Know Your Demon #205 Atlas
NOME: Ladão
ORIGEM: Mitologia Greco Romana
PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei II
LORE: Um dos titãs da mitologia grega famoso por ter sido condenado a carregar em suas costas os céus, normalmente representado como uma esfera, pela eternidade após o episódio da Titanomaquia (a guerra dos titans contra os deuses do Olimpo).
Atlas é um titã filho do titã Japeto e da ocêanide Ásia (ocêanide eram ninfas, especificamente crias de Oceano e Tétis) e irmão dos titãs Prometeu, Epimeteu e Menoécio, este ultimo também se uniu aos titãs com Atlas na Titanomaquia e também recebeu seu respectivo castigo.
Atlas marcou presença em histórias envolvendo outras duas figuras gregas de renome, Perseu encontrou com o mesmo em uma área de pomares pedindo abrigo a este se identificando como um dos vários filhos de Zeus, mas Atlas, temeroso de uma profecia de que um filho de Zeus roubaria uma das maças de seu pomar recusou a hospitalidade e por conta disso Perseu o petrificou com a cabeça da Medusa. Em outro conto Hércules, este sim o ladrão de maças da profecia encontrou topou com o pomar guardado pelo dragão ladão. Dentre as varias versões do decorrido em uma destas ele se oferece para segurar o céu para Atlas enquanto este colhia uma maça de seu pomar para o herói grego. Atlas tenta engana-lo para o mesmo permanecer com o céu nas costas, mas Hércules o engana de volta fazendo ele pegar o céu por um minuto enquanto Hércules se arrumava e o herói vai embora deixando Atlas como o encontrou.
APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:
Atlas marca presença em God of War: Chain of Olympus como um aliado da vilã a deusa Persefone e um inimigo de Kratos. Em God of War II o mesmo reaparece, se aliando a Kratos e o ajudando brevemente em seu caminho de vingança contra os Deuses do Olimpo ajudando a escapar do submundo.
Da as caras no livro Percy Jackson e A Maldição do Titã como principal antagonista.
Da as caras como personagem jogavel no jogo SMITE.
Acho que eu já vi esse cara nos 10 Mandamentos kkkk
Eu achava que a história dele era sobre carregar o mundo nas costas, não o céu.