This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • manoelnsn Manoel Nogueira
    2023-03-28 06:46:02 -0300 Thumb picture
    manoelnsn checked-in:
    Post by manoelnsn: <p>Eu esqueci de mencionar aqui no site, mas recent

    Eu esqueci de mencionar aqui no site, mas recentemente dei uma jogada nessa versão do FFIV que veio pra cá com o nome de FFII lá pro começo da década de 90... E consegui terminá-la com pouco mais de 15 horas de jogo!

    Por que parei minha biowaretona pra jogar esse cara? É porque íamos gravar um podcast a respeito, e eu era o reserva, e como havia tempo que eu tinha jogado esse jogo, e ainda foi a versão de PSP, achei que seria interessante ver a versão original que veio pra cá pra ter uma noção melhor de como o jogo impactou na época e tudo o mais.

    E no fim das contas a minha opinião sobre o jogo não mudou nadinha de nada. OK, eu sei que ele não tem uma história lá muito organizada, a galera morre muito rápido, tu não tem um tempo pra respirar de um evento da trama pra outro, os personagens não possuem um character development... Mas isso aqui era 1991, os RPGs japoneses estavam perdidinhos nesse quesito narrativo (franquias mais simples, como Dragon Quest, conseguiam levar bem, mas coisas como Phantasy star estavam feito cego em tiroteio) e ninguém havia pensado em algo do tipo ainda, com FFIV tendo sido pioneiro nesse aspecto, tanto que virou a principal referência da geração 16 bits, com isso só vindo a mudar quando FFVI surgiu, 3 anos depois.

    E mesmo com isso, ainda tem muita coisa que gosto pacas por aqui, como por exemplo o cast do jogo, que é bem memorável e tudo o mais. Por exemplo, vejo muita gente chorando pitangas e arrancando os cabelos pra Dragon Quest V, mas eu joguei duas vezes aquele game e ele nunca me pegou, afinal como vou me importar com personagens que têm o carisma de uma porta? Com um pai que fica 5 minutos no jogo e ainda empaca tua exploração? Só fui realmente gostar de Dragon Quest em história quando veio o 8 com coisas como Yangus, Angelo e Jessica, que são uma galera bem carismática, mas até lá demoraram anos, coisa que FF já tinha feito aqui, em 1991!

    No fim das contas eu vejo FFIV hoje em dia como uma TV de tubo mesmo: ela foi incrível pra época, mas hoje em dia ela foi superada por modelos mais novos... Contudo, ainda tem certas coisas que só ela sabe fazer de melhor, e no caso desse jogo são os bosses e inimigos. Quase todo bicho aqui tem um gimnick diferente que tu precisa lidar, é sempre um desafio diferente e o final boss, Zeromus, é o melhor exemplo disso, já que tem contra-ataque, meteor, flare e 120k de HP!

    Infelizmente essa versão de SNES é bem cagadinha, removeram skills dos personagens, protect e shell, censuraram nomes, deixaram passagens secretas visíveis, removeram certos elementos da trama... Como eu já joguei a de PSP, não tive problemas em conhecer e gostar dos personagens, já que conhecia essa galera de outras bandas, mas no final essa é a pior versão pra se jogar FFIV hoje em dia, as melhores seriam a de PSP e a Pixel Remaster mesmo.

    Bem, é isso, Final Fantasy IV defasou um bocado em muitos aspectos, mas continua sendo um jogo bem legal, mesmo nos dias atuais e ainda é, sem sombra de dúvidas, meu segundo final fantasy preferido. Agora voltando à programação normal com o Dragon Age e o anão Rodapé, ahuahuaha

    28
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · 2 months ago · 2 pontos

      Boa! Esse jogo me marcou bastatante e justamente essa versão original de Snes, foi o primeiro FF que eu joguei pra valer e foi o jogo que me fez gostar de batalhas por turno, ja que pela primejra vez ei vi um jogo com atb,fora que adoro a história de redenção do Cecil. FF IV é também meu segundo FF preferido sendo meu top 3 da franquia FF VI, IV e VII.

      2 replies
    • Micro picture
      bobramber · 2 months ago · 2 pontos

      Também adoro ele! Joguei a versão de PS1, que vinha o IV e o V.

