• 2022-10-09 22:12:08 -0300 Blank user
    Post by usuario_removido: Quando a crítica começa com 'era uma vez', senta qu

    Quando a crítica começa com 'era uma vez', senta que lá vem textão

    A Vontade de Poder

    Review by: @manoelnsn

    Era uma vez uma animação japonesa chamada Neon Genesis Evangelion, criada por Hideaki Anno em meados dos anos 90. S...

    Keep Reading →
    10
    • Micro picture
      manoelnsn · 6 months ago · 3 pontos

      O Takahashi adora texto, tenho que fazer algo condizente com os jogos dele, ahuahauhauahua

      1 reply
  • 2022-10-08 21:35:38 -0300 Thumb picture

    Kunihiko Tanaka e seus olhos grandes e expressivos

    Tava dando uma pesquisada sobre Xenosaga aqui (o jogo que acabei de zerar) e pesquisei o nome do character designer do primeiro jogo da série, Kunihiko Tanaka... E a minha surpresa foi que, além dele ter feito também o design de Xenogears, ele fez um anime bem interessante que tem muito em comum com essa série de RPGs com mechas, androides de futurismo: Key the Metal Idol.

    A história é sobre uma guria de nome Key, que age como se fosse um robô, e pensa ser um, e tem uma pegada meio pinóquio, já que alguém disse pra ela que, se ela conseguir 30000 amigos ela se tornaria uma pessoa de verdade. O anime é de 1994 (anterior a Xenogears e Xenosaga) e eu já comentei sobre ele aqui no Arco (ele pode ser conferido aqui), porém o mais curioso é essa similaridade da protagonista com a androide KOS-MOS de Xenosaga (e inclusive no post, eu até comento a semelhança de ambas, mesmo não sabendo do character designer ser o mesmo), com ambas inclusive tendo dupla personalidade, e mudando a cor dos olhos quando isso acontece.

    Kunihiko Tanaka também fez a arte de outros jogos, como Sands of Destruction, Xenoblade X, Popful Mail, porém de anime mesmo foi só Key the Metal idol, então pra quem gostar da arte do cara, e de animes curtos e com a pegada mais scifi, não deixem de conferir! Pra terminar, mais algumas artes do cara pra embelezarem o post:

    24
    • Micro picture
      mateusfv · 6 months ago · 3 pontos

      E apesar de tudo isso, de alguma forma incrível ele tbm fez aquele redesign horrível do Shulk, e da Fiora pro Xeno 2 kk

      Mas não sou muito fã do design do Xeno X, e o saga eu acho a arte conceitual dele bonita, mas acho os model do jogo em si bem estranhos.

      2 replies
  • manoelnsn Manoel Nogueira
    2022-10-08 15:23:58 -0300 Thumb picture
    manoelnsn checked-in:
    Post by manoelnsn: <p>E passando um pouco das 30 horas, Xenosaga Episo

    E passando um pouco das 30 horas, Xenosaga Episode I foi finalizado com sucesso!

    Acabei não jogando nada durante a semana, já que como faltava uma única dungeon, imaginei que teriam várias partes com trechos enormes, inimigos e cutscenes que precisariam de um tempo menos limitado do que tenho nos dias úteis pra poder jogar, então deixei pra hoje. E acabou que levou menos tempo do que eu imaginava...

    E antes de tudo acabei indo pegar as últimas peças do Erde Kaiser, a summon mais roubada da série. Pra isso tu tem que entregar umas peças pra um professor aloprado na Fundação, e aí ele vai te dando várias magias pra Shion, cada uma de uma das partes do mecha (bem similar àquelas gurias do Xenogears, tanto que uma parte chama até "Dominon Tank", referência à Dominia) até que, no final, tu consegue o robozão completo!

    O bicho gasta 60 de MP e sempre dá 9999 em todos os inimigos da tela, conseguindo matar praticamente tudo no game com OHKO. Então fui na dungeon final, cheio de poção de ether até o cu, e fui limpando os inimigos normais com ele. Quanto aos bosses, enfrentava eles um cadim pra ver do que eles eram feitos e depois finalizava com o robozão mesmo.

    Quanto à história, basicamente a galera adentra no disco voador da Xuxa, o proto merkbah, e depois de descer vários andares dele encontram o Albedo, que novamente fala algumas coisas que não fazem muito sentido (como ele e o Jr sendo partes do mesmo ser, como o Jr tendo destruído a espécie deles, entre outras coisas) e depois de tu derrotar ele o cara vaza e deixa um Gnosis enorme pra tu derrotar, sendo esse o final boss (que tu enfrenta logo em sequência, sem se curar entre as lutas).

    Sophie Peithos é um erro de tradução de Pistis Sophia, ou fé de Sofia, uma referência à uma das encarnações da ruivinha do Xenogears... Perderam um nome legal pra ficar com um nome relacionado à tetas, ahuahuaha

    Depois de derrotar o bicho, o puto do Albedo faz com que o Proto Merkbah comece a se mover e se põe em rota de colisão com Second Miltia e então KOS-MOS fica pra trás para desmembrar o disco voador para que ele se deteriorasse na atmosfera, enquanto todo mundo vaza na Elsa. Porém a androide consegue escapar (já que ela consegue se comunicar telepaticamente com Shion por um momento, por que será?), e então a espaçonave entra em outra bucha, já que na fuga do lugar ela perdeu os propulsores pra ajudar no pouso, fazendo com que a androide de cabelos azuis tenha que botar a mão na massa novamente...

