This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • jezzon Jefferson Medeiros Lago
    2021-05-09 11:10:50 -0300 Thumb picture
    jezzon checked-in:
    Post by jezzon: <p><strong style="background-color: initial;">Jogo

    Jogo finalizado nº 294 | 19 de 2021

    Baba is You é um excelente jogo de puzzle, que desde o primeiro trailer me chamou atenção. 

    O jogo começa de um jeito bem tranquilo, com puzzles bem "possíveis" de fazer, mas logo vai ficando muito difícil, com soluções não óbvias e exigindo muito que o jogador pense fora da caixa. 

    Com essa progressão, ao visualizar o mapa e verificar que ainda faltavam vários mundos, eu pensei que não seria nem capaz de finalizar o jogo, pois ele fica difícil em um nível que eu abria o jogo, olhava por bastante tempo para a mesma tela e não conseguia chegar nem perto de pensar em uma solução. Mas o que eu não esperava é que o fim do jogo estivesse liberado tão cedo no mapa, não exigindo que o jogador complete todos os mundos para que subam os créditos.

    Após fechar o jogo, vi na internet alguns puzzles mais avançados, e realmente acredito que talvez não fosse capaz de solucionar, mas fico feliz de o jogo ter sido "justo" com o jogador e liberado um dos finais mais cedo.

    Tempo de jogo: 6h04min

    @desafioanual

    19
  • anduzerandu Anderson Alves
    2020-08-31 11:50:46 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: Baba is You

    Zerado dia 31/08/20

    Há um bom tempo atrás, vi que esse jogo, Baba is You, foi lançado na eshop do Nintendo Switch. Que diabos de nome era aquele? Baba is You? "Semana de lançamentos fracos pro console", pensei.

    Lembro que vi esse nome mais umas vezes em diferentes notícias e pensei que eles não tinham nada melhor pra noticiar. Isso até que um Youtuber que sigo, o Vinesauce, começar uma série jogando ele. Fiquei curioso.

    Meus amigos, quando eu assisti ao primeiro vídeo dele jogando e com a audiência o ajudando a completar os puzzles, eu fiquei apaixonado! Que jogo incrivelmente criativo e inteligente! Adicionei Baba is You (BiY) automaticamente à minha lista de desejos e aguardei eternamente por uma boa promoção, que um dia finalmente veio.

    Numa visita de um amigo, ele ficou bem feliz em saber que eu tinha o jogo e começou a jogar, e assim fizemos por vários encontros, casualmente até que veio a pandemia e eu cansei de esperar e o terminei logo sozinho mesmo.

    Nesse jogo de quebra-cabeças seu objetivo é mover a Baba (geralmente é ela) e empurrar as palavras no mapa para que se façam sentenças (geralmente de 3 palavras). Essas sentenças serão regras do jogo.

    Veja na imagem acima. Não há condições de vencer na fase, então eu tenho que fazer algo ser "Is Win". Eu posso andar reto e empurrar a pedra já que há a condição "Rock is Push" e logo em seguida empurrar as palavras Crab e Flag pra direita (palavras sempre podem ser movidas), porém, se assim eu fizer, embora eu tenha criado a condição de vitória "Flag is Win" e só basta eu tocar na bandeira para vencer, eu também criei "Crab is Defeat" e a Baba morre apenas de encostar nos caranguejos.

    Já aqui do meu lado há as condições "Wall is Stop", que faz com que as paredes hajam como paredes e impeçam minha movimentação, mas são há o que fazer sobre isso já que as palavras estão encostadas nos limites do mapa, impedindo que eu as empurre para fora da frase. Há ainda a clássica "Baba is You" e se eu tirar qualquer palavra dessa frase, eu não controlo nada e perco automaticamente (eu tenho sempre que ser alguma coisa). É possível mover a palavra Rock até lá, formar "Rock is You" e tomar controle da pedra!

    Agora, se tem um jogo que não para se surpreender é esse. Uau! Nas primeiras fases, que servem como um fácil tutorial, logo você vai perceber como as possibilidades em BiY vão muito além do esperado. Quer dizer, há fases mais simples e que envolvem apenas um bom posicionamento das palavras e pensar à frente, mas também há cenários que vão te fazer pensar (muito) fora da caixa.

    Eu nunca vou esquecer de um cenário que passei ao criar a frase "Wall is You" e movendo todas as paredes da tela ao mesmo tempo até encostar na bandeira! E muitas outras situações do tipo que continuaram a me surpreender por tantas vezes em mais de 30 horas de jogo!

    Até ontem eu ainda me pegava rindo ao passar de algumas fases pois a solução era tão inusitada e lógica, até com leves pitadas de humor que mal dava para acreditar! Uma mistura de felicidade em ver uma ideia tão bem explorada com o fato de algo que você testou dar certo!

