• anduzerandu Anderson Alves
    2021-04-13 21:58:10 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: Evoland

    Zerado dia 13/04/21

    Uau, mais um jogo! Esses dias tenho compensado por, sei lá, um mês sem nada no Alvanista? O negócio é que com toda essa coisa de pandemia e preocupações com o futuro e contas a serem pagas, sozinho em casa os video games continuam sendo dos melhores e mais acessíveis entretenimentos pra mim. Porém, se eu sei que o jogo é longo, eu já arrasto demais ou nem animo de começar, então tenho procurado cosias que sei que terminarei rapidamente, de preferência em uma única jogatina.

    Joguei um bocado de jogos de Switch (por ser rápido até de ligar e acessar a biblioteca) interessantes pra situação no hownlongtobeat.com e filtrei os mais curtos. Evoland, o primeiro de seu nome, foi a escolhe da vez, e uma das únicas que ficavam abaixo das três horas!

    Esse jogo é relativamente conhecido pelos jogadores graças à sua premissa de começar a aventura nos tempos clássicos dos video jogos e ir evoluindo até chegar na era 3D. Por outro lado, aparentemente sua execução não era muito boa, pois o pessoal costuma torcer o nariz para a experiência.

    Eu conheci Evoland faz um bom tempo e nem sabia que tinha no Switch (inclusive só marquei a versão de PC pois no console da Nintendo é uma coletânea), mas surgiu barato numa promoção (R$10) e eu achei uma boa conhecer e jogar em qualquer lugar, que ultimamente tem significado na cama, no sofá ou na sala de estar (as vezes na casa de um primo ou no consultório do dentista).

    Então, a sua jornada começa na época 8bits ao maior estilo Game Boy preto e branco. Até a jogabilidade é bem limitada. No começo mesmo você só pode ir para a direita, desbloqueando assim que alcançar um baú a habilidade de ir para a esquerda, depois para cima e baixo.

    Conforme você progride, coisas são adicionadas à experiência, desde o mais básico dos elementos como inimigos e a habilidade de usar uma espada e cortar obstáculos até completamente evoluir o motor gráfico do jogo e o transformar num RPG robusto e 3D.

    Para se ter uma melhor noção, o jogo começa bem parecido com Final Fantasy Adventures (GB), vira algo como Zelda: Oracle of Ages (GBC), Final Fantasy VI (SNES), incluindo uma parte que você desbloqueia a visão do Mode7 no mapa, até no fim virar um mix de Final Fantasy IX e VII.

    Eu passei uns mal bocados com a questão do HP, pois mesmo já com um jogo bem montado, eu ainda morri ao encostar num inimigo e era jogado de volta à tela inicial (felizmente já possui saves desbloqueados). Mas finalmente cheguei a ganhar corações como barra de vida.

    Depois de um pouco de exploração linear, foi gerada a primeira cidade, depois os primeiros NPCs, a habilidade de falar com eles e a de abrir portas. Evolui o estilo gráfico umas vezes e foi ficando mais agradável olhar pra tela e agora podia até comprar coisas com o recém-desbloqueado vendedor. As vezes o jogo te obriga a fazer upgrades nos equipamentos para poder continuar.

    Foi mais ou menos aí também que Evoland se transformou num RPG de turnos, como os clássicos Final Fantasys. Bacana, mas é tudo bem simples e superficial.

    Consegui uma nova parceira na equipe (e única em toda a aventura) e fomos ajudar o povo que pedia. Reforço: é tudo bem simples e direto.

    Fui percebendo que o jogo tem muita referência e humor nos textos, cenários, equipamentos, inimigos e ficou óbvio que os criadores amam Final Fantasy e Zelda, principalmente quando ele começa a usar a Buster Sword, que é exatamente igual a ela, apesar de ter outro nome.

    O protagonista também tem como nome padrão Clink, o que pareceu uma óbvia combinação entre Cloud e Link, coisa que se percebe no jogo. Sua parceira se chama Kaeris. Aeris + alguma coisa?

