This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • anduzerandu Anderson Alves
    2022-07-04 11:29:59 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: Scribblenauts Unlimited

    Zerado dia 04/07/22

    Estava querendo jogar algo mais relaxante e seguir jogando no 3DS paralelamente ao Switch e aos últimos jogos que faltam da minha lista de urgências. Como os demais jogos são um pouco mais pesados ou longos, Scribblenauts Unlimited pareceu uma boa escolha para o momento.

    Eu conheci essa franquia na época de seu lançamento lá no Nintendo DS e parecia cosia de outro mundo! Nesses jogos é possível criar (quase) qualquer coisa simplesmente ao escrever seu nome. Imagine que um NPC esteja com sede e você tenha que o ajudar. O que você faria? Um copo d'água? Um refrigerante ou suco? Uma fonte, bebedouro ou quem sabe chuva ou uma cachoeira? Seja qual for a sua escolha, se fizer sentido ela aparecerá no jogo no tamanho certo e completamente animada, podendo ainda interagir com outros agentes, como podendo ser possível apagar um foco de fogo próximo etc etc etc. É demais!

    Outra cosia que muito adiciona à experiência é o fato de que as fases são bem diferentes e muitas vezes farão você parar e pensar no que fazer. Eu mesmo estava jogando agorinha um estágio em que eu tinha que entrar numa porta para sair no andar de cima mas lá havia uma criatura canina (de nome bizarro que eu desconhecia e nem me lembro mais) e a missão só continuaria se eu tirasse ela de lá, mas sem a matar. Resolvi então criar vários balões e prender em seu corpo para passar por baixo, mas a criatura não levitou alto o suficiente por conta do baixo teto.

    Sendo assim criei um gato e prendi cada extremidade de uma corda (que também criei) em cada um deles. Resultado: a criatura espantava o gato que fugia e puxava sua ameaça, que só se movia por conta dos balões que a faziam flutuar.

    De volta ao DS, um tempo depois lançaram a sequência do sucesso da desenvolvedora 5th Cell: Super Scribblenauts! Em SS várias melhorias foram adicionadas, incluindo a possibilidade de adicionar adjetivos às criações, como elefante pequeno ou gigante ou colossal, colorido, minúsculo, voador, mágico, forte, corajoso, radioativo etc etc etc.

    Eu joguei a série até cansar e depois que saiu da Nintendo e ganhou diversas plataformas, versão da DC Comics e tal eu perdi um pouco o interesse. Já tinha jogado o suficiente.

    Ele haviam lançado esse Scribblenauts Unlimited no Wii U mas eu simplesmente não consegui me interessar mais pela franquia, e olha que essa edição incluía até personagens famosos de jogos do Mario e Zelda, por exemplo, fora algumas criações dos jogadores online.

    Anos para a frente e eu tive a ideia de incluir esse mesmo jogo nos computadores da escola de Inglês que eu lecionava. Lá o pessoal tinha o lema de usar meios diferentes para ensinar e deixar o pessoal sempre interessado, além das aulas comuns: vídeos, músicas, board games, video games, atividades em grupo. Era bem legal! Sendo assim acabei instalando o jogo em todas as máquinas e ainda tive que sair testando se funcionava bem em cada uma delas, além de jogar até depois do tutorial. Ou seja, devo ter jogado o início de SU umas 10 vezes ou mais.

    E é bizarro pensar que mesmo assim eu não o incluí na minha lista de pendências, coisa que costumo fazer com títulos que joguei e não terminei, mas o motivo foi simplesmente o esquecimento e que eu desenvolvi um certo desgosto por SU.

    O início da campanha é muito esquisito nesse jogo. O tutorial é muito estranho e meio confuso. Sei lá, não é interessante. Jogar com mouse e teclado e numa tela gigantesca que usávamos lá também era bem diferente da experiência padrão. As missões também era meios em graça. Acho que meu cérebro resolveu deletar isso da minha memória.

