This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • anduzerandu Anderson Alves
    2022-05-29 00:59:39 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: Army of Two: The 40th Day

    Zerado dia 28/05/22

    Jogo de número 7 da minha lista! Só mais 6!

    Que loucura esse dia! Acordei meio tarde e fiquei de preguiça na cama, depois peguei o Switch e fiz as últimas fases de Doom 64. Levantei, peguei o café da manhã e sentei em frente ao computador para escrever dois textos no Alvanista: um sobre o Doom e outro sobre o King of the Monsters (levo cerca de 1 hora para cada). Depois fiz umas coisinhas e comecei a jogar Army of Two: The 40th Day e assim o fiz por um tempo até almoçar um pouco tarde. Dei uma descansada e a tarde saí para correr no parque e gastei um total de 2 horas e meia desde que saí até a hora que voltei. Em casa, comi e voltei pro AoT e o terminei. Tanta coisa em tão pouco tempo!

    E eu definitivamente esperava jogar esse jogo por uns dias. Nem parece que o iniciei ainda hoje. Que doidera essa sensação!

    A verdade é que conheço esse jogo há muitos anos, e é por isso que ele está aqui na lista de pendências. Eu o conheci na casa de um amigo que nem tenho mais contato graças aos desvios da vida. Jogamos bastante lá para 2010 ou 2011, época que saíamos da faculdade e íamos para a casa dele, muitas vezes com mais um ou mais amigos, já com a intenção de ir para jogar muito, comer besteira, ficar acordado e quem sabe até encarar um cinema no meio do caminho.

    O Xbox 360 era o console do momento e ele tinha um bocado de jogos (piratas, claro) e o AoT teve uma temporada em alta pelo motivo de ter campanha cooperativa. Lembro que jogávamos muitas horas até cansar e o deixar de lado até uma próxima vez. Muitas vezes uma pessoa ia lá para a casa dele e se interessava em jogar, então começávamos outro save desde o início da campanha.

    Acredito ainda que posso ter jogado esse título com pelo menos mais uma pessoa por fora desse grupo. Em resumo: eu já o joguei demaaaais, mas bizarramente nunca havia o terminado.

    Mas ao mesmo tempo não é de se espantar tanto já que Army of Two: The 40th Day é só mais um jogo de tiro com poucas cores, se esconder atrás de obstáculos, atirar, recarregar e esperar a vida regenerar. O jogo se resume a atirar em hordas e mais hordas de inimigos, se mover até a próxima área e repetir o processo.

    A verdade é que a fórmula é mesmo um pouco repetitiva e cansativa, sobretudo quando tipos mais fortes de oponentes começam a aparecer e você começa a cair pelo dano a todo momento e tem que esperar seu amigo te ressuscitar, além de que a morte de um dos dois significa missão falhada para ambos e os checkpoints as vezes são meio cruéis e requerem que você reiniciei combates longos já terminados previamente.

    Uma jogatina de horas assim era comum acabar sempre por volta do mesmo ponto, que agora sei que era a penúltima fase. Basicamente chega um momento que fica tenso e você avança para o próximo estágio, onde sabe que terá que fazer o mesmo tipo de coisa e possivelmente com desafio maior.

    Para quem não conhece o jogo (não vou dizer a série porque só conheço esse), ele é uma espécie de Gears of War third party, e isso é muito legal! Você joga com os machões Rios e Salem em terceira pessoa e faz basicamente o mesmo que o Marcus Fenix faz com os alienígenas: atira escondido, caça mais munição, levanta seu amigo caído e até a corridinha é idêntica.

    A diferença aqui é que AoT tem um teor um pouco menos sério mesmo tendo esse lado mais "Call of Duty" de jogos mais americanos.

    A campanha consiste em seguir a lógica e ir avançando pelos cenário, de vez em quando parando para a trocação de chumbo, se posicionar atrás das barricadas e se preparar para derrotar os mais durões e quem sabe pegar uma arma diferente? Muitos inimigos derrubam ainda dinheiro que pode ser usado para comprar armas melhores ou melhorias para as mesmas.

    No espírito cooperativo, é comum que um tenha que dar pezinho ao outro para alcançar locais mais altos e muitos combates são mais fáceis quando trabalhamos em equipe. Um exemplo disso é que há inimigos especiais que tem como fraqueza equipamentos nas costas. Você pode chamar a atenção do inimigo para que seu amigo atire no ponto fraco e vice-versa ao invés de ambos ficarem atirando de frente.

    Aqui um sistema de "Aggro" criado para o jogo entra em jogo e faz toda a diferença: quando mais você atira e mata inimigos, mas a barrinha brilha para o seu lado e menos pro lado do seu companheiro. Quando mais Aggro você tiver, mais os inimigos miram em você, o que também permite que ele aproveite e se posicione melhor enquanto ninguém o percebe.

    Dessa vez eu joguei sozinho (até porque os servidores online dele foram desativados e ninguém liga mais para aquela geração), mas posso dizer com toda a certeza que a maior graça dessa aventura é a compartilhar com um amigo no famoso "couch co-op", ou simplesmente multiplayer de sofá (lembram quando isso existia?).