    Logo fui transportado à era tridimensional do Playstation.

    Tenho que dizer que toda essa evolução e transição de uma época à outra mal tem contexto no jogo. É uma coisa voltada ao jogador mesmo.

    Mas é até legal relembrar como os jogos foram evoluindo aos poucos e até uma forma interessante de "estudar" isso de forma prática, inclusive para jogadores mais jovens. Uma pena tudo ser tão bobinho.

    Com meu modelo 3D, assim como o cenário e combate estilo FF VII, Evoland ficou um pouco mais sério, exigindo mais exploração do mapa e me dando amis liberdade. Puzzles também foram adicionados à aventura, inclusive um que tinha como base interagir com cristais que trocavam a era de passado pra futuro e vice-versa, indo dos 16bits para 3D e sendo o primeiro anos antes do segundo. 

    Uma forma que eles usavam isso era que árvores na forma 16bits, passado, ainda eram pequenas enquanto no futuro 3D elas já haviam crescido e bloqueavam a passagem. Um dos momentos mais pensados de todo o jogo.

    Após mais um tempinho de jogo e já próximo do final da campanha, cheguei numa cidade e desbloqueei os fundos pré-renderizados, técnica clássica de vários jogos de Playstation, incluindo os Final Fantasys. Desbloqueei logo em seguida os NPCs, lojas e afins e Evoland seguiu essa lógica daí pra frente, o que foi até meio decepcionante.

    Decepcionante porque um jogo sobre tanta transformação se enraizou numa fórmula e se acomodou ali, como se não tivesse mais como evoluir. De repente o jogo era aquilo. Tudo o que eu fiz culminou naquele estilo e mecânicas e eu ficaria um tempo só com eles.

    Para ser sincero, houve uma parte que Evoland se transformou num Diablo, inclusive com muitas referências ao mesmo. Legal! Mas logo voltou a ser FF com umas pitadas de Crystal Chronicles bem no finalzão.

    Resumindo: Evoland é um jogo bobinho e simples, mas a ideia é muito legal e até me manteve entretido bem por um bom tempo. O jogo é uma óbvia homenagem à títulos clássicos do Game Boy, SNES e até Playstation e definitivamente vale a pena a jogatina casual para aqueles que curtem jogos antigos e as diferentes eras de video games ou para fazer um conhecido conhecer esses diferentes períodos rapidamente.

    De bom: ideia de evoluir mecânicas e visuais históricos de video games com o progresso do jogo muito bacana. Jogo fácil e curto. Umas referências bacanas, como piranha plants no deserto com canos idênticos aos do Mario e as "conquistas" na tela.

    De ruim: superficial e bobo. As evoluções de eras são muito pro jogador e dentro do contexto do jogo não afetam em nada. Alguns comandos são estranhos, como não poder acessar itens no inventário fora da batalha nem saber quais itens estão equipados. Achei que o jogo parou de mudar meio cedo e ficou preso à um estilo demais.

    No geral, valeu a pena a curta experiência e pelo preço que paguei, não dá pra reclamar. Agora é jogar o segundo algum dia, mas 17 horas de jogo ainda não me animam assim para um jogo como esse, então fica para depois, mas aparentemente a execução é bem melhor. Jogo bem ok.

    17
    • Micro picture
      denis_lisboadosreis · 3 months ago · 3 pontos

      E lá se vai mais uma das minhas ideias de jogo.

      2 replies
    • Micro picture
      bobramber · 3 months ago · 2 pontos

      Putz! Que premissa interessante, pena que não usaram bem a premissa, se fosse envolvida no enredo ou pelo menos no contexto seria muito foda.
      A primeira companheira podia ser Zaeris, rs.
      O jogo teve umas 3h, isso?

      1 reply
  • rax
    2021-01-30 21:54:13 -0200 Thumb picture
    rax checked-in:
    Post by rax: <p>Da famosa série de TV chamada "as aventuras érip

    Da famosa série de TV chamada "as aventuras éripegísticas raquixinianas",piscou o olho eo raquix já zerou outro éripegê eletrônico boladão-q

    "Mas o raquix e o Cyber Sombra?"

