This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • 2021-04-30 22:58:06 -0300 Thumb picture
    kratos1998 checked-in:
    Post by kratos1998: <p>Zerado!</p><p>Jogo belíssimo e deu vontade de te

    Zerado!

    Jogo belíssimo e deu vontade de testar o Journey q nunca joguei!

    Os visuais são insanos, é muito lindo e colorido. O estilo artístico dá um show!

    O jogo me pegou muito pq tenho fascínio/medo do mundo marítimo, acho fascinante a vida marítima, ao mesmo tempo q morro de medo do mar!

    Os animais são muito bem feitos e a variedade é gigantesca. Tem até animais que já não existem mais.

    A trilha sonora é impecável e toda a composição de cores, trilha e planos me lembrou muito As aventuras de Pi, filme que amo de coração.

    A parte mais fraca do jogo é a jogabilidade como um todo, ela tem pequenos problemas que me atrapalharam vez ou outra, as vezes n conseguia fazer um movimento desejado ou etc.

    Senti tbm, q apesar de ser um jogo simples, eles podiam ter usado a criatividade para usar melhor os animais, nada absurdo, mas criar alguns mini desafios na campanha que necessitassem de certo animal, por exemplo. Talvez ligar algo com uma enguia, ou atravessar algum local com um salto de golfinho, quebrar alguma pedra com um peixe boi e por aí vai; pq no fim do jogo temos o auxílio de um animal e senti falta disso no resto do jogo.

    Abzu é um jogo belíssimo, que assim como os vastos oceanos que cobrem a Terra, está cheio de criaturas encantadoras, e amedrontadoras tbm, que vai agradar todos que desejem contemplar uma bela experiência.

    Nota 8.7

    13
  • anduzerandu Anderson Alves
    2021-04-13 08:48:49 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: ABZU

    Zerado dia 12/04/21

    Zerei Gris e caí direto em outro desses jogos artísticos: ABZU! O motivo disso é que em parte eu ainda estava "no clima", e parte porque era um dos jogos mais curtos que eu tinha para jogar no Nintendo Switch.

    E falando nisso, eu só descobri que ABZU estava disponível na plataforma quando o comprei nessa super promoção, pois pra mim ele GRITA Playstation!

    ABZU é um jogo "irmão" de Journey, criado por parte das mentes por trás do clássico do PS3. Pessoalmente, eu não sou muito fã dele, mas entendo sua importância e também não desgosto.

    ABZU é o tipo de experiência que eu já esperava: nadar e nadar, cenários bonitos e... relaxar. O jogo inteiro é isso. Cerca de uma hora e meia disso.

    Ao começar a aventura, nada é explicado. Você mergulha e logo os comandos são ensinados num mini tutorial. 

    O gatilho direito faz você mergulhar e meio que mantém o personagem nadando. 

    O botão A faz você "acelerar". 

    O analógico direito controla a câmera ao seu redor.

    O analógico esquerda orienta a direção que o personagem nada.

    É possível segurar peixes também, mas só usei isso no tutorial.

    Tive que mexer um pouco nas configurações pois o movimento de câmera estava invertido, o que não estava funcionando pra mim, mas mantive assim para o nado vertical.

    Depois de um pouco tempo para me habituar ao controle do personagem, o jogo praticamente se guia sozinho. Enquanto você nada em linha reta, é bastante fácil saber para onde ir, bastando ir em direção a primeira abertura nas rochas ou porta que você avistar.

    Pra ser bem sincero, a maior parte do tempo há pouca liberdade e os cenários são corredores. Outras vezes há grandes aberturas no mar que você pode ficar explorando, mas não vi motivos pra isso. 

    ABZU proporciona visuais diferentes em diferentes áreas e faz questão de jogar isso na sua cara conforme você nada. Enquanto estiver se dirigindo à próxima "porta", você vai ter visto muito bem o cenário, suas novidades e demais elementos (como a vida aquática).

    Mesmo com eventuais mudanças, raramente há um sentimento de novidade, sobretudo quanto mais você joga. As vezes o cenário que tinha uma cor predominantemente azul agora vira roxa e coisas assim.

