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  • anduzerandu Anderson Alves
    2021-04-12 15:30:39 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: Gris

    Zerado dia 12/04/21

    -Não encontrei a versão de Android-

    Desde que esse jogo foi lançado, a comunidade do Nintendo Switch não para de o recomendar. "Lindo", "incrível" e "uma experiência única" são alguns dos comentários que mais vejo quando o título vem a tona.

    Não passou muito tempo para eu descobrir que essa era uma daquelas experiências artísticas, mais voltadas pro audiovisual do que o gameplay em si. Um daqueles jogos mais filosofais. Bem, o povo adora por algum motivo.

    Fiquei à espreita em busca de uma promoção no console, mas mesmo quando ela vinha, não era lá essas coisas, cerca de R$35, e eu acaba sempre dando prioridade para comprar outras coisas. Eu sempre mantive o pé atrás. Há algum tempo dei uma pesquisada em Gris e vi que ele havia saído para outras plataformas, incluindo Android, o que é muito bom! Mesmo odiando jogar no touchscreen, resolvi dar uma chance à ele visto que provavelmente seria um jogo tranquilo de jogar.

    Ao abrir o jogo é mostrada uma mensagem que recomenda o uso de fones para curtir a experiência corretamente. Como estava jogando Gris em filas, consultório do dentista e afins, eu não estava respeitando a regra e achando o jogo bem sem sal, mas ao jogar a sério em casa, eu recomendo demais os fones! Além da imersão, a trilha sonora é provavelmente o ponto mais alto da aventura.

    Iniciando a campanha, é perceptível de cara o visual cartum super bonito e que parece ter sido pintado com aquarela. A arte me remeteu muito àquela de animações mais sérias (ou adultas) antigas, do final dos anos 70 e 80. Há um quê de Disney e a elegância das ilustrações de Gerald Scarfe no filme The Wall (Pink Floyd).

    E como qualquer animação de respeito, esses desenhos não envelhecem nunca! Eu senti que é o tipo de coisa que tem um apelo para quem curte essas animações desde as antigas, mas que parece tão atual que até o mais jovem jogador acharia deslumbrante!

    Já no quesito gameplay, Gris é o que eu já esperava: um "walking simulator". Você anda pra cá, pra lá, de vez em quando até tem que dar umas voltas por um cenário enquanto muitas vezes só segue o caminho óbvio. É daquele tipo de jogo "aprecie o cenário".

    Além de andar e pular, há uns puzzles aqui e ali que exigem exploração do mapa atual, pular plataformas, usar das mecânicas dos cenários e alcançar determinados pontos para a coleta de esferas de luz. Com o número necessário delas, serão criadas rotas para dar prosseguimento na aventura.

    Cada área nova que você jogar acaba garantindo um novo power-up, obrigatório para terminar o jogo e que ainda ajuda um pouco na mobilidade (seria legal poder rejogar tudo já come eles desbloqueados). Um desses poderes te transforma num cubo que resiste a ação de ventos forte, faz peso e quebra chãos quebrados. Outro é o pulo duplo + poder planar. Há um power-up que te faz nadar (e rápido como um peixe) e por aí vai.

    Depois de um tempo de jogo eu percebi que ele é como um Journey 2D. Definitivamente um jogo para quem curte aquele tipo de experiência. O início até parece um pouco, no deserto e com sua capa voando e a música calma tocando.

    A protagonista é a Gris, uma garota meio deprê e tal (já falo sobre isso). O design dela é bem...curioso, pois seu corpo é uma capa com dois bracinhos fininhos e pretos e uma cabeça normal humana, meio destoante, meio bonito. É quase como se pegássemos um daqueles demoniozinhos pretos do ICO, Shadow of the Colossus ou The Last Guardian e colocássemos a cabeça do protagonista. Enfim, escolhas de design.

    É legal conhecer a Gris conforme avançamos e graças Às eventuais cinemáticas que a mostram bem animadas em close-ups. Eu quase queria apenas assistir esse jogo ou uma adaptação em curta-metragem.

    Já na parte da história, bem, tudo fica bem aberto a interpretações

    Vi muita gente falando sobre depressão ou como o jogo ajudou com casos pessoais da mesma, mas, fora umas viajadas bem grandes, eu acho que você pode tirar a informação que quiser do jogo.

    Superação? Procura por respostas? Busca de um ente querido? Uma metáfora a vida do nascimento à morte e os problemas recorrentes? Você escolhe.