    "err.......POR HOJE NÃO!!!"

    Esse jogo daqui eu tinha baixado ano passado na pira das zeradinhas dos "éripegês" boladões,vi sobre o jogo a proposta achei legal baixei e joguei.

    Joguei uns 80% do jogo em 2020 até empancar num boss e deixei encostado/postergando por quase um ano.

    Ai voltei ontem jogando e joguei hoje,e antes de enfrentar o final boss me deparo com esse bug FDP.

    Esse é um daqueles bugs que não tem sentido nenhum do qual só atrapalha o jogador de avançar/progredir no jogo ao invés de ser engraçado como uma vez que eu joguei AC2 (Assassins Creed 2) a muitos anos atrás e tinha ladrão correndo no ar.

    infelizmente não tenho print desse bug memístico que ocorreu comigo em AC2 a MUITOS anos atrás mas fica aqui de relato meu como "história de pescador"-q

    Voltando ao jogo.

    Fiquei "UM POUQUINHO SÓ" com raiva e vi que até mesmo nos Threads da Steam sobre o game que outros usuários passaram por algo parecido com um bug parecido com o que ocorreu comigo (pesquisem sobre Evoland Airship Bug para quem quiser pesquisar sobre.)

    No final usei os meus poderes e consegui desbugar o jogo sozinho-q

    Ta zueiras a parte não foi isso que fez me livrar do bug (não consegui essa skill milenar ainda  uhsuahsuahsu.)

    Pedi ajuda paro o manjador de mods o @noblenexus e ele me ajudou a lembrar que tinha um patch desse jogo de quando eu baixei o game e não tinha colocado por ignorância minha mesmo/burrice.

    Baixei o patch e ai sim conseguiu desbugar o jogo.

    Enfrentei o Final Boss e zerei depois de quase 1 ano o game encostado (preciso pisar no freio de acumular jogo...)

    Plateia do "raquix":

    Bem agora quanto ao jogo em sí:

    Basicamente o game ele é uma espécie de documentário em forma de jogo falando sobre a evolução dos RPGs eletrônicos com o passar do tempo.

    Passando deis dos RPGs de Game Boy,até Zelda (pelo que li dos créditos os desenvolvedores do game consideram Zelda RPG por ter se inspirado na franquia da Nintendo),depois de RPGs pré renderizados lá da êpoca do PS1 até Diablo.

    Junto a isso com aquela velha narrativa de Bem Vs. Mal e impedir o vilão de destruir tudo e temos que salvar a todos (não estou criticando apenas comentando.)

    O gameplay muda com o passar do tempo,mas em todas as eras funciona bem e é bakana como é retratada a gameplay em várias êpocas diferentes,sendo quase uma mini aula para quem conhece pouco da história dos RPGs eletrônicos.

    O que mais gostei foi a transição gráfica dos jogos pelas eras e na mudança do gameplay,dando um dinamismo maior do game e conseguiram cumprir com a proposta do jogo.

    Minha unica "mini" reclamação pessoal além do bug ocorrido por min é que poderiam ter melhorado mais a trilha sonora do jogo (não é ruim e consegui fazer o seu papel no jogo,mas também não empolga muito.)

    Ah e os coletáveis não empolga muito de coletar todos infelizmente (terminei coletando 85% dos coletáveis.)

    No geral curti o jogo (apesar de ter me frustrado um pouco com o bug) e é um bom jogo para quem quer saber um pouco mais jogando sobre uma parte da história dos RPGs eletrônicos em forma de jogo e entretem,ou se quiser um RPG curto para jogar/zerar/fazer 100% mas apenas isso mesmo.

    Da para terminar em 3 Horas sem muitas dificuldades.

    Recomendo o jogo,mas se forem comprar (ou ir para os Jack Sparrow da vida) recomendo a Evoland Legendary Edition que contem o Evoland 1 e 2 e (imagino eu ao menos) não tenha os bugs do Evoland 1.