    Apesar de jogar com um bot e tela só para mim (ao invés de dividida), o jogo fluiu muito bem e meu parceiro parecia mesmo ser alguém jogando online comigo. Definitivamente é uma IA muito bem feita, apesar de que houveram raros momentos que o personagem parecia não saber o que fazer e acabava ficando parado tomando tiros.

    Você ainda pode dar ordens ao coleguinha como andar com você ou avançar de forma independente. Algumas ações também, como abrir uma porta ou dar o pezinho para você subir. O ruim de jogar com o bot é que algumas vezes a campanha nos faz ir por caminhos diferentes e numa tela única não dá para saber o que passa com nosso amigo.

    Diferente disso é a IA dos oponentes, que são 99% das vezes estúpidos e só fazem algo por estarem em grande número e no "instinto animal" ao qual foram programados. E isso no nível Normal. Imagina no Easy! Mas não se engane! Houveram partes desafiadoras aqui e ali e cheguei a perder muito na penúltima fase, que é quase um tormento.

    Para ser sincero, esse é um jogo bem tranquilo e mais rápido do que eu imaginava, mesmo com eventuais falhas. Eu realmente esperava uma experiência mais pesada de memória, mas tudo correu super rápido!

    Agora se tem uma cosia que não gostei são as partes com gameplay e objetivos diferentes do comum, como jogar em stealth e tentar salvar reféns dos bandidos. É estranho porque mesmo pegando um cara na surdina, os outros eram alertados. Mas pegar os caras de surpresa e os amarrar ao invés de matar significa ganhar pontos positivos de bom samaritano, o que não sei se traz algum benefício.

    Já uma coisa que achei legal são as decisões que temos que tomar em certas partes, como matar alguém que pode ou não ser do mal. Após tomar a decisão o jogo passa um filme mostrando no que a sua decisão resultou no futuro, e quase sempre é algo cruel ou triste, mesmo nas boas escolhas que preferi fazer!

    Como eu salvei poucos reféns por ser muito difícil entender o que fazer para os salvar a tempo, o jogo no final deu a entender que se eu tivesse um número mínimo dele salvos, eles me ajudariam. Mas só vou saber como era isso se pesquisar na internet mesmo.

    O final da campanha foi como de qualquer fase, mas com uma escolha interessante. E ficou no ar a dúvida de como seria se eu tivesse escolhido todos os outros lados das moedas. Sinceramente, eu até jogaria novamente se algum amigo topasse.

    O mais legal de terminar a história é que foi liberado um menu de trapaças onde eu podia ativar munição infinita e até o modo de cabeças gigantes ao maior estilo 007 Goldeneye! O jogo tinha meu respeito, mas ver o bom trabalho dos desenvolvedores me empolgou mais ainda! 

    Resumindo: Army of Two: The 40th Day envelheceu muito bem e foi uma experiência que entregou tudo o que a proposta prometia, mesmo jogando sozinho. Eu realmente esperava algo tedioso e genérico, mas curti bastante voltar ao jogo depois de muitos anos e o terminar! Já até cogito jogar os demais da franquia.

    De bom: bons visuais e animações. Gameplay fluído graças aos bons controles (só acho estranho que não há um botão de se escorar e é difícil se acostumar com isso). Muitas armas e upgrades para comprar e ficar ainda mais forte. Modo co-op muito legal, mas funciona bem sozinho também. Adoro as escolhas e resultados delas.

    De ruim: tudo relacionado ao online não funciona mais. Jogo sem a linguagem Português do Brasil. Pouquíssimas opções no menu de configuração e há problemas que poderiam ser resolvidos lá, como o fato das vozes serem baixas demais e os tiros muitos altos. Sem opção nem de legenda, eu não ouvi nada do enredo e tive que deduzir o que acontecia, o que não deu certo (mas jogar a noite com o volume normal estava impossível graças a barulheira dos tiros). Alguns problemas com frames. No final fica um pouco difícil demais e a penalidade é re-jogar seções grandes.

    No geral, gostei bastante do que vi e joguei e essa é uma bela pedida para passar o tempo com um amigo localmente. Infelizmente a série não viu caminho para as gerações seguintes nem mesmo com ports, Jogo bom!

    7
  • tiagodantas Tiago
    2020-05-27 17:21:28 -0300 Thumb picture
    tiagodantas checked-in:
    Post by tiagodantas: <p>#img#[710449]</p><p><strong>ZERADO!!!!</strong><

    ZERADO!!!!

    Aí esta um jogo que eu queria ter jogando na época, valeria muito a pena jogar com amigos online

    Foi uma boa evolução do se comparar com primeiro e eu estava tão entretido com jogo que pensei “vou terminar mais essa fase e fazer um check-in lá no alva”. Quando vi os créditos já estavam subindo....¯\_(ツ)_/¯

    Gostei:

    Ação, está muito superior ao primeiro.

    Moralidade, outra coisa que um toque a mais ao jogo (ok ela não afeta praticamente nada na jogatina), mas escolher e depois ver o resultado com os npcs, pessoalmente achei muito legal.