    Só acho que depressão é um assunto muito fácil para ser mencionado (e diagnosticado sobre si mesmo) atualmente. Mas enfim, se você viu um jogo sobre isso, tá valendo! Se você viu um jogo sobre nada, também tá valendo.

    O que posso dizer é que eu não sou muito fã desse tipo de experiência, mas curti Gris. A trilha sonora e algumas partes de gameplay e cenários me cativaram bem. Ser um jogo de apenas 2 horinhas também ajudou bastante com isso.

    Resumindo: Gris é um desses jogos artísticos com mil e uma interpretações. O gameplay é simples e dá pra qualquer um curtir do início ao fim. Eu mesmo empaquei uma vez ou outra! A forma mais fácil que posso descrevê-lo é como um "Journey 2D".

    De bom: arte muito bonita e animações vivas, muitas vezes como um desenho animado. Trilha sonora espetacular. Cada mapa trás novidades e ajuda um pouco o jogo não cair na mesmice. Amo as cinemáticas. Deu pra jogar no celular tranquilamente (mas eu recomendaria numa tela maior e com um controle mesmo).

    De ruim: um bocado "walking simulator". O gameplay as vezes é meio sem sal demais, só andando ou pulando e os puzzles são quase sempre "meh". Muitos cenários são muito parados, nem a vegetação se mexe. Eu não sabia se desgostava mais de ficar andando mas jogando numa boa ou ter que parar nos templos e ficar explorando atrás de bolinhas de luz para terminar puzzles. Acho que o jogo roda a no máximo 30 fps, o que é bem estranho visto que meu celular é bem bom (mais um ponto para levar em consideração outras plataformas).

    No geral, o jogo é legal. Exatamente o que eu já esperava e não faz o meu gosto, mas ao menos é bem breve. Não chorei, nem sorri. Mas fiquei feliz em tê-lo terminado pois no final já estava cansado. Bacana!

    16
    • Micro picture
      msvalle · about 1 month ago · 2 pontos

      Se não me engano, no final tem uma cena escondida que remete à perda.

      1 reply
  • lordlight Matheus Eduardo Light
    2020-12-13 20:47:27 -0200 Thumb picture
    Post by lordlight: <p>Mais uma obra de arte digital, uma inspiração ;<

    Medium 750405 3309110367

    Mais uma obra de arte digital, uma inspiração ;

    A perda, a depressão, as fases do luto, tudo retratado sem palavras, sem escrita, somente pelo semblante da personagem, as cores e o som.
    Um game que mostra que um "jogo" pode ser muito mais que terapia, pode trazer uma mensagem sublime.

    1
  • legendoflisboa Gabriel Lisboa
    2020-12-03 20:03:16 -0200 Thumb picture
    legendoflisboa checked-in:
    Post by legendoflisboa: <p>Finalizado 03/12/2020</p><p>Jogo lindo com uma p

    Finalizado 03/12/2020

    Jogo lindo com uma produção de arte, música e enredo, fora da curva. Obrigado galera dos indies!!!

    2
  • jomarmello Jomar
    2020-11-28 19:11:55 -0200 Thumb picture
    Post by jomarmello: <p>Minha compra da black friday....Gris para androi

    Minha compra da black friday....Gris para android rsrs

    9
  • rafahribeiro_ Rafael
    2020-11-27 14:50:45 -0200 Thumb picture

    Uma verdadeira obra de arte

    Gris as vezes falha na mensagem. Por exemplo: A ideia, pelo menos a que captei, é mostrar o caminho da perda até a aceitação, mas, na parte da enguia, largar o controle nao afetava em nada o jogo, e isso passa uma mensagem que, mesmo estagnado, o psicológico ficará saudável, e não é bem assim. Não é um grande problema, mas é incoerente com a mensagem, e com tema abordado. Fora isso, ele é bastante intuitivo e, na grande maioria das vezes, passa bem a situação de "estar remontando o quebra-cabeças" chamado mente. Revelar uma cor de cada vez, liberar pequenas áreas com o tempo, os instrumentos da trilha irem surgindo conforme o progresso, a luta contra a escuridão e por fim alcançar o céu. Falha pouquíssimas vezes, o que, se comprado com o todo, é muito fácil ignorar.