    Nas jogatinas com meu(s) amigo(s), a gente sempre acaba jogando uma horinha ou outra e fazendo várias fases. Isso até o jogo ir subindo em dificuldade. Logo, ao invés de fazer diversos estágios em meia hora, a gente completava apenas um!

    A dificuldade as vezes era tão cruel que logo a gente cansava  e ia pro próximo jogo. Em alguns encontros eles me convidavam pra jogar BiY mas eu simplesmente não conseguia me animar. Eu não queria passar tanto tempo olhando para uma tela e chegar a lugar nenhum. Tudo isso por conta de puzzles mais complicados, fases maiores e muito mais variações de palavras e regras. As possibilidades estavam cada vez mais bizarras!

    Por outro lado eu me lembro que um dia abri o jogo e fiquei mais de uma hora numa fase, pensando muito a frente e explorando todas as possibilidade e olha só, mesmo depois de fazer tanta coisa, eu não cheguei a lugar nenhum. Daí veio meu amigo e passou rapidinho! Eu não havia explorado o óbvio!

    O mais engraçado e frustrante do jogo é justamente isso. Você se mata numa fase pra ver que a solução era bem mais óbvia e simples do que imaginava. Eu comecei a ter certeza disso quando travava em um estágio por muito tempo e ao menos via uma dica no Youtube.

    Eu estava dificultando o jogo mais do que ele já é difícil. Inclusive ele é famoso por ser o "Dark Souls dos jogos de puzzle". E vou dizer, amo o gênero de quebra-cabeças mas BiY pode realmente ser cruel.

    Depois de meses de jogo (e grandes pausas na esperança de jogar com os amigos), eu estava no mundo 4. Meus deus, que mundo tenso! Até me desmotivou com o jogo, mas finalmente passei e olha só, do mundo 5 em diante o jogo voltou a ser uma belezura, com puzzles bacanas e com mais sentido e justamente o que eu esperava da experiência. Quem diabos pôs o mundo 4 ali?

    Mas nem tudo é como eu esperava.

    Depois de pouco tempo de jogo, se abriu uma fase no mapa com diversas soluções. Quer dizer, o jogo permite que muitas fases sejam terminadas de formas diferentes (embora muitas vezes você nem perceba isso), mas há alguns estágios que vão além disso, como essa fase aí.

    Nela, bastava chegar na bandeira e você a concluía, mas também era possível criar algo como "Flag is End", o que meio que terminava o jogo!

    O mais estranho é que ainda haviam diversos mundos (mais um monte opcional que eu nem imaginava), mas vi que a comunidade speedrun jogava até ali.

    Mais tarde as coisas ficam ainda mais tensas e as possibilidades vão muito além. Um dos mundos mesmo, secreto, só pode ser aberto se você fizer "Level is Baba" em uma das fases, que te tira dela e transforma a fase na Baba no mapa. Na outra fase faça "Level is Flag" e no mapa mova a Baba até a bandeira para chegar à nova área.

    A partir daí eu tive que olhar várias soluções na internet até porque os próprios mundos agora eram estágios e as possibilidades são muitas. Tem coisas que eu nunca sonharia em fazer de tão incrivelmente complexas as coisas podem ser nesse jogo. A minha dica é ficar atento a toda e qualquer fase que tiver a palavra "Level", pois tem uma grande chance dessa fase ser útil no mapa a se tornar outro elemento.

    Fiquei um pouco decepcionado ao ir seguindo a ordem dos mundos, fazendo tudo, liberando novos e finalmente abrir o décimo deles e ao finalizá-lo, nada acontecer. Nada!

    Foi aí que tive que ir atrás de mundos secretos, mundos dentro de mundos e fazer mais um zilhão de estágios. Alguns eu fiz e nem entendi a lógica por trás. Cheguei a mandar um vídeo para um amigo pra ver se ele conseguia me explicar como eu tinha passado de um cenário.

    A lógica das fases havia se tornado uma coisa quase zoada com tantas regras. Eu basicamente tinha que achar uma "falha" nelas e tentar usar o que eu tinha com tanta limitação para criar algo que eu não imaginava que poderia ser útil, como quando você começa a desatar um nó super complexo. Eu estava cada vez menos interessado em me dedicar ao jogo e cada vez mais usando ajuda da internet enquanto odiava o fato de que o jogo poderia ter acabado ao invés de me fazer tantas fases que poderiam ser extras/opcionais. Um grande vacilo da parte dos desenvolvedores.

