Medium picture

museudosrpgs Nelio Dias

Um amante de jogos clássicos e apaixonado por RPGs - https://www.facebook.com/museudosrpgs/


9 months ago 2022-01-09

Grandia II

Grandia 2 foi um daqueles jogos que de tanto ouvir falar resolvi dar uma chance, e sim, ele justifica toda a fama que recebe.

Foi a minha primeira experiência com Dreamcast (não apenas em RPG, mas no geral), e já começo dizendo que a qualidade gráfica me agradou muito, especialmente as cenas em CGI, muito bem feitas pra época e que enfatizavam todo o sentimento de desespero que o jogo transmitia em certas ocasiões (a maioria das cenas em CGI é de "terror").

ENREDO:

O enredo é aparentemente simples, com o mercenário Ryudo sendo contratado por uma Igreja para escoltar Elena, uma cantora da Igreja de Granas, para uma certa cerimônia (onde começa toda a merda).
Basicamente o jogo segue com a luta de duas entidades, onde a Igreja de Granas combate uma entidade chamada "Valmar" (ou ao menos deveria), porém no decorrer da história muitas situações inesperadas ocorrem, incluindo conspirações, traições, romance, etc

PERSONAGENS: 

Ao longo da jornada, além de Ryudo e Elena, outros se juntam a equipe: Mareg, um homem fera, que busca vingança contra uma pessoa a quem Ryudo conhece bem, Roan, príncipe do reino de Cyrum, povo diretamente envolvido na batalha entre "o bem e o mal", Tio, uma autômata que acaba se juntando a equipe e desenvolvendo sentimentos (aliás, as cenas onde ela reflete sobre seus sentimentos são sempre muito boas).

Pouco a pouco, Tio vai aprendendo sobre a humanidade

E por fim Millênia, uma mulher (gostosa),  misteriosa e esnobe que conhece Ryudo logo após a cerimônia fracassada na Torre Garmia. Revelada como as "Asas de Valmar", Millenia parece ser uma mulher um tanto rude e temperamental que no início usa Ryudo para atingir seus objetivos, mas eventualmente se apaixona por ele.

Millenia na sua essência

A essa altura talvez você já deva ter entendido que no final das contas acaba se formando um triângulo amoroso entre Ryudo, Millênia e Elena, bem, como isso termina? Joguem e descubram! 

Ainda sobre os personagens, o que me chamou a atenção foi a quantidade limitada de personagens jogáveis (apenas 6), o que contribuiu para um excelente desenvolvimento de todos ao longo da história, cada um tendo seu enfoque no momento necessário.

É claro que toda grande amizade num RPG começa com uma boa pancadaria antes

Pequeno spoiler: Temos mortes na equipe.

SISTEMA DE BATALHAS:

O sistema de batalhas é o grande ponto forte do jogo:

As batalhas são em turnos, porém com os personagens se movimentando constantemente na tela, enquanto a barra carrega na parte de baixo na tela, aguardando a sua vez.
Além do "combo" (dois ataques físicos), há a possibilidade de um único ataque onde você "cancela" o adversário e retarda o seu ataque, ambos os tipos de ataque não esgotam.

Com relação aos especiais, temos os Magic Points, que são basicamente as magias mais clichês (vento, água, fogo, terra, etc) que são equipados no personagem com algum dos "ovos" e os Special Points, peculiares a cada personagem.

Ambos devem ser upados manualmente no menu, ao estilo Valkyrie Profile, quanto mais Magic e Special Coins (adquiridos durante as lutas), mais fortes ficam as magias.

O menu também oferece uma infinidade de itens e equipamentos, alguns itens muito úteis como poções que restauram até 1.600 de HP, montando um bom inventário, você consegue jogar sem sustos. 

Dica: EXPLOREM O MENU, equipem habilidades, testem os "ovos" em diferentes personagens, aproveitem as batalhas "aleatórias" para esses testes, algumas funções eu fui descobrir só na reta final do jogo.

Quanto mais batalhas, mais special e magic coins

Importante ressaltar que não é necessário passar horas upando um personagem, claro que você pode fazer para ganhar mais coins, porém o jogo não te exige isso para que você possa prosseguir, pois assim como ocorre em Crono Trigger e Cross, por exemplo, você visualiza todos os inimigos na tela e pode tentar evitar batalhas, mas se for pego de surpresa, vai começar a batalha sendo atacado, assim como ocorre no já mencionado Valkyrie Profile, e dependendo do adversário, isso pode ser um problema

O sistema de batalha é muito intuitivo, se quiser cancelar ou atrasar um ataque, foque em quem está mais próximo do "act".

Algo que me chamou muita atenção é que os ataques que infringem sono, congelamento, redução de força e enfraquecimento REALMENTE FUNCIONAM no adversário, diferente do que ocorre em Final Fantasy por exemplo, onde usar esses comandos é praticamente jogar um turno fora.

TRILHA SONORA:

A trilha sonora é um show a parte, com algumas músicas cantadas, ela transmite perfeitamente cada momento do jogo.
Full Grandia II OST

É daquelas que você baixa e ouve em qualquer lugar.

CONCLUSÃO: 
Por fim, o jogo entrega tudo aquilo que promete, sem side quests inúteis, sem enrolação, sem exigir power ups massantes, Grandia 2 é uma excelente pedida pra quem busca um RPG por turnos cheio de ação, aventura, e porque não, romance.

9.0 9.0 10
Overall
9.5 Gameplay
9.5 Story
9.5 Music
9.0 Graphics
Sistema de batalha em turnos dinâmico
História bem fluída
Personagens carismáticos
Trilha sonora agradável
Não é necessariamente um ponto ruim, mas sobre o menu, talvez uma explicação do próprio jogo sobre todas as funções seria algo interessante.

1 of users found this review helpful.

Keep reading → Collapse ←
Loading...