    KOS-MOS pretendia se sacrificar pra frear a queda da Elsa, porém com a ajuda de Chaos (e após ficar novamente com o olho azul), consegue sobreviver e todos pousam em segurança em Second Miltia. Nessa parte também mostra o irmão da Shion em frente a um túmulo, o Citan, quero dizer, o Jin, aparece o Fei infante (se tinha a Elly acha realmente que ele não ia aparecer também?) e um cara, que acredito ser o chefe da Vector, falando com um candango mascarado. E fim.

    Rapaz, o que dizer desse episódio 1, agora que o terminei? Bem, é claro que se trata de uma introdução, e como eu já havia dito num check-in anterior, não dá pra exigir que ele tenha o começo, o meio e o fim da trama toda nessa primeira parte, porém, mesmo como um capítulo introdutório, ele deixa a desejar. O começo do jogo, quando introduzem os personagens e trazem situações para que estes se unam é sensacional, e a própria party é excelente, uma das melhores que eu já vi num RPG japonês (e a melhor de toda a "série" xeno, disparado), entretanto, após todo mundo se unir, ao invés da trama trazer uma problemática interessante para que esse grupo resolva de uma maneira gradual, o jogo começa a inserir um monte de terminologia, personagens, e a clássica filosofia fora de hora que o Takahashi A-DO-RA, e no final da coisa toda nada de realmente importante acontece, só existem dúvidas no ar e tu fica com gosto de incompletude na boca.

    Algumas questões sobre os personagens, como por que a Shion tem essa preocupação quase maternal com a KOS-MOS, dá pra entender por que deixaram pros próximos jogos (tal como o passado do Jr), porém precisava mesmo todo esse infodump, só para mostrar o quão é incrível e detalhado o lore que vocês criaram, Takahashi? Vocês fizeram a mesma coisa com Xenogears, e depois ficaram botando culpa na falta de dinheiro, e voltaram a fazer a mesma caralha com Xenosaga, e perderam a chance de pegar a verba alta desse jogo para criar um épico único e memorável para começar novamente a estúpida ideia de um jogo com 6 fucking partes...

    Enfim, no final da contas eu gostei desse primeiro episódio até, e Xenosaga, ao menos por enquanto, continua sendo meu capítulo preferido da série xeno, por mais que não seja o melhor. Porém, como eu já sei o destino dele, fico bem triste com os caras novamente desperdiçando um puta potencial, de criarem o melhor RPG de 128 bits (assim como Xenogears poderia ter sido o melhor dos 32). Bem, amanhã eu refaço a review desse cara, e até lá, bora pro Episode II!

    29
    • Micro picture
      duothegreat · 6 months ago · 2 pontos

      esse mecha aí me comprou total

      2 replies
    • Micro picture
      jcelove · 6 months ago · 2 pontos

      Caramba vc curte mesmo o Saga.hehe.
      Eu falei que é digicil resistir a tentaçao de rushar qq boss com o Erde kaiser. Muito triste q ele so é super boss chato no 2 e 3.

      2 replies
    • Micro picture
      mateusfv · 6 months ago · 2 pontos

      30 hrs é show, mas é relativamente pouco pra RPG, ainda mais dessa era, queriam fazer a introdução de forma mais simples o possível kk

      Eu não sei como que ninguém na Monolith parou pra pensar que UM jogo pra cada personagem da party é uma ideia muito exagerada.

      Pior é o pessoal da Namco que aprovou a ideia, se a ideia não deu certo com a SQUARE no PS1, que qualquer RPG que eles faziam, não importa o quão duvidoso vendia rios de dinheiro, pq daria certo com eles no PS2, aonde RPG começou a vender cada vez menos kk

      3 replies
  • manoelnsn Manoel Nogueira
    2022-10-03 14:48:40 -0300 Thumb picture
    manoelnsn checked-in:
    Post by manoelnsn: <p>26 horas de jogo!</p><p>#img#[843569]</p><p>Quer

    26 horas de jogo!

    Queria ter jogado mais, porém perdi umas duas horas indo votar naquela fila imensa, debaixo do sol, mas deu pra avançar bastante. Eu né, porque a narrativa, bem, depois do excelente começo e da introdução do carismático cast, Takahashi e cia decidiram fazer o que eles sabiam fazer de melhor: enrolar pra caralho.

    Depois do rolo todo lá na mente da KOS-MOS e daquela assombração da Elly infante, os Gnosis apareceram do nada e começaram a atacar geral! Daí a galera se juntou pra poder ajudar a evacuar a cidade, e dar cabo dos aliens que tinham invadido a parte residencial da colônia, e aí tivemos o momento mais facepalm do jogo até agora, que foi quando eu tinha que resgatar 10 pessoas e me pediram pra resgatar um gato... E ele contou como uma pessoa, ou seja: EU FUI OBRIGADO A RESGATAR A MERDA DE UM GATO EM UM ATAQUE ALIEN DE PROPORÇÕES ASTRONÔMICAS! E eu achava que coisas como parar em meio a um ataque nuclear pra fazer DDR era o fim da picada...

                  Essa vai pras 5 lições de vida de Xenosaga com certeza!

    Depois de resgatar o bichano e o resto da galera, os doidos da Federação decidiram atacar a coitada da colônia, achando que eles que estavam chamando os Gnosis, e isso quase acontece, porém uma espaçonave absurdamente grande da Vector (a indústria que Shion trabalha e que bancou a KOS-MOS) chega e bota ordem na porra toda. Daí a KOS-MOS pega um canhão gigante e atira no lugar que aparentemente estava atraindo os Gnosis e pimba: o enigma do milênio aparece!

