Finalmente o check-in que eu deveria ter feito em Dezembro (já que finalizei o jogo no último dia de 2021). Porém, estava viajando e só queria fazer um check-in dele depois de completar o pós-game, aí acabei enrolando, mas vamos lá!
[AVISO DE TEXTÃO]
Antes de mais nada, um contexto estilo timeline da minha experiência com Pokemon desde a infância:
- Quando éramos pequenos, eu ganhei um N64 e minha irmã um GBC com Pokemon Yellow. Como naquela época nenhum de nós entendia quase nada disso (e muito menos meus pais), acabou que o cartucho deveria ser pirata ou ter algum problema, já que o save dele resetava sempre que chegávamos em Saffron. Por conta disso, mesmo tentando jogar o Yellow 3 vezes, nunca terminamos.
- Anos a frente, quando tivemos nosso segundo PC, fiquei sabendo sobre emuladores e decidi tentar jogar o Yellow novamente nele. Acabei fazendo merda com o save/load state e perdi meu save que já estava lá por Cinnabar, então abandonei completamente a ideia de jogar Yellow novamente pelo resto da vida.
- Time skip de novo, eu agora já adulto peguei o Sapphire para jogar em um emulador. Fiz merda com o save/load state e perdi meu save quando estava na Victory Road.
- Time skip, eu na faculdade já, comecei a jogar o Emerald por emulador no celular e consegui finalizar.
- Em algum momento dessa cronologia eu também zerei o Fire Red, mas não consigo me lembrar quando isso ocorreu.
O que se tira disso tudo? É que eu basicamente só conheço as gerações 1 e 3 (se considerar que os remakes se encaixam nas gerações originais, mesmo tendo melhorias de gerações posteriores). Foram 4 vezes jogando Yellow, 1x o Fire Red, 1x o Sapphire e 1x o Emerald.
Eu já nem tinha interesse mais por Pokemon depois do Emeral, que foi o último que joguei (e isso foi lá por 2011). Porém, enquanto trabalhava em loja em meados de 2016, consegui comprar um Omega Ruby perdido e lacrado por 60 reais, numa época onde os jogos de Pokemon eram basicamente tabelados a 150 aqui.
Dessa vez eu tinha decidido jogar direitinho, capturando tudo que pudesse e tal. Desde o Yellow eu jogava com apenas 2 Pokemon, completava o time com lendários, vencia o campeão e largava. Mas como eu gosto muito da Gen 3, queria fazer direito dessa vez e apreciar o jogo por completo.
Eu sempre achei o RSE muito lindo ainda na época do GBA, mas confesso que fiquei bastante surpreso com o quão bonito o OR ficou no 3DS. Nunca tive muito contato com o 3DS e nem mexia com Pokemon a mais de 10 anos também. Lembrava pouco de Hoenn então foi quase uma primeira experiência (que foi ótima).
Dente as novidades, acho que a que mais me surpreendeu foi ganhar UMA PIKACHU DE ROUPINHA! Assim totalmente de graça só por ter participado uma vez dos Contests (que ainda acho muito chato, mas ter ganho essa Pikachu valeu à pena).
Outra coisa foi o jogo simplesmente me dar um Latios no meio da história. O jogo já era bem fácil, aí no remake te dão um lendário no meio da história (não é nem perto do final, é no meio mesmo). Coincidentemente ainda por cima, Latios é a opção perfeita para enfrentar o Groudon, já que ele tem dois golpes tipo terra e o Latios é imune por ter a habilidade de levitar.
Apesar disso, capturar o Groudon foi um inferno. Eu estava com mais de 15 levels na frente dele e era difícil não matar com um golpe só. Quando conseguia deixar ele com pouca vida, ele escapava das ultra balls o tempo inteiro, acho que foi mais de uma hora tentando a captura. Felizmente valeu muito à pena, já que o Groudon é COMPLETAMENTE BADASS (ainda mais na forma Primal).
Tendo Latios, Groudon e meu Swampert com mega stone, vencer a liga e o campeão foi um passeio no parque. O resto do time eu nem sequer usei, só estavam aí porque a Pikachu é bonitinha, o Beautifly foi o primeiro Pokemon que eu capturei e o Zangoose é era o lixeiro carregador de HM (mas que depois que eu pude dar False Swipe, serviu pra facilitar capturar outros Pokemon sem o risco de matar).


Até mesmo a luta com o Rayquaza (que vem no lvl 70) não foi difícil, sendo chato mesmo só o processo de captura porque os lendários escapam muito fácil das bolas.
E falando em lendários, consegui pegar todos que podia jogando sozinho. A box deles está oh... *Chef kiss*.
Uma pena que outros como Lugia, Zekrom etc são exclusivos do Alpha Sapphire (e dos seus respectivos jogos), então só passando de outro jogo para cá para poder enfrentar os secretos (Kyuurem, Giratina etc).
Ainda fico besta do jogo ter me dado um Latios de mão beijada. No RSE o Latios/Latias tinha uma chance ínfima de aparecerem aleatoriamente em qualquer lugar do jogo e eram super difíceis de capturar. E se eles escapassem, tinha que dar a sorte de encontrar com eles aleatoriamente de novo.
Depois de capturar o Deoxys e finalizar o Episode Delta, efetivamente finalizando o jogo (isso por volta de umas 30h e jogo), o que tenho feito é sair por aí caçando os que faltam da National Dex, caçando os lendários etc (o que levou o dobro do tempo jogando a história).
Atualmente to me preparando pra enfrentar a Liga de novo, que eu sei que é bem mais difícil então quero ir com um time completo. Por isso to upando um Aron, já que quero ter um Aggron parrudão, um Volcarona e não sei qual será o último. Talvez só coloque o Rayquaza mesmo por preguiça de upar mais algum.
Nessas idas e vindas, também consegui todas as formas do Unown.
Pra terminar, estou tentando fazer todas as evoluções do Eevee. Infelizmente não vai dar pra fazer tudo nesse porque tem pedras que só tem no X/Y pra frente, então é algo que só vai ser completado lááá na frente quando eu tiver Poke Bank (que ficará de graça quando a eShop fechar).
Provavelmente eu continue no OR só até vencer a Liga de novo mesmo, aí passo pro X e deixo pra fazer "os detalhes" melhor mais pra frente mesmo. Nem imaginava que iria gastar tanto tempo assim jogando Pokemon depois de mais de 10 anos, mas ta divertido. xD
Alpha Sapphire foi um dos jogos mais divertidos que eu joguei na série também! Mas eu acabo preferindo não usar lendários com 680 de bst (status base) pra não queijar o jogo kkkkkkkkk.