Medium picture

raiden Raiden

I think it's time for Jack...


over 9 years ago 2014-01-16

Ni no Kuni: Wrath of the White Witch

Antes de começar, gostaria da colaboração dos meus seguidores para que avaliassem essa minha análise. Se possível, comentem, e sintam-se à vontade para acrescentar algo que de repente eu esqueci ou me equivoquei. Vocês não tem noção do TRABALHO MONSTRUOSO que tive para fazer essa análise. Mas fiz com muito prazer pois trata-se de Ni no Kuni, um dos meus TOP 5 jogos favoritos de todos os tempos. E fiquem tranquilos quanto a spoilers. Eles não existem em minha análise! Podem ler tudo tranquilamente! Vai aqui o meu muito obrigado antecipado à todos! Aproveitem e espero que gostem! Bora lá!

INTRODUÇÃO:

Ni no Kuni é um RPG de aventura desenvolvido pela LEVEL 5, distribuído pela Namco Bandai lançado no Japão em novembro de 2011. Somente em janeiro de 2013 o game foi lançado pelo resto do mundo. O jogo está disponível para Nintendo DS, PlayStation 3 e uma versão remasterizada foi lançada para PlayStation 4 em setembro de 2019. A versão do Nintendo DS é uma versão muito simplificada com um sistema de batalha diferente porém se tratando da mesma história. Não foi lançado para 3DS porque o jogo foi lançado primeiro para DS no final de 2010 e só então teve uma versão para PlayStation 3 em 2011 chegando no ocidente somente em 2013. Minha análise aqui é baseada na versão de PS3 que foi onde joguei e zerei.

O game foi animado pelo esplendoroso Studio Ghibli que produziu animações épicas como "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Animado" entre muitos outros. Se existe alguém que ainda não ouviu falar do Studio Ghibli e nunca assistiu de perto um trabalho deles, não deve perder mais tempo! Pra quem for apaixonado por histórias fantásticas, comoventes com uma qualidade de animação impecável, tem que acompanhar de perto o trabalho desse estúdio. São simplesmente obras de arte! E Ni no Kuni não fica atrás, pois foi totalmente animado pelo Studio Ghibli.

ENREDO: 

Ni no Kuni tem uma história muito emocionante, bem amarrada e envolvente. O protagonista do game é Oliver. Um menino de 13 anos com um coração puro e caridoso. Vive na cidade chamada Motorville junto com a mãe Allie.

O início do jogo é focado no dia a dia do Oliver. Nesse mesmo início Oliver encontra o seu amigo Philip que diz que o seu pai estava construindo um carro de corrida pra ele mas que ainda não estava pronto e que queria testá-lo escondido à noite. Philip chama Oliver para ajudá-lo. Coisa mesmo de criança que adora aprontar né.

Oliver aceita e ambos saem escondidos de noite mas ao testar o carro, o mesmo quebra e cai na água. Como Oliver não sabe nadar, começa a se afogar. Philip mais do que depressa tenta ajudá-lo mas no caminho cai e se machuca. Quando tudo isso estava prestes a acontecer a mãe de Oliver acorda no meio da noite com aquele clássico sexto sentido que qualquer mãe possui e não falha, procurou Oliver pela casa e não o encontrou. Allie sai então pelas ruas desesperada procurando pelo filho. Quando ela ouve os gritos de Oliver e Philip, correu para água e salvou Oliver. Até aqui, tudo bem.

Mas após esses acontecimentos Allie teve fortes dores no peito e é levada para o hospital. Era um infarto pois sempre foi portadora de uma doença no coração. Allie morre... Oliver ficou sozinho. Foi adotado por uma vizinha amiga de sua mãe. Após cenas muito tristes e Oliver lembrando de tudo aquilo, um sentimento de culpa o tomou. Ele chorou muito obviamente e suas lágrimas ao caírem num bichinho de pelúcia que sua mãe fez pra ele, ganhou vida! Trata-se de Drippy!

Ele é uma espécie de fada madrinha de Oliver, porém é macho. É que não existe "fado madrinho". Mas no jogo (mais adiante) existe a ilha das fadas e lá sim tem fadas macho e fêmea. Drippy ao se apresentar a Oliver diz que ele é o menino escolhido de coração puro para salvar o seu mundo. Mas para isso Drippy diz a Oliver que ele precisa parar de ser um bebê chorão, amadurecer e conquistar o respeito de Drippy. Inclusive numa boa parte do game, Drippy só chama Oliver de bebê chorão. O mundo de Drippy seria um mundo paralelo de fantasia. Espelho do mundo real, ou seja, uma versão do nosso mundo real em fantasia.

