Zerado dia 20/06/15

Quantas pessoas conhecem esse jogo? Eu pessoalmente não conhecia até pouco tempo atrás, até porque não manjo tanto assim de Sega Genesis/Mega Drive. Posso dizer que é uma baita título!
Burning Force é um shoot 'em up originalmente de Arcade (tem bem mais cara de Arcade mesmo) e depois portado pro Mega Drive. A versão original é superior, mas essa aqui não deixa a desejar.
A diferença em relação a outros título do gênero fica sobretudo em relação ao ângulo da câmera, que segue a protagonista por trás, enquanto simula um 3D, mais ou menos como os jogos de corrida da época (Top Gear, F-Zero, por exemplo). Os inimigos "crescem" ou "diminuem" para simular o efeito de aproximação e distanciamento. Mesma coisa para os tiros. Sempre rola uma confusão na hora de acertar os inimigos e desviar de balas por conta dessa perspectiva diferente, mas até que é tranquilo.

Além dos inimigos na tela, existem os power-ups (não cumulativos) que mudam o seu tipo de tiro, mísseis para serem coletados, rampas que te jogam pra cima (normalmente para pegar power-ups), um "H" azul que não saquei pra que serve e barreiras da fase, como pilastras e estátuas, que se destruídas podem vir a "dropar" um pequeno item que ao juntar 5, recuperam 1/3 do seu life (que são 3 barrinhas, cada uma aguenta 1 dano).
Burning Force é relativamente punitivo, 3 hits e lá se foi uma vida. E hit conta como tomar tiro, encostar em inimigos e barreiras. Perder 3 vidas quer dizer perder um Continue dos seus três. Na minha primeira jogatina cheguei até o meio do jogo com essas vidas, enquanto na segunda cheguei no mesmo lugar praticamente sem perder uma vida sequer. E te digo, recuperar vidas e life é uma tarefa quase impossível!

Cada um dos diferentes "mundos" (aqui são dias) de BF são divididos em três fases (ou três partes desse dia: manhã, tarde e noite) e sempre com um chefe no final de cada parte. As duas primeiras fases são com a sua "moto" voadora que só vai pra esquerda e direita, já a 3ª é com sua nave, que voa livremente pela tela e com o chefão principal no final, sempre bem legal. Após esses chefes principais, ainda tem uma fase bônus, só pra voar e coletar os pontos. De vez em quando dá pra ganhar uma vida.
No início da última fase de cada dia sempre rola uma cutscene de uma nave maior te pegando e explicando os (óbvios) pontos fracos do chefão. Bom que não fica só na mesmice também.

Quando o assunto é pontos negativos, não vi nada além dos limites do videogame na época. Talvez o fato de ser muito raro recuperar o life, mas como é um jogo de Arcade...
Mas os pontos positivos não faltam: jogo viciante que você sempre vai além do que chegou na última jogada, trilha sonora espetacular típica da época, inspira o jogador, e fases diferentes com chefes diferentes e a vontade de saber o que vem depois.
A simplicidade de desviar, atirar, jogar mísseis, saber como funciona a movimentação de cada inimigo faz com que qualquer um possa jogar BF, e sem ter que se comprometer.

Resumindo: Burning Force é uma "Hidden Gem" do Mega Drive, pelo menos ao meu ver, já que nunca tinha ouvido falar, mesmo por parte dos meus amigos que adoravam o console.
Divertido, simples, gráficos charmosos, trilha sonora excelente. Essas coisas farão você jogar sem parar e mesmo voltando ao início com casuais Game Overs, o replay é ótimo e o jogador sempre vai mais longe.
Vale muito a pena jogar. Na verdade, acho que todos que gostam dos jogos da época deveriam tentar, sendo a versão de Mega Drive ou a de Arcade. Uma experiência bacana pra se jogar a qualquer momento.

esse deu saudades aqui hein..