      3 replies
    • Micro picture
      thiones · 2 months ago · 2 pontos

      A primeira vez que terminei esse jogo foi no Game Boy Advance SP. Foi um port muito bom, diga-se de passagem.

      1 reply
  • danielretrolevel Daniel Lunas
    2023-02-28 19:03:48 -0300 Thumb picture
    Post by danielretrolevel: <p>Boa noite pessoal, está no ar nossa live de Fina

    Boa noite pessoal, está no ar nossa live de Final Fantasy IV de Super Nintendo, rumo a finalera do jogo! Ansioso demais para platinarmos essa versão que ta bem desafiadora. Bora acompanhar com a gente e dar aquela moralzona para as lives de RPG.

    https://www.twitch.tv/retro_level

    2
  • ziul92 Luiz Henrique
    2023-01-21 22:32:58 -0200 Thumb picture
    ziul92 checked-in:
    Post by ziul92: Faz muito tempo, mas muito mesmo que zerei o 1° FF

    Faz muito tempo, mas muito mesmo que zerei o 1° FF do PSP e em seguida já tinha começado o II, mas achei muito estranho o sistema de upgrades desse jogo e acabei deixando de lado... até agora :D

    Sim, hoje coloquei umas coisinhas no PSP e ao invés de jogar elas, decidi começar esse FF aqui de novo, até pq só tinha 17m de jogo no sabe anterior kkkkk.

    Mas claro que não tô jogando sozinho, como esse é bem complicado, decidi jogar com ajuda de um detonado pq não tô afim de ficar perdido não, indo pra lugares que não devia e dar Game Over a toda hora kkkkk.

    Por enquanto estou com um Ninja de branco como 4° personagem, mas ele tá tão forte que tá na cara que ele não vai ficar comigo por muito tempo kkkkk. Aí já vi o Cid, já encontrei o Bote e até derrotei o 1° chefe que foi moleza enquanto usava as magias, até a tartaruga que tem nessa caverna do chefe foi mais treta kkkkk.

    18
    • Micro picture
      hyugaplays · 4 months ago · 2 pontos

      terminei ele alguns anos atrás e gostei muito, só achei o primeiro melhor

      1 reply
    • Micro picture
      santz · 4 months ago · 2 pontos

      Você meio que combinou uma classe para cada personagem ou tá tentando nivelar tudo de todos?

      3 replies
  • koudelka Koudelka
    2022-06-12 12:26:07 -0300 Thumb picture
    koudelka checked-in:
    Post by koudelka: <p>FINALIZADA ESSA DESGRAÇA, FINALMENTE!</p><p>#img

    FINALIZADA ESSA DESGRAÇA, FINALMENTE!

    Foram 2 anos de martirio investidos nesse jogo, em doses beeem homeopaticas, mas finalmente está terminado. Fiquei desde 6 da manha ate as 11  batendo em mim mesma pra subir todos os status o mais rapido o possivel e poder encarar a dungeon final, que era hardcore demais, com muitos inimigos que nao da pra fugir, especialmente dragoes, sem falar que os melhores equips do jogo estavam sendo guardados por uns demonios bem poderosos, acabei ignorando eles pois tava com pressa pra terminar meu sofrimento.

    E quando finalmente me encontro com o Imperador Mateus Palamecia com skin de capetão, ja fui no hype esperando um combate epico, longo e dificil, ja que a dungeon dele deu uma trabalheira do cão... mas novamente o jogo me joga um balde de agua fria, pois o combate so durouu dois turnos. Equipei Bloood Sword no Firion e no Guy, e eu dava de 1300 a 2500 de dano no bicho! O Holy da Maria tambem tirava um dano bom, e Leon era peso morto, ja que nao da pra grindar com ele abusando desse sistema maluco e bugado de evolução, so os tres primeiros da pra fazer o truque de selecionar a ação e cancelar pra selecionar denovo pra aumentar status, De qualquer forma, o coitado do Palamecia deu nem tempo de fazer nada, pois eu ganhei uma iniciativa. Isso mesmo, UMA INICIATIVA NUMA LUTA DE BOSS! 