    E nesse meio tempo, a MOMO havia sumido, afinal o Albedo tinha aparecido e sequestrado ela. Albedo é um maluco de cabelo branco, que também está relacionado ao Jr (que diz que ele é sua parte maligna ou algo do tipo) e que gosta de quebrar reallians como se fossem palitos de dente. Tem até uma cena clássica onde ele corta a própria cabeça na frente da MOMO que foi censurada na versão americana até...

    Enfim, então junta todo mundo e vão pro enigma do milênio, de onde tá saindo uma música bisonha, que dizem ser a "Song of Nephlim". Arre, Nephlim não era o nome do fantasma infante da Elly? Agora além de ver gente morta a Shion também está escutando músicas de gente morta? Alguém faz uma sessão do descarrego nessa mulher, pelo amor de deus!

    Daí teve uma dungeon bem grande, e eu achei bem massa, exceto por esse puzzle rítmico das argolas, que peguei uma colinha na net por falta de paciência. No final dela tu enfrenta o Albedo em seu mecha, uma batalha bem fácil, já que minha Shion, a KOS-MOS e o Jr estavam muito bem treinados e tudo o mais. Robôs? Nem uso os Gears aqui, os AWGS, eles são lentos, caros e meus personagens são mais eficientes sozinhos.

    Enfim, Jr fica puto com o Albedo enfiando a mão na MOMO (literalmente) e explode numa onda de energia louca lá (o que está acontecendo, meu deus?), até que aparece um cara encapuzado com a máscara da peste negra e para a putaria, e tu acaba enfrentando ele como um boss de duas formas. E ele era aquele milico que a KOS-MOS tinha matado no começo do jogo, olha só...

    Enfim, após derrotarem o milico que deveria estar morto, decidem destruir o enigma do milênio e parar com aquela merda toda, mas daí o Albedo ativa o disco voador da Xuxa (SIM, ELE VOLTOU), espeta o enigma nele, absorve os Gnosis como combustível (igual a KOS-MOS com o X-buster)e decide que vai destruir Second Miltia, que é aquele maldito lugar que a party deveria ter ido, se a caralha do enredo não estivesse enrolando até a morte.

    E o disco voador chama Proto Merkabah, e quando eu vou dar uma espiada no gamefaqs me impressiono que essa é a última dungeon do jogo! Caralho, mas nada aconteceu até agora! Só um monte de infodump, termos malucos e uma caralhada de cutscene! Ok, a party é excelente (fácil a melhor da série, incluindo o Gears e os Saga na parada), e eu sei que é uma introdução, tá até no nome do jogo, mas eu, não sendo um desenvolvedor de jogos, consigo pensar em N maneiras de desenvolver uma introdução pra uma história bem melhor do que fizeram aqui, e ainda usando um DVD5, pra economizar grana  e não deixar o próximo game ficar com os bonecos com os dedo quadrado.

           Shion me representa novamente. Ela é esquizofrênica, mas é sensata

    URTV, U-DO, Nephlim, Proto Merkbah, é um monte de termo maluco que o jogo nem se dá ao trabalho de explicar, só jogam na tela mesmo e deixa que nossos próximos 5 jogos vão se dar ao trabalho de fazer isso. Só que não tiveram mais 5 jogos e sim 2, então vamos ver como esse cara vai terminar, e como os outros 2 vão se sair já que eu me lembro de algumas coisas, mas só rejogando mesmo pra ter certeza de que rumo essa saga vai ganhar... 

    E como só falta mais uma dungeon, devo acabar ainda essa semana, talvez pare pra pegar o Erde Kaiser - não devo usá-lo, mas ao menos por curiosidade.

    26
    • Micro picture
      mateusfv · 6 months ago · 3 pontos

      Acho que fui a única pessoa que não pegou fila na votação.

      A mãe foi de manhã, e se não, me engano ficou 1 hr na fila, eu fui as 15, cheguei lá tinha um cara votando, e uma mulher esperando, teve uma mulher com bebe que passou na frente, mas ainda assim não levei 10 min no total kk

      Espero ter a mesma sorte dia 30.

      6 replies
    • Micro picture
      jcelove · 6 months ago · 2 pontos

      Os awgs no primeiro sao totalmente dispensaveis. No 2 tbm, so mudavam de nome com as anima relics da trilogia. So no 3 que o design da utilidade aos mechas mesmo.

      O erde kaiser se me lembro vc pega catando cada parte em lugares diferentes.

      2 replies
    • Micro picture
      kalini · 6 months ago · 2 pontos

      é dito no jogo que os URTV (U-do Retro Virus) são o Jr e os outros meninos como ele, são armas biologicas, que servem como uma especie de "Virus" contra o U-DO, que basicamente um conceito jungiano de força suprema responsavel pela existencia e que toda a existencia é conectada (Unus-mundus Drive Operation, mas realmente eles esqueceram de explicar sobre o U-DO nesse jogo)

      1 reply
  • manoelnsn Manoel Nogueira
    2022-10-02 08:39:44 -0300 Thumb picture
    manoelnsn checked-in:
    Post by manoelnsn: <p>19 horas de jogo!</p><p>#img#[843416]</p><p>Bem,

    19 horas de jogo!

