Bom apos 2 semanas jogando, finalmente terminei essa maravilha ontem 08/06. E foi um jogo que eu fiquei feliz de ter jogado, eu tinha um grande hype nele e minha expectativas foram atendidas, ele tem seus pontos positivos e negativos mas mesmo assim eu o amo e é meu SMT favorito (por enquanto, vai que outro subistitua ele). Gostaria de comentar algumas coisas sobre.
Um resumo da primeira hora de jogo. Você (protagonista) faz parte de um grupo chamado Spookies, um grupo de Hackers composto por Spooky o lider, Lunch, Yu-chi, Six, Hitomi e o protagonista. Um dia o protagonista e Hitomi estão em um terminal (os terminais são usados para salvar o jogo) para Hackear e conseguir uma licença de beta teste de um jogo virtual que seria revolucionario, chamado de Paradigm X, eles conseguem a licença, a irmã do protagonista Tomoko liga para falando que ele conseguiu a licença e chama ele para testar logo. Hitomi e o protagonista acabam que não conseguindo testar porque Spooky chama eles para ir no novo local do quartel deles. Chegando lá, Spooky fala sobre uma arma estranha (que vai ser o instrumento usado para invocar os demônios chamada de GUMP), então Spooky vai ir onde ele tinha achado essa arma para perguntar sobre. Enquanto o lider sai, Hitomi e o protagonista aproveita para testar o Paradigm X, depois de explorar o lugar eles decidem sair, mas antes disso um ser chamado Kinap aparece (ele já se comunicou com o protag no começo do jogo), e com isso ele fala que o protag precisa evitar um problema que está por vim e que pode acabar com a vida humana. Aqui é nos apresentado a Vision Quest, que são missões que mostra um Summoner em uma missão, você como uma alma possui o corpo desse summoner e controla ele (uma das coisas comum da série Devil Summoner,reencarnação, espiritismo). O primeiro que controla é Urabe, um membro dos Phantom Society, que está indo buscar nemissa um programa na Algon NS uma empresa de computadores. aqui que começa as primeiras lutas, ele usa o mesmo GUMP que o Spooky tinha pego, ele consegue pegar nemissa, mas no meio disso ele acaba morrendo. Depois dessa Vision Quest você sai do Paradigm X e tenta usar o GUMP, após ativar, uma bola de luz branca sai do GUMP e atinge Hitomi, então Hitomi acaba tendo sua aparência mudada e é revelado que um demônio chamado Nemissa possuiu ela, agora Hitomi vive junto com Nemissa no mesmo corpo, e com isso os outros membro do grupo começam a chegar ao quartel e agora começa a história...
A história do jogo eu até que gostei, não é uma grande maravilha mas tem seus momentos, o problema é que as algumas vezes o jogo vai fugir do rumo da história para contar outras coisas, e isso acaba deixando um pouco entendiante na minha opnião, mas o final eu acho bem épico e triste ao mesmo tempo, eu acho que o ponto forte seja os personagens, todos eles são interessantes e carregam a história. Um dos meus personagens favorito é o Spooky gosto da sua personalidade, e do seu estilo, a Nemissa também é um personagem interessante, tanto que ela é bem mais lembrável do que os outros, mas acabei me apegando mais com o Spooky.

Spooky líder do grupo

Nemissa
Sobre a gameplay, tem em primeira pessoa que é quando você explora as dungeons e em primeira pessoa também quando acontece as batalhas, as batalhas são estilo dos primeiros SMT contendo 6 espaço, podendo ter 4 demons na party e o outro espaço é preenchido pela Nemissa e o protagonista. Uma das coisas que chamou muita minha atenção, foi as animações das habilidades, elas são bem legais de se ver cada um contendo sua própria animação (menos as magias mais fortes tipo mabufula que a animação é a mesma do mabufu). Há o sistema de conversa com os demons que é para fazer com que eles entrem na sua party, te curem, deem dinheiro ou magnetite (que server para summonar os demons, curar a party em um lugar específico e até mesmo comprar demons do compendium) e até mesmo você ser trollado por um dando uma quantia grande de dinheiro ou um item e ele fala que não é o suficiente e ir embora.




Uma coisa que eu acabei achando bem ruim, foi a sensação de que os demons aqui literalmente parece que são lixo, você usa por alguns minutos para depois fusionar e assim sendo um ciclo de pegar mais demons usar bem pouco e depois jogar fora, eu não conseguia ficar com um por muito tempo, mas acho que é essa a proposta do jogo, já que tem o sistema de lealdade ou talvez meu estilo de jogar tenha sido um pouco diferente. O sistema de lealdade é algo que vai ser muito util, se um demon tem lealdade baixa, ele não vai ter respeitar e vai usar uma skill que ele quiser, então é bom sempre aumentar, e para aumentar vai depender de cada personalidade de cada demon, no total são 5 wild, kind, calm, dumb e sly, cada uma tem sua forma de upar, e eu gostei de que eu tive que aprender ali na hora como que aumentava a lealdade de cada um, parece que foi feito para ser descoberto enquanto se joga, por mais que no meio do jogo você acaba encontrando umas pessoas que explica melhor sobre isso e até os demons pode dar dicas. O sistema de alignment dos demons aqui só serve para não poder misturar outros alignment na party, exemplo. Você tem um demon que é Ex.L (exclusive law) na sua party, você n vai poder colocar um demon chaos na party porque não dá certo, o mesmo vale para o Ex.C, e quando você estiver conversando com um demon para se juntar a party se o demon que for juntar-se a party for Ex.L, e você tem um demon chaos na party, ele não vai se juntar a você. Há também um outro negócio que não tenho certeza total, mas parece que certos demons tem alguma richa com outro e com isso eles também não irão se juntar a você.


As música como sempre das série SMT é extremamente boa esse não estaria de fora, com uma música de batalha bem gostosa de ouvir tendo uma batida que parece se referir a Nemissa, algo como provocativo. Da abertura também é muito boa tanto a antiga quanto a nova e o novo arranjo da antiga. Na versão de 3ds eles mantiveram a música original, mas também fizeram uns arranjos novos de algumas músicas, são poucas mas são extremamente boas. Cada summoner que você vai jogar nas visions quest vai ter sua própria música de batalha. O jogo oferece um Dungeon extra em que você enfrenta alguns chefes e até se encontra com o Raidou.
Bom e é isso, eu gostei muito do jogo, é um dos meus SMT favoritos. Só fico triste por conta que a atlus ela meio que abandonou a série Devil Summoner, tem muitas coisas que dava para explorar, só que agora ela prefere focar em persona então, talvez nunca mais veremos um Devil Summoner novo, massss a esperança é a ultima que morre. E é isso, obrigado se você leu até aqui. Au suivant.
Essa arte do jogo é linda demais, preciso jogá-lo antes de pensar em conferir o da árevore de natal chan, o jogo lendário de 1001 trailers, tendo até mesmo trailers que mostram coisas que nem estão no jogo ainda!
Agora que lançou o 2 deve ter aumentado a procura do primeiro.
Perdoe minha intromissão, mas tu conseguiu vender por aquele preço que tava anunciado?
Tava pensando em anunciar meu DQVIII, mas tenho minhas dúvidas se alguém tá disposto a pagar o que esse jogo tá valendo hoje em dia...