E após umas 26 horas... Grandia 2 foi finalizado com sucesso!
Sim, foi um jogo bem rápido até, mesmo eu jogando apenas nos finais de semana não demorei muito pra terminar. Enfim, a dungeon final foi bem legal até, tendo 3 andares bem confusos e com alguns subbosses no meio do caminho, porém nela começou a acontecer um bagulho estranho, que era o jogo crashar do nada e sair sozinho após a batalha contra um desses chefes...
Isso tinha acontecido uma vez só, daí eu pensei "deve ter sido coincidência, né?". Mas não pois o jogo voltou a crashar de novo... Após a segunda luta consecutiva contra o final boss, que primeiro te enfrenta numa forma com três cabeças (e com uma curando) e depois manda uma Millenia dummy pra te atacar.
E pior que a batalha contra esse bicho é bem demorada (demorada, não difícil, afinal é Grandia isso daqui), então cogitei seriamente a possibilidade de, se o jogo crashasse de novo, de mandar o jogo pra casa do caralho e ver o final no Youtube... Ou mesmo deixar o jogo na gaveta e mais pra frente jogar a versão de PS2. Porém pesquisei em alguns fóruns na net, atualizei os drivers da minha GPU, tirei o big picture, tirei o anti aliasing e consegui passar essa parte. Se teve alguma relação, eu não sei. Mas que é ridículo deixarem isso passar no jogo e não corrigirem com as atualizações que saíram (e não fui só eu que tive esse problema, que fique bem claro), isso com certeza.
Enfim, após isso a Elena conseguiu sumonar a Millenia original (afinal ambas sempre foram a mesma, então ela estava dentro dela todo esse tempo) e lá foi o triângulo amoroso enfrentar botar um fim no vilão de uma vez por todas. Achei até legal essa parte, onde os 3 melhores personagens foram resolver a situação por conta própria, porém após reenfrentar alguns bosses que derrotei anteriormente no jogo, o que apareceu pra eu derrotar?
Outro cérebro disforme? Nããõ, uma borboleta caquética com a cabeça do padre doido no meio! Sério, quem é o animal de teta imundo que essa desgraça de franquia chama pra fazer o design dos seus final bosses? E pra piorar, tal como é em Grandia 1, o final boss é absurdamente fácil! A outra forma dele, de várias cabeças, era muito mais difícil (ou menos fácil, afinal é Grandia)! E após isso o jogo mostra o que aconteceu com os personagens, e quando eu achei que o Ryudo ia terminar com as duas minas (afinal se elas são a mesma não é poligamia, né? HUAHAUHA), o que ele me faz? Sai em uma jornada pelo mundo bancando o Cloud Strife em Advent Children pra enterrar a caralha da espada na puta que pariu de não sei aonde! E fica 1 ano desaparecido com ninguém sabendo onde o puto foi! PORRA, RYUDO!
Enfim, esse foi Grandia 2. Indiscutivelmente, ele fez um trabalho bem melhor do que o do primeiro game, trazendo um sistema de batalha mais refinado, uma party mais concisa, personagens legais (com o destaque indo pro Ryudo e pra Millenia), uma história que se mantêm fiel às suas premissas desde o início...
Porém estranhamente este é um jogo que nunca fez o mesmo sucesso do primeiro Grandia, o que me fez ficar pensando a respeito, inclusive debatendo contra fãs e defensores do Grandia 1 pra chegar a uma conclusão... E eu consegui entender bem o porquê, de um jogo tecnicamente superior, ainda estar na sombra de seu falho antecessor... Mas não direi aqui, e sim na review que devo fazer amanhã, muahahahahaha!
Mas no geral, eu gostei de Grandia 2. Gosto quando o jogo seguinte de uma franquia arruma seus problemas e entrega um produto melhor acabado, porém tenho algumas ressalvas com esse cara, como o final bem chinfrim (PORRA, RYUDO!), algumas coisas mal explicadas (como a Millenia se separando da Elena, ou como a própria Millenia adquiriu consciência), o vilão estupidamente ridículo (ele e o general Bola do primeiro Grandia podem dar as mãos e irem pra puta que pariu dos quintos dos infernos, junto com aquele poodle cor de rosa retardado do Chrono Cross) e o fato dele ser bem arroz com feijão, com essa história de deus ruim revivendo e talz, algo que já cansei de ver em outros jogos, e de forma muito melhor executada, como em Lunar 2.
Enfim, ainda não sei se vou ver o resto dessa franquia (com o Grandia Extreme e o Grandia 3) ou se mando essa série que nunca foi grandia pra casa do caralho e vou ver algo que parece ter bem amis potencial, como SaGa ou Wild Arms... Mas antes de decidir, tem uma pendência que preciso resolver XD
Caramba Manoel já? eu levei quase umas 20 hs pra terminar o primeiro cd piratão da versão do Dreamcast, kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Infelizmente é comum publisher portar jogo velho no dteam e largar la sem correçao de bugs e compatibilidade. No gog tbm mas no steam é batata u_u felizmente no geral da pra contirnar como vc fez.
Grandia 2 fez sucesso na epoca. O problema é q o dream morreu rápido. Grandia era o ff7 do saturn e chamou bastante atençao no ps1, ai nao tem como comparar a popularidade.
Infelizmente o extreme e o 3 nao foram bem recebidos na epoca. Acho q o apice fica mo 2 mesmo.
Wild arms é bem legal. Tava rejogando mo psclasdic e continua divertido, recomendo. Ja SaGa vc ou vai amar ou vai odiar...
Te disse que o vilao era so mais um velho doido com uma forma fraca na batalha final, hahaha! Mas que bom que mesmo assim, voce teve uma experiencia melhor do que com o primeiro. E achou que o Ryudo ia terminar com (uma) (d)as duas? Hahahaha, tão experiente em RPGs e não soube prever o obvio, ainda mais vindo de uma historinha clichê dessas!
Vale a pena encarar o Grandia 3, so por complecionismo mesmo. E pra ver como o tema de final boss é a coisa mais nada a ver que voce vai ouvir, faz ate a trilha de Koudelka parecer mais verossimil.
E depois da pendencia voce vai jogar o SaGa logo? Se for, avisa qual vai ser, quem sabe eu possa começar ao mesmo tempo.