Medium picture

noblenexus Rafael

"We do not stop playing because we grow old. We grow old because we stop playing."


5 months ago 2022-02-07

Pokémon Legends: Arceus

O  mais novo jogo de pokemon trouxe uma ideia muito diferente do clássico ‘ajudante do professor pokemon, derrotar 8 lideres de ginásio, elite 4 + campeão’. Agora nós devemos explorar um mundo no estilo Breath of the Wild e pesquisar os pokemons em diversos mapas.

Novos sistemas

As batalhas são dinâmicas, nada mais de transição, os pokemons selvagens estão no mapa, o que ajuda muito a escolher lutar, capturar ou até mesmo fugir quando não se está com o time no melhor estado. O sistema continua em turnos, mas bem mais parecido com FFX, onde atributos de um pokemon fazem com que ele possa atacar mais de uma vez antes do oponente.

Podemos até mesmo nem batalhar com os pókemons e tentar jogar direto a pokebola, distrair eles com comida, usar os dons furtivos e jogar pokebola pelas costas ou até mesmo esperar eles dormirem.

Pokebolas agora podem ser construídas pelos jogadores usando materiais encontrados no selvagem, assim como potions e revives. Podemos tbm customizar nosso personagem com roupas e acessórios que vão sendo desbloqueados pela campanha e por side quests especificas. Falando em sides o jogo tem várias, que vai dês de capturar um pokemon especifico até completar a pesquisa sobre ele na pokedex.

Pokedex mais focada em pesquisa, menos em coleção

A pokedex agora não é mais dividida apenas em viu/pegou, temos um nível de pesquisa para cada pokemon que vai aumentando conforme fazemos tarefas como capturar/derrotar 1, 2 ,3 5, 10 da mesma espécie, ver ele usando um ataque especifico, alimentar, capturar sem ser visto e por ai vai. Não é necessário completar todos para atingir o nível 10(maximo) da pesquisa, mas por fazer mais atividades vamos acumulando pontos de pesquisa que contribuem para nosso ranking geral, que aqui nesse jogo é quase como as insígnias dos ginásios. Esses rankings vão de 0 – 10 e a cada novo nível ganhamos acesso a pokebolas mais poderosas e pokemons mais fortes passam a nos obedecer.

Pokegrind reduzido

O famoso Pokegrind foi reduzido ao extremo(É possível levar o seu inicial ao ultimo estágio de evolução em menos de 2 horas) porque a party inteira ganha XP por captura/derrota de pokemons selvagens. Quando coletamos itens com ajuda de nossos pokemons eles recebem também um bônus de XP e afinidade, mas nesse caso foi só o que foi usado. Existem itens que dropam dos Pokemons Alpha (Versões mais fortes e maiores de pokemons normais) que dão uma quantidade estupida de XP. Da pra levar um pokemon do level 1 ao 30 muito rápido assim.

Como o foco do jogo é em exploração, temos que bisbilhotar cada canto do mapa em diferentes horários para encontrar espécies diferentes de pokemon, por exemplo de dia vemos Starly em um pasto a noite vemos Difloon. Alguns nem sempre estão nos mesmos lugares e são mais raros, como Eevee. Conforme o jogo avança vamos ganhando acesso a novas áreas mesmo em mapas que já exploramos.

No mais o que vejo como negativo no jogo é a baixa variedade de pokemons, mesmo tendo mais de 240 eu sinto que o jogo merecia ser colossal com uns 400 ou 500, mas quem sabe com as futuras DLCs ou até mesmo novos títulos dessa série Legends tragam isso.

O mundo aberto é legal, não é mega vazio e sem graça, mas ainda falta o que fazer com todo esse espaço aberto, algumas mecânicas simples de survival, ou colecionáveis, mais missões variadas envolvendo seus pokemons, ainda sim é bem mais animado do que já vimos na série antes.

E por fim os pokemons no mapa ficam perambulando e fazendo coisas, mas ainda sim eles são bem menos vivos do que eu gostaria. Eu queria ver eles interagindo entre si, com o ambiente, batalhando uns cons outros, comendo, dormindo ou até mesmo brincando, mas de novo, quem sabe novos títulos acabem trazendo algo disso no futuro.

Resumindo

Pokemon Legends: Arceus é um algo diferente, novo e bem interessante. O jogo consegue ser divertido e reduzir drasticamente o grind para quem só quer aproveitar a aventura, ainda sim trás muita exploração e coisas pra se fazer pra quem quer aqueles 100%. Eu levei cerca de 40 horas para terminar o jogo, mas eu explorei demais, em linha reta não deve levar muito mais que 20 horas pra quem só quer a campanha, o que eu não recomendo pq o jogo brilha de verdade na exploração, a campanha é só uma desculpa pra te levar de um mapa para outro.

Bom então é isso, isso resumidamente é do que se trata esse novo Pokémon, claro que tem muito mais coisas, mas quem tem paciência pra ler tudo isso de texto ao invés de ir treinar o seu Electabuzz? O resto deixo pra você que está lendo descobrir por conta.

9.0 9.0 10
Overall
9.5 Gameplay
8.5 Story
9.5 Music
9.5 Graphics
Menos grind
Batalha e captura bem mais ágeis
Opções de roupas para personagem
Mundo aberto poderia ter mais conteudo

13 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...