This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • linkaby Luis
    2021-06-19 15:01:03 -0300 Thumb picture
    linkaby checked-in:
    Post by linkaby: <p><strong style="background-color: initial;">Final

    Finalizados 2021 #03 – Momodora Reverie Under the Moonlight

    Tem um adorável sistema de combate e visual, mas com um vazio quase compreensível.

    Análise baseada em minha experiência pessoal

    Tela inicial de Momodora

    Finalizado!

    Foi difícil evitar Momodora a primeira vez que o ví com sua pixelart aparentemente bela e seu suposto labirinto metroidvania. Após meses na minha lista de desejos (Steam) finalmente o adquiri e comecei a jogá-lo. Em um intervalo de aproximadamente 2 meses (interruptos) e com breves anotações. Eis aqui meus comentários sobre o jogo, após finalizado, claro, finalmente. E para quem se importa, no modo normal do game.

    O que, definitivamente, saí em destaque em Momodora é o gameplay, os controles de Kaho, embora simples, são bem agradáveis, respondem bem e lembram, em seu particular mundo 2D, Dark Souls (outro onde, reforçando novamente, ainda que simples é muito agradável). Se essa era a intenção do autor, eu acredito que ele cumpriu com um certo sucesso.

    Mas, infelizmente as coisas param por aqui. Isso porque olhando de modo mais atento é quase impossível negar que esse sonho lúcido a luz da lua soa como uma obra inacabada, em alguns pontos.

    Visual. Se por um lado sua pixelart, com ajuda de efeitos de reflexo e fumaça, consegue ser bela, considerando Kaho e algumas partes dos cenários, como estes abaixo.

    Ponto específico no interior do Karst Castle

    Sacred Ordalia Grove

    Por outro ele consegue ser pobre... Um abuso de preto, escuridão e vazio torna alguns pontos do jogo apagado e, ainda que a premissa dele fale sobre um ambiente desolado por uma maldição, é difícil aceitar isso como resposta para essa falta de preenchimento quase absoluto em algumas partes, principalmente ou totalmente no background.

    Se por um lado há uma variação de inimigos mediana e a animação das figuras principais, principalmente da protagonista, é bem-feita, a animação dos inimigos, comuns, são poucas, e os detalhes de seu design são fracos.

    As batalhas contra os chefes se mostraram bem interessantes, à la Dark Souls (aqui eu comparando novamente com um gigante... justo, não tenho certeza...), mas a limitação do seu mundo 2D tornam elas menos empolgantes (e vale destacar também que, ainda que instigante, todos os chefes possuem quase as mesmas músicas, com 2 variações, se não me falha a memória, o que tira um pouca da particularidade deles e daquele momento e torna menos memorável) porque tudo acaba se resumindo a bater com a folha até eles morrerem, em algumas batalhas a esquiva pode ser completamente ignorada, como no caso abaixo.

    Batalha contra Lubella, The Witch of Decay (nome exagerado né? Para uma personagem tão bela)

    Mas ele surpreende sim com algumas batalhas mais complexas e que conseguiram me tirar do sério, como essa abaixo.

    Batalha contra Lupiar e Magnolia, respectivamente Duquesa e Caçadora*. (Essa batalha não é exatamente difícil, mas ela exige um certo domínio dos comandos e que se entenda os estilos de batalha delas).

    *fonte: google imagens

    Sobre o labirinto metroidvania, não me desafiou durante uma boa parte do jogo, até mais da metade. Na verdade, se mostrou mais linear, porém, naturalmente ele se torna um pouco mais complexo mais para a frente. (E essa parte foi afetada também pelo tempo que demorei pra finalizar o game).

    Sobre os itens. Existe uma variação pequena, os mais importantes serão inevitáveis de usar, mas uma parte é descartável. Dá para sobreviver bem com o básico que o jogo oferece. Há itens, por exemplo, exclusivo apenas para quem queira fechar 100% do game.

    Juntamente com o desafio, as músicas também não me marcaram muito, embora, elas sejam legais e façam bom jus ao ambiente, por vezes melancólico e dramático, e até sua ausência em alguns momentos ajudam a criar alguma atmosfera. Destaque para o tema de Royal Pinacotheca, em cerca de 60% do game. A música tema dos chefes é empolgante, mas, como dito antes, é quase única.

    Finais. O jogo possui dois, e eu não sabia desse detalhe, então quase naturalmente, adquiri o final ruim e, inconformado, fui atrás do verdadeiro e me frustrou um pouco saber que a virada completa do final, mesmo justificada dentro da história, dependia apenas de um único item. Uma folha, o upgrade final e único da arma principal da personagem. O boss final também não é difícil, exige apenas que se domine seus movimentos e ataques, mas, se for comparar, ainda assim menos difícil que Lupiar e Magnolia, dentro da minha experiência.

    Agora... reavalie todas as minhas observações! E considere algo importante. O game foi projetado e dirigido por um brasileiro, apelidado de rdein, com certas limitações de recursos e através do software GameMaker e mesmo que tenha tido ajuda de artistas estrangeiros é um feito notável para indústria brasileira, considerando o reconhecimento que ganhou.

