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mateusfv Mateus Vailate

Half as Long, Twice as Bright


over 3 years ago 2018-08-02

Battlefield 2

Battlefield 2 é o 3º titulo da franquia, lançado em junho de 2005 exclusivamente para PCs, porém mais tarde no mesmo ano em outubro recebeu uma versão para o Playstation 2 e o primeiro Xbox e em abril de 2006 uma versão para o Xbox 360, sendo este um FPS focado em seu multiplayer.

Battlefield 2 foi o primeiro titulo da franquia a se situar em uma guerra moderna, se passando aproximadamente em 2007, em uma guerra fictícia entre os Estados Unidos da América e União Europeia contra China e Aliança do Oriente Médio (Middle Eastern Coalition no original, uma aliança militar fictícia) trocando a até então ambientação da segunda guerra e Vietnam de seus antecessores.

Muitas explosões, tiros, veículos, curativos e munições o aguardam no campo de batalha soldado.

Bem a premissa de BF2 (como o chamarei daqui para frente para facilitar) é bem diferente dos outros jogos que escrevi sobre até agora, pois ele é um jogo 100% focado em seu multiplayer, não possuindo uma campanha por assim dizer, mas comentarei sobre isso mas para frente.

Por ser um jogo focado em multiplayer ele possui uma história bem contextual apenas para explicar o por que a batalha está ocorrendo em determinado mapa, sendo a premissa e objetivo do jogo uma batalha entre duas equipes formadas pelo seguinte número de integrantes: 8 vs 8 ou 16 vs 16 ou 32 vs 32, sendo o objetivo principal a captura de bandeiras inimigas, para diminuir seu número de reforços ou caso possível a captura total das bandeiras do inimigo, para que assim nenhum inimigo possa renascer e assim que todos os inimigos forem abatidos a vitória será declarada para o time detentor de todas as bandeiras.

Jogabilidade/Gameplay

Apesar de ser um jogo focado em multiplayer BF2 possui um modo singleplayer, sendo possível jogar todos os mapas em sua variante para 16 players, com 15 bots no máximo (porém isto pode ser resolvido como veremos ao final deste tópico), mas não possui uma campanha com história em si.

BF2 possui apenas 2 modos de jogo Conquest e Conquest Assault, onde o objetivo é capturar o máximo de bandeiras inimigas e assim diminuir os tickets do inimigo, mas quais são as diferenças entre ambos os modos e oque são tickets?

No modo Conquest ambos os lados possuem uma bandeira que não poder ser capturada e aquele que possuir menos bandeiras começara a perder tickets com o tempo, já no Conquest Assault existe uma equipe que ataca, possuindo uma ou mais bandeiras que não podem ser capturadas, além de alguns tickets a mais que a equipe de defesa, esta cuja todas as suas bandeiras podem ser capturadas, mas para compensar mesmo que o time defensor possua apenas uma bandeira não perderá tickets com o tempo.

Já os tickets são pontos que cada equipe possui, cada vez que um soldado renasce no campo de batalha 1 ticket é descontado da contagem de seu time, quando estes chegarem a zero a derrota será declarada para o seu time.

No canto superior direito, acima do mini mapa, é possível ver o número de tickets de cada time.

Uma das mecânicas que sempre diferenciou Battlefield de outros FPSs, são os seus veículos, estes variando de capacidade para um jogador ou para vários jogadores, eles se dividem em 3 classes: terrestre, aérea e naval.

Os terrestres sendo compostos por: veículos de transporte, tanques de batalha, veículos anti aéreo e veículos de transporte blindado anfíbio.

Veículos aéreos sendo composto por: Jatos de batalha, além de helicópteros de ataque e transporte.

E por ultimo os navais são compostos por: botes de transporte, porém os veículos blindado anfíbio, também podem se locomover na aguá.

Todos os veículos disponíveis no jogo, removendo apenas os "Stationary Emplacements".

Assim como seus antecessores, BF2 utiliza do sistema de classes para os soldados, cada uma com uma função especifica e com seus próprios equipamentos e armas, somando um total de 7 classes:

Special Forces - Armados com rifles automáticos, pistola silenciada e algumas C4 para destruir veículos ou equipamentos especiais do inimigo.

Assault - Armados com uma rifles semi automáticos, um lançador de granadas acoplado a M16, pistola padrão, e uma granada de fumaça.

Support - Armados com metralhadoras pesadas, pistola padrão e pacotes de munição.

Medic - Armados com rifles semi automáticos, pistola padrão, kits médicos e desfibrilador.

Enginner - Armados com Escopetas, pistola padrão, Minas Anti-Tank e uma Chave Inglesa.