    Enfim, o imperador do alem se lamenta por ter sido derrotado duas vezes e bate as botas de vez, mas é muito fracassado mesmo... Depois de serem capachos da Hilda o jogo inteiro, nossos zerois tem seu merecido descanso e Lionheart decide ir embora por causa das (nenhumas) atrocidades que cometeu, enquato o espirito dos membros mortos da festa observam no fundo do cenario. Fim.

    Bem, e o que dizer desse jogo? Como diria o @manoelnsn : Esse jogo é uma merrrrrrrrrda! Serio, quem teve a ideia genial de abolir o sistema de nivel padrao pra trocar por essa aberração onde voce tem que ficar repetindo literalmente 100 vezes a mesma ação ou magia pra subir de nivel de cada atributo? Tudo bem, é uma ideia interessante no papel, mas na pratica é mega maçante, tem vezes que o atributo nem sobe em algumas lutas, so as magias que sobem de nivel toda vez. Mesmo abusando do truque de cancelar e escolher denovo a ação ou de ficar batendo nos chars pra evoluir, demora bastante. Sem falar que da pra quebrar relativamente facil o jogo se abusar do sistema. Esse é disparado o pior sistema que ja vi num RPG!

    A historinha não ajuda tambem, se resumindo tudo apenas a fetch quests a mando de uma princesa ao inves de participarmos diretamente da guerra (que nem a praga do Final Fantasy XII, ate deu flashbacks do Vietnã agora), tendo que buscar varios itens que nem Dragon Quest, so que aqui é muito pior, pois tem que ficar decorando senhas e saber usar nelas com o NPC certo pra desbloquear mais e mais senhas e repetir o ciclo! A historinha tenta parecer mais envolvente que Dragon Quest ao rechear de mortes, mas tem dois problemas: 1 - as mortes aconetcem muito rapido e as reaços das personagens perante elas são bem insipidas 3 2 - tem mortes demais, o que acaba banalizando tudo e tornando previsivel, tal como acontece no Final Fantasy IV (Square nao aprende com os erros, pelo visto). O vilão, o Palamecia, so aparecetres vezes o jogo inteiro pra soltar frases genericas de uma linha e apanhar duas vezes e, batalhas bestissimas que so duram dois turnos!

    Esse é o nivel desse jogo. Um desastre total! O que me deixa mais revoltada é que o projetista principal do sistema desse jogo, o Kawazu, ganhou aval da Square pra fazer uma série so dele que reaproveitava essse sistema nojento, a serie SaGa, que ja testei tres jogos (SaGa de Game Boy, Romancing e Frontier) e tive experiencias frustrantes! E esse cara continua até hoje, enquanto o takahashi de xenogears so teve aval pra fazer o quinto episodio de uma serie que deve ter seis! E ainda esse quinto episodio saiu todo zoado no CD 2!

    Ok, depois dessa sofrencia, infelizmenet acho que vou pra outra, to me decidindo se vou sofrer no Final Fantasy III ou Dragon Quest VI... ou talvez deixar eles pra la por enquanto, descansar e voltar a incinerar anoes no Borderlands 2 nas horas vagas.

    19
    • Micro picture
      jcelove · 12 months ago · 1 ponto

      Parabéns! Nem me pagando eu jogaria essas versõs do nes (bem , talvez se me pagassem, mas ainda relutaria). Odeio esse visual 8bit ai. hehe

      SaGa apesar de não ser um estouro tem fãs fieis e vendeu o suficiente pra justificar suas várias continuações, spin ofs e clones. Tem quem goste daquela maluquice.XD

      Ah não da pra defendero Takahashi não. O cara tem idéias faraônicas com temas que não são tão palatáveis pra todo mundo (xenogears seria o FF VII inicialmente) e fivcava nessa pira Star Wars de fazer histórias gigantescas em projetos mega milionários que durariam anos mas que nunca correspondiam financeiramente. Teve oprotunidade na Square e depois teve na Namco e fez a mesma coisa.hehehe

      2 replies
    • Micro picture
      noyluiz · 12 months ago · 1 ponto

      Boa Kalini

    • Micro picture
      kipocalia · 12 months ago · 1 ponto

      Pô, SaGa é legal, mas o melhor pra mim até agora foi o remake do 3 para DS.

