Crítica escrita por infernape · over 10 years ago
Depois de mais de 20 anos, Kid Icarus retorna nas mãos do criador de Smash Bros. para aumentar a biblioteca de títulos do Nintendo 3DS. E o retorno não poderia ter sido melhor, Kid Icarus Uprising trouxe uma nova visão da clássica franquia.
Apesar de tudo, a nova instalação da franquia não trouxe o mesmo gameplay e nem o mesmo estilo de jogo dos seus antecessores, o que pode ter desagradado quem era fã do clássico de NES, mas o novo estilo com certeza renovou a série e conquistou tanto os fãs antigos quanto os novos. Pelo menos aqueles que não tiveram medo de experimentar o novo gameplay.
Ah, o famoso gameplay de Kid Icarus, a grande polêmica do novo jogo. Muitos jogadores acharam difícil de controlar o personagem, acharam limitado e tiveram preguiça de tentar se acostumar. Para quem não acompanhou a novela: Há dois tipos de jogabilidades em Kid Icarus: Uprising:
O primeiro em fases voadoras, na qual você atira com o botão L e mira com a stylus. Nesse tipo de fase, não há muito problema, é confortável e não precisa controlar a câmera pois ela se move sozinha e você só precisa mover o Pit em círculos para evitar os ataques inimigos.
O segundo nas fases terrestres, que aqui nasceu o problema de muitos, pois você controla a câmera E a mira com a stylus, exigindo que você segure o console de uma maneira certa de modo que sua mão não doa enquanto joga. Muitas pessoas não encontraram uma posição confortável para jogar e por isso, se frustaram e desistiram do jogo. Mas para isso, junto do jogo veio um stand para facilitar o gameplay, ou seja: para quem tiver problemas, o jogo simplesmente vem com a solução! Apesar da portabilidade ter sido levemente sacrificada, você ainda poderá apreciar o jogo. O problema verdadeiro fica com quem é canhoto, pois precisará comprar o acessório Circle Pad Pro para poder jogar com melhor precisão.
Kid Icarus Uprising possui um ritmo frenético e acelerado que nos força a prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo e a agir rápido, se provando um ótimo jogo de ação, e esse ritmo só poderia ser executado com a jogabilidade que o jogo possui, não dá para imaginá-la sendo executada de outro jeito.
Além de prestar atenção na ação da tela, os personagens ainda ficam fazendo comentários sarcásticos e hilários na tela de baixo. O humor do jogo é incrível e muitas vezes você vai perder HP para ouvir um comentário irônico da sádica deusa Palutena (por isso eu recomendo deixar as legendas na tela de cima). Os personagens são incrivelmente carismáticos, tanto os vilões quanto os heróis e anti-heróis, muito difícil não simpatizar com pelo menos um dos personagens.
A mecânica de armas no jogo é muito atrativa, apesar de parecer um pouco aleatória. Existe a possibilidade de fundir duas armas para criar uma nova, aparecendo um preview da nova arma antes de você realizar a fusão. E a cada fusão, há uma grande chance de dar bons atributos (Burn, confusion, dodge, entre outros) para aquela arma forte (que tira mais dano), ou então criar uma arma mais forte com atributos não tão bons (Diminui defesa, por exemplo) e isso nos incentiva a rejogar a mesma fase repetidas vezes em dificuldades cada vez mais altas para tentar conseguir armas melhores e ir fundindo até conseguir "a arma perfeita" que poderá ser levada para o modo multiplayer. Isso também ajuda a aumentar a diversidade de armas e estratégias no jogo, nenhuma arma será igual a outra e uma arma que funciona melhor para você pode não funcionar tão bem com outra pessoa.
O modo multiplayer é ainda mais frenético e se sua conexão de internet não for boa, você pode sofrer com lags decisivos na hora do combate. Mas não se preocupe, eu conseguia jogar relativamente bem na minha conexão de 1 mega. São dois modos (um em grupos e outro cada um por si) e é uma ótima maneira de se divertir. Eu não costumo jogar multiplayer em jogos em geral, mas Kid Icarus conseguiu me conquistar nesse ponto.
A trilha sonora do jogo é excelente e algumas músicas foram baseadas no clássico de NES, uma ótima homenagem. E de homenagens ao jogo de NES esse jogo está cheio, principalmente nos comentários dos personagens.
Os gráficos ficaram ótimos para mostrar o que o 3DS é capaz de fazer, os cenários enquanto se voa são lindos e não há momentos que façam o jogador pensar que algo ficou mal feito, o jogo ficou bem polido em relação a isso.
Kid Icarus é um ótimo jogo que sofreu por causa da jogabilidade diferente que apresentou, mas conseguiu conquistar aqueles que se adaptaram ao novo estilo e gostaram do jeito frenético do jogo. Aconselho para todos aqueles que desistiram de jogar que tentem novamente e procurem uma posição que seja confortável, mesmo que tenha que usar a stand que veio com o jogo.
9.5
9.5
10
Overall
|
|
|
© Alvanista 2023