Medium picture

superkei Jean David Monteiro Badji


almost 9 years ago 2013-12-02

Iji

Iji é um freeware criado por Daniel Remar (que por sinal é um freeware que vale muito mais do que vários jogos caros caça niqueis por ai.) de ação e aventura, com pouquíssimos recursos e se destaca pela sua criatividade e narrativa muito interessante.

Iji é uma garota de 20 anos que vai visitar o trabalho do pai com a família, que por sinal fica numa área militar para pesquisas, o que indica que claramente alguma coisa vai dar errado, e então estranhas luzes começam a vir do céu e começa toda a merda.

Iji desmaia e acorda seis meses depois, e logo descobre que houve um ataque de aliens e que praticamente todos do local morreram neste tempo e que cientistas implantaram NANOMACHINES nela, a transformando numa espécie de arma biológica, sendo a ultima esperança para o planeta terra, e quem lhe conta tudo isso é o seu irmão menor, que sobreviveu ao ataque e se encontra escondido na sala de controle, e irá durante o jogo inteiro, te auxiliar através das câmeras que estão espalhadas pela área de pesquisas.

A criatividade do jogo começa a se manifestar logo nos primeiros minutos, a primeira fase funciona como um tutorial, você aprende os comandos até que encontra um dos "inimigos" do jogo, seu irmão recomenda mata-lo mas Iji protesta dizendo que não quer matar ninguém, mas seu irmão responde friamente que matar agora é algo necessário para sobreviver.

A partir dai você pode jogar o jogo de duas formas, ser pacifista como a protagonista sugere e jogar o jogo sem matar nenhum inimigo...Ou simplesmente pode meter um tiro nele ou chuta-lo até a morte.

Caso escolha a primeira opção, o jogo vai ser um pouco mais difícil para você, mas alguns aliens não serão agressivos com você, por respeitar a sua humanidade e não a considerarem uma ameaça, e alguns até irão te ajudar no meio do caminho, e vários diálogos refletindo a sua atitude pacifista aparecerão.

Mas caso você escolha a segunda, Iji vai falar "sorry" com uma voz tensa e de choro nos primeiros assassinatos, mas aos poucos, vai ficando cada vez mais agressiva e violenta, perto do final do jogo ela vai gritar frequentemente coisas como "JUST DIE ALREADY!", e claro, haverão vários diálogos refletindo a sua atitude agressiva ao longo do jogo.

E tudo isso é expressado a partir de gráficos extremamente simples, se você é um daqueles caras que considera muito a qualidade gráfica de um game, pode se afastar deste(mas dê um desconto também né? é um freeware criado por uma pessoa apenas), mas caso não se importe tanto com isso e encare a arte simples do jogo como um estilo válido, vai compensar muito.

O jogo é de ação e chega a ser bem frenético a alguns momentos, principalmente em algumas boss fights que são muito boas, e acompanha uma trilha sonora sensacional, também temos alguns elementos RPG aqui, como upgrades(limitados por fase, o que é um ponto negativo) para ser capaz de usar novas armas e melhora-las, também pode aumentar seus status e fazer diversas combinações de armas, algo muito útil.

A movimentação da personagem é lenta(mas ao mesmo tempo consegue fazer o jogo ser frenetico), principalmente no inicio onde você não possui muitos upgrades, mas logo você se acostuma e deixa pelas várias qualidades que o jogo traz.

Enfim, Iji é um ótimo jogo que tem alguns problemas, mas a maioria dos problemas são justificáveis devido a ser um trabalho de uma pessoa só. joga-lo foi uma excelente experiencia e da pra ver o grande carinho que Daniel teve ao desenvolver o jogo, ele deveria ser bem mais conhecido do que é hoje, especialmente nesse cenário atual onde há mais coisas recicladas numa zona de segurança do que jogos que tentam te mostrar alguma coisa diferente. Dê uma chance ao jogo quando puder jogar

9.0 9.0 10
Overall
7.5 Gameplay
9.0 Story
9.5 Music
6.5 Graphics
Ótima trilha sonora
Narrativa interessante
O jogo reage ao modo que você joga
Graficos simplistas
Movimentação lenta

2 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...