      5 replies
  • koudelka Koudelka
    2022-06-11 18:07:44 -0300 Thumb picture
    koudelka checked-in:
    Post by koudelka: <p>Voltando a jogar essa desgraça</p><p>#img#[82716

    Voltando a jogar essa desgraça

    Apos o mago branco Min-wu se sacrificar para me dar a magia classica mais forte da série, Ultima, numa cena com emoção tao profunda quanto um pires, nossos herois recebem a noticia que o Imperador malégno que parece a Rita Repulsa dos Power Rangers está destruindo varias cidades ao redor do mundo com uma fortaleza voadora chamada Cyclone e o reino de Hilda é o proximo. Como bons capachos da Hilda que nossos herois são, eles partem voando num calango gigante pro ciclone junto com Richard, um Dragoon que não sabe pular, talvez tenha nascido alejado.

    Depois de infinitas batalhas chatas contra uns inimigos que nao da pra fugir, perder metade da minha Mana e do meu Life e dando um monte de porrada nos meus chars pro HP deles crescerem, finalmente encontro o Imperador Palpatine do Paraguai, e ele ainda manda um gigante intimidador pra cima de mim. Vai ser uma batalha épica e super dificil, né? So que não, até os cavaleirinhos do meio são mais dificeis que o imperador, que morreu com uns petelecos e tirava lascas do meu HP com Bolt 10, que na teoria, devia ser bem forte.

    Mas mesmo com o imperador batendo a caçuleta, o nosso sossego ainda não acabou, pois o cavaleiro negro braço direito do finado imperador agora se auto-proclamou o novo governante e agora quer dominar o mundo PORQUE SIM! Ah, e é revelado que ele é Lionheart, o irmão da Maria. Incrivel, não? Mais incrivel que isso so a reação artificial deles resumidas em frases de quatro palavras.

    Pois bem, voltei a Palamecia via a primeira Airship da serie, dada pelo Cid da vez antes de bater a caçuleta pra por um fim nisso de uma vez, mas o Imperador Mateus vem do alem, vendeu sua alma pro capiroto pra voltar a vida e agora vai dominar o inferno e a terra. Richard se sacrifica para que nossos zerois fujam, e eles reagem da forma mais japonesa possivel, so exclamando o nome do cara, Lionheart se une a festa e agora vamos descer ao inferno pra por um fim nesse troço de jogo de uma vez por todas.

    Mas antes, mais porrada pra crescer o HP, MP e magias de todo mundo apertando e cancelando o ataque literalmente 100 vezes (Sem hiperbole mesmo). Que jogo divertido! Mais divertido que isso so ouvir o CD do Roberto Justus.

    17
    • Micro picture
      duothegreat · 12 months ago · 1 ponto

      mais divertido que isso é escutar lone prayer em looping, e meu mecha do céu, não quero nem imaginar a experiencia de ambos

    • Micro picture
      manoelnsn · 12 months ago · 1 ponto

      Dá pra pegar Holy bem cedo no jogo e quebrar essa degraça rápido.

      2 replies
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · 12 months ago · 1 ponto

      O FF SaGa Star Wars, hahahaa. Olha ainda que ele tenha esse sistema diferentão de evolução achei esse o FF mais fácil que joguei, você vai ver que o final boss é estupidamente fácil.

  • xonas_kun Kirby Kiryu
    2022-04-18 11:43:35 -0300 Thumb picture
    Post by xonas_kun: Taí uma belo texto sobre um dos meus FF favoritos!

    Taí uma belo texto sobre um dos meus FF favoritos!
    Só fiquei com uma dúvida @thecriticgames: o texto é sobre o IV mas o título está sobre o II?

    Parabéns pelo texto. o/

    Epopeia fantástica shakespeariana.

    Review by: @thecriticgames

    Se existem grandes histórias em games e livros hoje é porque o caminho até elas foi pavimentado por histórias grandiosas no pas...

    Keep Reading →
    18
    • Micro picture
      thecriticgames · about 1 year ago · 3 pontos

      É porque o IV saiu no SNES como II e está cadastra como II no alva. Mas o II original msm de NES tem critica também.

      2 replies
  • thecriticgames Matheus Pontes
    2022-04-17 15:54:56 -0300 Thumb picture

    Nova crítica e uma nova pausa nos meus projetos.