    A ideia de usar em sala de aula também não era fácil e mal foi pra frente pois o foco de um jogo como esse é o uso de vocabulário e os visuais são meio infantis. A parte do vocabulário é o maior desafio para se aprender a língua inglesa e os cursos costumam focam muito mais em gramática pelos primeiros anos. Já as turmas mais avançadas, que são poucas, acabam achando a experiência meio besta, até porque o início é bem simples e eu não queria avançar sozinho para deixar o personagem disponível para missões mais legais que eu conheceria anteriormente.

    Há um tempo atrás fui atrás de por mais jogos no 3DS e vi o Scribblenauts Unlimited. Tinha até esquecido que ele fora lançado para essa plataforma! Mas talvez fosse uma experiência melhor assim, na palma da mão, como os antigos.

    Abrindo o jogo e me preparando para aquela início pela bilionésima vez, me surpreendi que a cinemática de abertura da aventura seja dublada em português! Que bacana! O jogo inteiro estava em PT-Br e isso chega a ser estranho para mim. Será que os de DS também eram e eu não me lembro?

    Fiz mais uma vez na minha vida o tutorial e ainda continuo achando ele bem esquisito. Adicionaram umas coisinhas aqui e ali que não são tão intuitivas e pouco lógicos e há muito texto com firulas. Argh!

    Um grande diferencial aqui é que não é mais um jogo de fases, mas sim uma espécie de "adventure" em que você anda por mapas 2D com NPCs espalhados para todo lado e pode resolver os problemas de quem quiser, na ordem que quiser.

    O primeiro mapa de verdade é uma cidade. Há pessoas na rua, em cima do prédio, hás alguns elementos no cenário e prédios que te levam parta subáreas, como o hospital e o museu, cada um com mais missões disponíveis e de forma tematizada.

    Basicamente há dois tipos de missão: as que te levam para um nova fase, mais longas e similares aos jogos anteriores e que te recompensam com uma estrela ao concluí-las; e aquelas menores e que você faz ali mesmo no local, sem nenhuma cerimônia: um cara diz que está com fome, você dá um cachorro-quente para ele e é isso. Nesse caso a recompensa é uma parte de uma estrela de 10, ou seja, a cada dez missões dessas mais curtas você ganha uma nova estrela.

    Estrelas são usadas para abrir novos mapas sendo que o último deles requer ao menos 60 para ser desbloqueado. O jogo tem muitos mapas e missões e se for como eu entendi, conta com um total de 106 estrelas! Muito jogo!

    Depois de algum tempo de jogo, vi que sou péssimo em jogar Scribblenauts em Português e infelizmente não havia opção no jogo de trocar o idioma. Tive que trocar a língua do console (que gosto de ter em PT-Br). Cara, jogar em inglês é MUITO melhor e apresenta muito mais possibilidades. Tem coisas que nem sei como se chamam aqui (porque provavelmente não existem ou não são comuns na nossa cultura). É como usar o Google: existe a limitada versão do buscador na nossa língua e a versão ULTRA MASTER de buscar as coisas em inglês. Jogar SU em inglês ainda é uma ótima pedida para dar aquela treinada na linguagem e em seus vocabulários, mesmo e isso te fizer buscar por palavras na internet.

    Fui pegando o jeito da coisa, abrindo mais mapas e completando 100% cada um deles. Fiquei próximo de abrir o final pouco depois da metade da campanha, mas estava legal!

    Infelizmente nem tudo é um mar de flores.

    As missões mais elaboradas são uma grande minoria, sendo uma ou duas por mapa. Enquanto isso há muitas e muitas missões das simples e a maioria dessas simples são muito bestas ou podem ser resolvidas com soluções repetidas, o que eu evitei ao máximo.

    Então tem muita coisa do tipo: "O urso está com fome. Alimente-o!" e que obviamente qualquer pessoa criaria mel. E mesmos e você criar um bife, ainda assim foi uma missão que não exigiu raciocínio nenhum!

    Outra cosia comum são as missões com animais doentes. "Veterinário" foi a resposta para cada um deles por toda a campanha.

    A sensação é de que SU não é muito bem pensado e fácil ou óbvio demais, como se os títulos anteriores fossem muito desafiadores para as crianças. O lance de andar pelos mapas ao invés de fases também se provou ser algo bagunçado e retrocessivo, na minha opinião.