Nele temos nossa "Alma Gêmea" com a mesma personalidade e compartilhando o mesmo coração. Por exemplo: quando sentimos inexplicavelmente uma tristeza é porque a nossa alma gêmea também está triste. Drippy diz que a Allie foi tirada à força do seu mundo e a alma gêmea dela foi capturada por Shadar. Um mago negro que estava destruindo o coração de todas as pessoas, afetando o mundo de Oliver também.

Drippy diz a Oliver que se ele o seguisse e lutasse contra Shadar, os dois mundos seriam salvos e havia uma esperança de trazer sua mãe de volta. Oliver então ganha uma livro de magia e um pedaço de madeira que seria uma espécie de varinha mágica para aprender a se tornar um mago e assim derrotar Shadar. Oliver parte junto a Drippy para o mundo de fantasia e assim a história começa.

JOGABILIDADE:

Ni no Kuni segue o mesmo padrão de qualquer jogo de RPG. Começamos somente com o Oliver, exploramos vários locais diferentes, cidades, conversamos com vários personagens e assim que Oliver e Drippy fazem amizade com certas pessoas, um novo membro entra para o grupo. A gente acaba se envolvendo demais com os personagens do game, além de todos os tipos de criaturas imagináveis. 

O game funciona da seguinte maneira. Nas batalhas controlamos Oliver (obviamente) mas também os "Familiares" que são muito parecidos com Pokemons. A aparência deles lembra demais Pokemon.

Existem vários e vários tipos. São 400 no total! Cada um deles tem um elemento: fogo, gelo, etc. E também cada um deles tem seus ataques específicos. Você pode evoluí-los aumentando os seus poderes usando itens específicos (comidas) encontrados no jogo.

Claro que também encontramos itens clássicos de RPGs no jogo como itens que recuperam vida, magia, status negativo, que ressuscita, enfim. Além é claro de armas, armaduras, acessórios tanto para Oliver quanto para os Familiares. Com relação às comidas, podemos dar aos Familiares e cada tipo de comida aumenta um status diferente. São chocolates, sorvetes, etc. Elas aumentam o ataque, a defesa física, a defesa mágica, a esquiva, enfim. Mas não podemos dar comidas aos familiares ilimitadamente. Pelo menos por um tempo. Pois vai chegar um momento que o familiar vai encher a barriga e aí ele não vai aceitar mais nada. Só depois de um certo tempo podemos alimentá-lo de novo.

Alimentando e evoluindo constantemente aquele familiar ganhamos o "amor" dele. E vai chegar um momento em que ele vai se sentir pronto para fazer uma metamorfose, ou seja, ele vai se transformar numa criatura mais evoluída. (Eu disse que lembrava muito Pokemon!)

Para fazer essa metamorfose precisamos de pedras mágicas específicas (pedra do sol, da lua, enfim) que seu familiar aceite. Alimentando o nosso familiar com essa pedra ele evoluirá para o nível 2 (não de level em si, mas level 2 de metamorfose!). No level 2 só existe uma forma. Mas no level 3 de metamorfose existem 2 formas de evolução. E dependendo da forma que se escolher, o familiar aprenderá novas habilidades que só aquela forma possui. Isso é extremamente viciante.

Oliver pode carregar com ele até 3 Familiares bem como seus amigos do grupo. Ou seja, no grupo podemos ter 4 integrantes (Oliver e mais três) e mais 3 familiares de cada integrante, totalizando 16 membros. Além de tudo isso também podemos carregar mais 3 familiares na reserva.

Em certos locais do jogo existe uma maneira de guardarmos aqueles familiares que não queremos no momento. Uma espécie de "banco de familiares". E mais tarde se quisermos, podemos pegar de volta aqueles familiares. Isso porque podemos capturar familiares ao longo das batalhas. Certas criaturas não morrerão nas batalhas. Apenas ficarão atordoadas com uns corações na cabeça. Nesse momento podemos usar a habilidade especial de uma outra personagem jogável no game (Ester) e capturar essa criatura usando sua harpa que encanta esses familiares. Capturando esse familiar podemos dar o nome que quisermos para ele.