    Arte para a capa de lançamento do jogo para versão do PS4. Por Koyorin.

    fonte: Perfil de Koyorin no Deviantart

    E isso justifica em partes a certa sensação de inacabado que se percebe ao longo do jogo, e não é uma reclamação e muito menos eu querendo dizer que não sabemos produzir jogos de qualidade, mas reconhecendo que temos limitações e, infelizmente, não temos grandes incentivos para criar estruturas mais complexas para produção dos jogos.

    Momodora foi uma experiência aproveitável.

    Agora uma dúvida curiosa que ficou... por que só existem personagens femininas?

    Para saber mais:

    Site oficial da desenvolvedora: https://www.bombservice.com/

    Perfil oficial do Twitter do criador: @r_rdein

    @desafioanual

    20
  • luansilva2000 Luan Silva
    2021-02-25 01:42:30 -0300 Thumb picture
    luansilva2000 checked-in:
    Post by luansilva2000: <p>Zerado!<br>3h20min de jogo, fiz o Final Verdadei

    Zerado!
    3h20min de jogo, fiz o Final Verdadeiro e consegui 97% do mapa.
    Ele ta saindo da gamepass dia 01/03 então decidi começar ontem pra aproveitar, era um jogo que estava na lista há um tempo.

    Bom demais, talvez o melhor jogo brasileiro que eu já joguei, é um metroidvania clássico, tem uma pixel art bonita e bem animada, level design básico mas funcional, áreas variadas embora o mapa - e o jogo em si - seja pequeno.
    A jogabilidade é boa mas poderia ser mais rápida, deixar o jogo mais dinâmico cairia bem aqui.
    E a história é bem interessante, gostei do universo.

    Pra quem é fã do gênero vale muito a pena jogar essa obra do Guilherme "Rdein" Martins, vamos valorizar a arte brasileira.

    19
  • jcelove José Carlos
    2020-12-31 02:02:15 -0200 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>Pronto agora foi!</p><p>#img#[753387]</p><p>#img

    Pronto agora foi!

    Depois que vi que a forma final da rainha era de boas fui fechar logo. Terminei com 96% do mapa mas num sei se animo de rejogar pra pegar 100%

    Tadinha da Sacerdotisa U_U

    Orgulho da nação!hehe

    26
    • Micro picture
      mateusfv · 11 months ago · 2 pontos

      Eu acho que tenho esse jogo na Steam, eu acho :v

      3 replies
    • Micro picture
      _gustavo · 11 months ago · 2 pontos

      Tbm tenho ele na Steam mas ainda nunca instalei kkkk, da tempo de terminar mais um hoje ainda JC, gogogo kkkkkkkkkkkkkkk

      2 replies
    • Micro picture
      thiagoreis · 11 months ago · 2 pontos

      Metroidvania muito bom 👏🏻👏🏻

      1 reply
  • jcelove José Carlos
    2020-12-31 00:33:35 -0200 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>Tentando resolver essa duplamente vergonhosa pen

    Tentando resolver essa duplamente vergonhosa pendência: tanto por ser um jogo BR awesome qto peloo @zefie-chan, que  me deu de presente a anos.

    Encontrei a Knight toda barreada e ela pede pra acabar com o sofrimento, faz diferença? Dessa vez enterrei ela direitinho...

    Tinha parado no castelo mas tava chato pq sou ruim e essa parte é lotada de tela com espinho de 1hit kill. Como minha tolerancia a frustração é baixissima (e sou ruim) passo raiva demais pq morro toda hora, mas insisti hj e cheguei todo pimpão na rainha.

    Suspeitei que tava fácil demais mesmo tendo duas formas e ai.

    A sacerdotisa leva um backstab magico, falha na missão, a escuridão toma o reino inteiro e o jogo me mete um FINAL RUIM na cara. 

    E não faço idéia de como conseguir o bom...mas ja conta como um final né?hehe

    Se depender de achar item to ferrado pq num achei nada escondido no gaem XD

    O Google me explicou que precisav catar o upgrade pra folha que a protagonista usa como espada. Ai fui pimpão matar a rainha , CLARO, tem uma terceira forma...

    Fica pra mais tarde mas acho que da pra contar o final ruim como ultimo zerado do ano.hehe

    21
    • Micro picture
      tassio · 11 months ago · 3 pontos

      Esse eu terminei. Depois fui jogar o Touhou Luna Nights que é no mesmo esquema, mas aí empaquei no ultimo chefe.

      2 replies
    • Micro picture
      raniejogos · 11 months ago · 2 pontos

      Caramba, eu zerei esse jogo no true ending então, agora não estou lembrando oq fiz haha nem sabia que tinha final ruim

      4 replies
    • Micro picture
      zefie · 11 months ago · 2 pontos

      Detalhe que eu te dei esse jogo e acabei não comprando pra mim ehehehe fui ver agora que eu não tinha nem lembrado de por ele na wishlist. Mas ta com promoção até dia 5, talvez eu pegue (se bem que se eu pegar agora, provavelmente vai mofar na biblioteca por um bom tempo ainda) xD
      O jogo é muito grande?

