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  • anduzerandu Anderson Alves
    2021-10-06 19:11:01 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: Castlevania Legends

    Zerado dia 06/10/21

    Bom, eu não planejava jogar o terceiro Castlevania do Game Boy tão cedo, mas fiquei curioso depois de ter gostado do segundo e a sua sequência dividir opiniões internet afora. Além disso, estava querendo algo para terminar rápido e o seu estilo foi o mais chamativo.

    Curioso também notar que os jogos da série estão chegando ao fim para mim, e olha que são muitos! O que ainda está na lista? Castlevania II (que jogarei uma versão consertada por fãs pois o jogo veio para o ocidente completamente zoado) e Castlevania III de NES, Adventure Rebirth do WiiWare e versão do Nintendo do Kid Dracula. Na lista de incertezas (mas quase certo que jogarei) estão os de PS2 e os Lords of Shadow originais de PS360. Ou seja, tenho apenas 4 ou 5 jogos na série para a terminar, mas não devo os jogar tão cedo.

    Um título que está fora da lista por enquanto é o Chronicles, de PS1, que é algo como um remake ou coisa do tipo do primeirão. Não sei se vale a pena ou se animo.

    Iniciando Castlevania Legends, a primeira coisa legal foi ver as CORES da tela título. Muito bonitas e tal. Fiquei bem animado até ver que o restante do jogo passa longe de ser colorido e o que ele faz é colocar cores diferentes de um estágio pro outro. Já é alguma coisa.

    Depois tive que escolher entre modo normal e modo "light".  Achei que fosse algo a ver com os visuais para a tela sem luz do portátil e que seriam diferentes modos de visualizar a tela e tal, mas aparentemente isso é na verdade a dificuldade da aventura. Bom, já adianto que Legends é super tranquilo e piedoso já no Normal, imagina nesse Easy...

    Há uma cutscene de abertura com um pouco de texto e uma imagem bem detalhada da protagonista, a Sonia Belmont.

    O jogo é bem parecido com os anteriores: travado, pegando upgrades pro chicote, matando inimigos, pulando plataformas para no fim da fase enfrentar um chefe.

    Obviamente o sprite masculino e fortão deu lugar à figura feminina e esbelta da protagonista. O gameplay é um pouco mais suave também e você se sente no controle, sendo inclusive possível mudar de direção enquanto estiver pulando ou caindo.

    Bem, no início estava legal, mas um pouco fácil demais. Há pouca variedade de inimigos e eles são fracotes e o chicote no nível 3 é capaz de atirar projéteis a cada ataque e mesmo eles sendo mais fracos que o toque do próprio chicote, facilitam muito em diversos momentos.

    Apesar de fácil, eu achei as primeiras fases bem longas e meio tediosas. Quase não há desafios de plataforma e o level design é bem simples e só te faz andar, andar, andar, pular um buraco, andar, matar um inimigo aqui e ali, andar...

    É curioso que Legends saiu após Symphony of the Night, então aparentemente tentaram aplicar um pouco do elemento "Metroidvania" nele, incluindo caminhos alternativos pelos cenários ao invés de eles serem apenas corredores lineares. Apesar da ideia ser legal, ela mal funciona.

    Quando eu estava numa sala com mais de uma saída, escolhia a que parecia mais interessante e muitas vezes nem via no que as outras davam. Em determinados momentos peguei caminhos diferentes do principal e o resultado? Nada! As vezes umas velas com mais corações ou coisa assim. Sabe aquela sensação de perda de tempo e de terem colocado isso sem a menor utilidade? De qualquer forma, estava curtindo pois mesmo os melhores jogos dessa franquia tem disso de chegar em caminhos sem saída.

    Falando em corações, eles aqui funcionam como sempre, ou mais ou menos isso. Não achei outros itens a serem coletados e nem sempre conseguia usar uma habilidade apertando pra cima e B, mas quando conseguia o efeito era aquele do relógio de bolso clássico, parando o tempo para os inimigos por uns instantes.

    A Sonia ainda tem uma habilidade legal mas bem roubada ao apertar A e B juntos que a deixa invencível e super rápida por cerca de 10 segundos. Use isso em todos os chefes e você não vai perder uma única luta!

    Sobre perder, apesar de o jogo ficar até monótono de tão fácil nas primeiras missões, ele chegou a apresentar novos inimigos e armadilhas com o tempo e eu cheguei a perder cada vez mais vidas e até dar Game Over!

    Felizmente perder uma vida te leva de volta ao último checkpoint alcançado, assim como no jogo anterior e não há a opção de ficar sem Continues e voltar para a tela título. Acabou todas as vidas? Você volta para o início da última seção.

