This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • dantlast Danilo Oliveira
    2022-11-28 09:54:10 -0200 Thumb picture

    Primeiras Impressões - 171

    Recentemente testei o GTA BRASILEIRO, 171. Compartilhei as minhas primeiras impressões AQUI, no Suco de Mangá. Mas, podem ler abaixo também...

    Depois de muita espera e incertezas, no dia 17 de novembro a Betagames Group finalmente disponibilizou para o público o famigerado 171. Inclusive, ele foi carinhosamente apelidado de GTA Brasileiro, pelas semelhanças com os jogos da franquia da Rockstar.

    Enfim, 171 chegou na Steam em versão Alpha e já havia gerado bastante repercussão no mundo dos games graças a sua proposta ousada. Afinal, seria um jogo ao melhor estilo GTA, podendo perambular pelas ruas da cidade, roubar carros, pessoas e todo o pacote completo. No entanto, com a adição de ser um cenário totalmente inspirado no Brasil.

    Alguns jogos já surgiram com essa premissa, como a franquia Saints Row. Porém, além do cenário nacional, a equipe é totalmente brasileira e conta com aproximadamente 10 pessoas. Com tudo isso mente, 171 é um projeto bem ambicioso e interessante, e será que a versão Alpha deixa uma boa perspectiva do futuro, ou o que teremos à frente será nebuloso? Confira abaixo as primeiras impressões do “GTA Brasileiro”.

    Sim, você já esteve aqui antes…

    Vamos direto ao que interessa. Primeiramente, o que mais chama atenção em 171, ao menos para nós brasileiros, é obviamente a ambientação, que retrata cidades comuns do Brasil. Aqui, devo dizer que é o ponto mais interessante do jogo, pois ele realmente traz uma familiaridade única para os jogadores. É extremamente comum a sensação de que você conhece determinado lugar em qual você está. Você sabe, aquelas casas construídas daquele jeito, aquele tipo de comércio idêntico ao da sua rua, as lombadas e até a pracinha do bairro bem similar a do seu. Enfim, tudo é muito bem feito e, pelo fato de não ser um cenário comum em jogos, é algo que até parece “estranho”, não no sentindo literal da palavra.

    Além das ruas e construções que podem ser vistas em bairros do Brasil, os carros são os mesmos que você provavelmente verá caso olhe nesse momento para a rua da sua casa. Carros típicos brasileiros também estão no jogo, como não poderia ser diferente, além de motos igualmente características.

    Basicamente, tudo no jogo te faz lembrar daquilo que você viu a sua vida inteira rotineiramente, até mesmo o interior das casas. Inclusive, é algo que impressiona, pois podemos entrar numa boa porção de residências, que estão mobilhadas mais uma vez com características do que conhecemos a nossa vida inteira.

    E na hora de jogar?

    Enfim, se as características visuais das construções e automóveis é o que chama a atenção logo de cara, em seguida você passa a reparar em outras coisas. Por exemplo, na movimentação do seu personagem, no controle dele, dos veículos e tudo mais, e posso dizer que está bem confortável. De qualquer forma, é claro que ainda falta algum polimento, mas é perfeitamente aceitável tendo em vista que o jogo está em sua versão Alpha.

    Nesse contexto, a física de 171 lembra bastante a de GTA V, seja ela andando a pé, dirigindo (e colidindo) os veículos e também atirando. Porém, tudo isso com as devidas proporções e falhando em algum momento.

    Então, o jogo começa sem uma introdução ou algum objetivo, mas quando andamos pela cidade, que pelo mapa não é lá muita extensa, acabamos encontrando alguns objetivos. Assim, podemos trabalhar de entregador de aplicativo ou de carteiros e algo assim, o que é bem legal e único desse jogo. Com isso, você fica livre para explorar e realmente conhecer o jogo e ver o que ele tem a oferecer. Logo, em pouco tempo você faz tudo o que está disponível nessa versão ainda em início de produção.