    Resumindo: Baba is You é um jogo sensacional. Não há nada igual! Se você gosta de jogos de puzzle ou mesmo deseja conhecer algo totalmente criativo e carismático, eu não vou cansar de recomendar essa experiência. Mesmo tendo tanta dificuldade em fase mais avançadas e sabendo que existe uma chance de você largar antes de chegar onde eu cheguei, jogue isso! Se passar dos 10 mundos comuns, tá ótimo! Embora tenham havido más decisões de design do jogo, isso aqui é um baita título!

    De bom: visual clean muito simpático. Jogabilidade simples (dá até pra jogar só com uma mão. Mecânica original muito bem pensada. A maioria das fases é bem recompensadora de passar.

    De ruim: algumas fases são difíceis ou longas demais e poderiam ser tratadas como opcionais/extras. O jogo poderia sinalizar o fim ao passar dos 10 mundos principais ao invés de dar uma fase que o acaba tão cedo ou ter obrigar a ir até os mundos mais profundos e escondidos pra terminar.

    No geral, eu acho que já deixei claro o meu ponto. Se não fossem os perrengues no final e dificuldade meio zoada, Baba is You não só seria um dos melhores jogos que joguei esse ano, mas um dos melhores da minha vida. Ainda assim, recomendo demais!

    20
    • Micro picture
      xch_choram · over 2 years ago · 2 pontos

      Baba is You dos que eu joguei é o que melhor representa a frustação e a alegria da programação, ta tudo ali é só passa algumas horas tentando, pesquisando, pensando...
      Parei no 3° mundo um dia eu termino kkk

  • edknight Eduardo Botelho
    2019-04-09 14:22:57 -0300 Thumb picture
    edknight checked-in:
    Post by edknight: <p>Só dizendo que</p><p>#img#[629444]</p><p>#img#[6

    Só dizendo que

    Já passei do ponto onde eu travava numa fase por cerca de uma hora. Agora estou no ponto onde eu travo numa fase por cerca de um dia.

    E nem dá pra falar que cheguei na metade do jogo (que aparentemente ainda tá meio longe, inclusive)

    18
    • Micro picture
      xch_choram · over 3 years ago · 1 ponto

      já desencanei e falei " tenho capacidade pra isso não" kkkkk, de vez em quando eu inicio ele tento passar de 1 ou 2 fases e vai ser assim até o final do ano kkkkk

      1 reply
    • Micro picture
      santz · over 3 years ago · 1 ponto

      Cê tá é doido que eu encaro um jogo desses aí.

      2 replies
  • gan0nd0rf Luis Gomes
    2019-03-15 20:38:03 -0300 Thumb picture
    gan0nd0rf checked-in:
    Post by gan0nd0rf: <p>Vi o chequinho do&nbsp;<strike style="background

    Vi o chequinho do edirolbaldo @edknight e fiquei curioso, baixei aqui. 

    É bem simples, mas tem um desafio interessante. 

    Me peguei rindo de algumas soluções pouco convencionais. 

    Tô quebrando a cabeça em outros desafios. 

    27
  • edknight Eduardo Botelho
    2019-03-15 15:58:44 -0300 Thumb picture
    edknight checked-in:
    Post by edknight: <p>(Jogo cadastrado, mas como não consigo editar o

    (Jogo cadastrado, mas como não consigo editar o post para marcar o jogo porque ele não aparece na pesquisa, vou simplesmente apagar o post velho e refazer)

    BaBa is You é um joguinho de puzzle, recém lançado, e eu vi uma galera de gamedevs indie retuitando sobre o lançamento desse jogo. Foi só eu ver o trailer dele no Steam e eu não apenas entendi, mas também concordei, e acabei comprando o jogo.

    Basicamente, cada fase tem um layout, composto da personagem, um bichinho indefinido chamado BaBa, e vários itens como paredes, pedras, água, caveiras e bandeiras. Em algum lugar da tela, cada um desses itens está em uma frase que contém seu nome, uma partícula de ligação, e uma "ação".

    Pra exemplificar, a primeira fase que eu jogo aqui nesse vídeo é excelente, já que você tem as frases "BaBa is You", "Wall is Stop", "Rock is Push", "Flag is Win". Como "BaBa is You", você controla a personagem, "Wall is Stop" significa que você não consegue atravessar ou mover paredes, "Rock is Push" significa que você pode empurrar pedras, e "Flag is Win" significa que você vence a fase ao pegar a bandeira.

    Parece simples, né? Mas logo vai ter algumas fases que são impossíveis de passar com esses sets de regras, e você precisa reformular as frases empurrando as palavras e as particulas de ligação. Por exemplo, mudar "BaBa is You" para "Rock is You" faz o jogador controlar as pedras em vez da personagem. Mudar "Wall is Stop" para "Wall is Win" faz você vencer o puzzle tocando em qualquer parede, em vez da bandeira. Palavras sem uma ligação e uma ação fazem os itens virarem parte do background e assim fica impossível interagir com eles.

    17
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...