Sniper - Armados com snipers, pistolas silenciadas e Minas Claymore.

Anti-Tank - Armados com sub-metralhadoras, pistolas padrão e um lançador de projéteis.

Apesar de este ser o padrão dos equipamentos, alguns times possuem layout diferentes de armas, por exemplo o médico europeu possui um rifle automático ao invés de semi, mas no geral todos os times seguem esse padrão, outra coisa é que ao subirem de rank os jogadores podem desbloquear uma arma adicional para cada classe, somando assim 7 armas desbloqueáveis.

Porém tudo descrito até agora já existia em seus antecessores, vejamos oque BF2 nos trouxe de novidade:

E isto nos leva a outro ponto importante do jogo o sistema de ranks, todos os jogadores começam no 1º rank o de recruta e podem chegar até o 40 o de general, cada ação que o jogador faz no jogo como matar um inimigo, reviver um aliado, dar munição, reparar ou destruir equipamento, lhe dão uma certa quantidade de pontos de experiencia, ou seja o famoso xp, ao alcançar um certa quantia de pontos seu rank sobe e ao alcançar um certo rank terá a chance de desbloquear uma nova arma.

Além do sistema de ranks, também existe o sistema de recompensas, essas sendo medalhas, faixas e distintivos, cada uma pode ser recebida caso o jogador complete alguma ação especifica dentro das partidas, como ficar em primeiro lugar, curar uma certa quantidade de aliados, destruir uma certa quantidade de veículos, pular de uma certa altura com o paraquedas, etc, além de receber as recompensas que ficarão expostas em seu perfil para que outros jogadores possam ver, o jogador também recebera uma certa quantidade de xp por recompensa recebida.

Nesta imagem podemos ver como o sistema de recompensas, mostra elas ao jogador.

Porém as novidades não param por aqui, BF2 ainda introduziu mais 3 mecânicas novas, 2 muito importantes e uma muito bacana, o sistema de squads que daqui para frente praticamente todos os jogos da série adotariam, o sistema de commander que infelizmente ficaria um bom tempo fora da série até retornar em Battlefield 4 e o Battlefield Recorder, mas vamos falar sobre cada um separadamente para maior entendimento:

Squads - os famosos esquadrões, cada time pode possuir um número máximo de 9 esquadrões e cada esquadrão pode possuir no máximo 6 integrantes, sendo um deles o líder, este que cria o esquadrão e pode optar por um nome padrão para o mesmo ou escrever o nome do mesmo, além disso eles pode definir se será um esquadrão aberto, onde qualquer jogador pode entrar ou um esquadrão privado onde apenas aqueles que ele convidar poderá entrar, porém além de tudo isso enquanto o líder do esquadrão estiver vivo ele servira como um ponto de spawn para os membros do seu squad, mas além de todas essas possibilidades o líder do squad pode definir ordens para os membros de seu esquadrão, como mover para um certa posição no mapa, atacar ou defender tal ponto, reparar ou destruir algo e como se tudo isso já não fosse o suficiente ele ainda pode fazer pedidos para o comandante como um radar em alguma posição, drops de caixa de suprimentos e até de veículos de transporte, artilharia, além de também poder pedir ordens do oque se fazer na batalha.

Commander - o comandante é um cargo que pode ser exercido por apenas um jogador por time, este que no começo de cada partida os jogadores podem se aplicar para exercer o cargo, este sendo tomado pelo jogador que se aplicar e possuir o maior rank, porém caso os jogadores fiquem insatisfeitos com o seu trabalho podem abrir uma votação para remove-lo, para que assim outro jogador possa se aplicar ao cargo, mas afinal oque o comandante faz durante a batalha?

Além disso o comandante possui habilidades que mas nenhum outro jogador possui como: poder dar um zoom no mapa do jogo e ver em tempo real certas partes do mapa, para que assim possa ver se existe movimentação inimiga na área, pode dar uma ordem para um ou mais esquadrões ao mesmo tempo, pode definir locais para liberar um UAV (um drone que fica circulando em um local definido do mapa, revelando por um certo tempo as posições inimigas), um local para disparar a artilharia e obliterar todos os inimigos no local demarcado, um local para mandar uma caixa de suprimentos ou um veiculo de transporte, além de poder utilizar de um scanner por satélite que revela por alguns segundos a posição de todos os inimigos no mapa.

Porém algumas dessas habilidades só podem ser usadas enquanto equipamentos posicionados em sua base estiverem por inteiro, um trailer para o UAV, um receptor de sinal para o scanner e 1 ou mais lançadores de artilharia, uma das estratégias em toda batalha é destruir estes equipamentos inimigos, para assim diminuir suas capacidades estratégicas, porém todos eles podem ser reparados por engenheiros ou uma caixa de suprimentos.