    Por fim, algo a ser ressaltado são os gráficos e sons do jogo. Como era de se esperar, a qualidade gráfica não é excepcional, as texturas são bem esquisitas e muitas vezes dão a impressão de que não foram renderizadas por inteiro ainda. Além disso, as luzes e sombras muitas vezes são bem agressivas, tendo pouca suavização entre ambas. Mas novamente, algo a ser “perdoado”, dado a versão em que se encontra.

    Por outro lado, os sons são de qualidade (com exceção dos passos do personagem que poderiam ser mais sutis e mal se percebe variação). Inclusive, fica ainda mais interessante quando temos conversas com alguns NPC’s, já que temos as opções de falar algo positivo ou negativo. Nesse contexto, os personagens falam em gírias e de forma que realmente um brasileiro falaria, o que agrada bastante. Até porque muitas vezes esse é um dos aspectos que é mal apresentado em dublagens.

    A primeira impressão pode não ser a que fica…

    Num primeiro momento, foi uma experiência bacana jogar 171. Com 10 anos de produção, esse é um jogo bem esperado por uma quantidade razoável de gente e que promete muito, o que pode ser inclusive um tiro no pé. Afinal, tantas promessas geram muitas expectativas que podem acabar não sendo atendidas, ainda mais quando se leva em conta a equipe limitada no projeto. De qualquer forma, a experiência foi boa, ainda que seja estranho ver que em 10 anos não teve tanta progressão quanto se esperaria, mas deixa ansioso por mais.

    Porém, depois do lançamento, uma enxurrada de críticas caiu sob o projeto e sob a Betagames Group. Alguns exagerados em relação ao produto disponibilizado, já outras mais comedidas e sinceras, até construtivas. No entanto, o que acabou pesando contra foi a informação divulgada por modders que acessaram o código do jogo, afirmando que 171 era um amontoado de presets comprados no market place da Unreal Engine. Até aí, tudo bem, certo? Em partes sim.

    A Unreal Engine permite que você compre códigos já prontos e aplique ao seu jogo, poupando tempo e dinheiro. Portanto, não há nada de errado nisso, afinal, é uma facilidade que constrói o jogo. Entretanto, o problema real é não ter transparência nisso. Ou seja, a equipe da Betagames Group vinha arrecadando por meio de financiamento coletivo a verba necessária para a produção do jogo. Além disso, muitas das metas para inclusão de funcionalidades era bem elevadas, algumas chegando a dezenas de milhares de reais. Por exemplo, para produzir um ciclo de dia e noite no jogo, a meta era de 85 mil reais.

    Sendo assim, o dinheiro seria destinado a essa funcionalidade, teoricamente feita pelos criadores. Porém, o que foi encontrado é que a equipe responsável comprou um código pronto de apenas 39 dólares (pouco mais de R$200,00) e ainda desativaram o sistema de chuva que vinha incluso. No final das contas, é estimado que o valor total dos presets comprados seria algo em torno de 3 mil reais, algo bem longe dos 195 mil arrecadados no Catarse.

    Novamente, não há nada de errado em comprar funcionalidades para seu jogo, afinal, isso facilita a construção do jogo. Contudo, quando você para e analisa a quantidade de dinheiro arrecadado e compara com o tempo de produção do jogo e o material apresentado em sua versão Alpha…. Bem, as suas primeiras impressões acabam mudando um pouco e você passa a enxergá-lo com mais rigor e esperar mais daquilo que você acabou de jogar.

    Enfim, até o momento desta publicação a Betagames Group não se pronunciou sobre a divulgação dessas informações citadas acima (que você pode conferir clicando aqui). Mas, na realidade, isso não muda muita coisa em relação a 171, apenas acaba deixando uma sensação de “poxa, esperava mais” no jogador, que provavelmente vai ter uma boa primeira impressão do GTA Brasileiro…

    13
    • Micro picture
      noblenexus · 4 months ago · 2 pontos

      Levando em consideração o tempo de produção o jogo ainda está bem cru, mas o problema é que é um projeto audacioso demais para uma equipe de 10 desenvolvedores, especialmente se eles tem que trabalhar em empregos convencionais e desenvolver em tempo livre.