      2 replies
  • 2020-10-08 20:02:12 -0300 Thumb picture

    Review do jogo

    Hoje é quinta-feira, então é dia de Reviews Ocultos.
    Dessa vez, aproveitando que a série Momodora fez 10 anos de existência e com o anuncio do novo jogo, segue um review do ultimo jogo da série

    11
  • _gustavo Luis Gustavo Da Luz
    2020-08-08 11:56:57 -0300 Thumb picture

    Novo Momodora anunciado pela Bombservice

    Em comemoração aos 10 anos da série

    Além disso o sucessor espiritual Minoria chega dia 10 de Setembro no PS4, XBOX One e Switch, já disponível no PC

    30
    • Micro picture
      thiagoreis · over 1 year ago · 1 ponto

      Dahora 👏🏻👏🏻👏🏻

    • Micro picture
      carlospenajr · over 1 year ago · 1 ponto

      Ohhhhh, isso é muito bom.
      Eu só joguei o ultimo, mas o jogo é excelente de tudo

    • Micro picture
      raniejogos · over 1 year ago · 1 ponto

      Muito bom saber, é um ótimo metroidvania.

  • herics Herics Dink
    2020-06-09 15:34:41 -0300 Thumb picture
    herics checked-in:
    Post by herics: <p>mais um metroidvania para lista dos finalizados,

    mais um metroidvania para lista dos finalizados, nesse acompanhamos a sacerdotisa lutando para salvar todos da rainha possuida. O jogo é muito bom, enrredo bem amarrado, jogabilidade ok, dificuldade as vezes um pouco injusta mais em si na dose certa. Quem gosta do genero e gosta de Momodora vai com fé que é diversão garantida.

    Finalizado 09/06/2020

    22
    • Micro picture
      jcelove · over 1 year ago · 2 pontos

      Ele é lindão mó orgulho do Rdein, mas tenho vergonha de estar arrastando ele a anos.parei no castelo da ultima vez.hehe

      1 reply
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · over 1 year ago · 2 pontos

      Massa o cantinho.
      Não é uma crítica mas um comentário sobre o meu cantinho comparado com o teu...

      Ao redor da tv não deixo nada...pra não distrair a atenção...

      5 replies
    • Micro picture
      santz · over 1 year ago · 2 pontos

      Curti o poster do Space Invaders.

      1 reply
  • jcelove José Carlos
    2020-03-28 09:41:02 -0300 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>Depois do mimimi e da galera incentivar achei o

    Depois do mimimi e da galera incentivar achei o caminho pra Cat form. SEMPRE deixo passar algum ponto do mapa batido em metroudanias hehe

    Virando gatinha a protagonista pide acessar carias areas novas e enfim consegui os 4 brasies pra entrar no castelo.

    Empaquei na bruxinha dos bustos gigante de novo. É facil, ja vi o padrao mas sempre erro XD

    32
    • Micro picture
      thiagoreis · over 1 year ago · 3 pontos

      Esse jogo é muito bom !! O único defeito dele, é que as conquistas dele são bem difíceis kkk.. consegui fazer 50% . Terminar o Game sem morrer e outros, é só pra ninja mesmo kkk.. eu nem arrisco kk... JOGAÇO

      1 reply
    • Micro picture
      carlospenajr · over 1 year ago · 3 pontos

      São os peitos que tão te distraindo XD
      Mas continua, o jogo é bom, vai ter umas batalhas da hora ainda :P

      4 replies
  • jcelove José Carlos
    2020-03-24 18:14:05 -0300 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>A vergonha por nao ter terminaco esse presente q

    A vergonha por nao ter terminaco esse presente q @zefie chan me deu a anoz so nao é maior q a rzkva por estar perdidaço. Vi q a feirinha pode se tranzformar em gata pra passar pelas vafias passagens pequenas no mapa. 

    Cansei de rodar sem encontrar isso. Alguem sabe ai? Depois do jogo de Lodoss voltei a empolgar com metroidvania mas esse é menos amigavel nas dicas XD

    23
    • Micro picture
      tassio · over 1 year ago · 2 pontos

      Esse eu terminei. Mas tem um outro no mesmo estilo que eu parei no ultimo chefe. Touhou Luna Nights, alguma coisa assim. É bem parecido com esse aí.

      4 replies
    • Micro picture
      raiden · over 1 year ago · 2 pontos

      Preciso terminar esse....

      1 reply
    • Micro picture
      _gustavo · over 1 year ago · 2 pontos

      Tenho a tempos, ganhei de presente tb e nunca instalei, olha que galera elogia ele pacas kkkkk

      1 reply
  • 2020-02-02 21:01:59 -0200 Thumb picture
    linkhack checked-in:
    Post by linkhack: <p>Momodola fechado bom jogo, mas como disseram é f

    Momodola fechado bom jogo, mas como disseram é facil não tem um grau de "dificuldade" inimigos padrôes faceis de acostumar o q me matou foi o teclado. Agora as xonquista...fazer offline

    8

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...