No grupo podemos customizar da forma que quisermos esses familiares. Por exemplo: pode-se usar em combate Oliver e apenas mais um familiar guerreiro como o Mite, que é o primeiro familiar que aparece no jogo (e que eu pessoalmente nunca tirei do meu grupo). Ou, usar Mite, mais um mago de gelo e outro mago que só causa Buffs (status negativo) nos monstros, enfim.

SISTEMA DE BATALHA:

Quando andamos pelos mapas do jogo, podemos andar à pé, usando um barco ou até mesmo usando o dragão Tengri (que na minha opinião é o mais maravilhoso do game!). Só quando usamos o Tengri não temos batalhas.

Somos capaz de ver as criaturas no mapa pois elas ficam andando livremente pelo cenário. Assim que elas nos vêem, mais do que depressa partem pra cima se você tiver num nível igual ou inferior à elas. Caso contrários elas fugirão! Se encostarmos na criatura por trás teremos vantagem de um turno, ou seja, os monstros não atacarão durante um turno. Mas o mesmo vale se os monstros nos pegarem por trás. As batalhas são por turnos muito semelhantes ao sistema de batalha de Final Fantasy XII onde podemos andar livremente. Em combate podemos usar somente 3 integrantes, sendo Oliver e mais dois, sendo que cada um pode invocar um familiar se desejar. Ao iniciar a batalha, temos um menu onde podemos decidir com qual personagem vamos lutar. Podemos lutar com Oliver ou assumir o controle de outro integrante e aí a IA do jogo controla Oliver e o outro integrante. Supondo que escolhemos Oliver, podemos atacar, usar itens, usar o menu de táticas como por exemplo "Ataque a criatura mais fraca", ou "Cure quem estiver morrendo", e fugir. E claro, podemos usar as magias mega poderosas de Oliver (a minha predileta é a Astra!).

Se no início das batalhas escolhermos algum familiar pra lutar (seja qual for) ele assume o lugar do integrante. Mas, se o familiar sofrer dano, o integrante também sofrerá! Exemplo: escolhemos Mite para atacar. Se Mite sofrer dano, Oliver também sofrerá dano! E o mesmo vale para mana. Se Mite usar uma habilidade ela custará MP de Oliver! Resumindo: Oliver compartilha a mesma barra de HP e MP com os 3 familiares! Não tem uma barra de HP e MP para cada familiar.

Apenas os familiares tem uma barra específica de stamina. Representa o tempo que aquela criatura pode ficar em combate. Funciona assim: assim que o familiar entrar em combate essa barra vai começar a se esgotar. Se isso acontecer, a critura ficará inconsciente e não poderá mais lutar além de perder muito HP. Por isso é importante prestar atenção nessa barra e quando ela ficar vermelha devemos retirar essa criatura de combate e substituí-la por outro familiar.

Existe um esquema de defesa interessante. Para que ela funcione efetivamente, devemos acioná-la no timing exato. Por exemplo: em batalhas contras chefes, normalmente eles irão usar habilidades super poderosas mas sempre antes aparecerá um balão de história em quadrinho com o nome da habilidade. Ao aparecer esse balão devemos executar a defesa. Se houver demora ela não funcionará.

Uma outra coisa que ocorre com frequência nas batalhas é que quando usamos uma magia que exige um certo tempo de carregamento, ela falha. O que é pior. Falha e consome MP! Se a magia que o monstro soltou tem um tempo de carregamento menor do que a magia de Oliver por exemplo, no momento em que Oliver estiver carregando a magia acontecerá a cutscene da magia do monstro e a magia de Oliver é ignorada! Isso aconteceu diversas vezes comigo e é muito frustrante. Mas é engraçado que aconteceu apenas com algumas magias.

Existe também as "ordens imediatas" que são úteis para situações drásticas como por exemplo: apertando o botão "quadrado" ordenamos todos se defenderem ao mesmo tempo. Apertando "triângulo" todos atacarão ao mesmo tempo. Essas ordens são incrivelmente úteis.

Ocasionalmente durante as batalhas, orbes azuis e verdes cairão dos inimigos, onde as verdes regenera um pouquinho do HP e as azuis um pouquinho do MP. E eventualmente um orbe alaranjado irá cair também. Quando obtido pode-se executar um ataque especial super poderoso. Algo similar ao "Limit Breaker" de Final Fantasy VII por exemplo. 

