Crítica escrita por infernape · about 10 years ago
Fire Emblem sempre foi uma ótima franquia nos portáteis, seus títulos de Game Boy Advance mostraram grande brilhantismo e foram o que atraiu a franquia para o nosso lado do mundo. Fire Emblem Awakening tem o que todo fã da série sempre quis que tivesse num jogo da franquia: cut scenes, customização de personagens, criação de personagens novos com skills customizáveis, entre outros.
Entre os jogos RPGs de estratégia, Fire Emblem se destaca por ter personagens memoráveis e carismáticos, diferente de vários jogos estratégicos, cujos personagens são apenas meros soldados do seu exército. Em Fire Emblem você QUER proteger seus soldados porque você gosta deles mais do que porque você planeja usar todos.
Nos jogos clássicos da franquia, quando uma unidade morria, ela era perdida para sempre, afastando muitos jogadores casuais. Em Awakening, porém, você tem a opção de selecionar o modo "Casual", no qual você não precisa recomeçar o mapa de uma hora de duração que você está porque um arqueiro sofreu um Critical. Porém não aconselho aqueles que são fãs da franquia a jogarem no Casual, eu joguei, e sinto que o jogo perdeu parte da graça ao diminuir o nível estratégico. O modo casual é recomendado para aqueles que estão tendo o primeiro contato com a franquia, apesar de ainda achar que eles deveriam arriscar o Classic.
Awakening apresenta uma nova mecânica de interação entre duas unidades: o Pair Up. Nele, duas unidades podem se unir e fazer uma batalha em dupla, seja atacando duas vezes, seja protegendo a unidade aliada ou até mesmo apenas dando boost nos stats. Essa mecânica ajuda aumentar a estratégia do jogo.
A possibilidade de casar duas personagens e delas obter um novo soldado composto da mistura dos pais é perfeita, adicionando ainda mais customização. Com isso, ninguém terá o mesmo exército, ninguém usará a mesma estratégia.
A história do jogo segue o modelo clássico da série: enquanto uma guerra acontece, um ser do mal tenta renascer. Mas o que realmente se destaca nesse jogo são os personagens, suas revelações e suas histórias próprias. É isso que faz a história valer a pena, é isso que faz o jogo ser tão incrível.
A trilha sonora é maravilhosa, e em combinação com os gráficos incríveis, eu não conseguia pular a cena de abertura. Toda vez que começava o jogo eu começava a assistir e meu cérebro não deixava eu pular. Os gráficos ficaram PERFEITOS e é uma pena que depois da primeira metade do jogo, as cut scenes param de ser tão frequentes. É simplesmente lindo ver as animações, era tudo o que sempre precisou em Fire Emblem, e eu espero que seja uma tendência para os próximos jogos da franquia.
Basicamente, o jogo é demais, e é motivo o bastante para comprar 3DS. Se você ainda não comprou um 3DS (wtf vc esta fazendo com sua vida), Fire Emblem é motivo suficiente.
10
10
10
Overall
|
|
|
© Alvanista 2023