Mais um domingo, mais um jogo de NES zerado e avaliado, faltam mais 21 (se eu não remover nenhum jogo mais da lista) se bem que tenho uns 7 desses 21 ja zerados só esperando dar a semana pra posta-los.
O primeiro Ys recebeu port pra tudo quanto é lado, além dos remakes anos depois, mas de todas as versões a de NES é uma das mais distintas por ter uma leva de layouts únicos pra masmorras, ter dois chefes únicos aqui removendo dois dos chefes originais e ter uma extensão de gameplay após o Dark Fact tendo uma nova batalha final, são coisas legais, mas o jogo tem um irritante bug nos chefes de paredes invisíveis surgirem e travarem a movimentação do protagonista e muitos chefes são dificílimos, curiosamente Dark Fact era um filha da puta nas demais versões é uma piada aqui de tão fácil. Recomendo que jogue as outras versões como a ótima de Master System, essa versão é boa mas problemática, veja as novidades dela pelo YT.
Ys no NES? Sim, mas com ressalvas.
Review by: @thecriticgames
Eu ja havia previamente me encontrado com o primeiro episódio da franquia Ys no Master System (critica aqui) somente o 9° melho...
No passado longiquo, essa era a nica versão que existia pra mim hahaha
Eu lembro de ter visto assim por cima esse de NES quando eu procurava por esse jogo no Master System, bem quando eu tava começando a emular as coisas de forma definitiva ali em 2006 mais ou menos. Vi, abri o jogo um pouco, fiquei uns 5min olhando e larguei.
Interessante notar como os Ys antigos possuíam diferenças entre seus ports e até jogos distintos para plataformas diferentes como é o caso do YS IV.