Medium picture

raiden Raiden

I think it's time for Jack...


almost 8 years ago 2015-07-08

Demon's Souls

Se existe ainda alguém que não saiba, Dark Souls é uma espécie de "sucessor espiritual" de Demon's Souls. Você é muito fã de Dark Souls 1, 2 ou 3? Agradeça a Demon's Souls! Dark Souls só existe por causa dele. Vamos conhecer então o PAI de Dark Souls! Preparados para conhecer o real significado da morte??

Introdução:

Demon's Souls é um RPG de ação lançado em fevereiro de 2009 exclusivamente para Playstation 3 desenvolvido pela From Software e distribuído pela Atlus e Namco Bandai. A proposta era simples: trazer de volta a alegria quase que masoquista dos gamers hardcore que à muitos anos estava abandonada. E porque não aproveitar e trazer para o lado negro da força os gamers mais casuais?? Se você que está lendo até aqui está cansado de ver boa parte dos games atuais só terem gráficos e te pegar pela mão enquanto "joga", continue lendo! Você tem que conhecer Demon's Souls. Mas o verdadeiro! A versão de ps3! Um jogo que é sim, tido e havido como muito difícil (e realmente é) mas que de fato lhe desafiará como nenhum outro game deixando-o completamente livre pra fazer o que quiser, que caminho seguir, quem matar e que rumo a sua história irá tomar. Mas para isso, claro, terá que morrer, morrer e morrer diversas vezes. Sim. A morte é a sua amiga no jogo! Pode acreditar. 

Uma pergunta que eu sempre vejo por aqui e que já respondi diversas vezes com a minha opinião é: Demon's Souls é mais difícil do que Dark Souls?? Na minha opinião, não! Então ele é fácil?? Evidente que não. Mas EM COMPARAÇÃO a Dark Souls ele é... menos difícil! Porque fácil nenhum dos dois são. Só que Demon's Souls possui características únicas que o torna mais FRUSTRANTE do Dark Souls! Essa é a palavra que melhor define o game.

https://youtu.be/dnEzkbdTa0I

Customização:

Assim que o jogo se inicia de verdade somos levados a uma tela de customização de personagem clássica. As opções são bem limitadas e horrorosas. Mas quem se importa. O foco aqui não é beleza do personagem ou desfile de moda. 

As classes fazem toda a diferença para jogadores iniciantes. São 10 no total:

Assim como Piromancer e Sorcerer são as classes mais recomendadas para iniciantes em Dark Souls, Magician, Royal e Temple Knight são as mais recomendadas em Demon's Souls. Isso porque as magias no game são absurdamente poderosas contra a maioria dos inimigos e chefes. Digamos que jogando com qualquer classe mágica seria o equivalente a um "modo very easy" do jogo. Mas, calma! A coisa não será TÃO fácil assim também. Volto a dizer: menos difícil! Se quer REAL desafio, escolha qualquer outra classe melee, que seria o equivalente a um "modo very hard". Claro! Exceto se você não for apressadinho e pegar uma certa espada num certo lugar do jogo que está disponível praticamente no início. 

(Raiden do futuro aparecendo agora pra dizer que na época em que redigi essa crítica não sabia disso... Kkkk.... Voltando ao Raiden do passado.)

Eu platinei o jogo com a classe Temple Knight. O que difere de uma classe para a outra é a distribuição de pontos em atributos como Vitalidade, Stamina, Força, etc. E isso faz toda a diferença no começo. Tudo dependerá de que tipo de personagem você vai querer desenvolver durante o jogo. Por exemplo: eu quero jogar como um Guerreiro com pura Força no estilo Conan. Escolha Barbarian ou Knight. Quero um Mago puro focado exclusivamente em magias, obviamente. Escolha Royal ou Magician. Mas e se eu quiser mesclar um Guerreiro com Mago, pode? Sim! Escolha Temple Knight que na minha opinião é uma excelente classe. Enfim. Entre outras possibilidades.

Enredo:

Primeiramente é preciso que se deixe claro que daria pra escrever um livro sobre esse assunto do jogo. Demon's Souls possui um enredo muito interessante mas não tão profundo e enigmático quanto o de Dark Souls, pelo menos na minha opinião. Nada em Demon's souls é entregue de bandeja para o jogador. Assim como na vida! Se quer algo, tem que correr atrás e se esforçar. E com o enredo desse jogo, não seria diferente. Portanto, cabe AO JOGADOR ir atrás dessas informações, conversando com NPCs, lendo descrições de itens e armas, realizando sidequests, enfim.

