Começando!

A minha primeira impressão foi uma das melhores possíveis. De cara a opening é uma puta de uma animação:
A do primeiro também era, mas essa tá muito mais bem feita, e a música é melhor também XD
Ao iniciar o jogo vejo que os sprites continuam com o mesmo nível de excelência do primeiro jogo, ou mesmo até maior. A protagonista Viese por exemplo: quando ela pula era segura a saia, acho muito legal quando os developers prestam atenção nesses pequenos detalhes.

A arte dos personagens está mais nítida e colorida também, além deles terem mais poses diferentes, o que não deixa tudo com cara de Persona 3, onde só mudam a boca e os olhos dos caras. A história parece ser mais séria, tem realmente algo grande acontecendo e a protagonista e seu namorado/não namorado Felt se separam, e creio que o jogo será revezando entre os dois.

Felt já se deu bem ao se aliar com essa dona boazuda aí, o que será que a meiga e vestida até o pescoço Viesse vai achar quando descobrir? ahuhaua
O sistema de batalha também está diferente, as batalhas estão muito mais rápidas e dinâmicas(ainda mais porque agora tô jogando a 60fps, huahua), ainda mais com uma espécie de ATB que adicionaram. Não existe mais MP e pra se usar skills tu tem que usar uma barra que se carrega quando tu apanha ou ataca, bem parecido com os limits mesmo.

Nas dungeons e afins também existe um medidor de batalhas random, igual tinha em Ar Tonelico 2(parece que tiraram daqui), que a cada batalha ele vai esvaziando, e quando chega a zero nenhum encontro aleatório acontece até tu sair daquele lugar.

Entretanto, apesar de todas as melhorias gritantes do jogo, nem tudo são flores e assim que o personagem saiu da cidade o meu dia ensolarado se tornou um mundo cinza e nublado, já que tiraram ao overworld do game e colocaram uma droga de seleção de fases!

O jogo é uma jornada, caralho. Que imersão tu pode ter numa aventura se as localidades estão a dois cliques de distância? Tá certo que o overworld do primeiro jogo não era as mil maravilhas, mas ele estava lá! Que fosse algo tipo CT ou BOF3 então, sem batalhas, mas com tu tendo uma noção da distância e do que está percorrendo...

Os tutoriais também ficaram sem graça. Antes eram praticamente palcos de stand up comedy quebrando a quarta parede, e agora ficaram... Comuns. Aliás notei nesse começo que as piadas também diminuíram, mas talvez ao menos isso melhore mais pra frente... Ah, o jogo também tem custcenes lindas em anime, mas elas não tem legenda, ou seja: vou entender elas tanto quanto entendi as de Grandia, hauhua
Enfim, minhas impressões foram bem mistas, acredito que o jogo não vá se superar(como ar tonelico 2 fez, melhorando TUDO do seu antecessor, ou mesmo coisas como Bravely Second e Lost Sphear), mas que ao menos vá ser uma experiência divertida e satisfatória, vejamos nos próximos capítulos!
Ah, e marcando o @mastermune que me indicou nessa empreitada
Li alguns boatos na net que os planos deles eram fazer o terceiro jogo como uma continuação do segundo, com a Iris maior, e por algum motivo o terceiro game não tem nada a ver com os outros dois. O @_gustavo talvez saiba de alguma coisa?