
Ano - 2011
Número de episódios - 25 (+1 OVA)
Disponível em Netflix - Não
Disponível em Amazon Video - Não
Disponível em Crunchyroll - Não
Sinopse: Essa é uma adaptação do jogo Shin Megami Tensei: Persona 4, lançado para o PlayStation 2, e conta a história de Yuu Narukami, que se muda para a erma cidade de Inaba, um local onde começam a acontecer estranhos eventos climáticos, onde uma densa neblina envolve a cidade e existem boatos de um canal de televisão fantasma que sempre surge à meia noite. Após fazer amizade com Yousuke Hanamura e Chie Satonaka, o jovem passa por uma estranha experiência, onde adentra em um mundo desconhecido dentro da televisão, repleto de monstros onde adquire a habilidade de materializar aspectos de sua personalidade para usar em batalha, enquanto esmaga uma carta em suas mãos e grita o termo que dá nome à série: Persona!
______________________________________________________________________________
Persona é uma série de RPG da Atlus, sendo um spin off da franquia Shin Megami Tensei, possuindo atualmente 6 jogos principais e uma caralhada de cashgrabs, digo, de jogos secundários de dança e afins. Persona 4 é disparado um dos melhores títulos da série, chegando a fazer um grande sucesso no seu lançamento, no PS2, e por isso acabou ganhando uma versão animada para a TV. 
Aqui é onde normalmente um bom jogo acaba se tornando um anime horrível, já que o processo de adaptação de uma mídia em outra acaba sendo desastroso na maioria dos casos, mas no caso de Persona 4 conseguiram fazer um excelente trabalho! Pra começo de conversa, adicionaram uma personalidade para o protagonista self insert, Yuu Narukami, deixando ele bem estoico, o que combinou muito bem com ele!
Depois, pegaram as partes mais importantes do jogo e passaram para o anime, sejam os momentos mais dramáticos ou os mais hilários, como os caras bêbados em uma boate, ahuahua. Depois deixaram a trama com um bom pacing nos seus 25 episódios, não deixando eventos para a última hora ou coisas do tipo, prova que realmente o estúdio que fez a adaptação sabia o que estava fazendo!
Também adaptaram o final verdadeiro do jogo, em um OVA lançado à parte da série de TV. E por mais que tenha ficado um pouco diferente do jogo original, o resultado também ficou bom! No geral dá tranquilamente para se dizer que esse anime de Persona 4 é uma das melhores (quiçá a melhor) adaptações de um jogo de videogame na forma de animação. O carisma dos personagens, a ligação entre eles, tudo está ali na tela e mesmo quem nunca jogou o jogo (afinal são umas 70 horas de gameplay) poderá tranquilamente perceber isso e até mesmo se afeiçoar com um ou outro.
Também existe outra adaptação de Persona 4, desta vez da versão Golden (lançada originalmente para o PSVita, e em 2020 para PC), chamada de Persona 4 the Golden Animation, mostrando a personagem nova, Marie, e tudo o mais... Porém acho que não é preciso dizer que, tal como os jogos de dança de Persona é só um cashgrab sem vergonha, né? Pra quê fazer um anime de 12 episódios, repetir eventos e tudo o mais só para apresentar um personagem novo e mais alguma coisinha diferente? 
Enfim, no mais, fica a indicação de Persona 4 The Animation, aqui no arco. Como é uma rede social de jogos, nada melhor que começar o ano com uma boa adaptação de um, e certamente que a Velha, que quando entrava na TV ela ainda era preta e branca e a válvulas, assina embaixo!
Link para uma planilha com todos as indicações do Arco aqui XD
Por mais que eu ame o 5 ouso falar que não tem no 4 alguém similarmente irritante quanto o Ryuji...