Battlefield Recorder - Este é um gravador de partidas in-game, alguns servidores suportam este serviço e permitem ao jogador baixar um vídeo da partida ao final dela, este roda dentro do jogo e permite ao jogador viajar pela partida observando como um espectador, podendo fazer algumas ações como pausar ou avançar o vídeo, porem não pode retroceder o mesmo, além disto estes videos podem ser exportados para o formato AVI.

O mapa na visão de um comandante.

Para finalizarmos esta parte do gameplay irei falar rapidamente de algumas coisas extras que o jogo trouxe com o tempo, como expansões, patches e algo que infelizmente hoje em dia não faz mas parte da série.

BF2 recebeu uma expansão e dois "Booster Packs" sendo eles:

Special Forces - a primeira e unica expansão do jogo (pra vocês verem como era a EA de antigamente), lançada em novembro de 2005, trazia novas facções, mapas, armas, veículos e recompensas, esta sendo focada em operações especiais, com mapas noturnos ou que possuam bastantes prédios para snipers, além de equipamentos que dão um certo enfoque em stealth.

Euro Force - o primeiro "booster pack" para o jogo, sendo lançado em março de 2006, trazia uma nova facção: a União Europeia, além de novas armas e veículos para eles e 3 novos mapas no qual a união enfrentava a China e Aliança do Oriente Médio.

Armored Fury - o segundo e ultimo "booster pack" para o jogo, sendo lançado em junho de 2006, ele trazia 3 novos mapas focados na invasão aos Estados Unidos, além de trazer novos veículos.

A coleção completa.

Além disto alguns patchs foram lançados para o jogo, o ultimo sendo o 1.5, estes corrigiram todos os grandes problemas do jogo, como o famoso dolphin shoot, no qual o jogador pulava e deitava no ar assim caia mais rápido no chão e desviava mais facilmente das balas inimigas, além disto o patch 1.5 em especifico adicionava todos os 2 "booster packs" ao jogo, mesmo para aqueles que não aviam comprado ambos anteriormente.

E para finalizar este tópico, este jogo foi o penúltimo a dar suporte a mods, sendo eles uma grande parte do jogo, com uma comunidade que até hoje continua fazendo modificações para ele, uma pena que a DICE tenha abandonado a modabilidade nos jogos mais recentes em favor de vender DLCs.

Gráficos

BF2 trazia oque se tinha de melhor em qualidade gráfica na época, utilizando de todo o poder dos PCs, para gerar mapas com vários veículos, soldados, explosões e tiros tudo ao mesmo tempo, com mapas lindos e bem grandes como Dragon Valley e FuShe Pass.

Um pouco de Dragon Valley, pela visão de um sniper.

História

Como já comentando anteriormente o jogo não possui uma "história" em si, apenas algumas informações sobre o mapa, informando a localidade, as facções que estão batalhando e o por que de a batalha estar acontecendo naquele local.

Como pode ser visto toda a "história" do jogo está nestes briefings durante o loading do mapa.

Música

O jogo possui poucas músicas, sendo apenas estas para o menu principal, loading de mapas e o tema de vitória e derrota de cada time, porém como música também contamos o sound design do jogo e nisto ele é incrível, o som de explosões, veículos tiros, vento, aguá, soldados berrando por reforços ou pedido assistência médica etc, tudo faz o jogador se sentir realmente em uma batalha.

Considerações finais

Para a sua proposta e época BF2 conclui com maestria tudo a que se propõe, sendo um dos melhores jogos neste quesito, sendo considerado por muitos (a mim incluso) o melhor da série, com seu sound design incrível, gráficos muito bonitos, com a possibilidade de mods que fazem o jogo viver até hoje, além dos servidores e sistemas mantidos por fãs para que o jogo continue na ativa, mesmo com o fechamento dos servidores oficiais pela GameSpy.

Battlefield 2 é um jogo que ainda tem muito tempo para continuar na ativa, sendo divertido de se jogar até hoje e com uma comunidade que provavelmente o jamais deixara morrer.

Aqui estão alguns dos serviços que mantém o BF2 vivo até hoje:

BF2Hub

Gameranger

10 10 10
Overall
10 Gameplay
2.5 Story
9.0 Music
10 Graphics
Veículos que variam a jogabilidade
Mods
Gráficos lindos para a sua época e bonitos até hoje
Qualidade do trabalho de som que te faz se sentir em uma batalha
Importância e função para cada classe de soldado, além da opção de ser commander ou fazer parte de um Squad
Falta de uma campanha com certo foco em história, para aqueles que gostam
Alguns bugs nas primeiras versões do jogo

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