    Bem, depois de passar uma dungeon grandona dentro do Gnosis e de matar um bicho feio pra porra que o milico maluco tinha virado, finalmente a party encontra com o Jr e, olha só, ele era chefe da galera da Elsa, tinha me esquecido disso. Aliás chamam o Jr de "Little Master", uma referência à como chamavam o Bart em Xenogears, "Young Master". O cara também usa sobretudo e armas, bem similar a ele, o Padre Gato. Acho legal que o Takahashi vai reutilizando alguns conceitos nos seus jogos seguintes, tipo o protagonista do Xenoblade 3 ter o nome do projeto original de Xenogears, Noah...

    E então eles conseguem sair de dentro do bucho do bicho, mas porra, lá fora tava cheio de Gnosis, e mesmo a espaçonave do Jr, Durandal, não tava dando conta de tanto ET, mas aí a KOS-MOS fica com o olho azul, começa a falar com um tom de voz menos robótico, sai da nave e usa seu clássico X-BUSTER, acertando toda a horda colossal de Gnosis e absorvendo eles logo em seguida!

    Depois ela volta a ser a estoica com o olho vermelho novamente, e a party se dirige até a Fundação Kukai, outro dos territórios onde o jogo passa (tá bem parecido com Xenogears nesse sentido, um monte de território que tu não dá a mínima e tudo o mais) e lá encontram um dos irmãos do Jr, quem controla o lugar.  Por algum motivo os irmãos dele (que parecem ser todos clones) crescem, mas o coitado não...

    Interessante que a Durandal é um dos principais pontos turísticos da Federação, e ela pousa de cima pra baixo no lugar, saindo como um arranha céu no meio da cidade. É, foi mal Xenogears e Xenoblade, mas Xenosaga tem a melhor ambientação da série pra mim, sem contar que é beem raro um RPG japa não-indie que seja 100% scifi dessa forma  (a maioria segue a vibe do primeiro Phantasy Star: espaçonaves junto com uma guria lutando com uma espada longa..).

    Aí a galera para pra brincar na praia (é claro que ia ter isso, né? Mas para decepção dos fãs a KOS-MOS não tem biquini... AINDA) e a Shion fica olhando nos arquivos da robô, já que ela não se lembra dela ter aquele fucking canhão destruidor de hordas interplanetárias de aliens. Depois mostra que ela morre de medo de trovões (isso é relacionado com algo que é revelado no terceiro jogo, se me lembro bem) e aí a Fundação é cercada, e a party é presa porque estão acusando o Jr de ter atacado uma das naves da Federação Galáctica da vez...

    O jeito de se locomover pela Fundação é Xenogears total também

    Daí Shion tem a ideia de usar os bancos de memória da KOS-MOS, que são criptografados, pra usar de prova que eles não fizeram porra nenhuma de errado, e ao se dirigirem onde a robô tava recarregando as energias, algo dá errado e são todos sugados pra dentro de um ambiente virtual que reflete as memórias passadas tanto do Jr quanto da Shion. E quem a quatro olhos vê, no meio da cidade das suas memórias?  SIM, O ENCOSTO RUIVO NOVAMENTE, A ELLY INFANTE!

    Ela começa a falar umas coisas sem sentido, enquanto o Jr fica vendo um monte de clones seus correndo pela cidade, o pai da MOMO, Joachim, citando versículos do apocalipse e saltando de um prédio, e coisas do tipo. Nessa parte Shion e chaos ficam de um lado e  Jr, Ziggy e MOMO de outro, e é bem legal porque te instiga a usar os outros personagens, coisa que aliás eu não estava usando.

    Tem até uma parte onde tu tem que dar um baile no coelho do email da Shion, pra pegar um item dentro da casa dele. É facultativo, mas não deixa de ser bem nonsense, ahuahaua

    Enfim, depois de muita andança, o grupo se encontra, e chegam em uma catedral, onde a Elly infante começa a falar mais coisas sem sentido, juntamente com uma dona de cabelo branco que eu nunca vi na minha vida, que se apresenta como Febronia, o que me fez lembrar na hora de uma novela da Globo com uns pai de santo malucos gritando: VOLTA FEBRÔNIO, VOLTA PRAS PREFUNDAS...

    Esses dois encostos ficam falando um monte de coisa sem sentido, e mais terminologias, como U-DO. Jr fica falando "não, o U-DO não", mas afinal que porra é essa? Que porra é essa que essas duas malucas ficaram me falando aqui, sobre consciência coletiva, possíveis futuros e tudo o mais? O Takahashi tem algum tipo de fetiche nesse tipo de coisa? Ah sim e antes tem um dos bosses mais interessantes do jogo até agora, o Tiamat, que é formado pelos traumas do Jr e da Shione  tu tem que matar ele duas vezes com ambos, caso contrário ele fica recuperando HP infinitamente, me lembro vagamente de ter tido trabalho com ele da primeira vez (e vi muita gente na net chorando sangue com o cara também).

                                                  Shion me representa nessa

    Bem, depois de ficarem perdidos num ambiente virtual baseado nas memórias do Jr e da shion materializado pelo mainframe da KOS-MOS (ou o que quer que seja), o grupo voltou e a culpa sobre eles foi anulada, e podem seguir viagem rumo à Second Miltia, ou sei lá pra onde querem ir. Cada vez mais eu tenho a certeza absoluta que davam pra ter feito a trilogia Xenosaga inteira nesse primeiro jogo, ao invés de fazer outros 2 fodendo jogos pra isso, mas não o fizeram pelos mesmo problemas que levaram Xenogears a ser aquele desastre ambulante: orgulho e amadorismo. 