Mas o que podemos destacar do enredo base do jogo sem dar spoilers?? Bem. Resumidamente o jogo se passa no Reino de Boletaria. Até então, um reino pacífico, próspero e belo. Tudo graças ao Rei Allant que em busca de mais poder (como todo rei que se preze), conseguiu dominar o poder das Souls (Almas), proporcionando assim ainda mais prosperidade a Boletaria.

Mas num jogo com uma proposta hardcore, as coisas não poderiam continuar tão bonitinhas assim né. Foi então que uma misteriosa e gigantesca neblina preta foi cobrindo todas as terras da extremidade. Todos aqueles que foram pegos por ela, nunca mais se ouviu falar. Vários e vários guerreiros marcharam em direção a ela mas segundo as lendas ninguém conseguiu retornar. Exceto pelo famoso, hilário e tão idolatrado no jogo (pelo menos por mim) Vallarfax of the Twin Fangs! Tão amado e idolatrado quanto Solaire em Dark Souls.

Esse cara conseguiu sair dessa neblina gigantesca explicando assim ao mundo o que aconteceu. O domínio do "Rei" Allant sobre as Souls acordou uma colossal e misteriosa criatura chamada The Old One (O Antigo), o que ocasionou a aparição dessa misteriosa e gigantesca neblina preta que foi tomando Boletaria.

Com isso, demônios que se alimentavam dessas Souls (almas dos vivos) também foram libertos. Todos aqueles que perderam suas almas, perderam também sua lucidez tornando-se assim extremamente agressivos. Assim, o caos tomou Boletaria. À medida que os demônios se alimentavam mais e mais das Souls, mais poderosos e horríveis ficavam. A neblina tomava Boletaria cada vez mais e mais dando indícios de que não queria apenas Boletaria, mas também o mundo inteiro. Até que o nosso personagem atravessa a névoa dando início assim ao jogo. Sim, você é F*DA!!! Bem, isso é o que você irá descobrir jogando. Se o seu personagem será o escolhido e salvará o reino ou o tomará para ele, só o seu nível de paciência e determinação dirá.

Jogabilidade:

No início da jogatina passamos por um interessante e necessário tutorial. Para jogadores iniciantes recomendo absurdamente que não pule nenhuma etapa. De cara um detalhe: o jogo não tem pause! Acesse os seus menus em locais seguros! 

Comparando com Dark Souls, a jogabilidade é um pouco mais dura e bem travada. Mas com o tempo se acostuma. Enfrentando o chefe desse tutorial você vai começar a entender o que é Demon's Souls. E antes que alguém conclua, aviso que dá pra vencer ele nesse momento. Mas, considere esse o seu primeiro dos muitos desafios do jogo. Claro que não é obrigatório matá-lo nesse momento. Mas se você já jogou algum Dark Souls, siga em frente. Os comandos são os básicos de qualquer Dark Souls. Golpear, rolar (como sempre e muito!), esquivar, pular, executar backstab (o famoso golpe crítico executado pelas costas), defender, executar o parry (golpe com o escudo para desviar o ataque inimigo seguido de um golpe crítico pela frente), usar muitos e muitos itens consumíveis (nada de Estus Flask!), entre outros.

Caso você inaugure as suas mortes no jogo (bem como suas expressões faciais de indignação) com o chefe do tutorial, fique calmo. É normal e digamos que fazia parte do script. Sendo assim, o nosso personagem é enviado para o Nexus.

Aqui é o hub do jogo assim como Firelink Shrine em Dark Souls ou Majula em Dark Souls 2. Nessa terra dos mortos, guerreiros vagam tentando recuperar a sua forma física. Diversos NPCs (personagens não controlados) estão espalhados pelo cenário. Vendedor de itens, ferreiro, estocador de itens, mas a que merece mais destaque na minha opinião é sem dúvidas a Maiden in Black. É inegável a semelhança dela com a Emerald Herald de Dark Souls 2. Com ela podemos fazer upgrades no nosso personagem além de entender muita coisa da lore do game.