Existem criaturas raras chamadas "Tokotoko" que se derrotadas nos darão 10 vezes mais xp do que o comum. Porém são super difíceis de serem encontradas e derrotadas. E caso encontremos elas no meio da batalha poderão fugir. Por isso deve-se matá-las o mais rápido possível! Ao final das batalhas o HP e o MP não se regeneram! Só regenera se subir de level, usando a pedra sagrada ou usando itens.

SAVE GAME:

No mundo real podemos salvar em qualquer lugar. Mas no mundo de fantasia somente em certos lugares onde não tenha nenhum inimigo próximo. Podemos usar uma espécie de pedra sagrada. Quando a usamos além de salvar recuperamos o HP e MP. É justamente do lado dessas pedras sagradas que geralmente fica o local para guardar e resgatar os familiares que mencionei mais acima.

HUD:

Na tela sempre teremos um mini mapa, mas apertando R1 podemos ver uma mapa geral do local bem como nossos objetivos (simbolizados com uma estrela) e outros pontos de interesse.

Ao pressionar (triângulo) acionamos o menu do jogo. nele existe a mala de itens onde guardamos tudo separado por categorias: itens, armas, itens de defesa, acessórios, comidas, ingredientes, etc. Podemos também acessar o caldeirão com direito a uma espécie de "Gênio da Lâmpada" (ele é o nosso alquimista) onde é possível criar novos itens e armas usando ingredientes específicos encontrados no jogo.

Também temos o Jornal onde acessamos todas as missões e caças aceitas, completas e em andamento, a opção de Party onde customizamos nossos familiares, enfim. Um detalhe... Cada vez que Oliver faz uma amizade com um integrante e ele entra para o grupo, esse integrante já vem com um familiar dele. Eu por exemplo nunca mudei esse familiar específico de cada integrante. Eles são os mais poderosos na minha opinião.

Temos também a Gaiola onde podemos alimentar nossos familiares com as comidas aumentando os status conforme mencionei mais acima. E temos também o Locket. Aqui terei que dar uma explicação mais detalhada e é um diferencial do jogo.

Oliver tem um colar especial com um recipiente mágico que, ao conversarmos com certas pessoas (mostradas como pontos verdes no mapa) que possuem sentimentos de sobra em seu coração, digamos assim. Essa pessoa foi contaminada por Shadar e seu coração foi corrompido. E Oliver tem que trazer esse sentimento de volta pra essa pessoa. Com o colar de Oliver podemos pegar emprestado um pouco desse sentimento para conseguir completar sidequests específicas.

Por exemplo: existe num reino x uma pessoa que está sem Amor em seu coração. Então devemos encontrar em algum outro reino do mundo (ou naquele mesmo reino) alguém que possua Amor de sobra, pegamos emprestado um pouco desse Amor e levamos até aquela pessoa sem Amor. Mas tem outros sentimentos como Fé, Entusiasmo, enfim. É pra isso que serve o Locket. Esse lado meigo do jogo se dá por se tratar de um protagonista que é uma criança com um coração muito puro. Isso pode fazer com que algumas pessoas levem a crer que o jogo é fácil por conta desse lado inocente. Mas eu afirmo que não. Ni no Kuni é bem mais complexo do que aparenta ou do que você imagina.

Essas side quests envolvendo essas pessoas não dão xp. Você pode pensar: "Então não vou fazer nenhuma!" Errado. Recomendo que faça todas! Eu explico. Essas missões nos dão estampas. Varia de cada missão. Tem missão que dá 4 estampas, tem missão que dá 8 estampas, enfim. No jogo nós sempre temos uma cartela com 10 espaços para serem preenchidos com estampas. Quando preenchemos uma dessas cartelas ganhamos um ponto de mérito.

Esses pontos de mérito podem ser trocados por habilidades especiais únicas no jogo, como por exemplo, dobrar a quantidade de xp ao matar monstros, aumentar a chance de um monstro dropar itens raros, aumentar a chance de um monstro ser capturado, enfim. Cada habilidade dessa tem um custo de pontos de mérito. Por exemplo: se uma habilidade custa 3 pontos de mérito, então precisamos preencher 3 cartelas de estampas! É justamente aí que entra a importância das missões usando o Locket! Pois algumas habilidades especiais são tão importantes que ao meu ver são indispensáveis no jogo!

Além disso existem outros tipos de side quests clássicas de qualquer RPG como por exemplo "leve esse item para mim para o reino x", "mate 5 monstros específicos para mim", "capture 3 monstros específicos", etc. Existem também missões de caça onde obtemos dinheiro, armas, itens raros. É essencial completar várias delas.