    No mas. É um jogo excelente, e muito bonito, tanto no visual quanto na história/mensagem

    0
  • darkside777 Leticia Rodrigues
    2020-10-20 19:08:45 -0200 Thumb picture
    darkside777 checked-in:
    Post by darkside777: <p>Obra de arte linda, simples, sensivel, transmite

    Obra de arte linda, simples, sensivel, transmite aquilo que quer transmitir de forma leve e sublime.

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    • Micro picture
      lucas_okita · 7 months ago · 1 ponto

      Esse jogo me dá soninho, mas vou fechar!

      Mas é, ele é lindo e as músicas incríveis, mas me dá sono assim como Child of Light dava, não posso jogar depois de chegar do trabalho. Tem que ser assim: Gris ao acordar e Doom ao chegar do trabalho lkkkkk

  • colonel Filipi Garcia
    2020-10-06 15:10:17 -0300 Thumb picture
    Post by colonel: <p>Voltei a ligar o Switch, joguei esse aqui que sa

    Voltei a ligar o Switch, joguei esse aqui que sabia ser uma aventura curta. 

    Senti como se estivesse apreciando uma obra de arte. Visualmente e musicalmente muito acima da média, o game se destaca pela sutileza, não dando respostas prontas sobre o que está acontecendo em tela.

    Por outra lado, ele não tem desafio, algo muito importante pra que possa ter algum vínculo com o jogo.

    Enfim, indico pra quem quiser, desde que não invi$ta muito pra jogar.

    4
    • Micro picture
      fonsaca · 7 months ago · 2 pontos

      Curioso. Sempre via esse, mas nunca me interessei muito. Quem sabe agora me interesse um pouco mais apesar do contra.

      3 replies
  • 2020-09-08 18:06:19 -0300 Thumb picture
    Post by igor_park: Um dos melhores jogos que eu joguei esse ano vale a

    Um dos melhores jogos que eu joguei esse ano vale a pena demais. Excelente crítica

    A expressão da perda em forma de cores

    Review by: @clovisalmeida

    Gris significa cinza e é como somos apresentados a este universo. Na perspectiva da misteriosa garota, que se vê ...

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    13
    • Micro picture
      clovisalmeida · 8 months ago · 2 pontos

      Realmente é uma experiência incrível.

  • clovisalmeida Clóvis Almeida
    2020-09-08 16:53:30 -0300 Thumb picture

    A expressão da perda em forma de cores

    Medium 3825485 featured image

    Gris significa cinza e é como somos apresentados a este universo. Na perspectiva da misteriosa garota, que se vê em um mundo opaco, sem cor e sem vida onde é difícil até mesmo se manter de pé ou seguir em frente. Embora possa ser adaptado a outros tipos de traumas, Gris se mostra uma jornada profunda pelas cinco fases do luto. Sendo necessário transformar a dor em força para seguir em frente e encarar o destino.

    Ser desafiador não é proposta em Gris. Não há inimigo, não há falha, não há novas perdas. Falho é apenas o ato de não seguir em frente, fazer com que a personagem fique estagnada naquele ponto do processo de superação. A dor da perda é um monstro sem forma que a impede de seguir em frente, sendo necessário tornar-se firme e inabalável.

    Conforme a personagem avança, o mundo ganha cor de acordo com o sentimento trabalhado no processo de superação, trazendo uma mistura desses sentimentos e os transforma em algo novo, algo belo. É tirar esses sentimentos do abstrato e adicionar mecânicas condizentes com o necessário a ser feito.

    Andar, correr, cair, mergulhar, flutuar, enrijecer, imergir... nenhuma ação é aleatória. É um convite a olhar para dentro dessas ações e enxergar como elas superam as barreiras impostas pela mente da personagem. Transformando isso numa gameplay simples e tão convidativa, que não se vê necessário a presença de um hud para o usuário.

    Gris é uma experiência contemplativa, propositalmente aberta as dores da personagem em um mundo imerso em simplicidade e beleza. Cada área com suas particularidades, mecânicas e tom. Consegue alinhar uma trilha sonora extremamente sensorial a seus elementos artísticos e a proposta emocional. É olhar pra dentro desses sentimentos e até mesmo quem sabe, supera-los.

    Tão impactante que é admirável ser o primeiro jogo do estúdio.

    Ouça a trilha de Gris.

    22
  • clovisalmeida Clóvis Almeida
    2020-08-31 20:33:31 -0300 Thumb picture
    clovisalmeida checked-in:
    Post by clovisalmeida: <p>Uma das experiências mais belas que tive nos últ

    Uma das experiências mais belas que tive nos últimos anos.

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