Demon's Souls não possui fogueiras com o famoso fast travel (igual a Dark Souls 1, 2 e 3). O jogo é todo dividido em mundos (são 5 no total) por meio de fases e é também no Nexus que podemos nos transportar diretamente para eles através das Archstones.

Por exemplo, o primeiro mundo se chama Boletarian Palace. Inicialmente só estará disponível a fase Boletarian Palace 1-1. E AQUI vem a parte que eu pessoalmente considero mais FRUSTRANTE no jogo. Muito mais do que em qualquer Dark Souls e eu explico o porquê. PRESTE BEM ATENÇÃO.

Vamos imaginar que você está no início da fase 1-1 de Boletarian Palace. Ali, obviamente existe uma Archstone (que seria uma espécie de fogueira de Dark Souls) assim como no início de cada fase. Serve apenas como um checkpoint inicial que te conecta com o Nexus, caso queira voltar. Ok. A próxima Archstone que você irá encontrar será somente no início da próxima fase! Ou seja, Boletarian Palace 1-2! Sim. E você que está lendo poderá pensar: "Ah, deve ser curtinha então cada fase." Aí que está! Durante todo o trajeto de uma fase até outra NÃO EXISTIRÁ NENHUMA Archstone!! Sabe o que isso significa?? Significa que se você estiver jogando por, sei lá, 35 minutos a PRIMEIRA fase (1-1) e MORRE (o que fatalmente irá acontecer), você terá que começar TUDO DE NOVO, desde o início da fase!! ISSO, é, muito, FRUSTRANTE. 

Se fosse um Dark Souls da vida, provavelmente ao longo de cada fase iriam ter fogueiras espalhadas pelo trajeto e de preferência próximas uma das outras. Ou seja, morreu, volta da última fogueira que sentou. Aqui em Demon's Souls, não! Nada dessas mamatas. E acreditem. Não estou subestimando a sua habilidade. Mas você irá morrer várias, várias e várias vezes em Demon's Souls. E aí, sem as queridinhas fogueiras próximas de Dark Souls, a situação fica cada vez mais frustrante à ponto de você querer arremessar longe o que tiver por perto, inclusive o seu controle! Prepare-se para despertar o seu instinto da fúria que sempre esteve dentro de você mas estava adormecido.

Quando você morre em Demon's Souls as almas coletadas durante o jogo são perdidas e o seu personagem passa a ficar em Soul Form (forma de espírito). Também temos um chance de recuperar essas Souls se chegarmos no exato ponto onde morremos. Lá estará uma poça de sangue, igual em Dark Souls. Basta interagir com ela e pronto. As suas Souls voltam. Mas o problema é que você tem uma enorme chance de morrer ANTES de chegar nessa poça. E aí, se morrer ANTES de chegar nessa poça, as suas Souls desaparecem definitivamente. Em alguns casos, nem irá fazer diferença. Mas se jogou por vários e vários minutos acumulando uma grande quantia, novamente um ataque de fúria pode fluir em você. Porque pra finalizar, todos os inimigos exceto chefes que você matou no caminho irão reviver!

Quando estamos em Soul Form a nossa barra de HP automaticamente ficará reduzida pela metade até que o seu personagem volte na forma humana! Existem formas de contornar isso ou para aliviar um pouco a situação. Ainda nessa forma, o seu mundo não será invadido por outros jogadores para combate PvP como já é de praxe nos jogos da franquia Souls. Não quer ter a chance de ser invadido por um player nunca? Simples. Jogue offline. Eu não recomendo porque você irá perder um ponto forte que o jogo tem. Mas é claro que é questão de gosto. Porque você pode estar lá, todo pimpão, se achando "Eu sou f*da!", e aí vem um player (você receberá um aviso de que o seu mundo foi invadido) muito mais forte do que você na maioria das vezes e te mata com 1 hit. Pronto. Todo aquele caminho que você percorreu já era. É. Lembre-se que a proposta do jogo é ser Hardcore! Então caro leitor, não me venha dizer que isso é injusto. Por favor. Fora que você será invadido mesmo offline, só que por NPCs. Então, não adianta. Aceite. E como é prazeroso quando você mata um player no meio do seu jogo e no seu mundo! Putz. É até uma recompensa. Você levanta do sofá e manda um belo de um "Chupa FDP!!"

