Registro de finalizações: Witch & Hero
Zerado dia 08/03/19
Quem conhece esse indie? Além de uma plataforma ou outra, ele saiu pro 3DS há alguns anos (e inclusive chegou a ganhar duas sequências) numa época meio escassa do portátil e que cada demo lançada parecia ser algo importante e que valia a pena ser jogada.
Um amigo, em especial, curtiu muito a versão de demonstração quando mostrei pra ele (ele não tinha videogame na época) e uns dois anos depois comprou tanto um 3DS quanto esse jogo, entre outros. Lembro que o vi jogando e penando pra conseguir terminar uma fase (possivelmente a última) e depois me falando que zerou.
Witch & Hero estava na minha lista pra ser zerado, mas só deus sabe quando eu jogaria e nesse caso, foi puramente pra matar o tempo e dar uma pausa num jogo grande que venho jogando.
Fiquei viciado e não consegui parar de jogar até o terminar!
O jogo é bem simples no começo: você usa o analógico para andar e ao encostar nos inimigos, causa dano a eles. Todos os monstros que entram na tela vão em direção de sua amiga bruxa, que foi petrificada e fica parada o tempo inteiro. Conforme eles a alcançam, causam dano e você tem que eliminar a todos antes que a destruam.
A questão é que existem tipos diferentes de inimigos que gastam mais ou menos da sua stamina ao contato. Além disso, tipos diferentes de monstros tem velocidade de movimento diferente.
Ao terminar um estágio, é possível acessar a loja, onde você poderá comprar upgrades, que incluem causar maior dano, perder menos stamina ao encostar nos outros e o que eu acredito que seja ser jogado para mais perto (pois atacar um inimigo te joga pra trás, te obrigando a andar até ele novamente para poder atacar novamente).
Os upgrades são comprados com o dinheiro que os inimigos derrubam ao serem mortos. Além disso, eles deixam cair XP, que serve para ter dar níveis. Eu não consegui entender para que serve ter um nível maior.
Depois de algumas poucas fases, a bruxa petrificada entra com uma parte muito importante no jogo, que é participar dos ataques e sua própria defesa. Como funciona? Os monstros começarão a derrubar gotas de sangue também, que enchem uma barra sua ao serem coletadas. A bruxa também tem uma barra e você deverá encostar nela com qualquer quantidade de sangue até que encha essa barra e assim, ela usará um dos dois golpes, que você troca com o apertar de um botão:
-ventos circulares, que a cercam e causam dano praticamente na tela toda;
-bola de fogo, que nesse caso ela jogará para a direção que você apontar (vire a mira com L e R como se estivesse girando os ponteiros de um relógio).
Ambas as habilidades de sua amiga também poderão ser melhoradas na loja.
O jogo fica cada vez mais estratégico em relação à quem atacar primeiro, andar para bater no monstro perto da estátua ou andar pro outro lado pra coletar alguma coisa, talvez uma gota de sangue que você precisa? Quando entregar o sangue à ela? Agora que entreguei é melhor eu ir coletar mais e matar mais monstros pra isso. Opa, estou com a barra cheia, melhor não pegar esse sangue no chão até entregar pra ela antes e ter que desperdiçar.
Pra te ajudar, depois você abre uma habilidade que enche uma outra barrinha, mas ao atacar. Com ela cheia, basta apertar Y para não só encher a sua stamina como deixá-la infinita por uns bons segundos, além de fazer a bruxa atacar continuamente.
Saber usar tudo isso é super importante, pois as fases vão exigindo cada vez mais conforme você se aproxima do lar da Medusa e é bem provável que você tenha que repetir alguns estágios para arrecadar dinheiro e upar suas habilidades antes de conseguir prosseguir.
Resumindo: Witch & Hero é um jogo simples de jogar, mas que demanda um pouco de paciência para evoluir seu personagem e saber combater de acordo com cada situação. É simples e muito viciante, de me fazer largar o resto aqui até fechá-lo e há a constante certeza de que você vai avançar e terminar o jogo uma hora ou outra. Acredito que a minha aventura tenha durado no máximo 3 horas, mas o tempo voou!
De bom: visual bacana pixelado, colorido e seu personagem tem diferentes frames dependendo da direção que você estiver mirando (eles poderiam ter feito bem mais simples, se quisessem. Sistema de upgrade e boa variedade de inimigos pra sempre trazer um desafio ao jogo. Último chefe legal. Jogabilidade simples.
De ruim: apesar dos cenários sempre mudarem de acordo com o lugar que a fase se encontra no mapa (caverna, montanha, cemitério etc), é tudo estética, pois nenhuma fase interfere na jogabilidade ou adiciona qualquer obstáculo. Música meio repetitiva.
No geral, W&H cumpre muito bem com sua proposta e acaba sendo um incrível passatempo, muito bem feitinho. Infelizmente ele é bem curto e não sei se jogaria mais vezes, apesar de abrir um modo mais difícil depois de zerar, e com certeza você vai DEVORÁ-LO. Por outro lado, o jogo tem continuações e aparentemente até saiu pro Switch agora. Muito bacana!
Eu gostei muito desse jogo, apesar das limitações... nunca joguei as sequencias