    Enfim, hoje devo jogar mais um mucado, apesar de ter que descer agora pra dar meus votos em branco e não ficar 4 anos com a consciência pesada em ter eleito um filho da puta pra um bando de brasileiro otário com memória curta ficar lambendo a bunda...

    22
    • Micro picture
      kalini · 6 months ago · 2 pontos

      pra que kos mos de bikini se ela ja usa maiô?

      1 reply
    • Micro picture
      kalini · 6 months ago · 2 pontos

      Tambem vou votar em branco, é a unica opção sã que existe.

      1 reply
    • Micro picture
      raiden · 6 months ago · 2 pontos

      Empolgou mesmo em Xeno kkkkkkk....

      1 reply
  • manoelnsn Manoel Nogueira
    2022-10-01 09:22:19 -0300 Thumb picture
    manoelnsn checked-in:
    Post by manoelnsn: <p>Passando as 10 horas de jogo!#img#[843302]</p><p

    Passando as 10 horas de jogo!

    Deu pra jogar um cadim durante a semana e aconteceu bastante coisa até. Mostrou o passado da KOS-MOS, onde ativaram ela fora de hora (um milico que conseguiu escapar da espaçonave atacada pelos gnosis no começo do jogo usou um controle remoto nela) onde ela saiu piradona e matou geral. 

    Também mostrou umas paradas estranhas desse cara, ainda sem muito sentido, típico da série (Xenogears tinha vários momentos assim, como os malucos da bola falando coisas incompreensíveis, Citan conversando com um velho caquético, entre outras coisas). Enfim, depois disso mostraram o último personagem da party (na verdade ainda tem mais um, o irmão da Shion, mas esse só aparece no Xenosaga 2), que é o menino Jr.

    Assim como os outros personagens até agora, Jr teve um mini arco introdutório, onde mostra ele adentrando nas ruínas da espaçonave do começo do jogo pra investigar algumas paradas, e esse método que Xenosaga usa pra ir mostrando a galera eu acho sensacional. Aliás, não lembro por que eu não ia muito com a cara do Jr, já que ele é carismático, usa um sobretudo, tem duas armas, atira nas moedas pra acertar os outros, tem uma jimboga no ouvido e é bem taradinho, já que tem uma espaçonave que é lotada de gurias, a maioria delas reallians como a MOMO, huahuahua

    Jr também tem um 666 na mão direita (referências ao cristianismo nem um pouco), lembro vagamente disso ser um número de série, e dele ter alguma ligação com o Albedo, o principal vilão desse primeiro game. Aliás ele apareceu, e se mostrou bem interessado na MOMO, já que ele também gosta de Reallians... Não pelo mesmo motivo que o Jr, que eu me lembre, ahuahaua

    E enquanto isso, Shion continua vendo gente morta, aquele fantasma infante da Elly de Xenogears continua atazanando ela, falando coisas incompreensíveis enquanto surge em um fundo preto e branco. Onde se tem uma sessão do descarrego quando se precisa de uma?

    Enfim, essa menina só surge antes da desgraça, aí enquanto eles estavam de boa fazendo uma dobra que os levaria até Second Miltia, algo dá ruim e eles são sugados para onde estava uma horda de Gnosis! E um deles acaba comendo a party, que se separa dos tripulantes da Elsa e se vê perdida dentro do bichão, que é onde eu parei. Acredito que agora eles vão se encontrar com o Jr, e depois não me lembro de muita coisa dos acontecimentos, então vai ser meio que inédito pra mim, ou algo próximo disso.

    Quanto ao combate, agora que notei que os personagens não ganham stats com level up (exceto por HP e EP) e pra tu conseguir isso precisa usar os tech points para tal. 1 ponto em determinado stat já dá uma boa diferença de defesa/dano, devia ter me focado nisso ao invés de gastar meus TP fortalecendo os ataques dos personagens, mas tudo bem, o jogo no geral é fácil (não tanto quanto Xenogears, ao menos não ainda), e estou usando Shion, KOS-MOS e Ziggy pra maioria das batalhas, já que MOMO é frágil as hell e o chaos é meio estranho de usar.

    Enfim, hoje pretendo jogar bastante e dar uma boa avançada. Vejamos como o jogo vai se sair daqui pra frente já que, por hora, só tenho a reclamar da quantidade maluca de cutscenes mesmo (que dão pra pular e tudo o mais, mas não deixam de ser muitas).

    22
    • Micro picture
      emphighwind · 6 months ago · 2 pontos

      Pior que num artbook do Choco comemorando os 20 anos de Kos-Mos que saiu na ultima comiket, tem uma parte que fala que a Kos-Mos favorita do Takahashi é esta piradona ai.

      2 replies
    • Micro picture
      kalini · 6 months ago · 2 pontos

      Voce nao ia com a cara do Jr porque ele é jovem.

      2 replies
  • manoelnsn Manoel Nogueira
    2022-09-25 20:37:27 -0300 Thumb picture
    manoelnsn checked-in:
    Post by manoelnsn: <p>Chegando nas 7 horas de jogo!</p><p>#img#[842651

    Chegando nas 7 horas de jogo!

