Medium picture

juninhonash Juninho Rodrigues

It's gonna be a hell of a party


3 months ago 2021-03-17

Super Mario Advance 2: Super Mario World

Super Mario World é um título que beira o lendário. 

O jogo foi estreante no Super Nintendo ao lado de F-Zero sendo uma verdadeira febre de adultos e crianças. Embora não seja o primeiro jogo da franquia, sem dúvidas é provavelmente o mais importante.

Então chegamos a versão/port de GBA, que confesso que me surpreendeu positivamente entregando um port tão bom quanto, talvez até melhor. O jeito é decidir por si mesmo. Teria a Nintendo conseguido através de Super Mario Advance 2: Super Mario World, superar um título literalmente lendário? Vejamos.

O gráfico é meio estourado apesar de bom, embora hoje em dia haja meios de passar por cima disso via melhorias de rom (como o agressivo caso de melhorias de Breath of Forte II), estamos falando da original e sim o gráfico peca mas não atrapalha.

O visual embora brevemente comprometido. Pelo menos isso não afeta na trilha sonora. Que sim tem qualidade inferior mas longe do ruim. Na verdade está muito mais perto do ótimo que boa parte dos ports de SNES para GBA. Tal como Zelda A Link to the Past, a Nintendo fez um ótimo trabalho ao portar quando o aspecto é trilha sonora.

Mas as mudanças são o que de fato deixam esse jogo brilhando tão forte.

Vencer Star Road e Special World não são suficientes para a mudança visual. Agora é necessário pegar todas as moedas Yoshi e todas as saídas (sim, todas as chaves, todas as formas de passar as fases, etc). Você salva nativamente em qualquer lugar do jogo (e por tabela a dificuldade sobe um pouco), as vidas não são mais até 99 e sim até quantas você achar. Me vi na casa das 400 vidas e não contei mais.

Mas as principais mudanças são três.

A primeira é jogar com Luigi mesmo com 1 jogador (no SNES somente no segundo controle), embora seja possível no original, aqui temos um Luigi bem diferente. Provável que seja o primeiro jogo após o Super Mario Bros 2 onde ele é 100% diferente de Mario. Ele pula mais alto, anda mais lento e causa mais dano em alguns dos chefes.

A segunda também o envolve que é ao montar em um Yoshi, com Mario o jogo segue igual mas com Luigi embora a velocidade montado seja a mesma, ele usa a língua do dinossauro e segura inimigos na boca e pode cuspir eles. Essa mudança altera bastante o modo de como de passa as fases e adiciona um extra ao jogar com Luigi. 

Lembrando que na versão do Super Mario World + Super Mario All Stars ele já tinha sprite diferente, mas sua jogabilidade era idêntica a do Mario. 

Por último e não menos importante. Agora quando você tem contato com todos os Yoshi (ou seja na Star Road, onde eles se apresentam), eles aparecem de maneira aleatória nas fases pra você. Ao invés de um Yoshi verde e os coloridos (azul, amarelo e vermelho) em pontos muito específicos. Agora você pode usar e jogar com todos. Desde que os encontre PELO MENOS UMA VEZ.

Achei uma sacada bem legal pra quem já jogou ter uma sensação de novidade embora nada do original tenha sido alterado.

Alguns caprichos também estão presentes como falas de Mario e Luigi ao pegar um Power-Upou morrerem na fase (It's All that I Need ou Mama Mia são hilários de se ouvir), maiores detalhes nas animações de alguns inimigos, e uma intro que conta a história do jogo, antes presente apenas no manual do jogo original.

Fechando com chave de ouro, temos 3 "finais" pro jogo. O básico ao se vencer Bowser, e você continua onde estava. Um segundo por obter as moedas Yoshi (que se transforma em moedas Peach, pra coletar de novo caso queira) e um terceiro por obter todas as saídas (sim, as 96), onde você ganha como recompensa a mudança visual do mundo, coisa que no original era só vencer a Star Road e o Special World. 

Então sendo assim, Super Mario Advance 2: Super Mario World é um jogo e tanto, suas mudanças são pra melhor e existe um enorme capricho em torno dele. Não sendo um port jogado na sua cara e sim uma nova experiência ao se jogar o clássico dos anos 90.

Mesmo que você possa preferir o original devido ao apelo áudio-visual, a chance de gostar desse é alta e vale a pena dar uma chance. Lembrando que o jogo agora tem mais "finais", um menu que mostra tudo obtido (e te orienta onde deve ir pra pegar o que falta) e tudo isso somado só te faz ver com ainda mais clareza como o level design desse jogo é simplesmente maravilhoso. 

Seja o port ou original.

Mas vai o recado, se você é fã do bigode, jogue essa versão. Porque o original provavelmente você já jogou mesmo.

9.5 9.5 10
Overall
10 Gameplay
7.0 Story
9.0 Music
8.0 Graphics
Modificações extremamente positivas (todas detalhadas acima)
Level design
Trilha sonora embora brevemente prejudicada, ainda excelente
Fator replay AINDA maior
Dificuldade levemente maior, sem abusar demais e agora salvando a todo instante e sem limitador de vidas
O gráfico (apesar de existir modos de reparar) é visivelmente inferior ao original, e isso pode incomodar

12 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...