    Tal qual como shakepserare teceu alguns tons para a tragédia e para o storytelling Final Fantasy IV fez o mesmo pelos jRPGs, o 10 na nota não é segredo pra ninguem, considero e sempre o considerei um titulo perfeito para sua época, mas me impressiona perceber que ele saiu tão no inicio da vida do SNES, ele era mais a frente de seu tempo que eu podia esperar.

    Mesmo após tê-lo finalizado duas vezes me vi obrigado a rejogar e zera-lo novamente para relembrar e reviver a trama, os dramas e os personagens. O fiz pela versão de PSP que contem uma sequencia incluida e que talvez eu va falar posteriormente.

    Por hora darei uma nova pausa nas críticas, na verdade irei adiantar parte das férias que eu iria tirar após a crítica de número 600, o porque disso? Porque estou com uma necessidade imensa de tempo para trabalhar um novo livro.

    Epopeia fantástica shakespeariana.

    Review by: @thecriticgames

    Se existem grandes histórias em games e livros hoje é porque o caminho até elas foi pavimentado por histórias grandiosas no pas...

    Keep Reading →
    26
    • Blank user
      usuario_removido · about 1 year ago · 2 pontos

      Desejo tudo de bom na criação do seu novo livro, e obrigado pelas críticas!

      1 reply
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 1 year ago · 1 ponto

      Sucesso na nova empreitada...

    • Micro picture
      santz · about 1 year ago · 1 ponto

      10 nos gráficos eu acho muito, mas fora isso, o jogo merece todo o reconhecimento. Ele é fantásticos, especialmente na história. É um Final Fantasy que fica no meu coração de tão marcante que ele consegue ser.

  • 2022-03-29 20:12:11 -0300 Thumb picture
    thiagobrugnolo checked-in:
    Post by thiagobrugnolo: <p>Finalizado!</p><p>Depois de algumas idas e vinda

    Finalizado!

    Depois de algumas idas e vindas fui derrotar o imperador no ciclone e depois que o venci todo o cast ficou alvoroçado acreditando que tinham salvado o mundo.....mas, o cavaleiro negro que era o Leon, irmão da Maria se autoproclama o novo imperador da coisa toda.

    Então lá vamos nós de novo e quando chego pra lutar com o cavaleiro negro o imperador retorna do mundo dos mortos em uma forma demoníaca, e então Leon se junta a party e vamos para a ultima dungeon chamada Pandaemonium. Ui que medo!

    Definitivamente esse é o FF mais fácil que joguei, atravessando Pandaemonium que foi meio chatinho pois são muitas batalhas e é muito repetitivo chego para ter com o imperador dos infernos e a luta foi simplesmente ridícula, consegui derrotá-lo de primeira em apenas 6 turnos e sem precisar utilizar a magia Ultima. Fiquei buffando Firion com Berserk lvl 10 da Maria e o Leon com Berserk lvl 7 do Guy e mandei o imperador de volta para o lugar de onde ele nuca deveria ter saído.

    Bom, esse sistema de evolução de SaGa Fantasy, digo Final Fantasy 2 possibilita ao jogador quebrar o jogo sem problemas. Ao longo da campanha fiquei utilizando o Firion apenas com ataques físicos, enquanto Guy e Maria com ataques mágicos e depois de um tempo fiquei upando holy, berserk  e por fim ultima, o quarto membro da party não faz a mínima falta, levando em conta que toda hora entra um novo char  então meio que deixei de lado.

    FF 2 possui um plot bem elaborado pra um jogo do final dos anos 80, mas tem seus probleminhas como  o sistema de evolução que deixou tudo muito fácil (poderia ser um pouco mais desafiador), o sistema  das palavras chave que foi a coisa que mais detestei no jogo, já que isso quebra os diálogos e os deixam muitas vezes sem sentido. Mas é aquela história para ser o segundo jogo da franquia e  levando em conta que na época haviam muitas limitações técnicas o jogo cumpre seu papel.

    Agora ainda tem o pós game  Soul of Rebirth pra me divertir.