    Não gostei:

    Câmera, me incomodou até o final, não sei se os personagens são grandes na tela ou a câmera está colada demais,só sei dizer que não me agradou, talvez uma câmera um pouco mais afastada e livre ficaria melhor, mas fazer o que né?!

    20
    • Micro picture
      _gustavo · almost 3 years ago · 2 pontos

      Parabéns ^^

      1 reply
    • Micro picture
      lanzitto · almost 3 years ago · 2 pontos

      Gostei muito desse jogo, acho bem divertido. Na época só deu para jogar sozinho, uma pena pq em dupla deve ser bem melhor

  • tiagodantas Tiago
    2020-05-24 21:36:07 -0300 Thumb picture
    tiagodantas checked-in:
    Post by tiagodantas: <p>#img#[709762]</p><p><strong>COMEÇANDO!!!</strong

    COMEÇANDO!!!

    17
  • lanzitto Allan Lemos
    2018-09-05 17:11:21 -0300 Thumb picture
    lanzitto checked-in:
    Post by lanzitto: <p>#img#[582875]</p><p>E quando menos espero o jogo

    E quando menos espero o jogo acabou, é bem curtinho, acho que somando todas as fases não chega dar 5hrs de campanha e o final é bem aleatório com cara de ter sido apenas mais fase, não de conclusão.

    Penso que por ser um game focado em coop essa campanha serve mesmo apenas para apresentar personagens e ambientação, pra mim é a única explicação plausível, mas não quer dizer que o game seja ruim, pelo contrário é legal e jogando em dupla deve ser uma outra experiência, mas fica a sensação que poderia ter sido bem melhor.

    11
  • lanzitto Allan Lemos
    2018-09-03 12:01:48 -0300 Thumb picture
    lanzitto checked-in:
    Post by lanzitto: <p>#img#[582263]</p><p>Ontem aproveitei e tirei a m

    Ontem aproveitei e tirei a manhã para dar uma olhada nos jogos que tenho já que queria dar um tempo de Far Cry 4 (pra não ser tão repetitivo) e ver o que vou escolher para jogar então fui conferir Army of Two.

    O jogo tem seus altos e baixos, no quesito jogabilidade é igual aos shooters TPS com poucas variações, os gráficos estão bons (não lindos, mas bons) agora a variedade do jogo achei bem repetitivo, principalmente para jogar solo, só que consegue divertir.

    Concluí 4 missões, creio que esteja perto de finalizar já que parece não ser tão extenso, entretanto, não é aquele jogo que vá jogar sem parar como fiz com outros, então num outro final de semana possa ser que continue.

    13
    • Micro picture
      lipherusyt · over 4 years ago · 2 pontos

      Boa rapaz! Esse aí é bom tipo o Specs?

      4 replies
    • Micro picture
      douglascruz19 · over 4 years ago · 2 pontos

      Parece que a sequência não evoluiu muito então, joguei o primeiro quando saiu na Gold e minhas impressões foram quase as mesmas, é um jogo bom mas nada espetacular, talvez melhore em co-op.

      6 replies
  • 2018-02-24 23:24:15 -0300 Thumb picture
    masterover checked-in:
    Post by masterover: <p>Finalizado \&copy;/ #14</p><p>#img#[528796]</p><

    Finalizado \©/ #14

    Gamezinho maroto muito bom, bem diferente das versões do console e que me fez refletir em muita coisa, e o sistema de escolhas que mesmo escolhendo uma coisa boa vem ruim, kkk e jogabilidade boa, porem a Qi do nosso querido companheiro nao e la das melhores e vc em certos pontos vai ter que se virar sozinho

    Sofrir muito bug em questao de depender do parceiro quando eu tava caido, Mas o jogo dar pra se divertir, e fica melhor ainda com um perceiro, que ele nao seja mais burro que o personagem aii lasca tudo kK

    11
  • dead Đead
    2016-12-13 00:06:09 -0200 Thumb picture
    dead checked-in:
    Post by dead: <p>Finalizado...</p><p>#img#[376125]</p>

    Finalizado...

    0
  • minoru_onizuka_jr Minoru Onizuka
    2016-10-04 19:34:36 -0300 Thumb picture
    minoru_onizuka_jr checked-in:
    Post by minoru_onizuka_jr: <p>Não sei porquê, mas esse game sempre me atraiu,

    Não sei porquê, mas esse game sempre me atraiu, Finalizado.

    0
  • andre_bertinidarocha André Luis Bertini da Rocha
    2015-04-15 00:29:20 -0300 Thumb picture
    Post by andre_bertinidarocha: <p>Do pouco que joguei, achei o grafico bom, jogabi

    Do pouco que joguei, achei o grafico bom, jogabilidade (mira lenta, mas pode mudar no options) e historia é... legalzinha.

    0
  • 2014-08-08 23:09:17 -0300 Thumb picture
    chiuauadospampas checked-in:
    Post by chiuauadospampas: Vamo ver aonde parei nesse jogo..

    Vamo ver aonde parei nesse jogo..

    4

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...