Capítulo 2 terminado, tô jogando bem aos poucos mesmo.
Com mais tempo de jogo, consequentemente também tive mais tempo pra analisar alguns pontos do game, e embora eu ainda esteja achando o jogo daora, realmente ele tem algumas falhas que fazem as qualidades do game não se destacarem tanto.
Bem, uma coisa que eu ainda devo dar o braço a torcer pois isso eu só tô achando melhor cada vez mais que jogo, é a trilha sonora do game, puta que pariu que trilha sonora foda.
Outra coisa legal são os diálogos, eu realmente curti bastante a escrita do game, tendo vários mínimos detalhes, por exemplo, quando você enfrenta a primeira criança lá do grupo, ela faz um monólogo e uma das falas dele é:
"Se eu ... caçar todos os demônios ... então ninguém mais terá que ter medo! Não terão que ter medo da violência e da dor! N-não terão que ... não... terão que ... ter... medo.... Eu não preciso ficar com medo do ... do escuro e da dor, e do cheiro de álcool ... "
Isso na minha opinião é um diálogo fantástico que explica a backstory do personagem sem precisar ser expositivo, isso foi legal, você consegue deduzir como foi a infância desse personagem só por causa disso, e é isso que falo quando esse jogo tem ótimos diálogos, eles respeitam a inteligência do jogado.
Também acho as salas com os Monokumas pra derrotar de uma maneira específica bem divertidas, no começo eu não tinha entendido muito bem o propósito delas, mas atualmente elas são umas das minhas sessões favoritas do game, estou me divertindo bastante nelas.
Agora, o que me fez reconsiderar que esse jogo tem bastante defeitos foram alguns fatores.
Pra começar, a história é meio besta, eu não falo nem do fato de ser um apocalipse de Monokumas, que por si só já é meio exagerado mas ok, mas o andamento da história é bem repetitivo pois é só tipo "Vá desse ponto A até esse ponto B, e quando der merda nesse ponto B, vá dele até o ponto C" é difícil descrever com palavras, mas foi isso o jogo todo até agora.
Os "Warriors of Hope" são meio toscos, eu não vou nem entrar em mérito de importância deles pra mitologia da série porque eu ainda preciso zerar o jogo pra ter certeza, mas puta merda, como eu odiei todos, que crianças chatas do caralho, puta vida.
Tem algumas poucas sessões de Puzzles no jogo, algumas eu achei legal, mas tem umas bem toscas, como por exemplo, o puzzle onde você precisa responder "10 pássaros estão numa cerca, quantos tiros você precisa dar pra se livrar de todos eles!?" ok, a explicação de que é só 1 tiro já que só dando 1 tiro os pássaros todos fogem de uma vez, é convincente, é legal, mas por exemplo, eu tive que ir no chute pra resolver o puzzle porque você lê ele num papel, e depois que tu fecha o papel, tu não pôde ler esse papel de novo (Só se tivesse como ler ele menu onde é guardado todos os papeis do game, só que eu lembro de ter olhado e não achei o papel do puzzle lá) então acabou que eu só tive que chutar a resposta (Era de responder letra A, B, C e D) afinal, eu só vi o papel do puzzle uma vez e nem sabia mais qual resposta estava em qual letra, pois eu rapidamente esqueci as respostas e nem pude conferir de novo.
Tem a parte que você encontra o Shirokuma também, ok, personagem legal, divertido, mas pra quem não jogou, se liga na dinâmica disso...
Até a parte um pouco antes que você encontra o Shirokuma, você abre as portas de boa, animação simples e tudo mais, até que a parte que tu acha ele, tem algumas portas trancadas, e você não pode abrir, aí que entra o Shirokuma, e você pode abrir essas portas trancadas, só que leva tipo, 15 segundos devido a animação de abrir a porta dele, e você não pode pular, só faz tu perder seu tempo tá ligado!? Esse é meu ponto, pra que fazer eu perder meu tempo com um Shirokuma abrindo uma porta por 15 segundos!?
Claro, 15 segundos não é o fim do mundo nem nada, mas é tão chato ficar encarando essa mesma animação, e vez ou outra até você precisa enfrentar um inimigo por causa disso, mas depois que tu se separa do Shirokuma, não precisa mais fazer isso e não precisa mais ver essa mesma animação chata, nem é nada que estraga o jogo mas é uma coisa chatinha que me irritou pois é só uma merda de tempo pra algo que deveria ser simples, sei lá, uma chave pra abrir as portas talvez seria melhor!?
Agora, o que mais me irritou no jogo.
Enrolação pra cacete, história maçante, sessões muito monótonas, etc.
Jogando Danganronpa 1 e 2 por exemplo, eles eram puro texto mas eu conseguia jogar 4 ou 5 horas seguidas pois a história era boa, passava rápido, era emocionante, aí aqui, com uma história meio ok e até maçante, eu finalmente sinto o peso jogando de jogar algo mais super focado na história, e consequentemente eu não consigo jogar mais de 30 minutos seguidos, pois as cenas são longas, e como falei, não achei a história desse game super genial ou algo do tipo, enquanto que no Danganronpa 1 e 2 eu conseguia jogar 4 horas seguidas mesmo eles sendo puro texto pois eu tava fascinado pela história de ambos, tudo bem que aqui no Another Episode tem mais gameplay e eu realmente consigo me divertir nela e tudo mais, mas não compensa ficar jogando por 10 minutos pra depois ter uma cena de 20 minutos numa história que eu nem achei espetacular.
Bem, ainda estou me divertindo boa parte do jogo, a gameplay é interessante e tudo mais, mas os novos vilões me irritaram pra caralho e tem mais texto/cutscene do que eu acho que deveria ter, acho que seria mais legal se fosse focado na jogabilidade mesmo, ou ainda sendo focado na narrativa, mas com um enredo menos arrastado ou um andamento menos repetitivo
Enfim, 10 dias depois completei apenas 1/3 do jogo, bora seguir né.
Até agora, daria nota 7 pro jogo, com seus defeitos, é um bom jogo apesar de tudo.
Putz fechou rapidão. Eu nao lembro de ser tao curto.hehe
Mas é bem isso que falou na analise mesmo. Embora as interações entre as duas e as maluquices dendo da genocyde sejam legais o plot é aquele besteirol que se leva absurdamente a serio, mesmo sabendo que ta ridiculo. So japa e otaku raiz pra curtir de verdade.
Eu gostei do gameplay e visuais simples ate mas nao tive animo pra pagar por mais nada da serie desde entao.
Todos fala que o V3 é a masterpiece mas ao menos na demo o clima ainda é afetado como no 1 e 2, nao me empolgou.