Terminei ontem.
Esse poderia ser o melhor castlevania se fosse melhor em umas coisas. Essas coisas quase que totalmente os mapas.
Esse jogo ja começa de forma meio diferente da maioria dos castlevania. Tem mais cenas do que de costume em cena Inicial de castlevania, e um tutorial mais longo que de costume também, mas é bem rapido ainda assim. E faz sentido ter, porque os glyphs é uma das mecanicas mais diferentes dessa série(e sem dúvida, uma das melhores). E então quando voce sai da area Inicial, voce tem um mapa pra escolher onde ir, onde só tem duas localizacoes ainda. E depois vai tendo mais diferenças em relação a outros jogos, tipo os mapas terem mais de uma entrada e saida, o que tem nosnoutros também, mas aí voce pode escolher por onde entrar, uma vila em que vao aparecendo villagers que voce acha pelos mapas e precisa achar todos pra continuar a história e que te dao side quests quase nada interessante em troca de itens, entre outras coisas.
A maioria dessas diferenças eu gostei por dar uma certa mudança pra série em relação aos outros, mas nao gostei de como as side quests quase sempre se resumem a pegar certa quantidade de itens específicos, e como pra ter coisas como high potion na loja você precisa fazer uma. Que eu nem fiz alias.
Mas falando do que tem de bom agora, a mecânica de glyph é boa pra caralho e uma das melhores coisas ja feitas nessa série. Esse foi o jogo da série em que eu mais fui variando as armas que eu uso, porque o tempo todo voce pega glyphs úteis de jeitos diferentes, e voce ainda tem três sets pra deixar equipado, e ainda assim nao é totalmemte suficiente pra ir usando tudo que quer sem ir no menu trocar no meio de umas lutas, comigo pelo menos. La pra quase na ultima parte do jogo eu fui colocando mais dois glyphs juntos pra fazer combo e mandar os especiais de cada um, mas varias vezes eu fui equipando um diferente em cada mão. E tem os que ficam no R, que tem varios efeitos diferentes, desses o meu favorito é o que faz a Shanoa correr rapido pra caralho, depois que peguei quase nem tirei mais, e o de vôo ainda deixa ela atacar com tudo. Essa sem duvida é uma das melhores mecânicas dessa série.
E os bosses conseguem ser muitas vezes ate melhores que do Portrait. Eu tive dificuldade em grande parte deles, e quase todos trm algum tipo de gimmick, tem o que voce tem que ir subindo a lighthouse e no fim tacar o elevador nele, tem o primeiro que tem que usar o glyph magnes que pega no começo, tem aquele que pra se proteger do ataque de agua que acerta tudo tem que ficar debaixo dos pilares que manda, tem aquele gigante do castelo que a luta tem três partes, onde voce tem que acabar com as pernas e armas dele e depois ir detonando a cabeça, o Dracula na segunda fase da luta... Os bosses desse jogo sem duvida são os mais criativos da série, embora o Dracula do Portrait ainda seja o melhor pra mim mesmo.
O que faz eu nao achar esse jogo melhor que o symphony e o portrait são os mapas. O último mapa do jogo é do caralho mesmo, e os outros também são bons ou nao são ruins, mas quase todos são meio simples e as vezes repetem a estrutura de outros, e uns são linhas retas mesmo. O que faz eu gostar mesmo dos que são linhas retas é como os inimigos nele são bons, esse foi um castlevania claramente mais voltado pra combate do que exploração, e no que se propõe pra fazer com o combate, ficou incrível. Mas a estrutura dos mapas fazem parte de um metroidvania, e a maioria desse antes do último, nao tem muita coisa impressionante ou nova. Mas nao que nao tenha coisas boas também, boa parte tem seções interessantes e que usam os glyphs, tem uns que voce tem que dá uma explorada, e como eu disse, o combate é varias vezes excelente.
Isso é meio que o oposto do que acontece no portrait alias. Os primeiros mapas são incríveis, e os ultimos sao meio repeteco deles. Mas pelo menos, neles tem inimigos e coisas novas pra achar, e a estrutura ser meio que invertida ate da uma diferença pra progressão, mas claro que seria melhor se fossem mapas novos.
Outro negocio que eu critico alias é que coisas como o gold ring que é necessario pra voce nao ficar um tempao grindando dinheiro, algo que realmente precisa nesse jogo, é meio aleatorio de conseguir, mas fazer o que.
De qualquer jeito, esse jogo sem duvida tinha potencial pra ser o melhor castlevania, ele tem os bosses mais criativos da série, uma mecânica de combate incrível, inimigos normais bem feitos, e dificuldade alta, mas justa. Coisas que tem no portrait, e em certos pontos ele ainda melhora isso. Mas como os mapas antes do último nao são muito impressionantes em maior parte, fica como meu terceiro metroidvania favorito mesmo
Os graficos são bonitos alias e usam um estilo que lembra mais os antigos do Symphony ao Aria, embora seja meio diferente também, e os cenarios as vezes repetem muito os backgrounds, mas boa parte tambem é bonito, principalmente no ultimo mapa, os ataques tem efeitos muito bons, e tem designs de inimigos novos que são bem legais. A trilha sonora como de costume é ótima também, a da primeira área(o monastery, não contando ecclesia) é icônica como sempre, a de umas areas tipo aqela aquática do começo sao ate meio diferentes pra série, a da primeira area do ultimo mapa achei uma das melhores da série, as das outras dele sao incriveis também(o ultimo mapa é claramente o que mais devem ter botado esforço no jogo junto com os glyphs e os bosses), e em maior parte mantem uma consistência. Eu não acho ela tipo uma das melhores da série, mas isso acaba é mostrando como a trilha sonora dessa série é incrível, porque a desse mesmo sendo boa demais, pra mim acaba nao ficando entre as melhores.
E esse aí é provavelmente o castlevania com melhor historia. Tem um twist legal aí com um personagem, a Shanoa tem desenvolvimento, e ele usa umas coisas unicas desse jogo aí de forma legal. O final achei facilmente o melhor da série.
E esse jogo é um dos castlevania que mais quero rejogar, porque dar new game+ pra começar com todos os glyph, incluindo o que faz ela correr pra caralho parece bom demais, e ainda tem duas dungeons extras que parece bem legais. Assim como eu pretendo rejogar os outros castlevania do DS tambem
E com isso eu terminei os castlevania 2d principal tudo se nao contar o 2 de nes que nem quero terminar. Eu ainda tenho que terminar os unicos 3d que importa, que sao os dois de ps2. Eu conheço tudo deles porque via meu irmão jogar, mas eu mesmo nao terminei.
Decepcionante alias nao terem feito um glyph de panela ou vassoura pra Shanoa, devia ter e ser o mais forte pra ela
Um dos meus favoritos!