Medium picture

noblenexus Rafael

"We do not stop playing because we grow old. We grow old because we stop playing."


about 1 year ago 2021-04-08

Valheim

Valheim é um game survivor (aqueles tipo minecraft), que podemos jogar em coop com até 9 amigos (quem tem tantos amigos assim?) ou solo, um mundo gerado de forma procedural  em que você deve coletar recursos, craftar itens e equipamentos, explorar biomas, ruinas e tumbas, contruir, enfrentar criaturas e tudo mais, só que com um twist que são chefes espalhados pelos seus diversos biomas, tudo isso em um mundo da mitologia nórdica, com direito a aparições de Deuses e tudo mais.

*ta com pressa? pula para as considerações finais.

** Pode conter leves spoiler.

Criação de personagem e mundo

No começo criamos um personagem que pode ser um guerreiro ou uma shieldmaiden (guerreira) e customizamos a aparência do personagem, cabelo, barba e cor da pele. Damos a ele um nome e a partir dai podemos entrar em um servidor ou cria nosso próprio mundo, os personagens em Valheim não são presos aos mundos onde foram criados, ou seja você pode pegar o seu personagem do mundo single e levar pro multiplayer de boas.

Enredo

Um vez que criamos um mundo e entramos uma breve história é contada sobre um grupo de criaturas que Odin baniu para o décimo mundo da mitologia nórdica(Valheim) estarem começando a causar problemas, então Odin pede as valkirias para procurar por um guerreiro digno em midgard e trazer ele para valheim para que ele derrote os monstros e ganhe seu lugar em Valhalla. Dai temos uma cena do nosso personagem sendo trazido até valheim em um pássaro gigante e deixado em uma pedra do sacrifício seminu e sem nada. dai pra frente temos que encontrar os altares de 5 chefes cada um em um bioma diferente e derrota-los, depois oferecer suas cabeças no altar onde começamos.

Gameplay

Um vez no controle podemos começar a coletar recursos e fazer equipamento, como por exemplo pegar um galho do chão e usar ele pra dar na cabeça de um javali e garantir a janta (sorry pumba) e até usar o couro dele para fazer uma roupa e ganhar mais defesa, nossa jornada tem uma fadinh....uhn quer dizer um corvo que nos da as explicações sobre tudo do jogo, seu sistemas, um pouco de história de fundo e tudo mais. Acredito que um dos fatores que levou ao sucesso do jogo é a simplicidade e a curva de aprendizagem rápida da maioria das mecânicas (a mais difícil é colocar telhado e olha que é simples)

No jogo podemos correr, pular, nadar, abaixar e andar abaixado para ficar furtivo. Temos uma barra de HP e uma de Stamina que consome com cada ação, como pular correr e bater, logo a gestão da stamina é muito importante nesse jogo porque sem ela seu personagem fica totalmente exposto. Não temos uma barra de fome ou sono nem nada que te obrigue a comer e dormir, mas se o fizer tem vantagens como por exemplo a vida base do personagem é 25, se você come uma framboesa que achou no mato ela te da um bônus de 15 HP e acelera a regeneração e  20 stamina também acelerando sua regeneração por um tempo, no total o personagem pode ter 3 buffs de comida ativos, depois ele tem que esperar acabar um pra sobrepor, fora isso quanto mais forte a comida, maior o bonus. 

Já dormir te da um bônus de descansado e pula a noite que é escura e cheia de horrores, o bônus faz com que seu personagem regenere hp e stamina bem mais rápido, a duração do bônus depende da qualidade do local de descanso, uma simples fogueira no meio do mato te da conforto 1 que significa 8 minutos de bônus, já uma salão na pegada de Valhalla te da conforto 17 o que significa lá por 25 minutos de bônus.

Além de claro usar um arsenal de armas vikings como machados, espadas, escudos de vários tamanhos, lanças, arpão, adagas, atgeir (tipo uma alabarda, ou um machado com cabo de lança), clubs e maces. Nem só de luta vive o viking então tbm temos uma porção de ferramentas pra tornar a vida mais fácil como machado para cortar madeira, picareta para minerar e cavar, martelo de madeira para construir estruturas, enxada para planificar terreno e fazer estradas, (tipo um )ancinho para plantar legumes e arvores, vara de pescar para....pescar. A propósito podemos também domesticar algumas criaturas como javalis e lobos.

A construção no jogo é totalmente opcional(porém muito divertida), mas ter uma pequena base com estações de crafting e baús ajuda bastante. Fora nossa base podemos construir barcos para cruzar os mares e saquear erupeus explorar novas ilhas em busca de recursos ou batalhas contra chefes, também é possível construir portais para ter acesso rápido a regiões distante previamente visitadas (e claro se deixamos um portal lá).

Skills e combate

As skills no jogo funcionam como em Skyrim, você fica melhor naquilo que faz, então se cortar muita madeira, seu personagem passa a cortar bem mais rapido, se corre demais o custo de stamina pra correr cai e assim por diante, cada arma e movimento tem seu tipo de skill.

Combate do jogo é bem simples, cada arma tem um ataque primário e algumas tem um ataque secundário, normalmente mais forte e que consome mais stamina. Os escudos bloqueiam o dano as custas da sua stamina, mas também é possível defender no momento exato fazendo um parry e deixando o inimigo fora da seu balanço mais suscetível a dano. As armas tem tipos de dano como slash (corte),piercing (perfuração) e blunt (impacto) algumas armas tem dano elemental e de veneno, mas é bem raro. Cada criatura tem suas fraquezas a um tipo de dano especifico, como por exemplo trolls são fracos contra perfuração e esqueletos contra impacto, até mesmo os chefes tem essa dinâmica, então usar a arma certa no inimigo certo ajuda demais.

Suporte a Mods

Como todo bom jogo Valheim fica ainda melhor com mods, a comunidade de mods é muito ativa e já criou diversas melhorias, adições e correções. Existem diversos mods de qualidade de vida que melhoram drasticamente a experiência do jogo e reduzem um pouco o inevitável grind do gênero survival, mas tudo isso sem quebrar o jogo e sem perder a pegada (ainda não tem Thomas ou Shrek)

Considerações finais

Valheim é mais um jogo survival nesse mar do genero, porém sua tematica, baixo preço, curva de aprendizagem rápida, pouco grind (para o genero) deram a ele uma distinção, apesar de ainda estar em early acess. A equipe de 5 pessoas já colocou o roadmap em andamento e esse ano (2021) ainda devemos ver novo conteudo e provavelmente a conclusão do jogo e sua versão 1.0 lá por 2023 - 2024, mas só o conteudo atual já garante 40 horas de gameplay facil, isso se vc não se viciar na contrução, ai é mais de 100 horas.

10 10 10
Overall
9.0 Gameplay
8.0 Story
7.5 Music
8.0 Graphics
Rápida aprendizagem dos sistemas do jogo
Efeitos visuais bonitos (raios de luz e fumaça)
Execelente relação custo beneficio
pouco grind para o genero
Trilha sonora apesar de boa se torna repetitiva muito rápido
Jogo muito mal optimizado pesando até em sistemas high-end

4 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...