Medium picture

noblenexus Rafael

"We do not stop playing because we grow old. We grow old because we stop playing."


3 months ago 2022-04-11

Satisfactory

Satisfactory é um jogo de automação industrial, exploração e sandbox com uma camera em primeira pessoa. Pra quem não está acostumado com o genero é basicamente um jogo baseado em crafting só que fazemos isso de forma automatica usando maquinas e construções. Temos como objetivo ir fabricando coisas e entregando pedidos que desbloqueiam novas tecnologias e coisas ára fabricar cada vez mais complexas.

 jogo seria quase que um puzzle de logistica, onde o maior desafio vem de encontrar o recurso que precisa em um planeta alienigena hostil depois construir as maquinas para explorar e refinar e depois transportar para sua base.

O planeta em que nos encontramos é lindo com vários biomas diferentes em um mapa enorme e cheio de coisas pra se coletar, como lesmas espaciais que nos deixam melhorar nossas maquinas (não pergunte, longa história) e HDs que contem receitas alternativas para fabricar itens.

Muita gente que conhece vai provavelmente dizer que esse jogo é um factorio em 3D, o que não deixa de ser verdade, mas os jogos tem propositos bem diferentes e visões diferentes das coisas. 

Em factorio temos que ir fabricando itens para fazer kits de pesquisa e ir desbloqueando tecnologias em uma arvore, para no final termos os recursos para montar um foguete. Factorio considera que as fabricas são algo sujo e que está poluindo e destruindo o planeta, tanto é que suas fabricas são constantemente atacadas por alienigenas hostils.

Já em Satisfactory nosso objetivo é semelhante, mas nós não caimos em um planeta e sim fomos enviados para lá pela FICSIT uma mega comporação que quer que usemos os recursos naturais desse planeta para construir algo que eles chamam de projeto Assembly(acredito que seja uma estação espacial).

(Elevador que leva os itens fabricados para o espaço)

Diferente de Factorio, Satisfactory leva tudo pro lado do humor, as fabricas e maquinario tem um aspecto mais limpo e bonito, sua base não é constantemente atacada, na verdade alienigenas não podem destruir suas fabricas, vc só encontra criaturas hostis ao explorar, os seja se quiser ficar só construindo em paz, ele é bem mais tranquilo. 

Existem outras diferenças como energia, quem em Factorio é simples, já em satisfactori é bem mais desafiador ou verticalidade que em Factorio não existe e em Satisfactory te permite construir prédios de 30 andares, ou ainda Ctrl+C Ctrl+V de fabricas, que é possivel em Factorio, mas não em Satisfactory.

Satisfactory se baseia em um conseito simples, nós encontramos um recurso, como por exemplo ferro, dai estraimos com uma maquina mineradora, ligamos por esteiras em uma smelter que vai refinar o metal e depois ligamos em uma maquina construtora que fara algum  produto, como canos de ferro ou chapas, depois disso podemos combinar esses produtos em coisas mais complexas como cubos de ferro, parafusos etc...

Então basicamente fabricamos um produto para combinar com outros e fazer pordutos mais complexos, depois combinos produtos complexos para fazer ainda mais complexos e repete. Isso faz com que tenhamos que calcular gastos de recursos, energia e transporte, tudo para concluir as 4 fases do projeto Assembly. 

Falando assim pode parecer um processo chato e tedioso, mas na verdade acaba sendo bem desafiador, é muito facil esquecer da vida enquanto esta fazendo sua nova fabrica de placas de cirquito e dai bang deu pau na energia e lá vai você construir outra usina de carvão pra dar conta de todas as suas fabricas e luzes.

Por hora o jogo se encontra em Early Acess então ainda tem muita coisa e ser melhorada até seu lançamento, mas só o conteudo atual já é suficiente para distrair por horas pessoas que gostam de contruir e explorar. Se ouverem Updates que mudem algo consideravel eu atualizo essa critica, para o 1.0 está prometida uma campanha e várias surpresas quanto a exploração. 

*por hora estou desconsiderando a história na nota geral pq ainda não foi implementada

9.0 9.0 10
Overall
10 Gameplay
5.0 Story
8.0 Music
9.5 Graphics
Visual da tecnologia FICSIT é lindo
Construção facil e rapida
Progressão de complexidade muito bem equilibrada
Jetpacks e veiculos variados
Ferramentas para auxiliar na construção como "clica e arrasta"
Trilha sonora se torna repetitiva muito rápido
Alguns bugs em multiplayer

9 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...