    Não vou mentir que apesar do nível de desafio não ser muito alto em 80% da campanha, o jogo cansa um pouco para ser jogado numa única sentada. Nas duas últimas fases eu estava dando Game Over a todo momento (parte por conta do sono de ontem) e sem paciência de lidar com certas armadilhas, então deixei para terminar hoje. No meu caso um savestate bastou, mas Legends conta com sistema de password.

    Em sumo, você vai terminar esse jogo de uma forma ou outra.

    Ao terminar o chefe final de cada estágio você ganha um poder novo, como esse de parar o tempo, mas a maioria eu nem consegui ver o que fazia pois até esquecia deles e de mais essa facilidade.

    As vezes juntava vários corações e não saía nada! As vezes morria  e perdia todos os corações e desistia.

    No final eu aprendi um que era um projétil grande e forte e que atravessava as paredes muito útil contra uns inimigos que demorava para morrer e que Legends insistia em colocar em espaços pequenos para lutar. Bem chato!

    O bacana é que é possível escolher qual poder usar ao apertar Select, abrindo assim um menu que até lembra um pouco os do Mega Man.

    Resumindo: Castlevania Legends é um bom jogo de plataforma de Game Boy, mas um Castlevania fraco, genérico e que não traz anda de relevante à série. Ainda assim fico dividido entre ele e o anterior, sendo que ambos tem seus altos e baixos. Entretanto reitero que o jogo geralmente não tem muito cara de Castlevania.

    De bom: nível de dificuldade tranquilo e fácil de terminar (melhor do que frustrante). Diversos poderes para serem usados. Ceninhas legais e diferentes do que a série fazia anteriormente no portátil. Sistema de password ajuda num jogo sem Save. Chefes até legais, ao contrário, por exemplo, do último boss do Belmont's Revenge. Cenários com alguma cor. Modo apelão da protagonista destrói a galera fácil.

    De ruim: poucos inimigos e todos bem bestas, com exceção dos morcegos que são muito chatos e comuns. Trilha sonora sem graça, à exceção de duas faixas clássicas da franquia. Final ruim, como os dos demais. Faltou maior descrição das habilidades e seus custos para uso. Sem replay. Jogo com timer (embora eu nem lembrasse dele)

    No geral, é difícil falar desse jogo. Ele é ok, mas depois de outros dois ele parece ser apenas mais do mesmo e até redundante. E puxa, olha os jogos da franquia que já existiam nessa época! Há Castlevanias melhores e títulos muito melhores (mas piores também) no Game Boy clássico. Ainda assim acho válido jogá-lo caso você queira conhecer a franquia no GB mas sem jogar todos. Para ser sincero, Castlevania no Game Boy é fraco demais e todos completamente passáveis. Quer portátil? Vá de GBA!

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    • Micro picture
      luis_f · 8 months ago · 2 pontos

      Timer em Castlevania (e muitos outros jogos) acho absurdo, costumo rwmovê-lo com cheats, podendo apreciar melhor o game.

      2 replies
    • Micro picture
      fgamesplayer65 · 7 months ago · 2 pontos

      Boa!

    • Micro picture
      santz · 8 months ago · 1 ponto

      É fraco demais, não? Considerando que ele saiu praticamente no fim da vida do GameBoy, ele não entrega muita coisa, sendo que o Belmont's Revenge é muito melhor.

      1 reply
  • netogermano Neto Germano
    2021-05-26 17:47:37 -0300 Thumb picture
    Post by netogermano: <p>https://www.youtube.com/watch?v=RBbK1M4ks08</p>

    2
  • netogermano Neto Germano
    2021-05-19 08:48:12 -0300 Thumb picture
    Post by netogermano: <p>https://youtu.be/RjUCrqGUFHE</p>

    3
  • longnplay Luiz Alberto
    2021-04-27 11:52:34 -0300 Thumb picture
    Post by longnplay: <p>https://www.youtube.com/watch?v=4fedmwlBPio</p>

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    • Micro picture
      game_zone · about 1 year ago · 2 pontos

      mas como se tratando de um titulo inacabado, que infelizmente abandonaram, temos que agradecer por achar isso !! ainda mais se tratando de castlevania para DC

    • Micro picture
      game_zone · about 1 year ago · 1 ponto

      pqp camera e horrivel

  • luckyg Lucas Martins
    2021-03-29 16:33:46 -0300 Thumb picture
    luckyg checked-in:
    Post by luckyg: <p>tirei o game boy color do armario e botei pra jo

    tirei o game boy color do armario e botei pra jogar,zerado :D

    7
    • Micro picture
      game_zone · about 1 year ago · 1 ponto

      opa beleza, mandei msg, pois tenho interesse nos jogos do nintendo ds !! caso o nao tenha vendido !! os disponiveis e claro, e quanto fecharia em todos

  • longnplay Luiz Alberto
    2021-03-25 09:28:51 -0300 Thumb picture
    Post by longnplay: <p>https://www.youtube.com/watch?v=-twv-sCeqNw</p>

    4
  • ysmechoes Ismael Muniz
    2020-04-02 21:15:41 -0300 Thumb picture

    Família únida!

