thejosephkorso checked-in:
    Post by thejosephkorso: <p>Acabei de terminar esse game.</p><p>Na linha de

    Acabei de terminar esse game.

    Na linha de Machinarium e Samorost, simplesmente fenomenal.

    Bela arte, incrível trilha sonora, consegue transmitir todo um enredo sem falar um 'A'. São várias épocas da vida do protagonista, desenvolvendo e até patrocinando que coisas aconteçam, como se presente, passado e futuro fossem realmente uma coisa só, no continuum tempo-espaço.

    Para quem conhece conceitos místicos/ocultistas/filosóficos embebidos em coisas triviais do cotidiano humano, verá muitas mensagens gritantemente telegrafadas nos eventos.

    Como um puzzle, ele é realmente curto, mas gostei bastante da experiência como um todo. Nada super complexo que te impeça de prosseguir. Ainda acho a arte incríve. Desenhada à mão, não duvido que tenha sido vetorizada ou coisa assim, pois é bem alto padrão.

    4
  • lica Liliane Santana
    2019-07-02 20:57:49 -0300 Thumb picture
    lica checked-in:
    Post by lica: <p>QUE JOGO MARAVILHOSO!&nbsp;</p><p>#img#[645737]<

    QUE JOGO MARAVILHOSO! 

    Estou apaixonada! Quem sabe eu  faça os 100% nele, só faltam duas conquistas. 

    ;)

    29
    • Micro picture
      msvalle · almost 3 years ago · 3 pontos

      Esse jogo é fantástico, pena que é relativamente curto.

      2 replies
    • Micro picture
      jcelove · almost 3 years ago · 3 pontos

      Nao é meu tipo de jogo mas é legal ver vc fazendo check in @lica . Deve ser maneiro mesmo! Vai fundo nessas conquistas!

      4 replies
    • Micro picture
      fredson · almost 3 years ago · 2 pontos

      A Amanda Ripley ainda está te esperando...
      XD

      1 reply
  • zandryx Elisandro Vianna
    2019-01-14 17:13:58 -0200 Thumb picture
    zandryx checked-in:
    Post by zandryx: <p><strong>Platina #168</strong></p><p>#img#[610560

    Platina #168

    Meus amigos, que jogo maravilhoso!

    Lindo demais, divertido demais, surpreendente demais.

    Uma mostra de como a criatividade humana ainda pode chegar a locais que possivelmente não exploramos, o gameplay desse jogo é simplesmente genial, com muitos pedaços ainda bem impressionantes. Alguns eu demorei p entender o q fazer pq era uma coisa tão criativa q nem eu mesmo tava conseguindo raciocinar kkkkk

    Anapurna tá de parabéns viu.

    Deu gosto de ter essa platina na estante.

    @platinadores

    16
  • ticianavalle Ticiana Valle
    2018-08-06 20:48:25 -0300 Thumb picture
    ticianavalle checked-in:
    Post by ticianavalle: <p>Platina #6</p><p>#img#[574362]</p>

    Platina #6

    20
  • ticianavalle Ticiana Valle
    2018-08-05 15:49:15 -0300 Thumb picture
    ticianavalle checked-in:
    Post by ticianavalle: <p>Que puzzles maravilhosos!!! Só n platinei ainda

    Que puzzles maravilhosos!!! Só n platinei ainda pq tem troféu de speed run, coisa que detesto. Mas farei futuramente.

    16
    • Micro picture
      msvalle · almost 4 years ago · 2 pontos

      Que bom que você gostou, ele é uma pequena obra de arte em formato de puzzle.

      1 reply
    • Micro picture
      lipherusyt · almost 4 years ago · 2 pontos

      As famigeradas conquistas de tempo...

  • msvalle Marcos
    2018-08-03 22:42:56 -0300 Thumb picture
    msvalle checked-in:
    Post by msvalle: <p><em><strong>Platinado!</strong></em><br>Um jogo

    Platinado!
    Um jogo de puzzle tão curto devia ter vergonha de ter platina (e ainda por cima os outros troféus são de ouro). Um 100% estaria de bom tamanho =P

    @platinadores

    32
    • Micro picture
      igor_park · almost 4 years ago · 1 ponto

      O critério para se ter platina é algo que queria conhecer, como Beyond Good and Evil não tem platina e jogos fragments to midnight tem

      3 replies
    • Micro picture
      lipherusyt · almost 4 years ago · 1 ponto

      Parabéns!

      1 reply
  • msvalle Marcos
    2018-08-03 09:17:33 -0300 Thumb picture
    msvalle checked-in:
    Post by msvalle: <p><strong><em>Concluído!</em></strong></p><p>Apesa

    Concluído!

    Apesar de ser curto, o jogo é muito bem bolado.

    Recomendo para quem curte um bom puzzle que brinca com perspectiva e profundidade.

    27

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...