    Após conseguir completar o teste da KOS-MOS, Shion vai até o capitão da nave, e recebe um esporro porque ainda não havia feito o teste de campo real com a androide. Pelo que já foi mostrado aqui, ela já foi ativada no mundo real uma vez e matou um monte de gente (se me lembro bem inclusive o namorado da Shion, que foi o criador original dela). E nesse meio tempo nossa protagonista com sobrenome familiar (Uzuki, é o mesmo do Citan de Xenogears, isso deve ser família de cdf) passa perto daquela jimboga dourada que só traz desgraça, o Zohar, e vê uma guria bem familiar praqueles que jogaram o jogo anterior da "série"...

    Sim, é a Elly, até com a cruzinha do CD2 no pescoço... OK, não é a Elly (afinal não podiam usar a personagem, cujos direitos estavam com a Square), mas ela foi feita pra se parecer descaradamente com ela (tanto que sua dubladora japonesa é a mesma da ruiva drogada, e é claro que tem uma contraparte do Fei também). E depois de ver essa assombração (em umas 3 cenas aliás, sendo que só uma já era o suficiente pra levantar o mistério, ainda mais pra quem jogou Xenogears), começa um alarme dentro da nave: a KOS-MOS começa a se ativar sozinha, do nada! E pra piorar ainda mais, um sinal de dobra espacial (ahhh, eu adoro esses termos de space opera) começa a soar e surgem os ets de outra dimensão atrás do Zohar: os Gnosis!

    Essa invasão dos Gnosis é muito, mas muito bem feita aqui. Primeiro que eles saem matando geral, mas ninguém consegue acertá-los (afinal eles são de outra dimensão). Segundo que fica uma música tensa no ar e tu tem que ficar desviando deles pelo caminho (tem até uns soldados na nave que fazem uma brincadeira contigo, que é facultativa, que serve pra te treinar pra essa parte) e se porventura encostar em um deles, é game over, cumpadi. Eles causam 9999 de dano, são invencíveis e nem o item de escapar da batalha funciona, ou seja: o jogo te mostra através de todas as ferramentas o terror dessa invasão. E enquanto isso, a KOS-MOS desperta em meio a uma sala escura, dando mais clima de suspense pra essa parte.

    E aí a Shion tenta chegar até onde a KOS-MOS está, pois ela foi feita pra combater os Gnosis, porém no meio do caminho, ela é pega por um deles e quando já estava quase morrendo, vê o fantasma da Elly de novo e logo em seguida a parede se quebra e chega a androide descendo o sarrafo nos ets, ativando o Hilbert Effect e com isso podendo quebrar os bichos no soco! Ou na bala mesmo...

    Então eles se preparam pra escapar, os Gnosis pegam o Zohar (que depois é revelado não ser o verdadeiro Zohar e sim só uma isca) e enquanto um monte de ET começou a atacar, KOS-MOS deu cabo de um deles... Mas tinha um soldado, Virgil, na frente, e ela matou ele no processo, o que deixou a Shion irada, e perguntou se ela tinha noção do que havia feito e, bem, ela é uma androide, e calculou a maior probabilidade de que a quatro-olhos sobrevivesse, não tendo a diretriz "salvar a vida de milicos aleatórios" no processo.

    E depois disso, a nave explodiu e Shion conseguiu escapar (junto com o seu colega de equipe, um covarde que tem um crush nela), e enquanto isso a KOS-MOS ficou boiando no espaço, até encontrar uma nave que estava passando, a Elsa, e ameaçar quebrar a escotilha e matar todos os tripulantes se eles não aceitassem ela a bordo, e se não a levassem até seu próximo objetivo, Second Miltia (um planeta, creio eu). E quanto à sua criadora? Ia deixar ela boiando no espaço esperando por um possível resgate, se a mesma não tivesse ameaçado se matar e se um guri sinistro e bem carismático, o chaos, não aparecesse.

    Essa cena (em 20:40), assim como todo esse começo, é uma das poucas coisas que eu ainda me lembrava dessa trilogia. Sim, disse uns posts atrás que Xenosaga era meu "xeno" favorito, mas se alguém me perguntasse o que realmente acontecia na história, eu não ia saber responder diretamente, pois só me lembrava de momentos marcantes da trama, com esse sendo um deles. É um negócio tão bem bolado que isso me fez gostar da KOS-MOS durante todo esse tempo, sempre priorizando usá-la nos jogos que ela fez participação (e coincidentemente ela sempre foi muito forte neles), e não simplesmente por ela ser, digamos, esteticamente agradável (afinal a Panther do Persona 5 e a Rebecca do Wild Arms 5 também eram, e ambas são um chute nas bolas).

    Enfim, depois dessa parte a trama mostra o Robocop do David Bowie da série, o Ziggy, juntamente com a MOMO, com ele sendo um ciborgue (que se matou e doou ainda em vida seu corpo para ser cibertenizado) e ela uma Reallian (uma espécie de androide consciente e com direito civil da série) e ambos se conhecem em uma missão, onde a guria foi sequestrada e ele precisa resgatá-la.

    Se eu não soubesse o development fodido que a MOMO ganha na série (até crescendo e mudando bem de aparência) eu ia jurar que ela ia ser mais uma loli inútil que só existe pra fanservice, porque em batalha, ela usa um cajado cor de rosa fru fru de mahou shoujo, fica soltando umas purpurinas e estrelinhas nos inimigos, destoando completamente de todo o resto do jogo e dos personagens, me lembrando o mecha do amor e aquela bola rosa estúpida de Xenogears. Felizmente ela para com essa merda nos jogos seguintes, mas aqui, é bem zoado...

