Acaba de me ocorrer que...
Provavelmente, a intenção original dos japoneses pro nome do último chefe de Fighting Masters, Valgasu, era ser Vargas. ¬¬
Enfim, voltemos à nossa programação normal.
This game doesn't have any review. Be the first one to review it!
Provavelmente, a intenção original dos japoneses pro nome do último chefe de Fighting Masters, Valgasu, era ser Vargas. ¬¬
Enfim, voltemos à nossa programação normal.
Ainda bem que não fizeram nenhuma loucura com as conquistas desse jogo, la na Retro. Fiquei pensando algo do tipo "termine o jogo derrotando o chefe final sem perder energia". Em qualquer nível de dificuldade, o Valgasu faz o Shao Kahn parecer criança kkkkk
Detonado! Resolvi relembrar um dos meus jogos preferidos do Mega Drive.
Em tempos em que a maioria só tinha olhos para Street Fighter ( inclusive eu ) um outro jogo de luta um tanto quanto exótico ( principalmente pelos seus personagens ) era dos meus preferidos: Fighting Masters.
Quando assisti um amigo jogando, na época, logo de cara me chamou atenção os lutadores, como dito anteriormente, que eram um tanto quanto bizarros e de todo tipo: Um homem em forma de pedra ( que chega lembrar, no formato, o Ariete, do He-Man ), uma Lagosta, um Planta Carnívora... enfim era tudo muito exótico. Apesar da tosquice o jogo não era ruim, não ( pelo menos pra mim ).
Resumidamente a historia é assim: parece que o sol esta chegando ao fim do seu ciclo e com isso os planetas que o circula irão ser exterminados ( ao menos que, em um torneio entre representantes de cada um deles, lutem entre si e vençam Valgasu ( o chefe do jogo ). Com isso terão a chance de migrar pra outro sistema. Enfim é mais ou menos assim a historia
Falando dos gráficos em si o jogo não chega a ser um primor, mas longe de ser ruim. Alguns detalhes eram perfeitamente notados, como na expressão de alguns lutadores, quando atingidos por algum golpe. Também não temos uma variedade de cenários ( apenas 3 ), sem contar com a do chefe final. Com isso fica repetitivo os cenários, ao longo do jogo, mas longe dos mesmos serem mal feitos. A trilha e efeitos sonoros cai no mesmo problema dos cenários ( não existe variedade, sendo bem repetitiva, também), porem não comprometem e se encaixam bem com a temática do jogo.
No que diz respeito a jogabilidade ele não chega na complexidade na execução dos golpes de outros jogos de luta, mas mesmo assim é divertido a sua maneira. Por exemplo do ponto de vista do meu lutador preferido do jogo ( a planta carnívora "Dio" ) apenas apertando o botão de soco, uma unica vez, já é suficiente pra deixar o inimigo "tonto" ai fácil pra aplicar os golpes mais fortes ( como uma sequencia de mordidas ou um "pilão" ). O mais bacana é combinar os golpes se estiver encurralando o inimigo perto do canto da tela. Com a planta, por exemplo, aplicando a sequencia de mordidas ela arremessa o inimigo e ele bate nas paredes ( no fim da tela ) combinando mais hits. Isso funciona, também, para outros lutadores.
Enfim é um bom jogo do gênero luta ( apesar de não possuir um desafio tão alto ). Pegar o jeito de "paralisar "os inimigos, com apenas um hit fica fácil vence-los. Mesmo o chefe final, apesar de dar um certo trabalho de inicio, não chega a ser complicado derrotá-lo ( mesmo no hard ). Tenho um carinho muito grande por esse jogo. Muitos só queriam jogar Street Fighter na época e quando eu falava desse jogo chegavam ate zombar de mim, ate pelos personagens serem toscos. Mas nem ligava hehehe. Achava ele divertido e ainda jogo, ate hoje :)
O visual dele me lembrou mto Golden Axe, embora seja jogo de luta... cara, vc e seus textos que sempre me lembram outros jogos! kkkkk Tinha um outro jogo de luta (sim, existiam vários) que todos deixavam de lado por causa da dupla Street / Mortal e mesmo assim eu gostava, mas esqueci o nome =\ kkkk vou procurar pra ver se o encontro \o
Sempre achei legal a idéia de monstros lutando. Darkstalkers é assim, mas todos têm aspecto humanóide.
Tem outro jogo desse naipe pro Mega, mas agora fugiu o nome. É da Telenet, a mesma de das série Valis.
Eu lembro que saiu uma revista supergamepower com um destaque para esse jogo na capa, anunciando: "SAIU NOS STATES" e dentro trazia uma ficha técnica de cada personagem, eu pirei. Mas confesso que me decepcionei muito quando fui jogar. Ainda tenho o cartucho mas não posso dizer que sou fã desse game.
Aí está um caso curioso. Mesmo na época do Mega Drive, esse game já mostrava que estava muito abaixo em termos técnicos até mesmo do que um Deadly Moves, por exemplo.
O controle era tão primitivo que nem sequer adaptava a mecânica de games de luta na época, o controle utilizava os três botões do Mega Drive, um botão para ataque especial, um para o soco - ou o que quer que fosse - e o último era usado para PULAR(?!). Mas curiosamente foi um game muito jogado na locadora que eu frequentava, incluindo a mim, e não era por falta de opção.
A mecânica é extremamente pobre, se resumindo a arremessar o oponente contra o cenário, mas acho no final era essa "loteria" que acabava atraindo os jogadores. Como os lutadores eram basicamente iguais, não haviam favoritos, desse modo tornando o resultado da luta imprevisível, ninguém entrava no ringue com certeza de que iria ganhar.
Hoje, talvez como um leve passatempo nostálgico, mas foram bonsmomentos de diversão.
Mais um para minha coleção
Era exatamente esta a versão que eu tinha em cartucho: o Grinder se chamava Beowulf e o Phoenix se chamava Tomahawk.
Rolou até campeonato na locadora, com pagamento pra inscrição (?) e premiação de 01 videogame de graça em casa durante sábado/domingo, com direito a 03 jogos a escolher :)
Que joguinho BIZARRO, meu Deus! Mas ainda consigo me divertir a ponto de tentar "masterizar" ele no Retroachievements.org...
Invoco a regra dos Quinze Anos!
Pô, esse foi meu primeiro jogo de luta, o primeiro que juntou a gurizada na sala pra fezer campeonatos. Good times.
Mas nem a pau que vou jogar isso de novo. Fica bem melhor na lembrança.
Novo cover, Fighting Masters - Arena 3
Quem quiser saber o que se passou nos bastidores, nesse mesmo vídeo (pelo YouTube) você encontrará um link pro diário de produção desse cover.
.be
Getúlio já ia chegar processando.
Ou também poderia ser algo como Vulgus ou Valgos. De todo jeito, com certeza não era pra ser Valgasu, hehehe.
Esse chefe é o mais apelão de todos os jogos de luta.