Eu esqueci de mencionar aqui no site, mas recentemente dei uma jogada nessa versão do FFIV que veio pra cá com o nome de FFII lá pro começo da década de 90... E consegui terminá-la com pouco mais de 15 horas de jogo!
Por que parei minha biowaretona pra jogar esse cara? É porque íamos gravar um podcast a respeito, e eu era o reserva, e como havia tempo que eu tinha jogado esse jogo, e ainda foi a versão de PSP, achei que seria interessante ver a versão original que veio pra cá pra ter uma noção melhor de como o jogo impactou na época e tudo o mais.
E no fim das contas a minha opinião sobre o jogo não mudou nadinha de nada. OK, eu sei que ele não tem uma história lá muito organizada, a galera morre muito rápido, tu não tem um tempo pra respirar de um evento da trama pra outro, os personagens não possuem um character development... Mas isso aqui era 1991, os RPGs japoneses estavam perdidinhos nesse quesito narrativo (franquias mais simples, como Dragon Quest, conseguiam levar bem, mas coisas como Phantasy star estavam feito cego em tiroteio) e ninguém havia pensado em algo do tipo ainda, com FFIV tendo sido pioneiro nesse aspecto, tanto que virou a principal referência da geração 16 bits, com isso só vindo a mudar quando FFVI surgiu, 3 anos depois.
E mesmo com isso, ainda tem muita coisa que gosto pacas por aqui, como por exemplo o cast do jogo, que é bem memorável e tudo o mais. Por exemplo, vejo muita gente chorando pitangas e arrancando os cabelos pra Dragon Quest V, mas eu joguei duas vezes aquele game e ele nunca me pegou, afinal como vou me importar com personagens que têm o carisma de uma porta? Com um pai que fica 5 minutos no jogo e ainda empaca tua exploração? Só fui realmente gostar de Dragon Quest em história quando veio o 8 com coisas como Yangus, Angelo e Jessica, que são uma galera bem carismática, mas até lá demoraram anos, coisa que FF já tinha feito aqui, em 1991!
No fim das contas eu vejo FFIV hoje em dia como uma TV de tubo mesmo: ela foi incrível pra época, mas hoje em dia ela foi superada por modelos mais novos... Contudo, ainda tem certas coisas que só ela sabe fazer de melhor, e no caso desse jogo são os bosses e inimigos. Quase todo bicho aqui tem um gimnick diferente que tu precisa lidar, é sempre um desafio diferente e o final boss, Zeromus, é o melhor exemplo disso, já que tem contra-ataque, meteor, flare e 120k de HP!
Infelizmente essa versão de SNES é bem cagadinha, removeram skills dos personagens, protect e shell, censuraram nomes, deixaram passagens secretas visíveis, removeram certos elementos da trama... Como eu já joguei a de PSP, não tive problemas em conhecer e gostar dos personagens, já que conhecia essa galera de outras bandas, mas no final essa é a pior versão pra se jogar FFIV hoje em dia, as melhores seriam a de PSP e a Pixel Remaster mesmo.
Bem, é isso, Final Fantasy IV defasou um bocado em muitos aspectos, mas continua sendo um jogo bem legal, mesmo nos dias atuais e ainda é, sem sombra de dúvidas, meu segundo final fantasy preferido. Agora voltando à programação normal com o Dragon Age e o anão Rodapé, ahuahuaha
Boa! Esse jogo me marcou bastatante e justamente essa versão original de Snes, foi o primeiro FF que eu joguei pra valer e foi o jogo que me fez gostar de batalhas por turno, ja que pela primejra vez ei vi um jogo com atb,fora que adoro a história de redenção do Cecil. FF IV é também meu segundo FF preferido sendo meu top 3 da franquia FF VI, IV e VII.
Também adoro ele! Joguei a versão de PS1, que vinha o IV e o V.
A primeira vez que terminei esse jogo foi no Game Boy Advance SP. Foi um port muito bom, diga-se de passagem.