    Vale Apena a Jogatina com os avisos dados E COM PATCH INSTALADO.

    Minha Nota Pessoal: 7

    Bem é isso.

    Mais um tirado do "backlog" (botei aspas porquê eu não tenho um backlog fixo exatamente) do ano passado.

    Agora vou voltar para o Ninja Gaiden 2077 AHSUHAUSHAUSHUAHS-q

    Prints da Zerada.

    24
    • Micro picture
      noblenexus · 6 months ago · 2 pontos

      Acho que a parte mais loka é aquela que é baseada em diablo, muito random os buff dos equipamentos tipo '+ 0,01% de dano contra insetos de gelo' srrssrrs

      1 reply
    • Micro picture
      raniejogos · 6 months ago · 2 pontos

      Nossa, sempre imaginei um jogo assim, dos mapas irem evoluindo baseado na evolução dos games, então ele existe, ora ora

      4 replies
  • 2020-11-17 10:42:59 -0200 Thumb picture

    Lançada a Tradução do Evoland Legendary Edition - PC

    Baixe agora mesmo a tradução do Evoland Legendary Edition para Português do Brasil.

    Versão: 1.00
    Idioma: Português-BR
    Versão Suportada: Todas
    Idioma Suportado: Inglês
    Lançamento: 14/11/2020
    Tamanho: 18,30 MB

    Download: Tribo Gamer

    8
  • noblenexus Rafael
    2020-03-13 23:50:19 -0300 Thumb picture
    noblenexus checked-in:
    Post by noblenexus: <p>Terminado, que jogo legal, peguei ontem porque t

    Terminado, que jogo legal, peguei ontem porque tava muito tarde pra abraçar um RPG mais denso, então eu tinha resolvido só dar uma testada.....pronto terminei de testar srsrrsrs

    O jogo começa com carinha de gameboy e a cada baú que abrimos um novo "feature" é adicionado, como por exemplo, cores, musica, efeitos sonoros, inimigos e assim por diante.

    O jogo ta cheio de referencias a outros games, especialmente Zelda e Final Fantasy, mas eu vi mais alguns.

    Cada dungeon do jogo tem uma jogabilidade diferente, enquanto a primeira é um RPG padrão de turno, as outras abordam estilos de outros games.

    O jogo não se leva muito a sério, então constantemente temos piadas aparecendo na parte inferior e algumas coisas como "eu era um aventureiro com você até levar uma flecha no joelho" rsrsrsrsrs.

    Enfim meu teste foi um pouco mais longo do que esperado, terminei o jogo em 93%, faltou ai umas cartinhas de "qwent" pra coletar e umas estrelas, mas depois eu volto e faço os 100%

    28
    • Micro picture
      lgd · over 1 year ago · 2 pontos

      Achei interessante

      2 replies
    • Micro picture
      topogigio999 · over 1 year ago · 2 pontos

      tbem gostei desse jogo, o 2 ainda esta nas minhas pendências, e aparenta ser bem maior...

      1 reply
  • gv_silva Gabriel Vieira da Silva
    2019-10-13 12:56:23 -0300 Thumb picture
    gv_silva checked-in:
    Post by gv_silva: <p><strong style="background-color: initial;">Conqu

    Conquista Steam 100% - #19

    Apesar de ser um jogo bem curto, Evoland trouxe uma experiência bem agradável. É divertido ver a evolução das mecânicas do jogo confirme tu vai abrindo os baús espalhados pelo game, o jogo também é lotado de referências, algo q achei bem legal.

    Infelizmente ele pecou na parte da história e desenvolvimento de personagens, é algo praticamente inexistente, mas vou relevar devido a isso não ser o foco principal do game.

    Enfim, é um jogo divertido e é uma boa escolha caso você queira terminar algo em 3-4 horas.

    7/10

    2
  • vaas Vaas Montenegro
    2019-05-09 19:47:17 -0300 Thumb picture
    vaas checked-in:
    Post by vaas: <p>Game incrível, comprei em uma promoção por apena

    Game incrível, comprei em uma promoção por apenas R$ 1,89

    Já finalizei, acho que não deu 8 hortas de jogatina.

    gostei muito mesmo, Recomendo!

