Finalizado!
Terminei ontem, e foi bem mais rápido que eu pensava. Depois que peguei o ultimo cristal enfrentando o Tiamat no topo da fortaleza voadora então temos uma reviravolta no plot.

O cavaleiro Garland, que foi o primeiro boss que enfrentei no jogo foi enviado 2.000 anos no passado pelos quatro demônios elementais utilizando os poderes drenados pelos cristais e renasceu como Chaos e então voltei 2.000 anos para dar cabo no sujeito.

A ultima dungeon foi até que bem curta, tive de enfrentar novamente os 4 demônios e passei por ele tranquilamente, aproveitei a dungeon pra upar a party e fui lá lutar com Chaos/Garland. Na primeira tentativa eu tirei bastante hp dele, mas ele soltou um ataque insta kill, na segunda eu novamente tirei muito hp e ele utilizou um feitiço de cura e recuperou 9999 de hp, então eu reiniciei o jogo e fui pra luta de novo.

Na terceira tentativa mudei a estratégia, deixei a maga branca só pra curar (anteriormente eu estava atacando com ela também) e o mago negro(que também estava utilizando para ataques) buffando o warrior com haste para duplicar o ataque e temper pra aumentar o dano de ataque físico e aí em poucos turnos acabei com ele sem problema algum.

Derrotando Chaos o loop temporal é desfeito e a paz volta a reinar no mundo. Esse primeiro FF é bem simples e curto, mas é um jogo muito legal, a Square entregou um ótimo jogo já na estreia da franquia e isso ajudou e muito a criar a fama que a franquia possui até hoje.
Agora estou curioso pra ver como é o FF 2, se tem melhorias em relação a esse, veremos...

Hj em dia ja ta na fase do VR e remoto com drone.hehe
Não acho que o combate por turno era limitação da época, era o estilo de jogo mesmo. Havia alguns RPGs de ação já na época.