Em 2017 eu havia "terminado" Shin megami tensei: Persona. Porque eu coloquei terminado em " ", bem... na real eu realmente cheguei a terminar-ló, o problema foi que eu tinha pegado o final ruim e eu não sabia que esse jogo tinha um final ruim, então eu tive a brilhante ideia de pegar o save de um amigo meu (que na época estava jogando junto comigo, mas ele estava bem mais avançado que eu). O save dele já estava bem no final, só faltava enfrentar o boss final, dai eu fui e derrotei ela e assim eu tinha terminado Persona 1. Depois de um tempo (anos) eu comecei a sentir um desgosto disso que eu havia feito, eu não fiquei satisfeito com esse mérito de ter terminado o jogo meio que na metade.
Ano passado eu acabei baixando a soundtrack da versão de ps1, e quando eu comecei a escutar, fiquei perplexo que as músicas do original eram totalmente diferente e que se encaixavam melhor se comparado com a versão de PSP. Dai juntando o desgosto em mente por terminar o jogo pela metade e a curiosidade para escutar a soundtrack do original, me deu força de vontade de querer rejogar-ló. E aqui está a minha experiência.
Gameplay
Meu... como que o sistema de batalha mais rápida da versão de PSP faz falta aqui. Eu me pergunto se na época que alguém pegou para jogar realmente conseguiu ter paciência para terminar. É muito lento as coisas, quase tudo aqui é lento. Eu não aguentei a lentidão e cedi a usar o fast-foward do emulador.
Uma coisa que aconteceu comigo, eu não sei se isso tem alguma ligação por eu usar o fast-forward, mas acredito que não. Em alguns momentos o jogo simplesmente trava mas continua rodando, e isso pode acontecer com alguns inimigos específico e com um boss. Isso me gerou muita preocupação mais pra frente (ainda mais na ultima dungeon fudida de ser desnecessariamente grande), já que eu podia já ter caminhado por um bom tempo e de repente eu estou em uma batalha e o jogo trava.
(o demônio simplesmente travou a ação e não fazia mais nada)
Se tem uma coisa que é muito desgraçada, é as dungeons serem extremamente longas e não ter nenhum save point pelo menos no meio do caminho ou perto do boss. Eu não cheguei a morrer tanto no começo, o jogo chega até ser meio fácil se você souber tomar cuidado. Mas a merda da dungeon final é de fuder, os inimigos são ridiculos de forte, não tem um save point no meio do caminho e você ainda tem a chance do jogo travar. Acredito que se eu fizesse um grind eu não teria problema nenhum com os inimigos, o foda é você ter vontade de querer grindar
Soundtrack
Esse foi um dos motivos que eu mais me empolguei para querer jogar. As músicas desse jogo traz um clima totalmente diferente se comparado com a versão de PSP. Enquanto na versão de PSP ele parece dar um clima dos persona atuais onde eles tentam trazer aquele tipíco clima de anime jovem onde o protagonista ou a turma de adolescentes é fodão. Na de PS1 ele tem um clima mais denso, quase querendo se assemelhar com SMT só que bem mais leve. Um exemplo é a música do Hospital que tem gritos de fundo
(Essa música tem um clima de Soul Hackers)
(Acho essa umas das músicas mais fodas de dungeon)
(acho engraçado o começo dessa música, ela tem umas batidas de tambor muito parecidas com as do Donkey Kong Country)
Tem um vídeo compara as música das duas versões, e recomendo por curiosidade de saber sobre elas
Final
Revelations Persona é um jogo muito controverso pela questão da sua localização estranha. Tradução errada, palavras escritas erradas (cheguei a encontra um "shoule" em vez de "should"), aparência dos personagens mudadas, demônios/persona com nomes totalmente diferentes, algumas censura, remoção da Snow Queen e por ai vai...
Um exemplo de tradução estranha é essa. Em nenhum momento dessa parte é citado alguma coisa de eletricidade, e o brad/brown do nada fala isso, não sei se ele realmente chega a falar isso na versão original, mas é estranho.
(Cerebus?????)

(Anuvis?????)
Mesmo o jogo tendo seus problemas aqui e ali, eu ainda consegui me divertir com ele. Acho que pra mim o maior incomodo que me deu foi a batalha em sí serem extremamente lentas, até a americanização dos personagens aceitei numa boa (menos o protagonista com aquele cabelo vermelho estranho); mas eu nunca recomendaria pra ninguém jogar a versão de ps1 (só recomendo se você for meio louco igual eu para querer desbravar todos os jogos dessa série)
Bônus
Todo mundo sabe que esse jogo foi lançado para PS1, mas se acredita que ele também foi lançado para PC!!! muita doidera isso. Atlus teve seu tempo de lançar coisas para PC, pena que parou, mas talvez agora volte para ficar.
De 1996 até 2000 foi lançado o mangá intitulado de Megami Ibunroku Persona. Basicamente ele conta todo o arco do jogo misturando a Snow Queen Quest junto com a rota da SEBEC, é meio estranho por conta de ser bem rushado, principalmente a rota da Snow Queen. O mangá também conta sobre o passado do protagonista, o que eu não sei se é canon. Sinceramente achei esse mangá bem meh, eu não sou muito fã de ler mangá, mas algumas partes são confusas, pode ser porque não tenho costume.
"Rola esfolada" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK......
Jogue o 2 agora e se delicie.