      A Rockstar usou uma equipe de quase 1000 pessoas em tempo integral para fazer GTA 5 em +ou- 5 anos, fora o investimento em dinheiro de milhões de dolares, dificilmente um pequeno estudio conseguiria entregar algo semelhante.

      Em comparação. Eric Barone levou praticamente 4 anos no processo de desenvolvimento de Stardew Valley e olha que é um jogo 2D muito mais simples do que um Open World em 3D.

      2 replies
    • Micro picture
      thiones · 4 months ago · 2 pontos

      O que tá pegando aí é falta de transparência mesmo. O mesmo aconteceu lá com o Trajes Fatais. Quando o Dev resolveu se pronunciar e tentou dar alguma transparência, já era tarde.

  • tyagoextreme Tyago 'ARROW' Souza
    2022-11-22 01:29:48 -0200 Thumb picture
    tyagoextreme checked-in:
    Post by tyagoextreme: <p>Ta bacana o game, dá pra se sentir realmente no

    Ta bacana o game, dá pra se sentir realmente no brasil, tem muitos detalhes... O jogo promete!!  Vou deixar abaixo alguns prints que fiz.

    5
  • knight0kun Cristiano Cabral Monteiro
    2022-11-21 19:25:23 -0200 Thumb picture
    knight0kun checked-in:
    Post by knight0kun: <p><a href="https://www.tjdft.jus.br/institucional/

    Artigo 171...

    6
  • thiones Sebá Oliveira
    2022-11-21 16:56:44 -0200 Thumb picture

    171 literalmente?

    Medium 850422 3309110367

    Há uns poucos dias vi que a MixMods estava falando sobre algumas presepadas do pessoal que está desenvolvendo esse 171 aí e bem, tem algumas presepadas mesmo. 

    Falando pelo lado sério agora, não creio que seja um problema usarem esses assets aí, mas fazer isso dá forma como está sendo feito e não sendo claro nisso, eu não concordo. 

    Deixarei aqui um resumo pra vocês se informarem

    15
    • Micro picture
      jcelove · 4 months ago · 3 pontos

      Putz os caras tao desabilitando e deixando no jogo? Mancada nivel dlc no disco que a capcom fazia no ps3.hehe

      4 replies
    • Micro picture
      _gustavo · 4 months ago · 2 pontos

      Melhor foi pedirem 85k doletas pra criação do céu do jogo e usaram um asset padrão de literalmente $40, falando a real esse jogo nunca me gerou nenhum hype

    • Micro picture
      zefie · 4 months ago · 2 pontos

      Eu comentei ontem mesmo um server de Discord de amigos que o nome desse jogo é realmente perfeito para o studio né, caiu como uma luva.

      6 replies
  • 2022-11-21 16:27:38 -0200 Thumb picture

    Zangado - 171 : Early Access Gameplay (PC) [2K]

    Esse Persona, como própria definição no Alvanista, é uma extensão do meu perfil para que eu possa fazer de forma apropriada e organizada a divulgação de vídeos sobre games. Focarei em canais que acompanho, como forma de divulgar e apoiar o conteúdo gerado por eles. Espero que vocês gostem e possam me acompanhar aqui no Alvanista. É só me seguir!

    4
  • 2022-11-21 10:44:48 -0200 Thumb picture

    171 é 171 mesmo kkkkkkkkk

    Vi esse jogo ser anunciado a 10 ANOS atrás, isso mesmo, os caras levaram 10 anos para fazer a alfa da alfa do que foi GTA V. Sinceramente, parece bom, na verdade, como desenvolver desenvolver isso é algo foda pra caramba, mas quem disse que eles desenvolveram. 

    Uma das reviews da Steam me interessou pelo fato do cara ter listado os assets que eles compraram. 

    Em resumo, não recomendo apoiarem esse jogo, eu ia fazer isso, mas não irei mais. Recomendo que procurem apoiar devs que conheçam suas limitações e façam jogos baseados nisso.