    Avançando um pouco você vai encontrar objetos que pode interagir. Esses objetos ficam com um ícone em cima para que você consiga os perceber mesmo de uma boa distância e desde então já podem ser interagidos com o botão Y.

    Essas interações são predominantemente lineares e você as faria em todas as vezes que jogasse ABZU, como abrir portas, ativar mini submarino ou mandá-los ativar algum botão ou mesmo acionar dispositivos que abrem portas, permitindo assim o progresso.

    Há umas estátuas que você pode usar para meditar que servem como colecionáveis pois as memórias ficam salvas no menu principal (e dão um motivo para replay). Depois de terminar a aventura, notei que no menu principal eu podia ver o que faltava dessas memórias e selecionar capítulos para focar em achá-las.

    Para quebrar a monotonia, em algumas partes o jogo acelera bastante como numa corrente marítima e você nada como se estivesse voando livre pelos céus, como a experiência de outro clássico do PS3, Flower.

    A música se intensifica e dá um certo gás ao jogador. Se você encostar em cardumes de peixe, o personagem dá uma pirueta e aquela sensação de acelerar.

    Outras partes contém desafios a mais, como minas marítimas que você deve evitar passar perto e ativá-las, o que faz com que o personagem tome uma onda elétrica e fique fora do controle por uns poucos segundos. Você não morre, mas dá um pouco de agonia de fazê-lo tomar dano ou fazer com que o jogo fique mais lento ainda.

    Uma coisa estranha desse jogo é o fator imersão. Ele existe mas não existe ao mesmo tempo. Apesar do jogo ser bonito, ele não é tão bonito assim, principalmente pelo visual cartunesco que quebra um pouco a imersão pra mim. Tem uma parte que um tubarão interage com você que só faltou ele falar ou dar um sorriso. Eu simplesmente não consigo acredito que aquilo é real.

    Ainda assim, o jogo não é cartum o bastante como uma dessas animações de cinema. É uma coisa mais voltada a realidade mesmo, mas com texturas meio... bobas?

    Alguns elementos visuais são mais bacanas, como a iluminação e a música ajuda também (apesar de eu ter sentido falta de algo com mais personalidade e bonito como a de Gris), enquanto  as limitações do hardware do Switch podem ter limitado um pouco a minha percepção dessa realidade com ocasionais problemas de frames (não sei se são exclusivos dessa plataforma).

    O fato é que volta e meia eu me pegava pensando na morte da bezerra enquanto o jogo se guiava sozinho na mesmice.

    A parte mais interessante de ABZU pra mim foi um ponto que acessamos instalações subaquáticas que até me lembraram um pouco de Metroid Prime. Nesse momento eu acordei! Parecia que seria a guinada perfeita do mundo naturalmente perfeito para algo mais sério e até novas formas de jogar.

    Bom, de certa forma o jogo seguiu um pouco esse lance de interferência artificial nos mares, mas logo o jogo voltou a ser o que já era dede o início. 

    Ao menos teve um momento ou outro que andei em terra firme! E o personagem também meio que se revela não ser exatamente o que a gente imaginava.

    Fora isso, nada e nada em linha reta até acabar o jogo (nem pra ter um puzzlezinho ao menos).

    Resumindo: ABZU é um jogo bonito e uma experiência bem divertida, um prato cheio para quem curte clássicos como Journey, Flower e flOw. Quem sabe até o Gris? Não é um jogo pra mim, com certeza, mas fiquei com a impressão de que é apenas um título para relaxar e viajar na maionese pois mesmo uma mensagem ele pareceu quase nem ter

    De bom: controles simples. Qualquer um consegue jogar. Visuais bacanas e relaxantes dos cenários.

    De ruim: super linear. Desafio zero. Repetitivo e previsível. Bem menos imersivo do que eu esperava. Jogo ABZUrdamente fácil. Várias partes que o jogo se joga sozinho.

    No geral, é um desses jogos artísticos, e um daqueles feitos para quem não quer ou não sabe jogar muito bem, algo diferente (e até merece respeito por isso). Ainda não o joguei, mas tenha a impressão de que Subnautica seja a melhor escolha para quem quiser um jogo de verdade abaixo das águas, e assim espero. Pessoalmente, acho que o visual deve apenas complementar o gameplay. Imagine que esse jogo fosse completamente sem texturas e efeitos de luz, seria divertido? Nunca acreditei que gráfico ou estética fizesse um jogo ser bom, e esse é o caso aqui. Passável.