Bom então como é que se faz pra voltar a forma humana? De várias formas. A primeira e mais clássica é usando um item super raro no jogo chamado Stone of Ephemeral Eyes. Basicamente é como se fossem as Humanidades em Dark Souls ou as Efigies Humanas em Dark Souls 2. Outras formas: matando qualquer chefe do jogo, ajudando jogadores online como espíritos azuis ou derrotando jogadores online que invadem o seu mundo como espíritos vermelhos. Por isso é interessante jogar online! Mas quando o assunto é morte em Demon's Souls existe algo ÚNICO que nenhum Dark Souls tem. Algo que irá interferir completamente a sua jogatina.

As Tendências de Mundos:

Muita gente que até já jogou e quem sabe até finalizou o game nem sabe o que é isso. Mas finalizou assim mesmo. Na imagem acima (que você pode acessar no menu do jogo à qualquer momento) estão os nomes dos mundos com as suas respectivas Archstones. Observe atentamente que cada Archstone tem uma cor (brilho) diferente. Outras nem possui. E o que isso significa? Cada cor ou brilho dessas Archstones tem um significado. Essas cores são divididas da seguinte maneira:

O interessante é que essas cores são definidas pela maneira com que você joga durante todo o game e que atitudes você tomou até o momento. Todos os mundos começam com tendência neutra. Mas eis aqui alguns exemplos pra ficar mais claro: cada vez que você morre naquele mundo específico o seu mundo tende a cair para a tendência Preta em -1% à cada morte. Se você vencer um chefe daquele mundo (Boletarian Palace por exemplo), a tendência daquele mundo ganhará +1% tendendo para o Branco. Aí você resolve invadir um mundo online pra dar uma variada e com isso o seu mundo vai pra -1%. Andando pelo cenário você não foi com a cara de um NPC vendedor e resolve matá-lo do nada. Seu mundo irá para -1%, novamente tendendo para o Preto. Mas depois ajudou um amigo online no coop e com isso ganhou +1%. E no resumo de toda essa jogatina e acessando o seu menu de World Tendency, cada jogador terá uma tela diferente. E você deve estar se perguntando: "E daí? Pra que todo esse rolo de +1%, +1%, -1%, -1%?

Se o seu mundo for sempre tendendo para o Branco até chegar no máximo (Pure White), primeiro, o seu jogo ficará cada vez mais fácil, os inimigos irão tirar bem menos HP do seu personagem e você causará muito mais dano neles. Você poderá acessar áreas secretas durante o jogo bem como se encontrar com NPCs exclusivos que só em Pure White aparecem. Além de o seu mundo ser bem mais difícil de ser invadido. Porém, nem tudo é perfeito. Enquanto em Pure White você ganhará menos Souls por matar inimigos e os itens que eles droparão (deixarão cair) serão ruins. Mas não pensem que é fácil deixar o seu mundo Pure White toda hora. Porque não é nem um pouco.

Agora, se o seu mundo for tendendo cada vez mais para o preto, se prepare! Porque é totalmente o oposto a Pure White. Ou seja, os inimigos serão terrivelmente mais difíceis, você provavelmente será invadido com muita frequência, também ganhará acesso a áreas exclusivas que só em Pure Black estarão acessíveis, inimigos secretos e poderosos ao longo do caminho (que em Pure White não existem). O bom é que você receberá muito mais Souls ao matar esses inimigos e os itens que eles droparão serão bem raros. Ou seja, se a sua tela estiver assim, senta e chora.

Portanto, sempre analise as suas tendências de mundos. Uma vez Pure Black, será absurdamente difícil voltá-lo para Pure White se precisar. Em alguns casos, só num new game +.

Ainda existe a Tendência de Personagem. Isso é mais útil para quem for querer platinar o jogo. Se você matar invasores online ou Black Phantoms (que são os NPCs invasores), o seu personagem tende a ficar cada vez mais com a tendência Branca. Se você matar NPCs amigos, vendedores ou invadir mundos em forma de Black Phantom, seu personagem tenderá para o "lado Negro da Força". Darth Vader mandou um abraço!

O que ocorre é que somente com a tendência de personagem Branca certo itens raros serão acessíveis. Enquanto outros, somente com a tendência Preta.

