Autor do livro Canções de Bruxas e Rapsódias de Fadas Negras disponível na Amazon em ebook.
almost 4 years ago 2019-03-31
Crítica escrita por thecriticgames · almost 4 years ago
Bonanza Bros é um jogo de tiro e plataforma lançado em nos anos 90 para arcades e para o Mega Drive onde o mesmo veio a fazer seu nome, o jogo te coloca no papel de dois personagens, Mike e Spike (os personagens de vermelho e de azul respectivamente) que devem roubar itens de diversas instituições por motivos que variam de plot dependendo da versão da história como veremos a seguir.
O display do jogo consegue exibir ambos personagens e um eficaz mapa da fase com a localização dos itens a serem roubados, bem util.
No papel de Mike e Spike (Mobo e Robo nos EUA) os jogadores devem invadir determinados estabelecimentos para roubar itens valiosos enquanto evitam guardas, para posteriormente concluírem o estagio fugindo de dirigível, o legal de Bonanza Bros esta em seu gameplay co-op pois o prédio a ser invadido vai aumentando gradativamente de tamanho, dificuldade e de número de objetos a serem roubados através de seus 10 estágios o que gera todo tipo de estratégia possível para os jogadores roubarem o lugar, se separar e cada um seguir por um caminho? Valido, andarem juntos tentando se ajudar? Se não se atrapalharem no processo ta valendo, resolver isso meio a meio? Pode ser, o jogo durante o multiplayer pode ser trabalhado de diversas formar para o cumprimento da missão.
O plot do jogo é um dos exemplos mais pitorescos de censura por região, no original os personagens são ladrões de renome os Bonanza Bros que recebem de um misterioso contratante uma lista de roubo pelo qual o mesmo pagara uma fortuna, em diversas versões do game mundo afora o plot foi modificado com a dupla roubando de "lugares corruptos" ou então descendo ao nível de ridículo com os personagens sendo "testadores de sistemas de segurança" e que estariam roubando para testar isso, como de praxe avalio o jogo pelo original.
Mike e Spike podem se locomover para os lados e para o fundo do cenário, pular e atirar com uma arma que não mata inimigos (não há forma definitiva de mata-los) só os nocauteia, por conta disso os jogadores devem se ajudar o máximo possível para suceder na missão, na liga dos inimigos a grande maioria destes são guardas em serviço, alguns com cassetetes, outros com armas, há variações irritantes com escudos que protegem dos tiros (e que podem ser derrotados no co-op enquanto um segura o guarda o outro atira pelas costas :D), cachorros que alertam outros guardas e te atacam, guardas com apitos que chamas os demais guardas, tudo para ferrar o jogador. Os cenários são divididos em vários andares com escadarias separando os níveis e paredes que te obrigam muitas vezes a dar toda uma volta para achar o caminho desejado, obstáculos também se fazem presentes como latinhas que ao serem pisadas alertam os guardas próximos, ou ancinhos que batem na sua cara estilo Tom & Jerry, portas quando abertas podem nocautear guardas esmagando-os na parede, e você pode sofrer o mesmo também (o que custa uma preciosa vida) há uma variedade interessante de objetos e elementos do cenário interativos para o bem ou mal do jogador que tornam as fases muito interessantes.
Ficar escondido no fundo pode te ajudar a se esconder dos guardas, mais ocasionalmente pode acontecer do seu personagem ser picado por um mosquito enquanto se esconde, fazendo-o espantar a mosca mais chamar atenção dos guardas.
Só que o nível de desafio do game é bem alto através das suas 10 fases, isso porque o jogador só tem algumas vidas e créditos disponíveis e cada dano sofrido pelo personagem já consome uma das vidas, seja esse dano um tiro, ser esmagado por uma porta ou a simples mordida de um cachorro, alem de é claro ao sofrer isso todos os itens roubados vão pro chão necessitando ser recolhido, e contrario a diversos games de época não há quaisquer códigos de fase ou de mais vidas para o jogador, pra zerar só na raça mesmo. Graficamente o jogo faz um uso bem legal de modelos simplórios de personagens 3D o que da a eles certa movimentação, animação e fluidez características, a trilha sonora traz uma boa dose de composições legais e que casam com o jogo, não são as musicas mais interessantes nem de longe que você ira ouvir num jogo de Mega Drive, mas são boas musicas e que ficam melhor ainda com os bizarros gritos dos personagens ao tomarem tiros ou dos bizarros latidos dos cães.
Esses cães parecem linguiças.
Bonanza Bros é um ótimo co-op do Mega Drive e um jogo que poderia ter tido mais destaque, mais jogos e maior visibilidade dentro da Sega ao invés de receberem 3 spin-offs e meros cameos a qual os personagens ficaram restritos posteriormente.
8.0
8.0
10
Overall
|
|
|
© Alvanista 2023