    Medium 698318 3309110367

    Se Castlevania Legend fosse canônico.

    Avô, pai, mãe e filho hauabsuaha #sqn

    5
  • gusgeek Gustavo Francescheto
    2020-02-05 16:21:47 -0200 Thumb picture
    32
    • Micro picture
      linkhack · over 2 years ago · 2 pontos

      Grande soninha

    • Micro picture
      gennosuke6 · over 2 years ago · 2 pontos

      Ahhhh, seria bom levar umas chicotadas dessa aí... ops, eita! kkkkkkkkkkkkkkk.

  • 2019-10-16 18:02:43 -0300 Thumb picture

    Analogue lança o seu Game Boy, com suporte a todos os cartuchos

    Sabe, acho da hora esses "consoles atualizados" da Analogue, o problema são os preços. =/

    Post por @fonsaca.
    Fonte: https://www.arkade.com.br/

    "

    A Analogue, conhecida por elevar as capacidades dos consoles clássicos, anunciou hoje uma grande novidade para os adeptos dos portáteis. Com o nome de Analogue Pocket, o console é um clone autêntico de Game Boy, com visual moderno e suporte a cartuchos. Mas acredite, ele é muito mais do que isso.

    Seguindo uma linha moderna de design, como seus outros aparelhos, o Analogue Pocket foi anunciado como um “tributo ao gaming portátil”. Ele é compatível com os mais de 2.780 cartuchos de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. Além disso, o Pocket também aceita cartuchos de outros sistemas portáteis, mediante adaptador (vendidos separadamente) como Game Gear, Neo Geo Pocket, Atari Lynx, e muito mais. Sem emulação, como eles deixam bem claro.

    O Pocket tem uma tela LCD de alta qualidade de 3.5″, com 615 ppi e resolução de 1.600 x 1.400 pixels. Ele oferece 10 vezes mais resolução do que o Game Boy original, assim como também traz melhores níveis de cores, e brilho. Além disso, há opções para desenvolvedores criarem suas próprias soluções, para o aparelho.

    O Pocket também vem com uma workstation de áudio digital chamada Nanoloop. Um sintetizador e um sequenciador, feito para criação de músicas, e performances ao vivo. O aparelho permitirá que músicos em geral desfrutem de suas funções para criarem muita coisa baseados nos recursos do portátil.

    E, seguindo a tendência do Nintendo Switch, o Pocket também contará com um Dock, que o conectará nas TVs, via HDMI. Ele terá suporte a qualquer controle wireless da 8BitDo, ou a qualquer controle USB. E, falando em Switch, ele custará o mesmo que a versão Lite do console da Nintendo: US$ 199, o que dá cerca de R$ 830, na nossa cotação atual.

    A Analogue prometeu o seu Pocket para 2020. E explicou que estará, pelo menos por enquanto, sendo vendido em quantidade limitada."

    Fonte: https://www.arkade.com.br/analogue-lanca-o-seu-game-boy-com-suporte-a-todos-os-cartuchos-do-portatil-incluindo-gba/

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    • Micro picture
      zandryx · over 2 years ago · 2 pontos

      E ele é muito lindo velho

      1 reply
    • Micro picture
      santz · over 2 years ago · 2 pontos

      A opção pirata que aceita jogos de cartão de memória são sempre as melhores opções.

      2 replies
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      speedhunter · over 2 years ago · 2 pontos

      Uma pena que precisa vender o fígado :(

      1 reply
  • luchta Ewerton Ribeiro
    2019-04-17 12:25:36 -0300 Thumb picture

    O AMOR PROIBIDO EM CORDAVANIA LEGENDS | Kanevania Não Canônico

    E no Kanevania de hoje veremos um jogo que não faz parte da cronologia oficial com Castlevania Legends, lançado para Game Boy onde controlamos Sonia Belmont, aquela que deveria ser a primeira Belmont a lutar contra Dracula mas por alguns problemas de roteiro desse game, ele acabou sendo excluído da storyline oficial, hoje veremos o motivo disso, do porque o Cordavania da Sonia não faz mais parte da familia Belmont!

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      santz · about 3 years ago · 0 pontos

      O mais decepcionante Castlevania ever!

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