    15
    • Micro picture
      santz · 28 days ago · 1 ponto

      1 hora e meia e um jogo só de contemplação? Estranho demais...

      1 reply
  • allanwerghi Allan Werghi Sanabria
    2021-04-13 00:55:30 -0300 Thumb picture
    allanwerghi checked-in:
    Post by allanwerghi: <p>Aproveitando a Play at Home pra jogar essa marav

    Aproveitando a Play at Home pra jogar essa maravilha.

    O jogo é lindo demais mas achei o nado meio cagado e lento.

    Enfim, mais um 100%

    4
  • hyuga Sérgio Henrique
    2021-04-04 02:50:40 -0300 Thumb picture
    hyuga checked-in:
    Post by hyuga: <p>Abzû finalizado 02/04/2021</p><p>Finalizei na se

    Abzû finalizado 02/04/2021

    Finalizei na sexta feira e esqueci de postar. Eu iria jogar com um vídeo de coletáveis, mas o game é tão artístico que achei que deveria curtir antes de pegar os coletaveis. Jogo artístico, trilha sonora espetacular recomendo a todos que joguem.

    @desafioanual

    LISTA DE JOGOS FINALIZADOS 2021

    1. House of the dead overkill finalizado 02/01/2020

    2. Assassins Creed Rogue finalizado 10/01/2021

    3. Streets of Rage (master system) finalizado 10/01/2021

    4. Spider man finalizado 04/02/2021

    5. Spider man: O assalto (DLC) finalizado e platinado 06/02/2021

    6. Spider man guerra territoriais finalizado (DLC) finalizado 07/02/2021)

    7. Spider man comando silver (DLC) finalizada 09/02/2021

    8. Ratchet mas Clank finalizado 20/02/2021

    9.Double Dragon (arcade) finalizado 14/03/2021

    10.Abzû finalizado 02/04/2021

    23
    • Micro picture
      igor_park · about 1 month ago · 2 pontos

      Esse é um jogo muito bonito.
      O mar é o maior mistério da terra.

    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

      Lindo👌🏻
      Adorei jogá-lo...

  • ryou Rodrigo Santos
    2021-03-31 12:33:05 -0300 Thumb picture
    ryou checked-in:
    Post by ryou: <p><strong>FINALIZADO E 100%! </strong>🎮🏆</p><p>Sem

    FINALIZADO E 100%! 🎮🏆

    Sempre ouvi que isso aqui era o "Journey molhado", mas assim como sua contraparte desértica, esse aqui eu também demorei um bocado pra jogar.

    No fim valeu bastante a pena. Que jogo! E além das comparações com Journey, notei semelhanças também com Flow e Flower, principalmente o segundo, onde ao invés de pétalas nos seguindo pelo cenário, dessa vez temos cardumes inteiros.

    O único porém é na jogabilidade, pois em alguns momentos fica difícil ir pra direção correta, já que o boneco pode nadar pra todas as direções, diferente de qualquer jogo em terra firme.

    Somente após finalizar e voltar pra pegar os colecionáveis é que aprendi a usar o boost de nado x3, mas aí foi noobice minha.

    Tem quem gosta de gato, outros gostam de cachorro. Bitch, please! Eu tenho um tubarão!

    ABAIXO AS PIRÂMIDES!

    Ceninha bonita do urso e tal, mas olha o tamanho da ilhota! Aquecimento global é tenso...

    Seguindo na leva de jogos molhados, estou pensando em começar Subnautica, que saiu junto de Abzu naquele Play at Home. Ouço por aí relatos de "fui só dar uma olhada e fiquei 20 horas jogando".

    16
  • 2021-03-30 20:10:46 -0300 Thumb picture
    sergiosamsa checked-in:
    Post by sergiosamsa: <p><strong>Finalizado com 100% das conquistas</stro

    Finalizado com 100% das conquistas

    Jogo lindo demais! 