    25
    • Micro picture
      manoelnsn · about 1 year ago · 2 pontos

      O pós game eu vazei de banda, hauhauahua

      8 replies
    • Micro picture
      ataquezero · about 1 year ago · 2 pontos

      O Final Fantasy mais difícil pra mim. Joguei a versão de PS1.

      3 replies
    • Micro picture
      koudelka · about 1 year ago · 2 pontos

      Essa etapa final do Leon se dizendo rei e o Imperador Palpatine voltando como rei do inferno (satanas deve ter tirado umas ferias, so ppde) étao nada q ver, mas nao tanto quanto esse retcom louco de dividir a alma do imperador em duas, sendo a outra indo pro ceu (ate deus tirou ferias agora?)

      2 replies
  • 2022-03-27 11:19:11 -0300 Thumb picture
    thiagobrugnolo checked-in:
    Post by thiagobrugnolo: <p>Jogando FF 2, já com 14 horas de campanha e o jo

    Jogando FF 2, já com 14 horas de campanha e o jogo está bem interessante, levando em conta que esse é um FF meio diferentão.

     A primeira diferença em relação ao habitual da franquia é a formula de evolução que não é baseada em lvls, no caso evoluímos atributos, habilidades com armas e magias separadamente, lembrando mais o sistema da franquia SaGa, mas de uma maneira bem menos confusa e que logo de cara dá pra entender. Há quem não goste desse tipo de sistema, porém acho muito mais fácil deixar os personagens OP desse modo, já que podemos deixar um char com ataques físicos com grande dano, assim como outros que causam um grande dano com magia, até por isso estou até agora achando o jogo com uma dificuldade muito baixa.

    Uma peculiaridade, que confesso ter achado meio estranho é a possibilidade de "aprendermos" algumas palavras chaves, sempre destacadas na cor vermelha que nos dão informações obrigatórias  para avançar na campanha, isso deu uma grande importância para os diálogos, porém a impressão é que os mesmos ficaram sem começo, meio e fim.

    O plot é um pouco mais elaborado que do o primeiro FF, onde  o Império Palamecia pretende dominar todos os outros reinos e fazer deles seus escravos. O Imperador de Palamecia conta com a ajuda de criaturas infernais invocadas por ele para subjugar os demais reinos, e para isso temos um grupo de jovens guerreiros que com a ajuda da princesa Hilda do reino de Fynn precisam derrotar o império enfrentando os mais diversos perigos.

    O mapa do jogo é bem mais vasto do que o do primeiro FF, tem muita coisa pra se explorar e itens para serem encontrados. Os gráficos desse remake estão ainda melhores e mais detalhados do que o do seu antecessor, assim como as custscenes em sprites.

    Bem, se o jogo não tiver uma acréscimo de dificuldade em sua segunda metade acredito que não terei lá muitos problemas para terminá-lo, já que as lutas com os bosses estão sendo mais fáceis do que o esperado.

    33
    • Micro picture
      jcelove · about 1 year ago · 2 pontos

      O lance das palavras chave é bisonho pq realmente parece que acharam que seria maneiro no coneço do jogo e depois esqueceram.hehe
      O dreadnought é total referencia a estrela da morte e Mateus o palpatine androgino.hehe

      Se upar direito os personagens e pegar as magias op ele é tranquilo mesmo, ainda mais nessa versao.
      Mas tem o soul of rebirth depois de zerar que é um cenario onde vc joga cpm os aliados q morreram, ele começa insano na dificuldade.hehe

      1 reply
    • Micro picture
      manoelnsn · about 1 year ago · 2 pontos

      sim, a historinha dele é mais elaborada, mas... Fica nisso mesmo.

      Eles tinham muitas limitações na época, daí a série só foi fazer algo realmente duca no FFIV mesmo

      2 replies
    • Micro picture
      santz · about 1 year ago · 2 pontos

      Eu não gosto do sistema de níveis desse jogo, mas confesso que é uma ideia interessante. A dica que dou é: Sempre use pelo menos 2 slots de save, pois tem área que você começa a explorar que não tem como voltar. Se a sua party tiver muito fraca para poder avançar, não tem o que fazer.

      1 reply
  • ersatzgott Ersatz-Gott
    2022-02-22 13:31:43 -0300 Thumb picture

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...