    E falando em batalha, já deu pra perceber muita coisa do sistema de combate. Tem posicionamento no campo de batalha (e tu só consegue matar inimigos na retaguarda matando os da frente antes), tu ganha pontos pra melhorar os ataques (que seriam as deathblows aqui, cuja combinação tu pode escolher), aumentar stats, também tem pontos pra aprender magias novas e até mesmo transferir magias de um personagem pro outro... Isso sem contar os AWGS, os Gears daqui (por que diabos não escolheram outro nome simples de memorizar ao invés de uma sigla maluca?), o boost (que permite que tu antecipe seu turno, com os inimigos também podendo fazer isso), os bônus que aparecem a la  série Trails... Não tinha do que reclamar em Xenogears no combate, e aqui continua sendo a mesma coisa, ao menos por hora...

    Enfim, depois de resgatar a MOMO do Margulis (um cara de cicatriz na cara que volta no jogo seguinte), ela e o Ziggy se encontram com o resto da party, que devido a um ataque que sofreram no meio da dobra espacial, precisam parar em alguma base no espaço antes de prosseguir para Second Miltia (que é onde KOS-MOS, Shion e Ziggy precisam ir). Esse começo de Xenosaga é bem legal, os personagens (tanto os da party quanto os NPCs, tendo até um piloto que chama Hammer) são bem da hora, o único problema que notei até agora é o que todo mundo conhece: o excesso de cutscenes. OK, elas são legais. OK, dá pra pausar e pular todas elas. OK, deixam até tu salvar entre elas, mas porra: não precisava de tanta assim! Se não tivessem aloprado tanto com isso, certeza que dava pra fazer a trama inteira em um jogo só, ao invés de terem feito o segundo cagado e o terceiro rushado...

    Enfim, vou ver se vou jogando um mucado durante a semana, daí vou atualizando aqui essa minha segunda fase da xenotona XD

    22
    • Micro picture
      pathicakes · 6 months ago · 2 pontos

      isso me deixa louco pra jogar, começei xenogears a pouco tempo e quero jogar tudo em ordem mesmo que não faça diferença

      1 reply
    • Micro picture
      jcelove · 6 months ago · 2 pontos

      Cara olha o Allen...mó dó desse cara, parecia eu na 5° serie, escravizado e servindo as paixonites que claramente não tinham interesse nenhum senão de se aproveitar.hehe

      Eu não lembro qse nada hj e na dpoca fiquei boiando com os gnosis e com o fei e elly crianças. XD

      Lembre que nesse tem Erde kaiser, o megazord que mata tudo com 1 hit da forma mais colorida e espalhafatosa possivel. Chuchu nem chega perto .hehe

      6 replies
    • Micro picture
      kalini · 6 months ago · 2 pontos

      Que introdução incrivel e engajante, que elenco de peso esse jogo tem, mesmo a momo acho legal, e lembrei que a KOS-MOS não era tao picole de chuchu quanto eu imaginava, ate que ela é badass. Deu ate boas lembranças aqui e vontade de jogar denovo, ainda mais porque eu nunca finalizei.

      1 reply
  • manoelnsn Manoel Nogueira
    2022-09-19 21:43:50 -0300 Thumb picture
    manoelnsn checked-in:
    Post by manoelnsn: <p>Começando!</p><p>#img#[841911]</p><p>E claro que

    Começando!

    E claro que peguei uma ISO undub, por amor aos meus ouvidos. E o jogo já começa de cara de forma bem parecida com Xenogears, mostrando uma cena envolvendo o passado, no ano 20XX (megaman x feelings), e alguma merda acontecendo, desta vez uma escavação achando aquela jimboga dourada que só traz desgraça: o Zohar.

    Detalhe que tecnicamente, como os direitos do Xenogears estavam com a Square Enix, os caras não puderam fazer uma ligação direta com o Xenosaga, porém vários elementos, conceitos e até mesmo personagens (como a Elly e o Fei, só que com nomes diferentes) aparecem por aqui, e ele se encaixa perfeitamente como uma prequel (lembrando que o começo do Xenogears é no espaço, de onde veio a raça humana e tudo o mais), então o espírito de porco em querer fazer algo mastodôntico ainda estava firme aqui. 

    Enfim, depois da introdução, passaram-se 4000 anos, e temos essa trolha dourada boiando no espaço e vários robôs pegando ela, e em outro lado temos os cientistas da Vector, uma agência de cientistas, testando sua arma, a androide KOS-MOS.

    Essa dona de óculos, a Shion, é aparentemente a cientista chefe do lugar, e está numa espécie de VR pra testar as capacidades da androide seminua já que, pelo jeito, ela não pode ser testada ainda no mundo real. Como eu já joguei e me lembro bem desse começo eu sei por que disso tudo, mas quero ver como o jogo vai ir me contando isso, pra saber se ele faz isso bem ou se faz de forma cagada igual o CD2 do jogo anterior da "série"...

    O combate é muuuito parecido com Xenogears, temos o AP, o Ether, os combos com os botões de ação, 3 personagens jogáveis, mechas (apesar dos mechas desse primeiro jogo serem feiões), e mais algumas funções que não entendi muito bem ainda. Não temos mais batalhas random, e dá pra tu interagir com elementos do cenário, fazendo eles explodirem ou algo do tipo... Só não sei se dá pra fazer isso no resto do jogo ou só nessa missão aqui, no começo...