    Resumindo: Scribblenauts Unlimited é um jogo válido e basicamente a única versão moderna do jogo em HD (visto que os demais são o da DC, que não joguei e o Showdown, que não gostei) e atualmente a melhor versão para apresentar o jogo às pessoas, mas fica atrás de seu antecessor, o Super, que era mais direcionado e objetivo. O título ainda trás a fórmula conhecida da franquia e permite criar de quase tudo, o que é muito bom e ainda rende situações criativas e divertidas.

    De bom: liberdade quase total de criação de substantivos e adjetivos. Algumas melhorias nos controles em relação ao jogo anterior. Boa duração de campanha. Humor bacana. Versões em HD contam ainda com a opção de criações online. Bastante conteúdo. Mapas com temáticas diferentes.

    De ruim: mecânicas desnecessárias só deixam o jogo mais confuso, como a adição do menu da mochila. Navegar de mapa para mapa é também confuso pois há sempre uma seta indicando que a partir dali você irá para outro lugar, mas não menciona onde. Alcançar o mínimo de estrelas para abrir o próximo mapa requer voltar ao mapa da sua irmã e se você tiver alcançado o mínimo para mais mapas, terá que sair e voltar novamente. O jogo não entende algumas combinações simples de duas palavras comuns e eu algumas vezes não soube dizer o porquê. Muitas missões bestas, simplórias e sem criatividade (as que você ganha um pedaço de estrela). Tutorial muito sem sal (até desmotiva a jogar). Campanha repetitiva. Não curti o lance "adventure" e que você as vezes fica impossibilitado de fazer uma missão e tem que resetar o mapa (mesmo mantendo o progresso daquelas que terminou), fora que em alguns casos eu nem encontrei todas as missões, mesmo com a visão "raio-x" que permite ver tudo o que resta a ser feito.

    No geral, SU é um jogo bacana e o recomendaria para quem ainda não tiver jogado a franquia até hoje e deve ser a melhor opção para jogadores de plataformas do momento. Por outro lado, não soube dizer se simplesmente cansei da fórmula ou se esse aqui que é muito superficial mesmo, mas deu para entender como a série caiu muito no conceito e foi ladeira abaixo daí em diante. Recomendaria ainda o Super Scribblenauts, mas jogar DS hoje em dia não tem o mesmo apelo da época. Jogo ok.

    10
  • msvalle Marcos
    2020-10-08 12:27:34 -0300 Thumb picture
    Post by msvalle: <p>Gostaria de vir aqui agradecer ao grande @jcelov

    Gostaria de vir aqui agradecer ao grande @jcelove pelo presente inesperado que ele me deu! Muito obrigado, amigo! 
    Espero em breve estar fazendo check-in com os filhotes! :D

    28
  • danilodlaker Danilo Rodrigues
    2019-09-04 12:01:45 -0300 Thumb picture

    Google Rewards

    Usem esse aplicativo, mintam a vontade e ganhe dinheiro para gastar na Google Store. Hoje eu consegui juntar R$18,00 e adquiri o Scribblenauts Unlimited para Android, vai ser meu novo joguinho para jogar na hora do almoço no trabalho.

    13
    • Micro picture
      sandrotoon · almost 3 years ago · 1 ponto

      Já comprei uns 10 jogos só com ele kkk

  • blacklink Guilherme
    2019-01-31 17:49:20 -0200 Thumb picture
    blacklink checked-in:
    Post by blacklink: <p>estava eu jogando esse joguinho e fui no worksho

    estava eu jogando esse joguinho e fui no workshop do jogo e encontrei esses personagens por lá, aí pensei "ah vou reunir alguns por aqui"

    4
    • Micro picture
      jcelove · over 3 years ago · 2 pontos

      Scriblenauts ja é zoeira sozinho, dando liberdade pra mods fica zoeira infinita.hehe

      1 reply
  • thecriticgames Matheus Pontes
    2018-10-04 22:04:51 -0300 Thumb picture