    O irmão desse jogo, o Journey, consegue ser graficamente mais bonito, mas esse Abzû eu achei lindo também e muito mais relaxante do que o Journey, que já é muito relaxante. Eu durmo vendo documentários marinhos no National Geographic Channel então...rsrs

    Na verdade, eu comecei a jogar sem saber que esse game era irmão do Journey. Só fui perceber isso quando eu estava jogando e reparava em muitas semelhanças entre os dois games, como fases, estruturas, trilha sonora e algumas mecânicas. De repente me peguei pensando "péra aí, isso é tipo Journey debaixo d'água." E quando fui pesquisar no google, era isso mesmo. 

    Uma grande surpresa, eu estava precisando de um jogo desse, veio em boa hora. Uma pena que não tem platina, pois merecia. Mesmo assim, fiz os 100% do game sem grandes esforços. 

    Alguém aí sabe de teorias que conectam as duas histórias (Journey e Abzû)? Elas são bem abstratas, dá apenas para supor possíveis narrativas, mas sempre tem alguém que inventa teorias pra conectar tudo.

    13
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

      É o jogo que mais me deu paz jogando...

      THE LAST GUARDIAN e RIME também...❤️

  • xch_choram Gustavo Rocha de Oliveira
    2021-01-12 00:33:42 -0200 Thumb picture
    xch_choram checked-in:
    Post by xch_choram: <p><strong>Finalizado n°5</strong>&nbsp;Jan 7, 2021

    Finalizado n°5 Jan 7, 2021

    @desafioanual n°1

    Ta rolando esse desafio de terminar 50 jogos, com oeu geralemente termino muito mais que isso, resolvi limitar o desafio aos jogos conseguidos de maneiras oficiais e que não sejam jogos gratuitos.

    bzû eu tinha comprado a alguns anos, achei que seria bem desestressante quando tava fazendo o tecnico junto com o ensino medio, mas eu acabei não jogando, então enfim -1 pro backlog da Steam, e infelismente (pra mim pelo menos) ele ainda saiu de graça na Epic.

    É um jogo bonito e relaxande, eu achei um pouco amendrontador, eu acho o mar e as criaturas que vivem lá apavorantes de vez em quando, a parte das baleias então, rapaz eu die um pulo, os dedos foram ali na direção do altF4 kkkk, o jogo é curtinho, e depois abre umas partes pra vc ficar vendo os peixes se mexerem numa visão seguindo os peixes.

    15
    • Micro picture
      supernova · 4 months ago · 3 pontos

      Sempre tenho este mesmo pensamento com água, tudo la parece tão assustador kk embora este jogo seja lindo.

  • brunothebigboss Bruno dos Anjos Seixas
    2020-12-04 20:15:32 -0200 Thumb picture
    brunothebigboss checked-in:
    Post by brunothebigboss: <p>Como eu disse no meu útlimo check-in, o foco por

    Como eu disse no meu útlimo check-in, o foco por enquanto passou a ser zerar os jogos que eu já tenho, e evitar a aquisição de novos (muito embora eu tenha uma novidade às senhoras e aos senhores), e começando (ou continuando) pelos mais curtos, temos uma aquisição da Plus, o Abzû, um jogo contemplativo que segue a mesma vibe de Journey (tem até alguns desenvolvedores da thegamecompany).

    Confesso que não achei mais marcante que Journey porque, assim como Os incríveis 2 está para o primeiro filme como simplesmente que continua a história, esse aqui continua com o mesmo clima, então pra mim o jogo inevitavelmente fica na sombra deste. O que não quer dizer que não tenha méritos, a direção de arte é de outro mundo, e as fases aquáticas são super suaves de se acompanhar.

    Assim como Journey, o enredo é bem abstrato, e embora tenhas umas suposições interessantes, no fim não importa muito não. É tudo pela experiência, assim como Journey.

    11
  • juninhonash Juninho Rodrigues
    2020-07-30 10:32:11 -0300 Thumb picture
    14
  • kleber7777 Kleber Anderson
    2020-05-31 17:14:13 -0300 Thumb picture
    kleber7777 checked-in:
    Post by kleber7777: <p>#img#[711457]</p><p>Finalizado!</p><p>É... é um

    Finalizado!

    É... é um jogo bonito. rs

    Não adianta, jogos no estilo Journey não me atraem. 😁

    11

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...