    As expressões hoje em dia parecem meio creppy, mas pra 2003 os gráficos são bem topo de linha. No geral, só joguei os primeiros 30 minutos, e esse comecinho é bem razoável, mas só depois de algum tempo, que me lembro, que começam a chutar o balde enchendo de CGI. E é uma pena que não temos mais aquelas animações lindonas de antes... Enfim, não devo jogar muito durante a semana, já que quero fazer a review do Xenogears antes, porém estou bem curioso com essa trilogia, já que ainda a considero meu "xeno" preferido (mesmo Xenoblade sendo melhor), vejamos se isso ainda vai se confirmar quando eu terminar...

    30
    • Micro picture
      jcelove · 6 months ago · 3 pontos

      Ah, vc só tinha zerado o 3 né?
      O primeiro saga eu não curti muito não. Horas de cutscenes só pra introduzir o universo e contexto, pra não explicar muito e eu nunca curti esse CD bonecão feitichento dos personagens, mas vale por poder matar o final boss com 1 hit kill do ERDE KAISER, pegue o erde kaiser, melhor summon galhofa desde Gilgamesh.
      Pena que no 2 e 3 deixaram ele sério.

      22 replies
    • Micro picture
      kalini · 6 months ago · 2 pontos

      Aee, finalmente vai rejogar essa maravilha. to sabendo que ele é bem simples, muito mais que o gears, ele so é complicado de entender porque tem muitas cenas e dialogos mesmo. Mas tem certeza que o Blade é o melhor mesmo? Eu joguei o começo ha uns meses atras e achei a gameplay um lixo total, quando voce ataca, o ataque sai automatico repetidas vezes, o ataque nao sai quando voce aprta sempre o botao de atacar. Ate deixei ele na genladeira pra rejogar xenogears pela milesima vez, comecei no meu niver, pra ver se tomo vergonha e comece a ver os problemas do jogo. quando terminar xenogears, vou rejogar xenosaga, pois so joguei uma vez e nao lembro dos detalhes, so lembro que gostei muito de um char la, o ziggy, e tambem um pouco do albedo, o vilao maluco que arranca a propria cabeça.

      1 reply
    • Micro picture
      kalini · 6 months ago · 2 pontos

      pior que eu achei a dublagem ate razoavel, ficou tudo bem expressivo e umas vozes encaixaram bem.

      1 reply
  • 2022-06-08 06:51:44 -0300 Thumb picture

    #438 - Xenosaga: Episode I - Der Wille zur Macht [PlayStation 2] 2002

     Tetsuya Takahashi deixou a Square para fundar sua própria companhia e seguir com seu projeto de uma saga de RPGs de ficção científica. Tido como sendo um sucesso espiritual de Xenogears, o jogo segue a jornada da androide KOS-MOS e seus companheiros na tentativa de impedir que os alienígenas Gnose ou a U-TIC tenham acesso ao Zohar original. O jogo adota o estilo de combate por turnos tradicional, com a opção de ataques de curta e longa distância. Além das magias que consomem éter, o jogo oferece ataques especiais combinados e a habilidade de convocar um mecha AGWS para lutar contra chefes gigantes. O jogo possui várias opções para personalizar os equipamentos e habilidades de cada personagem através de um menu completo.

     - O primeiro jogo marca a estreia da Monolith de uma maneira espetacular. O visual do jogo é sensacional em todos os sentidos, seja nos cenários caprichados ou nos modelos de cada personagem, feitos com muito carinho e seguindo um estilo de anime. A trilha sonora do jogo também é ótima e a história do jogo é muito bem escrita, especialmente a forma como cada um dos personagens estão intimamente ligados à trama. A jogabilidade é clássica, mas incorpora ótimos elementos de customização e possibilidades. Só o fato de não ter encontros aleatórios já ganha muitos pontos. É um jogo épico com uma narrativa de ficção científica ousada e excelência em tudo que se propõe.

    Nota pessoal: ★★★★★

    @andre_andricopoulos, @ziul92, @mardones@darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @avmnetto@denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber@thiagobrugnolo@eduardo_wrzecionek, @christciamn, @romline5, @dantlast, @marcelokiss487, @diego_lacuna, @thiago_, @cosunsc [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    47
    • Micro picture
      bobramber · 10 months ago · 3 pontos

      Ainda não conheço essa série. Só joguei xenogears, mas na época em que mal sabia inglês. Qualquer dia desses vou ter que conhecer.

      4 replies
    • Micro picture
      _gustavo · 10 months ago · 3 pontos

      Amo Xenosaga, mas o primeiro é arrastado demaaaaais, tem que ter muita paciência com o tanto de diálogos que ele tem, pra época era diferente do que os outros rpgs vinham fazendo.

      6 replies
    • Micro picture
      mastershadow · 10 months ago · 3 pontos

      Saudades,o primeiro e o terceiro são perfeitos.o 2 é meia boca apenas.

      3 replies
  • srw
    2020-12-24 16:12:44 -0200 Thumb picture
    Post by srw: <p>Bom natal pros amantes de mecha (e só pra eles X

    Medium 752365 3309110367

    Bom natal pros amantes de mecha (e só pra eles XD)

    17
    • Micro picture
      rax · over 2 years ago · 1 ponto

      Eu sou um cara simples,tem a KOS-MOS natalina ja dou vida-q

      2 replies
    • Micro picture
      gennosuke6 · over 2 years ago · 1 ponto

      Kkkkkkk. Feliz natal pra vc tbm!

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...