    5
  • blinkn Thiago Hencke
    2019-04-19 21:16:49 -0300 Thumb picture
    blinkn checked-in:
    Post by blinkn: <p>Check-in e out.</p><p>O jogo tem um conceito mui

    Check-in e out.

    O jogo tem um conceito muito bacana e a jogabilidade é bem gostosinha de jogar, joguei do inicio ao fim sem parar, já que é um jogo bem curto, da de zerar em umas 2 horas + -

    Já vou começar o 2 aqui no embalo =P

    15
  • luchta Ewerton Ribeiro
    2019-03-27 15:08:20 -0300 Thumb picture
    Post by luchta: <p>Um tal de<strong>&nbsp;</strong><strong>Evoland

    Um tal de Evoland Legendary Edition apareceu na minha biblioteca da Steam, ai fui ver, e descobri que ele é um compilado de Evoland e Evoland 2. Ainda bem que deram essa versão para os donos do Evoland 1 e 2 originais e não cobraram por isso como fazem certas empresas. Acha que eu esqueci Way Forward? Aquela que lançou pouquíssimo tempo depois uma nova versão de Shantae Half Genie Hero e nem desconto teve para os compradores do original, na moral me senti lesado demais.

    14
    • Micro picture
      roberto_monteiro · over 2 years ago · 2 pontos

      Fui conferir aqui, também ganhei =D

    • Micro picture
      luchta · over 2 years ago · 1 ponto

      Aliás comecei a seguir a Way Forward no Twitter e os caras dão reply em absolutamente todos os posts sobre Shantae (menos os hentão).

  • kleber7777 Kleber Anderson
    2019-02-16 17:58:43 -0200 Thumb picture
    kleber7777 checked-in:
    Post by kleber7777: <p>#img#[617347]</p><p><strong>Finalizado!</strong>

    Finalizado!

    Já faz anos que sempre tive curiosidade em jogar Evoland. Sempre achei interessante o conceito desse título. Seis anos após o lançamento, finalmente consegui jogar. Comprei em uma promoção pra iPad.

    No ponto de vista das referências e homenagens, Evoland é bacana. Tem muitos detalhes de varios títulos, de todos esses anos de RPG. Pra quem é saudosistas, é um bom passatempo.

    Infelizmente, as homenagens e referências ficam presas em um jogo com roteiro fraco e combates medianos. Aliado a um caminho bem linear. Para uma premissa tão interessante, é uma pena a experiência no total ser tão simples.

    Mas meu maior arrependimento foi ter escolhido pra jogar no iPad. Eu odiei os controles do início ao fim. Sinto que quase todas as mortes foram por usar essa tela touch. No fim das contas, por causa disso, minha diversão foi baixíssima.

    E como dizem que o 2 não é tão bom quanto o primeiro, passarei longe da sequência.

    6
    • Micro picture
      sandrotoon · over 2 years ago · 2 pontos

      Terminei ele esses dias e achei exatamente o mesmo.... Pior é que controle tbm não fica bom
      Eu comprei os dois em promoção mas ainda não me interessei em começar o segundo

      1 reply
  • herics Herics Dink
    2019-02-09 21:09:50 -0200 Thumb picture
    herics checked-in:
    Post by herics: <p>Finalizado, jogão só q o final me decepcionou, p

    Finalizado, jogão só q o final me decepcionou, pow simplesmente só acaba. Todos podem jogar pq vale cade minuto, porém desconsiderem o final.

    Finalizado 09/02/2019

    28
    • Micro picture
      llipefarias · over 2 years ago · 2 pontos

      Que jogão! Só consigo dizer isso. Acho q já falei isso em algum lugar dessa rede social mas o 2 não foi tão empolgante até agora pra mim.

      1 reply
    • Micro picture
      lipherusyt · over 2 years ago · 2 pontos

      Parabéns!

      1 reply

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...