    Inktober #3

    "Quando o grupo invadiu outra das torres negras, eles já previam devido a experiencias passadas que o mesmo era carcere de outro goético, salas tomadas por mortos vivos e um refém ainda vivo o esperavam, até o derradeiro encontro com a criatura, uma massa carnívora gosmenta com olhos e bocas de dentes serrados e tentáculos por todo o corpo os atacou em uma sala fechada, o refém antes salvo foi devorado e absorvido vivo por ela, foi terrível enfrentar tal criatura até em sua morte, mas quando eles estavam a sair da sala, viram que aquela não era o goético, o goético apareceu de surpresa do teto uma gosma ainda pior que a primeira e este tomou a sala como uma escuridão viva com seus tentáculos e não havia para onde correr"

    Mais um Inktober, uma criatura também oriunda da minha mesa assim como a ultima, essa na verdade um boss, um goético, deu um tanto de trabalho e ainda matou um membro da equipe ¯\_(ツ)_/¯

    Uma foto da mesma caso o scan não tenha ficado bom.

    @manoelnsn @mateusfv (te marcando pq sei que você curte os goéticos) @vinicios_santana_3 @hard_frolics Se alguem mais desejar ser marcado nos meus Inktobers, sinta-se a vontade.

    22
    • Micro picture
      manoelnsn · almost 4 years ago · 3 pontos

      Os japas adorariam todos esses tentáculos, huahuaua

      Muito bom, jovem!

      1 reply
    • Micro picture
      hard_waters · almost 4 years ago · 2 pontos

      Muito bom!

    • Micro picture
      gus_sander · almost 4 years ago · 2 pontos

      Quando vi, a princípio, achei que fosse uma forma de se ver um Poké fóssil da 1º gen hehe, curti!!

      2 replies
  • weic Weidersson Bruno
    2018-06-25 00:16:31 -0300 Thumb picture
    weic checked-in:
    Post by weic: <p>Fechei esse</p><p>Amanhã pego o resto dos achiev

    Fechei esse

    Amanhã pego o resto dos achievements da steam que faltam bem poucos

    11
    • Micro picture
      pauloaxel · about 4 years ago · 1 ponto

      cade o xingamento

  • 2018-06-21 15:50:49 -0300 Thumb picture
    xandaum checked-in:
    Post by xandaum: <p><strong>JOGO #05 DA LISTA - NÚMERO #03 DE 2018.<

    JOGO #05 DA LISTA - NÚMERO #03 DE 2018.

    Start: January 17, 2018

    Finish: January 18, 2018

    Time Played: 5-10 Hours

    0
  • weic Weidersson Bruno
    2018-05-31 18:08:30 -0300 Thumb picture
    weic checked-in:
    Post by weic: <p>Como tinha falado pra uns amigos, eu percebi que

    Como tinha falado pra uns amigos, eu percebi que nunca tinha pego esse jogo pra jogar do inicio ao fim. Só joguei em algumas partes quando meu irmão pedia ajuda ou algo assim.

    E pelo jeito ja fiz metade do jogo. Ele é tão divertido e unico ne?

    6
  • felipefabricio felipefabricio25
    2017-08-31 09:31:39 -0300 Thumb picture
    felipefabricio checked-in:
    Post by felipefabricio: <p>Finalizado, finalmente!</p><p>Eu adoro esse jogo

    Finalizado, finalmente!

    Eu adoro esse jogo, apesar de que pegar 60 Starites foi relativamente entediante no fim q 

    Ainda assim, recomendo muito - É Scribblenauts, né <3

    5
    • Micro picture
      danilodlaker · almost 5 years ago · 2 pontos

      Nossa, lembro que joguei muito no 3DS, um dos poucos jogos dublados em PT-BR *-*

      2 replies
  • waterstill Raffael
    2017-08-18 15:45:23 -0300 Thumb picture

    Criei um Galgomon!

    Medium 464452 3309110367

    Fiz um Galgomon, forma adulta do Terriermon, parceiro do Jianliang em Digimon Tamers. É a primeira vez que tento criar um objeto / personagem em Scribblenauts, talvez com o tempo eu faça uma versão melhor XD

    17

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...