E hoje iniciamos as minhas tradicionais listas de fim de ano, onde eu faço considerações sobre o que vi, joguei e reflexões do ano que passou. E para começar temos as melhores animações que vi esse ano (não exatamente lançadas esse ano), então vamos a elas:
1- Digimon Tamers

Em primeiro lugar, todo ano revejo uma animação antiga, e esse ano resolvi rever Digimon Tamers, e ele continua tão bom e relevante quanto antes. Aliás até melhor, pois hoje em dia com mais conhecimento sobre Digimon e maturidade eu pude perceber coisas que não conseguia antes. Com uma trilha sonora incrível (Card Slash, EVO, One Vision e The Biggest Dreamer não me deixam mentir) que ouço sempre que posso.
E não apenas isso, ela é a temporada mais "sombria" da franquia, com temas mais impactantes e personagens mais bem construídos, o Takato realmente parece uma criança que existiria de verdade, brincalhão e chorão. E temos raros flashbacks, os personagens são tão bem construídos que você entende por que eles são assim, só de ver a vida que eles levam e a relação com suas famílias. Ruki nunca fala do pai, mas da para ver que ela é fechada pela ausência dele, e o Lee é mais responsável e sereno por ter muitos irmãos para cuidar. Além de termos quebras de peadões da série, como uso de cartas, o protagonista não ser o primeiro a evoluir seu Digimon (e demorar para isso acontecer). E a dublagem brasileira é ótima, mantendo os nomes originais e não a versão americanizada como o Adventure. E cara curti tanto que ficaria um post todo falando, apenas veja ele e os dois OVAs vale a pena.
2 - High Score Girl

A surpresa do ano, coloquei na Netflix por acaso e vi que tinha uma animação sobre games antigos e fui ver. E apesar de ser animação em 3D, ela é muito bem feita. Monstra uma parte importante da história dos jogos no Japão sob o ponto de vista de um garoto que realmente viveu essa época. Mas apesar disso o foco aqui é o humor e o romance, duas coisas que não sou muito chegado, e aqui funciona, você gosta das personagens do triangulo amoroso, torce para todos e ri coma bela dublagem.
Eu não vi os dois OVAs que encerram o anime e vi que vai ter uma segunda temporada, só espero que continuem mantendo a boa qualidade dela.
3 - Attack on Titan - 3º Temporada [Parte 2]

O fechamento do arco principal que vem desde a primeira temporada, muita ação e os principais segredos sendo revelados, perdas impactantes e um final totalmente inesperado que te faz tentar imaginar o que vai vir pela frente.
Para quem não conhece o anime ele fala de uma sociedade que teve que se exilar em muralhas após o mundo ser tomado por Titans, acreditando ser o único resquício dela. Eren é o protagonista que perde sua mãe quando o distrito que mora é invadido e jura se vingar de todos, mas a história se desenrola de uma maneira inesperada. Vale a pena ver. Aliás precisam dublar esse anime!
4 - The Promised Neverland

Um anime que falavam bem antes mesmo do anime lançar. Basicamente um anime de crianças super inteligentes e seu embate ideológico, e todos os planos para fugir do orfanato o mais rápido possível. Nem tudo é o que parece ser, muitos mistérios suspense e tudo mais. E tudo com uma ótima abertura:
O povo reclama que a primeira temporada do anime cortou muitos diálogos do mangá, mas acredito que foi para deixar tudo menos parado e condizer melhor com o que vai vir. Não via um suspense tão bom desde Death Note, a sensação de mistério, de sempre ser observado e a expectativa de tudo dar errado a todo momento prender quem assiste. A animação e as jogadas de câmera são uma jogada genial que merece ser falada. Assista!
5 - B: the Beginning

Outra animação que vi por acaso na Netflix, um anime de investigação e suspense, acredite o trailer dele me pegou, mas o anime logo no primeiro episódio deixa claro não ser o que o trailer passa, e isso é de proposito (até é, mas temos mais de um protagonista e plot digamos). Peca por não ter uma abertura, mas um encerramento bem legal.
O que deixa ele no quinto lugar, é exatamente essa trama paralela que eu realmente não esperava. Parece um anime feito para agradar o publico oriental e ocidental ao mesmo tempo. Mas assista, são raros os animes com protagonistas adultos e com tema de mistério, quero mais desses para ontem. A dublagem brasileira é muito boa, assim como a qualidade de animação. Espero que a segunda temporada mantenha a qualidade. Ele é adulto, mas menos pesado do que aparenta, então vai tranquilo se não curte cenas fortes.
Menção honrosa: Coraline
A melhor animação ocidental/filme que vi em 2019 sem duvidas. O pessoal rasga elogios para ela, e como ia sair da Netflix eu vi antes. A animação não fluida em stopmotion estranha de inicio, mas o enredo e os personagens são excelentes, assim como trama com pegada de terror. Precisamos de mais animações assim hoje em dia. Veja se não viu!
--
Não sou muito de ver animações a faculdade e as jogatinas, consomem muito do meu tempo, mas espero que ano que vem isso mude. Algumas animações me chamaram a atenção esse ano e vou ver quando tiver tempo:
Fora que ano que vem tem a segunda temporada de The Promised Neverland e a ultima de Attack on Titan, além de eu querer ver Lain pela primeira vez. Vamos ver como vai ser.
Esses eu ainda tenho que ver, é melhor ver eles antes de ver o video?