Ambientação e Gráficos:

Demon's Souls possui cinco mundos para se explorar em cenários medievais muito bem feitos e não tem como não se lembrar de Dark Souls enquanto joga. Afinal, ele é o pai de Dark Souls. É claro que hoje em dia os gráficos podem não ser absurdamente incríveis. Mas na minha opinião ainda hoje são mais do que aceitáveis. Aquela clássica sensação de conectividade perfeita entre os mundos de Dark Souls está presente em Demon's Souls. Pode parecer pra alguns que não pelo fato de usarmos muito as Archstones, mas tudo é perfeitamente conectado. Os chefes são tão marcantes e emblemáticos quanto os de Dark Souls. E claro, a maioria incrivelmente difíceis. Claro que após morrer dezenas de vezes fica cada vez mais evidente uma estratégia. Mas ainda assim, o desafio não deixará a batalha. Certos chefes aparentam inicialmente serem impossíveis de serem derrotados.

Os sets de armadura, armas, inimigos, tudo foi caprichosamente desenvolvido com uma direção de arte bastante conhecida hoje em dia pela From Software.

Trilha sonora:

É boa. Como sempre a From Software nesse quesito não brinca em serviço. Não supera a trilha sonora de Dark Souls 3 mas temos que dar um desconto né. Olha a época. 

https://youtu.be/dn7dW6xCMXY

Ela é muito ausente no jogo mas quando aparece, principalmente nos chefes, é bem interessante. 

https://youtu.be/AGDY4r951Zc

Não é nada absurdo para os padrões de hoje mas na época era sensacional. 

Tipos de Espíritos:

No jogo é possível o coop com até 4 jogadores. O seu companheiro assumirá a forma de um espírito azul (Blue Phantom) e ele deverá estar em Soul Form e você em forma física. Ele poderá jogar com você até a morte do chefe mais próximo. Pois quando um chefe morre, lembra que eu mencionei acima que o jogador revive? Portanto o seu amigo sairá do jogo nesse momento.

Se você cruzar com algum espírito branco durante a sua jogatina, não se preocupe. São apenas "sombras" de outros jogadores que estão passando pelo mesmo trecho que você. Mas se topar com algum espírito vermelho (phantoms), poderá ser um NPC ou um jogador online invasor.

Conclusão:

O tempo de campanha do jogo é de mais ou menos 30 horas em média dependendo de suas escolhas. Mas para platinar, eu levei 134 horas. O jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias sendo um sucesso absoluto. Pena que teve uma divulgação péssima. E eu não duvido nada que a Sony resmaterize esse clássico daqui um tempo para Playstation 4.

(Opa! Raiden do futuro voltando para dizer que fizeram um remake para ps5 mas somente com a inovação gráfica e nada mais infelizmente. O que é pior, muito mais fácil do que o original o que pra mim é ridículo. Voltando ao Raiden do passado!). 

Demon's Souls na minha opinião é um dos melhores jogos exclusivos de Playstation 3. Porém não é um jogo que agrada todo mundo pelas características mencionadas acima. Especialmente pela sua dificuldade. O que não quer dizer que o jogo é ruim! Mas se você já finalizou Dark Souls 1, 2 ou 3, Bloodborne, Sekiro, Nioh 1 e 2 e ainda não teve a oportunidade de jogar, pare tudo o que estiver fazendo e trate de correr atrás de uma cópia. Você irá gostar com certeza. O jogo ainda trará um boa dose de desafio pra você. Claro que não será tão difícil como se você estivesse jogando pela primeira vez e se nunca tivesse jogado nenhum Dark Souls. Jogue de melee e terá desafio na medida. 

Agora se você nunca jogou nenhum Dark Souls na vida, pense bem. Supere os seus medos. Supere os seus desafios interiores. Quer testar se você é ou não uma pessoa determinada, paciente? Tente ao menos finalizar Demon's Souls. Você poderá inexplicavelmente amá-lo ou odiá-lo.

7.5 7.5 10
Overall
7.0 Gameplay
7.0 Story
8.0 Music
8.0 Graphics
É o Pai de Dark Souls!
Excelente ambientação (pra época)!
Vários chefes tão marcantes quanto os de Dark Souls 1
Jogabilidade meio travada e pesada.
Trilha sonora muito ausente
Ao morrer e começar do início da fase frustra demais

29 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...