Desafio: 30 dias de games
Dia 14: Maior decepção - Final Fantasy XII
Apos terminar Final Fantasy X, fui correndo comprar o XII com o hype as alturas, devido minha boa experiencia com o jogo anterior, abri o jogo, ok, ja peguei ranço do character design, achei feio demais o rosto das personagens, mas tudo bem, o que importa é gameplay, mas assim que a batalha começou, um tremendo balde de agua quente (nao fria) na minha cara: um sistema escroto de ação ao inves de turno. Pois é, prefiro muito mais jogos de turno, mas ok, iria engolir a proposta deste jogo ser de ação, mas não adiantou de nada, pois é um sistema de ação bem monotomo, automatizado e leeento! Unica dificuldade que esse jogo tinha era numa luta opcional contra o Elder Wyrm e outra luta contra a Demon Wall. Ambos tinham gimmicks bem legais, mas o resto era tudo baba, repetitivo e o pior, sonolento. Serio, eu DORMI enquanto tava numa batalha nesse jogo, ainda mais com a trilha sonora inteira ser bem sem emoção, não te passa a sensação de batalha.
Mas ok, é RPG, então o mais importante é a historia, certo? Pois então, até a historia é um porre. A premissa é legal, pois é sobre guerra e luta pela independencia contra um imperio expansionista, e o vilão não quer destruir o mundo, mas quer apenas mais poder, e pra isso elimina ate seus suditos e familiares que ficarem no seu caminho. Voce controla uma princesa rebelde destronada, que teoricamente deveria ser a protagonista, mas ao inves disso veio um jovem dinamico chamado Vaan, que se voce apagar todos os dialogos, não faz diferença nenhuma pra historia. Tudo bem, entao significa que as outras personagens compensam, né? NAO, pois todo o resto do elenco tem um carisma de um Tiago Leifert, sem falar de personagens inuteis que não sei porque raios estão na party, como Fran e Penelo. Falam muito da inutilidade do Vaan, mas estas duas são ainda piores! Balthier é so aquele cara travadão que sentava atrás da sala na sua escola tentando ser descolado pra se enturmar. Basch tem um background legal, pois foi acusado injustamente de traição contra o reino de Ashe, tem reais momentos de protagonismo, mas ambos são uma pedra.
E o pior de tudo é que tive que jogar esse jogo até o fim com cara de cy pra compensar a grana gasta nele. Foi uma experiencia terrivel, não tanto quanto o Final Fantasy VIII, mas chegou perto.
Não minto que não teve coisa boa nesse jogo. Como sempre, a Square caprichou demais nas summons, e trouxe umas 12 ineditas, todas elas com um visual supre caprichando, sendo a favorita essa da imagem acima, que esqueci o nome. Tem summons fazendo referencias a viloes de outros jogos tambem, como Zeromus, Chaos e Exodus (Exdeath). Outra coisa legal foi o worldbuilding: era muito bonito e bem feito o mundo interconectado que fizeram la, e das raças que inventaram. Pena que sua party so tem humanos e uma mulher com orelha de jumento. Queria um homem-caranguejo :P
Também achei isso desse jogo, o que menos gostei foi do combate, podia ser por turno.
Mas nem aartedo Yoshida agradou...realmente nao curtiu o jogo si vomplica.
O combate dele ta mais pra turnos que pra action, nao da pra sair retalhando inimigos sem parar como em Ys, Tales ou KH pq tudo fem cooldown. O sistema de gambit fem bastante influencia nos mmos, da pra augomatizar mas precisa saber arrumar principalmentd no final. Da pra controlar manualmente tbm, do fica insanamdnte mais dificil pq l inimigo nso fica esperando.hehe
O sistema do 13 acho uma boa eboluçao dele.
Vaan e penelo sao pontas soltas pq os produtores japas acharam que protagonistas adultos nao seriam bem aceitoz, mas o protagonismo é meio dividido entre Bash, Ashe e Balthier, que é o Han Solo do jogo, a Fran é a Chewbacca que tofo jspa gostaria de ter. Acho a dinamica dos e bem legal.
O desenvolvimento teve tanta treta entre a parte criativa e os produtores que Matsuno largou no meio.
As Vieras sao mais pra coelinhas humanoides, surgiram no FFTAdvance se me lembro. jumento foi ofdnsivo.hehe
Minha maior decepção tbm, tanto que abandonei a série FF ai.Acho esse FFXII até um jogo legal,mas um FF horrendo haha.