Terror de sobrevivência lançado em 2014 cuja história segue a filha da protagonista dos filmes, quando ela vai a uma estação espacial investigar o desaparecimento de sua mãe. O jogo foca na furtividade (stealth) e foi aclamado pela direção de arte retrofuturista, sonoplastia e inteligência artificial, recebendo críticas pelos personagens rasos e longa duração.
Há muito tempo ouço falar da qualidade deste game, como uma das melhores experiências do gênero de terror. Finalmente comecei a degustá-la
O comecinho foi bem fácil, mas quase abandonei logo depois de pegar a ferramenta de hack, na hora em que precisamos encontrar uma bateria para fazê-la funcionar. Eu não conseguia passar escondido de jeito nenhum pelas três pessoas que estavam andando pelo saguão. Fiquei uns dias sem jogar, tentei de novo e nada, eles só me matavam. Resolvi ver uma gameplay dessa parte e entendi o que estava fazendo de errado: não matando. Sério, não sabia que dava para atacá-los. Depois que descobri isso foi tranquilo.
Depois de pegar a bateria precisava passar novamente por esse saguão, só que agora desviando do alien. Nossa, que tenso. A partir daí todo local em que fui passou a ter esse clima, lembrando muito bem o próprio filme (que é fenomenal por isso).
Ah, deixei para jogar apenas a noite e com fones de ouvido, e foi uma ótima escolha. A questão dos sons é um grande destaque, já que dificilmente vemos os inimigos, principalmente o alien. Porém os ruídos que escutamos são de arrepiar
Na quinta missão eu fiz tudo certinho, explorando os locais antes de ir ao objetivo, estava na sala do save quando ouvi o monstrão perto, me escondi num armário por precaução, já tava acostumado… Mas não é que o filho da mãe resolve usar o olfato. Apareceu uma orientação para eu apertar LT… E eu sei lá qual botão se chama LT (meu último videogame foi um PS1), morri com muita raiva. Depois morri diversas vezes até saber que deveria me afastar da porta do armário E trancar a respiração com LT.
Não dá para ver direito, mas quem jogou sabe da sensação de estar escondido no armário e vislumbrar o alien te procurando
Finalmente passei a missão, mas na próxima só morria. Então baixei a dificuldade para o Fácil. E adivinha?! Continuei morrendo… Que ódio!!! Sou péssimo em stealth.
Por enquanto estou com vergonha de me negando a baixar a dificuldade novamente para o ‘Novato’, mas tá começando a ficar frustrante… Aceito dicas, haha. Será que, ao invés de explorar, deveria ir direto para os objetivos?
Po, se coloca no lugar da Amanda, não precisa de reduzir a dificuldade, só usar o instinto de sobrevivência mesmo. Minha primeira vez que zerei já fui direto na dificuldade mais alta. XD
Esse jogo é pra mim um dos melhores survival que existe, e ele é muito subestimado. Platinei em 2018, e além de ter o troféu de zerar na dificuldade mais alta, ainda incluía um troféu de não matar nenhum humano durante o game. E depois joguei mais uma vez na dificuldade mais baixa pra conseguir o troféu de não morrer nenhuma vez.
Ah, e cuidado que a IA do Alien aprende os seus movimentos e locais de esconderijo se ele ver você se escondendo em algum lugar. Se ele ver você se esconder no armário, por exemplo, e você conseguir escapar, ele vai passar a arrebentar os armários achando que você está dentro de algum deles por um tempo....ele aprende até se ele te vê passando muitas vezes na frente ou em baixo de dutos de ventilação pra pular em cima de você.