Voltando para as opções do menu, temos também a "Pedra Falante" que seria uma espécie de tutorial de tudo do jogo. Qualquer tipo de dúvida que tivermos de qualquer assunto, podemos acessá-la e lá obteremos uma explicação detalhada. Em inglês, pois o jogo todo está legendado em inglês. À não ser que você parta para roms traduzidas.

Por último temos o "Livro do Mago" (Wizard's Companion). Esse livro é simplesmente magnífico!

É o livro que Drippy dá para Oliver antes de irem para o mundo de fantasia. Quando o acessamos ele está quase sem página nenhuma. No decorrer do jogo através de missões nós vamos encontrando algumas delas e assim o livro vai sendo preenchido pouco a pouco. É primordial sempre consultar esse livro pois lá temos receitas para o caldeirão, além de informações valiosíssimas sobre familiares raros, armas e todos os tipos de itens raros, magias, enfim. Certos momentos do jogo temos que resolver puzzles absurdamente difíceis e muitos deles a resposta se encontra nesse livro! Que existe na versão de colecionador de verdade!! 

Oliver aprende durante o jogo inúmeras magias. Magias de ataque que podem ser usadas em combate como fogo, gelo, invocar guardiões e outros tipos de magias necessárias em certas situações específicas do jogo. Por exemplo: "Travel" para viajar para qualquer parte do mundo já visitado, "Take Hearth" para pegar emprestado um sentimento de sobra, "Give Hearth" para dar um sentimento coletado no Locket para uma pessoa, além de levitação, criar pontes, enfim.

AMBIENTAÇÃO:

O gráfico do jogo é cartoonizado para manter o visual de anime. Os cenários, a atmosfera de Ni no Kuni são simplesmente fantásticos, sensacionais, verdadeiras obras de arte. Florestas encantadas, amaldiçoadas, cavernas, deserto, área vulcânica, continente de gelo, enfim, uma variedade absurda e muito bem feita. Inclusive para se obter todos os mapas dessas regiões deve-se dormir em todas as pousadas que se encontrar. Cada pousada concederá um mapa.

TRILHA SONORA:

O jogo possui uma trilha sonora própria criada pelo mestre Joe Hisaishi!! Cada música é muito sentimental. Algumas delas são tão nostálgicas que eu sinceramente não aguentei. Rolou lágrimas aqui! Joe Hisaishi tem história.

Eu poderia falar meses sobre ele mas isso fica para uma outra oportunidade. Pra quem não o conhece saiba que ele é um gênio da música. A dublagem do jogo também é ótima! Tem a opção de dublagem em inglês ou japonês. Eu joguei com dublagem e legendas em inglês.

RESUMINDO:

Eu zerei Ni no Kuni em 55 horas mas não fiz todas as side quests. Ainda! Se completar todas acredito que talvez o jogo terá 80 até 100 horas de duração fácil fácil. No final das contas Ni no Kuni é um fantástico jogo de RPG com dificuldade interessante, diferente dos RPGs tradicionais. Ni no Kuni apesar de ter um clima meigo, "oooh que bunitinho", "oooh que fofinho", não se enganem! Esse jogo é bastante complexo e desafiador!

Pra quem é amante de RPGs vai adorar Ni no Kuni! Eu tenho certeza que nunca mais vou esquecer desse jogo assim como nunca mais esqueci (anos atrás) de Phantasy Star, Chrono Trigger, entre muitos outros. Ni no Kuni é um jogo maravilhoso! Nota 1000!

Se nunca jogou, considere pelo menos adicionar na sua lista. Não irá se arrepender. Facilmente um dos meus TOP 5 melhores RPGs de todos os tempos.

E ufa!! À todos aqui que quiserem me dar uma força pra me motivar à fazer mais análises, por favor avaliem, comentem e sintam-se à vontade para corrigir algo! Essa foi a minha primeira grande análise que fiz aqui no Alvanista. Deu um TRABALHO IMENSO. Mas valeu à pena. Muito obrigado à todos e até a próxima!

10 10 10
Overall
10 Gameplay
10 Story
10 Music
10 Graphics
Ambientação belíssima! Obra de arte!
Trilha sonora emocionante do mestre Joe Hisaishi!
História extremamente envolvente e emocionante!
Jogabilidade ótima e sistema de batalha dinâmico!
Um pós game sensacional com revelações de estourar o cérebro!
Desculpem! Não consigo encontrar nenhum ponto negativo nesse jogo!

57 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...