    22
    • Micro picture
      tyagoextreme · 4 months ago · 3 pontos

      Sim o jogo foi anunciado em 2012, mas em 2015 foi rebootado (devido a troca de engine de Blender para UE4), e os devs só conseguiram realmente se dedicar totalmente ao projeto em 2019 em diante.

      Criação de jogos, vai muito além de desenvolver o jogo em si, vai pensando que a somatória pra criação do jogo foi só isso q os caras estão expondo ai haha, pesquisem mais antes de compartilhar asneiras na internet.

      2 replies
    • Micro picture
      santz · 4 months ago · 2 pontos

      Um pacotão de ferramentas. Lamentável.

    • Micro picture
      knight0kun · 4 months ago · 1 ponto

      Né... O que esperar de uma game feito por BRASILEIROS e com um nome bem "sugestivo" de UMSETEUM?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      3 replies
  • niemann Luciano Niemann
    2022-11-20 23:30:56 -0200 Thumb picture

    Testei o tal GTA brasileiro - 171

    Olha, vamos lá. Sei que tá em alpha, mas por enquanto tá injogável! Tenho um PC mediano e trava MUITO! Ele tem 8GB de RAM(sei que é pouco), GTX 1070, Core I7 6700. Coloquei no mínimo tudo e continua travando. Só pra testar, coloquei o GTA V pra ver se alguma coisa estava errada com a placa de vídeo, mas o GTA V rodou lisinho, tudo no médio-alto. Fica claro que algo na programação desse jogo está com problema, não faz sentido um jogo com poucos elementos em relação ao GTA V travar tanto. Tirando esse fato que me fez desistir de testar mais e brincar, vi que a ambientação tá muito boa. As falas de responder as pessoas são todas as mesmas de sempre. Vi que estão usando um monte de coisas pré prontas pra colocar dentro do jogo, tudo coisa baratinha, sendo que eles ganharam uma boa grana pra já ter entregado algo no mínimo decente. Mas enfim, espero que o jogo seja atualizado em breve e fique mais leve pra pelo menos rodar. O jogo pode até estar em alpha, ter inúmeros bugs, limitações, etc, mas pelo menos, deve ser jogável e fluído. Só por curiosidade, ainda não joguei pra valer GTA V até hoje, quem sabe um dia termine...

    7
    • Micro picture
      santz · 4 months ago · 2 pontos

      O foda é que esse tipo de lançamento acaba manchando o jogo para todo o sempre. Por exemplo, mesmo que todo mundo saiba que No Man's Sky está foda hoje em dia, são raras as pessoas que deram uma segunda chance.

  • jcelove José Carlos
    2022-11-19 09:36:57 -0200 Thumb picture
    Post by jcelove: <p>https://youtu.be/VgTEe6-0pmE</p>

    19
    • Micro picture
      tiagotrigger · 4 months ago · 2 pontos

      As falas ficaram muito boas, jogabilidade parece padrão de GTA, só essa câmera balançando a toda hora que incomodou.

      1 reply
    • Micro picture
      mateusfv · 4 months ago · 2 pontos

      Eu jurava que esse jogo tinha sido cancelado, pq a situação dele é pior que trajes fatais, pq se não me engano tá a mais tempo em desenvolvimento, fico pensando se não é só um cara fazendo pela demora, ou recomeçaram esse projeto 400 vezes já.

      3 replies
    • Micro picture
      netogermano · 4 months ago · 1 ponto

      Eu testei aqui, apesar de faltar muito refino ainda, tem uma base muito boa. Engraçado como alguns anos atrás, tava geral interessado em colocar mod de fusca e gol quadrado até camisa do corinthians nos GTA, daí, finalmente um grupo de brasileiros está concretizando o sonho de um GTA brasileiro... E todo mundo fica tirando sarro... Ridículo.

      7 replies
  • longnplay Luiz Alberto
    2022-11-18 15:34:22 -0200 Thumb picture
    Post by longnplay: <p>#img#[849997]</p>

    12
  • 2022-11-17 09:02:14 -0200 Blank user
    18

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...